-->

terça-feira, 8 de abril de 2014

Suspeito de envolvimento em latrocínio de estudante é preso pelo Cotam



Um jovem suspeito de envolvimento nolatrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o estudante Raphael Lopes, 27, naRua Odilon Guimarães, foi detido na comunidade do São Miguel, em Messejana. Renan da Silva Sousa, 18, foi detido durante a tarde desta terça-feira (8), pelo Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Policiamento de Choque (BPchoque).

De acordo com informações do sargento PM Jones, a patrulha realizava abordagens na área do São Miguel, Rua Tomás Sampaio,  quando se deparou com  Renan da Silva Sousa,  que foi reconhecido por um dos policiais e encaminhado à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

  Renan responde na Justiça por dois atos infracionais, quando adolescente, um crime de roubo e outro de assalto. Ainda de acordo com informações do sargento Jones, a Polícia Militar está com fotos e identificação de mais cinco suspeitos fornecidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O diretor da Divisão de Homicídios (DHPP), Luiz Carlos Dantas, não forneceu detalhes sobre o caso, mas informou que as investigações para prender os envolvidos no latrocínio estão em andamento.

O caso

No dia 23 de março deste ano, o jovem Raphael Lopes, 27, voltava de uma festa com mais quatro amigos, durante a madrugada, quando o grupo foi surpreendido por uma barreira montada por assaltantes.

O motorista do Palio Cinza tentou fugir dos criminosos e furou a barreira, mas a quadrilha atirou contra o veículo e baleou Raphael, que ainda foi socorrido ao hospital de Messejana, mas não resistiu aos ferimentos.

Messejana

No último sábado (5), uma mulher grávida de três meses foi morta com um tiro na cabeçadurante um assalto, também em Messejana. Sheila Nunes da Silva, 27, estava com a mãe, uma prima e um bebê na Rua Professor Henrique.

Mas ao estacionar o veículo, elas foram surpreendidas por dois homens em uma moto. Sheila teria se desesperado e acelerado o carro para tentar fugir, mas os assaltantes efetuaram disparos que atingiram a nuca da gestante.

 O Diretor adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Ricardo Romagnoli, informou que o inquérito que irá investigar a morte de Sheila foi aberto na DHPP e encaminhado ao 6º DP, em Messejana, onde será apurado. Mas a DHPP deve dar o apoio no que for preciso.
Créditos Diário do Nordeste.

Aeroportos estarão prontos para receber torcedores, garante ministro





O ministro Moreira Franco, chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, disse hoje (8) que os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo estarão aptos a receber o fluxo de torcedores brasileiros e estrangeiros que irão assistir ao Mundial, que começa em junho.
“Eu garanto que sim. Nós fizemos todo esforço para que isso ocorra. Do ponto de vista da operação, sim. O que eu não posso fazer, lamentavelmente, é negociar com São Pedro para que não haja uma condição climática que leve um aeroporto a ser fechado”, brincou.
Moreira Franco informou que, na próxima semana, a SAC vai lançar material com instruções sobre as operações que serão feitas nos aeroportos durante a Copa do Mundo. O material será destinado a outras instituições envolvidas na dinâmica do evento, como as polícias Civil, Militar e Federal, a Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as empresas concessionárias de alguns aeroportos e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Vamos treinar todas as equipes, em todos os aeroportos, a partir da segunda quinzena deste mês, para que não haja nenhum tipo de imprevisto.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

PEC da Autonomia da Defensoria Pública do Ceará será apreciada na CCJ da Assembleia nesta quarta-feira (9)

A Proposta de Emenda à Constituição do Estado 01/14, que reconhece a autonomia da Defensoria Pública do Ceará, será apreciada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira (9), às 15 horas, no Complexo de Comissões Técnicas Permanentes. A informação foi repassada à presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Sandra Sá, pelo diretor de Assuntos Legislativos da Assembleia, Carlos Alberto Aragão. Segundo ele, a matéria deverá ser votada em plenário na quinta-feira (10), por volta de 11 horas.
De autoria da Mesa Diretora da Assembleia, a PEC 01/14 dá nova redação aos artigos 60, inciso V, § 1º, inciso II, 64, § 1º 89, inciso I, 108 e 148-A, da Constituição estadual, reconhecendo a autonomia funcional, financeira e administrativa da Defensoria Pública.
“A nossa autonomia é uma luta que vem sendo travada há quase dez anos, desde a aprovação da Emenda Constitucional nº 45, que garantiu esta prerrogativa em âmbito nacional e cuja adequação à Constituição do Ceará se dará após a aprovação da PEC 01/14 em plenário, em dois turnos”, afirma  a presidente da Adpec.
De acordo com Sandra, a Adpec tem acompanhado de perto a tramitação da PEC da Autonomia. “A matéria trará ainda mais legitimidade à luta da classe dos defensores públicos, na medida em que a Administração poderá, a partir de sua aprovação, apresentar proposta de criação de cargos, reajuste de vencimentos e outros projetos decorrentes de sua autonomia”, explica.
Déficit de defensores
A PEC da Autonomia é o primeiro passo para resolver, por exemplo a carência de defensores públicos no Estado. Segundo Sandra Sá, a assistência jurídica aos mais vulneráveis não chega a 73% dos municípios do Ceará.
Ela afirma que o Estado precisaria de pelo menos 726 defensores públicos. “Hoje são 415 cargos criados, dos quais apenas 290 estão ocupados”.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

