-->

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

AÇUDE DO CEDRO, PATRIMÔNIO NACIONAL, EM COMPLETO ABANDONO


Nordeste Brasileiro deve ter muita admiração e gratidão ao “Açude do Cedro”, considerando o que representou a sua construção para os nordestinos, que sofriam horrores nos período das grandes estiagens.


As secas, do período de 1877/1879, criaram quadros desoladores. Além de epidemias que ceifaram vidas de milhares de nordestinos, nosso criatório foi praticamente dizimado.

O clamor foi tamanho que o eco dos gemidos chegou ao palácio imperial. D. Pedro tomou rápidas e objetivas medidas, visando socorrer os flagelados das secas. Constituiu a “Comissão de Engenheiros”, para visitar o Nordeste e elaborar programas capazes de amenizar o sofrimento dos nordestinos.

No Ceará, a Comissão foi chefiada pelo Dr. Antônio Ernesto Lassance da Cunha, sugerindo a construção de açudes, a fim de barrar os rios, com projetos de irrigação. Como início do programa, após visitar outras regiões da província, foi escolhido a “Boqueirão do Cedro” como local para construção de uma grande barragem.

O relatório do Dr. Lassance foi endossado pelo engenheiro inglês Dr. J. J. Revy, especialista em irrigação na Argentina e na Austrália, onde foi buscar o Governo Imperial para chefiar a “Comissão de Açudes”, criada em 1880, entidade que, através de sucessivas mudanças nas siglas, transformou-se no atual DNOCS.

A construção do Açude do Cedro contribuiu para o desenvolvimento do nordeste, porque, aqui, nasceu o DNOCS, órgão de inestimáveis serviços prestados à região assolada pelas secas.

O quixadaense, em especial, deve ter muita gratidão, reconhecendo o que representou a construção da famosa barragem do Cedro para o nosso desenvolvimento cultural, social e econômico.

A Comissão de Açude, em Quixadá, construiu o alicerce base para o nosso desenvolvimento. Lançou a semente da cultura no terreno fértil da modesta vila, recém-desmembrada de Quixeramobim. Fundou a primeira escola de qualidade em Quixadá, nos moldes das grandes colégios existentes na Província. Promoveram eventos literários de alto nível, abordando temas históricos, inclusive atuações dos Governadores Gerais do Brasil. Para adubar a árvore cultural plantada, organizou uma biblioteca, onde funcionavam cursos noturnos, com programa de alfabetização para jovens e adultos.

Como reflexo do incentivo à área cultural, surgiu o primeiro jornal de Quixadá “O Matuto” em 1896, editado por quixadaenses, seguindo-se o jornal “O Açude”, de responsabilidade da própria Comissão.

A economia da pequena vila também foi revolucionada. O grande número de operários trabalhando nas obras da barragem fez girar recursos para o crescimento do comércio, instalações de albergues, construções de moradias, proporcionando o rápido crescimento da vila, que, alcançando tanto destaque dentre as demais da região, foi erigida à cidade em 1889.

A parte social acompanhou a modernização da modesta vila. Um clube foi fundado, promovendo festas familiares, contando com a participação da banda do “mestre” Pedro Feitosa, considerada a melhor de toda a região. As damas, elegantemente trajadas, exibiam a influência da moda europeia.

A estrutura urbana da Vila também foi beneficiada. Além do projeto da nossa Catedral, Dr. Revy também traçou a planta inicial de nossa cidade, planejando o centro com ruas largas e alinhadas, já prevendo a circulação de veículos por vias de fácil acesso. Isto fez a diferença de Quixadá com as demais cidades de sua época, porque quase todas têm o centro com as ruas muito estreitas, e, geralmente, tortuosas.

O nosso belo Açude do Cedro, que tanto representou para o Nordeste, para o Ceará e, especialmente para nossa Quixadá, está em completo abandono.

Em 1984, quando o IPHAN concretizou o processo de tombamento, passou o Açude do Cedro a ser considerado “Patrimônio Nacional”. Ficamos eufóricos porque acreditávamos que iria passar por um processo eficiente de conservação. Em seu torno, construída uma estrutura para receber centenas de turistas que nos visitam, atraídos pela majestosa obra, projetada no período do Brasil Império.