TJCE bloqueia R$ 1,4 milhão do Município de Camocim para pagamento de precatórios

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, determinou o sequestro de recursos do Município de Camocim (a 379 km de Fortaleza) para pagamento de precatório, totalizando a quantia de R$ 1.441.225,84. A medida foi tomada a pedido do espólio de Milton Bezerra Studart, por falta de pagamento do crédito.
O município deveria ter pago a dívida no ano de 2009. Como isso não ocorreu, o credor requereu à Presidência do TJCE, que determinou o sequestro na última sexta-feira (04/04). O bloqueio eletrônico de valores, nesse caso, só foi possível porque Camocim está sujeito ao regime comum de pagamentos.
Segundo a Assessoria de Precatórios do TJCE, outros municípios também sujeitos ao regime comum de pagamentos poderão sofrer as mesmas consequências. Para isso, basta que o precatório esteja vencido e que o credor interessado solicite o sequestro ao presidente do Tribunal de Justiça.
Segundo a Assessoria de Precatórios do TJCE, outros municípios também sujeitos ao regime comum de pagamentos poderão sofrer as mesmas consequências. Para isso, basta que o precatório esteja vencido e que o credor interessado solicite o sequestro ao presidente do Tribunal de Justiça.
Segundo a Assessoria de Precatórios, com esse procedimento, o TJCE já conseguiu quitar todas as dividas de precatórios de vários municípios cearenses. Foi o caso de Pentecoste, Caucaia, Pacajus e Quixadá.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

TJCE é o segundo do país com maior número de julgamentos durante I Semana Nacional do Júr

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi o segundo tribunal do país a julgar mais processos de crimes contra a vida, em número absolutos, durante a I Semana Nacional do Júri. Entre 17 e 21 de março, a Corte de Justiça estadual promoveu 210 sessões, incluindo aquelas em que houve desclassificação do crime.
O número corresponde a 64,6% das 325 sessões agendadas para o período. O ranking foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última segunda-feira (07). O TJCE ficou atrás somente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, com 352 julgamentos.
Mesmo diante das dificuldades com carência de juízes titulares, promotores de Justiça e defensores públicos, a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, coordenadora dos trabalhos no Ceará, considera que o resultado foi positivo.
“Houve muito esforço por parte de todos que participaram da Semana do Júri. Agradeço a atenção e o empenho que todos os juízes deram a esse chamado, para realizar a força-tarefa da melhor forma possível”, disse a magistrada.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Estudante é retirado de palestra de Aécio depois de perguntar sobre helicóptero da cocaína

Uma confusão marcou o discurso do presidente do PSDB, Aécio Neves, na noite de abertura da 27ª edição do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, nesta segunda-feira.
Um estudante foi retirado do Salão de Atos da PUCRS pelos seguranças do evento após fazer um questionamento em voz alta ao pré-candidato tucano à Presidência.
Aécio foi convidado a falar sobre “competitividade” no Fórum da Liberdade. Após fazer críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff, Aécio estava prestes a encerrar sua participação no evento quando, do fundo do salão, um estudante gritou alguma pergunta, que pouco deu para entender. Mencionava “cocaína no helicóptero”.
O tucano deixou o palco sem responder, enquanto o público vaiava o jovem. Em seguida o estudante, que estava sozinho, foi retirado do Salão de Atos por dois seguranças. A organização do evento confiscou a credencial de identificação dele. Disse que opiniões divergentes são aceitas no fórum, mas que é preciso “educação”.
Na rua, o jovem identificou-se como Marcelo Ximenes, 25 anos, estudante de ciências sociais da PUCRS. Disse que queria questionar o senador sobre o episódio ocorrido em novembro passado, quando quase 500 quilos de cocaína foram apreendidos em um helicóptero em nome da empresa de propriedade do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), aliado de Aécio.
“Quase me agrediram, foi isso o que aconteceu”, disse o estudante, reclamando dos seguranças. “Eu gritei alto (a pergunta), já que não tinha microfone. Se eu colocasse uma pergunta como essa no papel, ninguém ia ler. Esse não é um espaço democrático, como todo espaço da direita. Que democracia é essa em que não se pode fazer uma pergunta? ”, questionou Marcelo.
Saiba Mais: g1

Fugitivo do CPPL II foi hoje recapturado em Russas


Foi preso hoje em Russas o fugitivo da CPPL II de Fortaleza, Raimundo Gladson Miranda Brito de trinta e dois anos de idade, o mesmo fugiu do presídio na ultima sexta-feira, ele foi localizado no momento em que estava circulando a pé pelas ruas da cidade. O mesmo foi localizado próximo ao retorno da Avenida Dom Lino com Vila Ramalho, a policia conduziu o mesmo até a delegacia regional do município de Russas, onde foi feitos procedimentos pelo delegado Dr. Joailsom Albuquerque.



Tentativa de homicídio à bala em Russas


O fato aconteceu por volta das 18h40min de hoje terça-feira, dia 08 de abril de 2014, na vila São José, a senhora Vanessa Barbosa de Sousa, natural de Fortaleza, trinta anos, estava sentada na calçada de uma residência quando duas pessoas pilotando uma moto de características identificadas chegaram ao local e efetuaram vários disparos contra a mesma.

A vitima foi atingida com dois disparos sendo um em cada perna. Vanessa ao perceber que os disparos seriam contra ela saiu correndo, mas mesmo assim foi atingida e logo após ela foi socorrida por uma ambulância e levada para o hospital de Russas onde se encontra em observação. 

A policia militar compareceu ao local e colheu informações com relação aos autores da tentativa. A PM agora faz diligência no sentido de capturar os dois elementos.




EUA vão colaborar com segurança durante a Copa do Mundo no Brasil

O consulado americano no Rio informou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão colaborar na área de segurança pública durante a Copa do Mundo. Segundo o órgão, apesar de as autoridades dos países-sede serem responsáveis pela segurança do evento, os EUA possuem uma equipe no país com a função de "ligação". O procedimento, de acordo com a assessoria de imprensa, é para preservar os atletas, jornalistas, delegações, patrocinadores e demais cidadãos americanos que visitarão o Brasil durante a competição, em junho e julho.

Segundo a Secretaria de Segurança do Rio (Seseg), o Centro de Cooperação Internacional está a cargo da Polícia Federal. Até as 17h30, a PF não havia respondido ao G1 sobre a questão.

De acordo com o consulado americano, o procedimento é padrão e utilizado pelo governo dos EUA em megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo no Brasil e os Jogos Olímpicos. O papel desses agentes será acompanhar os procedimentos de segurança em conjunto com autoridades locais. “Não há nada de misterioso e diferente e essa parceria não se resume ao Rio. Será no Brasil todo”, afirmou a assessoria de imprensa do consulado.
g1

Viaduto do aeroporto de Fortaleza é interditado após ´saidinha´ com morte

O trânsito na BR-116 ficou parado no início da tarde desta terça-feira (8) depois de uma ´´saidinha´´ bancária. Após sair de um banco na Avenida Aguanambi, um homem foi abordado e o motorista de um terceiro veículo que passava no local atirou contra os assaltantes perto do viaduto do Makro. O passageiro da moto foi morto com o disparo e outro fugiu do local.
 
Segundo a PRF, até 16 horas, o trânsito continuava congestionado porque o corpo do homem estava no local à espera da Perícia Forense. Ainda de acordo com os policiais, não há a identificação do motorista do terceiro veículo. Após o disparo, ele também fugio do local.
 
O viaduto do Makro está temporariamente interditado. A PRF orienta que os motoristas procurem uma rota alternativa. A previsão para liberação de fluxo no viaduto é às 18h desta terça-feira (8).


Fonte: G1 

Operação policial fecha “boca de fumo” em Aracati

Uma investigação relacionada ao furto de uma pistola calibre ponto 40, pertencente a um delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC/RN), culminou no fechamento de uma “boca de fumo”, prisões e apreensões em Aracati, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) do Ceará.  Quatro pessoas foram presas.

A ação
Na tarde de sábado (05), as polícias civil e militar iniciaram a operação para investigar o furto de uma pistola calibre ponto 40. O dono da arma é o delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC/RN), Luís Fernando Sávio de Eliézer Pinto.

Ele teve a arma furtada enquanto almoçava com a família em uma churrascaria no município de Aracati. A investigação do caso resultou na captura do acusado, um menor de 17 anos.

O adolescente, além de confessar o furto, indicou a localização de uma “boca de fumo”, local onde teria trocado a arma por pedras de crack. No local, além da arma do delegado, foi apreendida outra pistola - calibre 7.65 - drogas e munição.

A “boca de fumo” era comandada por uma família de traficantes. Quatro deles acabaram presos: Raimundo Edilberto da Silva, seus filhos Milena Marques da Silva e Douglas Marques da Silva e a nora Adriana da Costa Moreira.

A família foi presa em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e receptação. A polícia procura ainda um quinto membro da família que se encontra foragido.


Ceará News.