Entristecemos e nos revoltamos com o estado de abandono em que se encontra o importante patrimônio Histórico Nacional. Para que o Cedro foi inscrito no Livro Arqueológico Etnográfico e Paisagístico e no Livro das Belas Artes?  Se para determinar esse desprezo e deixar ruir os prédios que embalaram o nascimento do DNOCS, órgão que merece todo o nosso respeito foi uma medida injustificável e profundamente LAMENTÁVEL.

Reportagem; João Eudes Costa;

Ex-dançarina é executada nesta segunda-feira (06) em Banabuiú



A violência na região central neste início de ano vem deixando um rastro trágico, feticídios são registrado com mais frequência, após duplo homicídio de mulheres em Quixadá outra vitima de feminicidio uma ex-dançarina foi executada em Banabuiú.

Janaina Oliveira, ex-dançarina da instinta Banda de Forró “Doce Amor”, foi executada nos primeiros minutos desta segunda-feira (06), o crime ocorreu enfrente a uma igreja evangélica quando a vítima caminhava com o namorado.

A vitima vinha caminhando com seu namorado, quando foram surpreendidos por dois indivíduos de capacete, em uma moto bros de cor vermelha, foi informado pelo namorado da vítima, que os autores chegaram a apontar a arma para sua cabeça, que o mesmo pensou que seria um assalto e que já estava entregando os pertences para os indivíduos, no momento em que falaram para ele se afastar pois não tinha nada haver com aquilo, efetuando quatro disparos na vítima, em seguida tomando rumo ignorado.

A Polícia compareceu ao local e após informações colhidas iniciou-se diligências na tentativa de localizar os autores, porém até o fechamento desta edição não haviam localizado os acusados

Fonte Sertão Alerta;


Homem é detido com fuzis, armas e drogas enterradas em sítio no município de Monsenhor Tabosa

A investigação partiu de suspeitas da Polícia Federal (PF)
apreensão
Itens apreendidos na operação
Divulgação/PM

Um homem foi detido com cinco revólveres, dois fuzis, entorpecentes, dinheiro e roupas camulhadas enterradas em um sítio no município de Monsenhor Tabosa, nesta segunda-feira (6). 

Segundo a Polícia Militar, o suspeito identificado como Antônio Glauber de Sousa do Nascimento de 38 anos, tem passagem pela polícia por tráfico de drogas. No sítio em que ele estava, policiais localizaram um fuzil AK 47, duas espingardas calibre 12 e um revólver calibre 38. Um veículo também foi apreendido. 

A propriedade pertece ao pai de Antônio, Luiz Gonzaga Alves do Nascimento, um idoso de 62 anos, sem antecedentes criminais. Os dois foram levados para prestar esclarecimentos na sede da Delegacia de Roubos e Furtos, em Fortaleza. O material apreendido será analisado por equipes da Polícia Federal (PF). 

A investigação faz parte de uma operação do Comando Tático Rural (COTAR) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), com o apoio da Polícia Federal. 

Red; DN


22 pessoas foram detidas em Cabo Frio por cobrar estacionamento nas ruas da cidade


A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da equipe de Fiscalização de Transportes Urbanos cooperou, nesta sexta-feira (3), junto à Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Polícia Militar para coibir as ações de flanelinhas nos pontos mais críticos de Cabo Frio. Ao todo, a operação apreendeu 22 pessoas que foram encaminhadas para a 126º DP de Cabo Frio.


A ação visou combater a cobrança ilegal e abusiva de estacionamentos na cidade. As equipes percorreram as regiões de maiores concentrações de flanelinhas, que em determinados lugares cobram até R$ 30 por veículo, incluindo placas de Cabo Frio que não pagam estacionamento no município. Muitos desses veículos ficam parados em locais irregulares e sujeitos a multas. 

“As ações irão ocorrer durante todo o verão, período de maior movimentação de turistas na cidade e que acarreta grande circulação de veículos pelas vias, intensificando o fluxo e gerando procura acentuada por vagas de estacionamentos. A prática ilegal será combatida e quem for pego será preso e encaminhado a delegacia de Cabo Frio”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback.

(Jornal de Sábado)


MATANÇA: Sete mulheres assassinadas no Ceará no fim de semana

Sete mulheres foram assassinadas no Ceará somente no fim de semana. Os crimes ocorreram em Fortaleza (dois casos), Juazeiro do Norte, Sobral, Banabuiú e Quixadá (duplo), elevando para 10 o número de homicídios do gênero em apenas seis dias de 2020.