Sespa confirma que bebê indígena morreu vítima do H1N1, no Pará




A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou nesta terça-feira (8) que o bebê da etnia Xikrin, que morreu no último domingo (6) no Hospital Regional de Marabá, no sudeste do Pará, teve a morte provocada pelo vírus H1N1. A criança, de 1 ano e 3 meses de vida, não estava vacinada e ficou sete dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala pediátrica do hospital.
Ainda segundo a Sespa, outra criança, de 10 meses e também da tribo Xikrin, está internada no hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas, com diagnóstico positivo para H1N1 e também sem histórico de vacina contra a gripe. O estado de saúde do bebê é considerado estável e vem sendo medicado e acompanhado pelos profissionais do hospital.
O Departamento de Epidemiologia da Sespa também informa que irá solicitar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, que começaria somente no próximo dia 22 de abril, para as aldeias indígenas no Pará.
A demora na busca por tratamento é uma das principais causas da evolução do vírus, cujos sintomas já foram identificados em outros nove moradores da aldeia Kateté, de acordo com informações da Sespa.
Os índigenas estão entre os grupos de risco que precisam de vacina contra o H1N1, assim como idosos, gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.
site g1

Chove em mais da metade dos municípios cearenses



Choveu em mais da metade das cidades do Ceará entre as 7 horas desta segunda-feira, 7, e as 7h desta terça, 8, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 106 dos 184 municípios registraram chuva.
Três dessas cidades tiveram índice pluviométrico maior que 50 milímetros (mm), entre elas, a capital cearense, com 54 mm. O município de Ipueiras foi onde choveu mais forte, com 62.4 mm, e Monsenhor Tabosa teve 53.6 mm.
Além desses três municípios, teve chuva intensa em Russas (43.2 mm) Umari (43 mm), Potiretama (43 mm), Beberibe (42.2 mm), Quixeré (42 mm) e Aquiraz (39 mm). 

Previsão

A previsão da Funceme para o Estado nesta quarta-feira, 8, é de nebulosidade variável e chuvas isoladas em todas as regiões, principalmente entre a tarde e a noite. Segundo a Fundação, este clima é devido a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que permanece atuando sobre o norte do Nordeste brasileiro.
Redação O POVO Online

Eunício convida Heitor Férrer para discutir chapa eleitoral




Diante da hipótese cada vez mais provável de rompimento com o governador Cid Gomes (Pros), o senador e pré-candidato ao Executivo Eunício Oliveira (PMDB) convidou o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) para discutir a composição de chapa majoritária. Heitor é o principal crítico do Governo na Assembleia Legislativa. A aproximação com Eunício é sintomática e sinaliza sobre os rumos que a candidatura peemedebista toma em direção à oposição.

Na versão de Heitor, houve uma conversa preliminar com Eunício no inicio de março, na qual o senador teria reforçado desejo de disputar o Governo e, por isso, estaria discutindo informalmente a montagem de uma possível chapa, na qual Heitor poderia ser candidato ao Senado. “Ele disse que seria uma chapa com dois homens do Vale do Salgado”, relatou o deputado, em referência à região do município de Lavras da Mangabeira, onde ambos nasceram.

Heitor disse que houve uma segunda conversa, após o encontro de Eunício com Cid, que ocorreu no último dia 28 de março. Conforme O POVO publicou, Cid informou que não poderia se comprometer com a candidatura peemedebista, já que, no Pros, outros filiados também tinham interesse em concorrer à sucessão estadual. “Depois disso, o Eunício me procurou, achei até natural ele me ligar. Mas ainda é tudo muito informal”, disse o deputado estadual.
Outra história
A versão do peemedebista, no entanto, é um pouco diferente. Ao O POVO, Eunício disse que só convidou o deputado depois do encontro com Cid, pois só ali teria sentido “condições” para fazê-lo. “Eu não faria nenhuma conversa com ninguém se, na reunião com Cid, tivesse acontecido o entendimento que eu propus. Não seria correto conversar com outras lideranças antes. Por uma questão ética, por comportamento de quem não trai”, argumentou Eunício. Ele também nega que tenha especificado a vaga de senador a Heitor.
Embora deixe claro que já se movimenta em busca de alternativas de aliança, o senador não admite que dê o rompimento como certo.

O senador acrescentou que também procurou outros personagens e partidos, como o senador Inácio Arruda (PCdoB), que quer tentar a reeleição e pode não ter espaço na chapa liderada por Cid. Há expectativas de que, nas próximas semanas, haja encontro de Eunício com o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB).
Saiba mais

Heitor Férrer disse não descartar a possibilidade de tentar uma vaga no Senado e que, a depender dos adversários, pode colocar seu nome à disposição do partido.

Até agora, no entanto, o PDT estadual, comandado pelo deputado federal André Figueiredo, diz que permanece na base de Cid.