A matança de mulheres no fim de semana começou no sábado à noite (4), quando criminosos invadiram um bar na periferia da cidade de Quixadá, no Sertão Central (a 154KM de Fortaleza) e assassinaram com vários tiros as amigas Kathelyn Anne Freitas, 22 anos; e Laura Adriana Freitas Carneiro, 43. As duas morreram na hora. Já um cozinheiro do estabelecimento, identificado apenas por Celsinho, foi baleado nos braços e socorrido para o Hospital Regional, onde foi medicado e recebeu alta.

Os assassinos fugiram numa motocicleta e os corpos das duas mulheres enviados ao Núcleo Regional da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), de Quixeramobim. A motivação do crime ainda é misteriosa.

No domingo (5), mais assassinatos de mulheres foram registrados pelas autoridades. Um dos casos ocorreu na cidade de Sobral, na Região Norte do estado (a 224Km de Fortaleza). Uma mulher de 74 anos, identificada como Maria Terezinha Dias Menezes, foi morta a facadas pelo próprio filho, José Eduardo Dias Menezes, 21, que acabou preso em flagrante.

De acordo com a Polícia, Eduardo matou a mãe porque esta se recusou a dar-lhe dinheiro para que ele comprar drogas. Após o assassinato dentro de casa, o criminoso se escondeu no banheiro da Igreja de Nossa Senhora das Doares, a poucos metros do local do crime, e ali foi detido por policiais civis.

Mais crimes

Em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (a 528Km de Fortaleza), uma mulher de 34 anos foi assassinada a facadas na madrugada do domingo (5), mas o corpo só foi encontrado à tarde. Sheyla Cristina Lima Lins, que estava grávida, foi encontrada morta dentro de casa, no bairro São José. Segundo os primeiros levantamentos da Polícia, o assassino teria invadido a casa e violentado a vítima, que morava com um filho de apenas 4 anos, portador de doença mental.

Em Fortaleza, um corpo do sexo feminino, esquartejado, foi encontrado em sacolas plásticas no cruzamento da Avenida Monsenhor Tabosa com a Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema.

Em Banabuiú, no Sertão Central (a 194Km de Fortaleza), o corpo de uma mulher foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (6). A vítima do assassinato foi identificada como Janaína Carneiro de Oliveira, 27 anos. Segundo a Polícia, era por volta de 1 hora quando a mulher foi morta a tiros a caminho de casa. Janaína era ex-dançarina de uma banda de forró.

Também na madrugada desta segunda-feira (6), uma mulher foi assassinada, a tiros, no bairro Mondubim, na Capital. Ela dirigia um veículo modelo HB20 quando o carro foi emparelhado por uma motocicleta onde estavam os assassinos, na Avenida Perimetral, próximo ao “Balão do Mondubim”. Havia sete pessoas no carro. Seis foram baleadas. A guiadora perdeu o controle do carro, que se chocou contra um poste. Os feridos foram socorridos e a mulher ficou morta dentro do automóvel.

(Blog do Fernando Ribeiro)


Russas CE plantão policial


ARACATI ROUBO A PESSOA

Por volta das 20h30min de sábado, na Rua Filismino Filho em Aracati, foi registrado um roubo praticado por um indivíduo armado, levando da vítima, um aparelho celular e a quantia de R$600,00 reais, o acusado fugiu logo em seguida.

ARACATI APREENSÃO DE DROGAS

Por volta das 21h de sábado, no Bairro de Fátima em Aracati, policiais militares apreenderam uma certa quantidade de maconha que estava no quintal de uma residência. Ninguém foi localizado na residência, o material apreendido foi entregue na Delegacia de Aracati.

RUSSAS MOTO RECUPERADA COM QUEIXA DE ROUBO

Por volta das 08h30min de domingo, no Chapadão de Russas, foi encontrada uma motocicleta submersa dentro do canal de irrigação no Projeto Tabuleiro de Russas. O policiamento esteve no local e identificou como sendo a Moto CG 125 FAN, preta, placa DPQ-8566, a mesma apresenta queixa de roubo desde 2018, foi conduzida a Delegacia em Russas para os procedimentos legais.