Antes de conversar com Eunício, O POVO falou com uma fonte do PMDB sobre o convite a Heitor. A fonte negou que tivesse havido contato e avaliou que, se Eunício agisse dessa forma, estaria declarando rompimento com Cid.

Após a reunião em que disse não poder se comprometer com Eunício Cid prometeu procurá-lo posteriormente, para informá-lo de sua decisão final. Até ontem, isso não havia ocorrido.

O POVO ONLINE

Para Lula, governo precisa defender Petrobrás com ´unhas e dentes´




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 8, que o governo federal deve fazer um debate "ofensivo" para rebater as denúncias contra a Petrobrás e defender a estatal com "unhas e dentes". Em entrevista a blogueiros, o ex-presidente disse que o PT "tem que ir para cima" e fazer o debate político para evitar desgaste parecido deixado pelo escândalo do mensalão.

"Acho que o governo tem que ir para ofensiva e debater esse assunto com força. Não pode admitir que as mentiras continuem prevalecendo. Temos que defender com unhas e dentes os fatos que acreditamos ser verdadeiros", afirmou Lula. A entrevista ainda está em andamento e é transmitida ao vivo pelo Instituto Lula.

O Estado revelou, em março, que a presidente Dilma Rousseff deu aval à aquisição de 50% da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006, pela Petrobrás. Na ocasião Dilma presidia o Conselho Administrativo da estatal. Ao todo, a empresa gastou cerca de US$ 1,2 bilhão pela unidade que, anos antes, custou US$ 42 milhões à empresa belga Astra Oil. Desde então, partidos da oposição defendem a instalação de uma CPI para apurar a negociação, já investigada pelo TCU, GCU e Polícia Federal.

Lula afirmou não ser contrário à CPI, mas afirmou que o governo precisa debater o caso "com força". "Essas pessoas [que defendem a CPI da Petrobrás] nunca quiseram fazer CPI. Aqui em São Paulo nunca aconteceu nenhuma. Nesse aspecto, o PT tem que ir para cima. Espero que o PT tenha aprendido a lição do que significou a CPI do mensalão, porque ela deixou marcas profundas nas entranhas do PT. Se o PT tivesse feito o debate político no momento certo, possivelmente a história teria sido outra", afirmou.


O ex-presidente, no entanto, disse ser contrário à ideia de criar outra CPI para investigar outros assuntos. Na semana passada, integrantes do Palácio do Planalto chegaram a coletar assinaturas para tentar instalar uma CPI para investigar as denúncias de formação de cartel em contratos do governo paulista no setor metroferroviário.

Para lula, a oposição defende a CPI da Petrobrás em razão da falta de bandeiras políticas em ano eleitoral. "O que não pode é ficarmos vendo em cada eleição, por falta de assunto, a oposição, que nunca quis CPI, agora ficar querendo tirar proveito em seis meses de campanha. É melhor fazer um programa de governo", disse.

Entre os participantes estão os blogueiros Rodrigo Viana, Eduardo Guimarães, Altamiro Borges, Renato Rovai, Miguel Rosário, entre outros.

Fonte: Estadão 

Banco do Nordeste abre concurso para 12 vagas

O Banco do Nordeste divulgou edital de concurso público para 12 vagas de analista bancário. O salário é de R$ 2.043,36. Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

No site do Diário Oficial da União, é possível ver o edital (acesse o edital).

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível médio completo. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas no período de 15 de abril a 8 de maio pelo sitewww.fgv.br/fgvprojetos/concursos. A taxa é de R$ 60.

As provas serão aplicadas nas cidades de Aracaju-SE, Barreiras-BA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Cajazeiras-PB, Campina Grande-PB, Caxias-MA, Feira de Santana-BA, Floriano-PI, Fortaleza-CE, Garanhuns-PE, Ilhéus-BA, Imperatriz-MA, João Pessoa-PB, Juazeiro-BA, Juazeiro do Norte-CE, Maceió-AL, Montes Claros-MG, Mossoró-RN, Natal-RN, Parnaíba-PI,Paulo Afonso-BA, Petrolina-PE, Recife-PE, Salgueiro-PE, Salvador-BA, São Luís-MA, São Mateus-ES, Sobral-CE, Teixeira de Freitas-BA, Teresina-PI,Teófilo Otoni-MG, Vitória-ES e Vitória da Conquista-BA.

A data da prova ainda não foi divulgada.

O concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

fonte g1

Dilma convoca seis ministros para discutir Copa do Mundo



A presidente Dilma Rousseff se reuniu hoje (8) com seis ministros para tratar de questões ligadas à Copa do Mundo, que o Brasil sediará a partir de 12 de junho.
Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann, e da Cultura, Marta Suplicy estiveram no encontro, que começou por volta das 10h no Palácio do Planalto. No começo da tarde, Carvalho dará uma entrevista para falar sobre a reunião.
Na última semana, o governo iniciou uma operação em defesa da realização da Copa do Mundo no Brasil. O ministro Gilberto Carvalho foi escalado para comandar uma rodada de debates com movimentos sociais e organizações não governamentais. O objetivo é prestar esclarecimentos à população sobre as iniciativas do governo para o Mundial, dar mais transparência às ações e evitar uma eventual onda de protestos durante o megaevento.
Gilberto Carvalho deverá percorrer as 12 cidades-sede da Copa com a iniciativa, batizada de Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

TSE deverá eleger hoje seu próximo presidente




A eleição do próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prevista para a sessão administrativa desta terça-feira (8). Pela tradição do judiciário, os ministros deverão eleger oficialmente o ministro Dias Toffoli para comandar o Tribunal a partir do dia 14 de maio. O vice-presidente será o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
A sessão administrativa será realizada no Plenário do Tribunal logo após a sessão jurisdicional, que começa às 19h. O TSE disponibiliza on-line, em formato de vídeo e áudio, a transmissão de sua sessão plenária.
Créditos ao Blog Roberto Moreira

Inácio representa Senado no Fórum Urbano Mundial, na Colômbia




O senador Inácio Arruda viajou na noite desta segunda-feira (7) para Medellin, na Colômbia. Ele vai representar o Senado Federal, junto com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), no 7º Fórum Urbano Mundial, que acontece até o dia 11 de abril. Trata-se do maior evento mundial sobre políticas urbanas, organizado pela UN – Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).
“Vamos examinar os desafios que o mundo enfrenta em relação à ocupação humana, como a rápida urbanização e seu impacto sobre as cidades, comunidades, economias, mudanças climáticas e políticas, com foco na sustentabilidade”, comentou o senador Inácio, que é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e presidente da Subcomissão de Desenvolvimento Regional do Senado.
Estão programados cerca 500 eventos para mais de 25 mil inscritos de 164 países. Medellín foi a cidade escolhida para sediar o Fórum por ser um exemplo internacional atual em transformações urbanas por meio de práticas de urbanismo social. A cidade conseguiu atender suas comunidades mais vulneráveis, com soluções para mobilidade acessível, um governo mais inclusivo e educação de qualidade, além de recuperar espaços públicos e as áreas verdes
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Justiça eleitoral do Ceará reconhece legalidade dos encontros regionais do PMDB

A Justiça Eleitoral do Ceará negou provimento à ação proposta pelo PSB na Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará contra a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Instituto de Pesquisa Vox Populi e o senador Eunício Oliveira (PMDB).
A justiça reconheceu a regularidade dos encontros regionais do PMDB realizados nos Municípios do Estado do Ceará, para tratar sobre debates políticos, planos de governo, alianças partidárias e aferição de nomes para concorrerem ao pleito eleitoral, nos termos da decisão exarada nos autos da Representação n° 154-56.2014.6.06.0000, haja vista que tal conduta se deu sob a estrita observância da legislação eleitoral.
O PMDB seguirá com a realização dos encontros regionais. Já no próximo sábado (12), na cidade de Novas Russas, no Sertão de Crateús, as lideranças políticas do partido irão debater propostas e ações para o desenvolvimento do Ceará com a população de municípios da região
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Exclusivo: 252 mil turistas brasileiros e estrangeiros estarão em Fortaleza para a Copa do Mundo



O Ministério do Esporte divulgou hoje a parcial de venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014 e o perfil dos compradores das entradas para os seis jogos em Fortaleza. Ao todo, foram vendidas 2,6 milhões das pouco mais de 3 milhões de entradas.
O percentual de vendas para os jogos em Fortaleza mostra que 70% das entradas são destinadas a turistas, sendo 40% para estrangeiros e 30% para brasileiros residentes em outros estados. Como a capacidade do Castelão é de 63.903 torcedores, teremos cerca de 360 mil torcedores nos seis jogos aqui realizados, sendo 252 mil turistas – aproximadamente 144 mil estrangeiros, 108 mil brasileiros de outros estados, além de 108 mil cearenses.
O número de turistas é mais do quatro vezes superior ao recebido em Fortaleza na Copa das Confederações de 2013, quando 59 mil torcedores de fora assistiram as três partidas da competição na Arena Castelão e injetaram R$ 146 milhões na economia cearense.
Vale ressaltar o valor do secretário da Copa, Ferrúcio Feitosa, sem dúvida o homem público que mais lutou pelo resultado de todo o investimento.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Após 25 anos de contribuição, pescadores e marisqueiros terão direito a aposentadoria

O deputado fez um registro importante sobre a aprovação, na semana passada, pela Comissão Especial do Senado da aposentadoria especial para pescadores e trabalhadores em atividades afins. Agora eles poderão requerer a aposentadoria após 25 anos de contribuição.
“Essa é uma antiga luta que nós travamos. Eu, que fui o Relator da Lei da Pesca e do Ministério da Pesca, temos lutado para que essa categoria, que tem sofrido bastante, seja reconhecida durante esse período, inclusive para que seja reconhecido o período de defeso, que é aquele período de paradeiro, de reprodução das espécies nos marés, nos rios, nos lagos”, disse o deputado.
Com essa nova lei, esse período entra também como período de contribuição para a aposentadoria especial dos pescadores e marisqueiros.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Manifestação no INSS de Russas




Hoje terça-feira, dia 08 de abril de 2014, por volta das 09h00min da manhã, a Agencia do INSS foi tomada por representantes e filiados dos sindicatos dos trabalhadores rurais da região Jaguaribana.