LIMOEIRO DO NORTE LESÃO A BALA

Por volta das 13h de sábado, na Rua Estevam Remígio em Limoeiro do Norte, MILENO MAX COSTA E SILVA, 30 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo, sendo socorrido ao hospital local. A vítima informou aos policiais que foi surpreendido por 02 (dois) indivíduos numa moto, que fugiram logo em seguida.

Fonte; PM CE


Quixadá CE plantão policial


QUIXADÁ PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO.

Dia 04/01/2020, por volta das 10h50min, o COPOM recebeu uma ligação anônima, informando que estaria acontecendo uma briga de família na Fazenda Independência, localizada no distrito de Juatama, em Quixadá-CE, de imediato este operador colheu todas as informações necessárias e deslocou a VTR-9321, para o local, onde ao chegar foi comprovado a veracidade dos fatos. O acusado estaria ameaçando de morte seu irmão. Os Policiais Militares foram informado pela vitima que o acusado tinha armas de fogo em um cômodo que fica de lado da residência da fazenda, em seguida os policiais deram busca de arma no acusado e no local informado pela vitima e apreenderam os seguintes materiais:
- 01 espingarda calibre 12, marca: NI Nº de Série: CHOKE183,
- 01 espingarda calibre 20, CBC,Nº DE Série: 58309,
- 01 facão com Bainha-medindo 54 cm de Lâmina,
- 01 faca -com Bainha-medindo 28 cm de Lâmina,
- 01Estojo Vazio Calibre 32,
- 04 Estojo Vazio Calibre12,
- 07 munições calibre 12 intactas,
- 06 munições calibre 20 intactas,
- 03 munições calibre 32 intactas,
- 02 munição calibre 28 intactas,
- 01 Redutor para cartucho de calibre 12 para 28,
- 01 Redutor para cartucho de calibre 20 para 32,
- 01 cartucheira,
-01 Bolsa usada para Guardar Munição.
Dessa forma as partes foram conduzidas a Delegacia Regional de Quixadá-CE, bem como, todo material apreendido, onde após apresentados a Autoridade Policial, o acusado foi flagranteado por posse de arma de fogo de uso permitido.


QUIXADÁ PRISÃO POR AMEAÇA, RESISTÊNCIA, DESACATO E DANOS AO PATRIMONIO PUBLICO

Dia 04/01/2020, por volta das 18h, compareceu a o Batalhão um Sr. informando que seu irmão chegou em sua casa, e quebrou tudo(vários objetos), e ainda correu atrás dele com uma faca. De imediato o Copom deslocou a composição de serviço, para o local, onde ao chegar comprovou a veracidade da denuncia, em seguida conduziu as partes para a Delegacia Civil, na delegacia o acusado desacatou e ameaçou aos Policiais, reagiu a prisão e danificou a viatura, desta forma recebeu voz de prisão por desacato, ameaça, resistência e danos ao patrimônio publico.

QUIXADÁ ROUBO DE MOTOCICLETA.

Dia 04/01/2020, por volta das 23:20min, o copom foi informado através de uma ligação anônima que tinha acontecido um roubo de uma motocicleta no trevo da estrada do distrito de Juatama, na cidade de QUIXADÁ-CE, onde dois indivíduos que trafegavam a pé, saíram do mato e anunciaram o roubo, levando da vitima a motocicleta HONDA-FAN, DE COR VERMELHA, DE PLACA NQU-7510, que em seguida os acusados evadiram em rumo ignorado. A composição de serviço,foi acionada para o local onde fizeram saturações no sentido de localizar e prender os acusados, porem sem êxito.

QUIXADA DUPLO FEMINICIDIO E LESÃOCORPORAL A BALA.