A manifestação tem como objetivo cobrar da instituição os seus direitos, como por exemplo: Médico para realizar as pericia médicas nas agências              da previdência social na região do Vale do Jaguaribe em caráter de Urgência. Funcionamento das agencias da Previdência Social das cidades de Iracema, Jaguaribe e Jaguaruana. Melhorar o atendimento dos servidores dentro da agência respeitando os beneficiários. Efetivação dos novos concursados que ainda não estão trabalhando nas agencias para qual ele foi designado através di concurso público. Trazer a Gerencia executiva de Quixadá para a cidade de Russas e etc..

No momento a manifestação ainda está acontecendo, uma comissão dos sindicatos está negociando com a direção do instituto. A greve não tem hora pra acabar.



Fiscalização das obras para a Copa do Mundo

A Comissão do Esporte da Câmara promove audiência pública na quarta-feira (9), para discutir o andamento das obras que envolvem a Copa do Mundo, a situação atualizada dos gastos e a apresentação dos resultados parciais das medidas já adotadas e em andamento na fiscalização das obras de mobilidade urbana e de reforma e ampliação dos aeroportos das cidades-sedes.
O debate foi proposto pelos deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Romário (PSB-RJ).
Foram convidados para discutir o tema com os integrantes da comissão o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes e o relator-geral das obras da Copa no tribunal, ministro Valmir Campelo.
(Jornal do Brasil)

Manifestação no INSS de Russas.

Nesse momento está acontecendo uma manifestação aqui no INSS de Russas.
Mas detalhes daqui a pouco nesse Blog Erivando Lima .
Daqui  a  pouco  mais detalhes .

Após 8 dias, mais uma cidade cearense registra tremores de terra




Após tremor de terra ser registrado na cidade de Paramoti, no Sertão Central, foi a vez da cidade de Iracema, localizada na Região Jaguaribana, ter contabilizado um sismo, de magnitude2.8 na escala Richter. A constatação foi feita às 7h42, no horário local, pelo  Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(LabSis/UFRN), em parceria com a Defesa Civil do Estado.
O epicentro do tremor preliminar foi determinado no município de Iracema, na divisa com o município de Jaguaribara. Segundo o laboratório, uma determinação mais precisa será feita após a coleta de dados das estações mais próximas.
Ainda de acordo com o laboratório, em seu blog oficial, o sismo não foi sentido na sede da cidade.  Segundo informações do técnico Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, o evento foi sentido em Jaguaribe. A população de outra localidade, conhecida como 'Mineiro', ao sul do município de Jaguaribara, também foi afetada pelo fenômeno, mas não na sede do município. 
Moradores se assustam com fenômeno
Outro tremor de terra ocorreu na cidade de Paramoti, a 110 km de Fortaleza, na manhã do último dia 31, assustando moradores.  O comerciante José Alencar disse que confundiu o abalo com um trovão em um primeiro momento. "Achei que era um trovão, tremeu a parede inteira. Muita gente sentiu", afirmou.
Entretanto, esta não é a primeira vez que Paramoti é afetada por tremores. Dois tremores foram registrados em 1997, um em 2012 e outro em 2013 também ocorreram na cidade. 
Créditos ao Diário do Nordeste.

Copa vai gerar 1,7 mil empregos no CE, diz CNC




A Copa do Mundo deve gerar 47,9 mil vagas de trabalho no setor de turismo nas 12 cidades-sede durante os meses de abril e junho deste ano. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base no fluxo de 3,6 milhões de turistas que deverão circular pelo País durante o evento esportivo, que ocorre de 12 de junho a 13 de julho.
Das 47.916 vagas ofertadas pelo campeonato Mundial, 9.104 estarão na Região Nordeste (cerca de 19% do total). Já o Ceará ficará com 3,7%, equivalente a 1.772 postos de trabalho.
De acordo com o economista da CNC, Fabio Bentes, o número de novos empregos no País durante esses três meses é 60% superior ao constatado nos 12 estados no mesmo período do ano passado (29,5 mil). Apesar disso, grande parte das vagas deverá ser temporária. "Pouquíssima gente deve ser absorvida depois da Copa, porque o setor de turismo não está indo tão bem neste ano. É natural que depois do campeonato, haja um enxugamento dessas contratações, porque são trabalhos temporários mesmo", comenta Bentes.
Principais setores
Os resultados da pesquisa realizada pela Divisão Econômica da Confederação demonstram que para atender ao aumento expressivo no fluxo turístico nas cidades que receberão os jogos da Copa, atividades como serviços de hospedagem, de alimentação, de transporte, agências de viagens e serviços culturais e recreativos serão ampliadas.
De acordo CNC, o setor de alimentação responderá pela maior parte da geração de postos de trabalho. Cerca de 16,1 mil vagas, ou 33,5% do total, devem ser criadas por bares e restaurantes, principal segmento turístico, segundo a confederação. Os transportes deverão abrir 14 mil vagas (29,2% do total), enquanto hotéis, pousadas e similares responderão por 12,3 mil novos postos (25,7%). Outros setores gerarão menos vagas, como os serviços culturais e recreativos (3,8 mil) e agências de viagens (1,7 mil).
São Paulo e Rio de Janeiro, que abrigarão, respectivamente, a abertura e o encerramento do Mundial, deverão concentrar mais da metade (52%) das oportunidades de emprego decorrentes do evento.
Valores pagos
Em termos de remuneração, os maiores valores ficarão com as agências de viagens (R$ 1.626). Em seguida, aparecem os transportes (R$ 1.449), serviços culturais e recreativos (R$ 1.397), alimentação (R$ 935) e, por fim, hospedagem (R$ 900).
A estimativa de salário médio dos empregos criados para a Copa, segundo setores das cidades- sede, é R$ 1.167. O Ceará tem a segunda menor remuneração, R$ 868, quantia R$ 475 reais mais barata que em São Paulo, que terá o maior salário (R$1.343). Já o menor (R$ 854) ficou com Rio Grande do Norte.
Créditos ao Diário do Nordeste.

TCM nega pedido para anular sessão que desaprovou as contas do ex-prefeito do Crato

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) negou pedido do presidente da Câmara do Crato, vereador Luis Carlos (PSL), para anular a sessão que desaprovou as contas de governo, exercício de 2009, do ex-prefeito Samuel Araripe (PHS), em outubro de 2013.

O presidente se baseou no que qualificou de “fatos novos”, veiculados em uma publicação do Jornal do Cariri, no mesmo mês de outubro de 2013. No texto transcrito nos autos, o jornal aborda as investigações do promotor do Ministério Público do Estado (MPCE) Lucas Azevedo sobre possíveis irregularidades identificadas no processo de julgamento do Poder Legislativo.

Com base nos fatos descritos, a 1ª Câmara do TCM decidiu pela inadimissão do pedido, por entender que o ato não é da competência do Tribunal. Segundo a decisão, o ato é de competência da Câmara. A decisão qualificou ainda a responsabilidade como internas corporis do Poder Legislativo.


Segundo o parecer do TCM, o órgão “esgotou sua competência no Processo de Prestação de Contas de Governo do Crato de 2009 ao emitir seu Parecer Prévio”. Na época o parecer do TCM sugeriu a aprovação das contas do ex-prefeito, o que, foi derrubado pela Câmara com 14 votos a cinco.

O parecer do relator do Acórdão, Conselheiro Pedro Ângelo, decidiu ainda pelo arquivamento da Representação. A decisão foi emitida em novembro de 2013, cerca de 30 dias após o resultado da votação na Casa legislativa.


Câmara vai apreciar pedido de anulação


No dia 1º de abril, terça-feira, durante sessão ordinária, a mesa diretora da Câmara apresentou pedido de anulação da polêmica sessão. O pedido foi assinado pelo presidente Luis Carlos, o vice-presidente Bebeto Anastácio (Pros) e o primeiro secretário Guer (PSDB). A vereadora Nagila Gonçalves (PSB), segunda secretária, não assinou o pedido.


Durante a sessão do vereador Tiago Esmeraldo (PP) pediu vistas do processo. Havia a expectativa de o projeto ser votado na sessão dessa segunda-feira (07), o que, acabou não acontecendo. Segundo o vereador Tiago Esmeraldo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o parecer deve apresentado na sessão dessa terça-feira (08). Tiago que, nesse caso, também, é relator por ser o autor do pedido de vistas, observou que o tramite está dentro dos prazos estabelecidos.


Entre os vereadores, que preferiram não se identificar, há uma expectativa de que o parecer seja pelo arquivamento do pedido da Mesa Diretora. Mas, sobre o resultado da votação, nenhum parlamentar arrisca palpite.


A denúncia do ex-prefeito Samuel Araripe continuará sendo investigado pelo Ministério Público do Estado (MPCE), independente da decisão da Câmara. Samuel afirma que sofreu extorsão de alguns vereadores, durante as conversas para pedir o voto para aprovar as contas em questão.


Créditos Ceará news.