Dia 04/01/2020, por volta das 21H30, o copom recebeu uma ligação anônima informando que estava acontecendo um tiroteio na Quadra R, rua 03 bairro Residencial Raquel de Queiroz em QUIXADÁ-CE, de imediato a composição de serviço foi acionada para o local, onde ao chegar comprovaram a veracidade dos fatos, e foram informados por populares que dois elementos em uma moto, armados, chegaram no endereço acima citado e efetuaram vários disparos de arma de fogo, os quais vitimaram fatalmente duas pessoas do sexo feminino, sendo que uma sofreu 04 lesões a bala, sendo 01 na cabeça, 02 na mão esquerda e 01 no braço direito e a outra sofreu 01 lesão a bala na cabeça e lesionaram uma pessoa do sexo masculino, o mesmo foi atingido com uma perfuração a bala no braço esquerdo, em seguida foi socorrido para a UPA, medicado, liberado e apresentado na Delegacia de Policia Civil de Quixadá, onde será ouvido pela Autoridade Policial. No local foi apreendido para  a delegacia os seguintes materiais:
03 aparelhos celulares
01-BIZ, DE COR PRETA-CANINDÉ-CE.
 Após terem efetuados os disparos os acusados evadiram do local tomando rumo ignorado, as composições de serviço estão fazendo saturações em toda a área em buscas de identificar e prender os acusados, porem ate o momento sem êxito. Ressalto que pericia e rabecão compareceram no local onde adotaram as providencias cabíveis em seguida recolheram os corpos para o IML da cidade de Canindé-CE

MORADA NOVA LESÃO CORPORAL

Dia 05/01/2020 (domingo), por volta das 02:30min, a composição de serviço, recebeu uma denúncia de agressão, quando estavam patrulhando na Av. Manoel de Castro, próximo ao Fórum. A vítima, foi até a composição e informou que estava em uma festa quando foi  agredida com um capacete  por um ex-namorado. A vítima estava com o rosto sangrando e foi socorrida pela patrulha até o Hospital. A denunciante informou que comparecerá na USI para realizar B.O. Até o momento a composição não conseguiu encontrar o agressor.

QUIXADÁ PRISÃO POR INFRAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA

Dia 05/01/2020, por volta das 00h, o Copom recebeu uma denuncia anônima, informando que na rua da igreja,no distrito de Juatama, um homem estava batendo em sua mãe, uma senhora de idade identificada de imediato a composição de serviço, foi acionada para o local, onde ao chegar comprovaram a veracidade dos fatos e em seguida prenderam o acusado identificado e o conduziram para a delegacia de policia civil de Quixadá, onde o mesmo foi autuado por infração a Lei Maria da Penha.

QUIXADÁ FURTO A RESIDENCIA

Dia 05/01/2020, por volta das 06h30min na Rua Cônego Lúcio bairro Campo Velho em QUIXADÁ-CE, houve um furto de uma aparelho celular da marca Nokia, de cor branco, que estava na mesa da cozinha, e um pacote de perfume Francês, a VITIMA  proprietária da residência, no momento da ação, lavava sua calçada e ainda conseguiu visualizar uma mulher usando blusa preta e short preto, com cabelo rabo de cavalo, conduzindo os pertences, a mesma fugiu sentido mutirão, a composição da VTR-9321 foi acionada para o local, e conseguiu prender a acusada e recuperar os objetos recuperados, em seguida foram conduzidos as partes para a delegacia para adoção das medidas cabiveis.

Fonte; PM CE


Dupla executa duas mulheres e deixa o cozinheiro baleado na periferia de Quixadá



Policia realiza diligências em busca de dupla que executor duas mulheres e ainda deixou um homem baleado. O crime ocorreu no Residencial Rachel de Queiroz periferia de Quixadá. As mulheres identificadas como sendo Kathely Anne Freitas, 22 anos e Laura Adriana Freitas Carneiro, 43 anos e o cozinheiro Celsinho.

Laura Adriana, Kathely e o garçom Gleisinho.
O duplo homicídio ocorreu na noite deste sábado (04), em um Bar/Restaurante Isis Gourmet no Residencial Rachel de Queiroz, periferia desta cidade do Sertão Central. Segundo informações de populares repassadas aos policiais que uma das vítimas ao perceber os disparos em sua direção chegou ainda a correr, porém foi alcançada pelos criminosos e executada dentro do estabelecimento a segunda vítima foi também atingida por disparos de arma de fogo na cama no quarto da residência.

A terceira vitima o cozinheiro também foi atingido no braço esquerdo, o mesmo chegou a correr para dentro de um matagal onde escapou da morte. Socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas Dr. Antonio Moreira Magalhães por uma viatura da Policia Militar foi medicado e em seguida liberado. Gleisinho como foi identificado recebeu atendimento, um tiro superficial no braço esquerdo e escoriações pelo corpo após entrar em um matagal.

A equipe de Homicídios da Delegacia Regional de Policia Civil esteve no local realizou os primeiros levantamentos e já encontra-se em campo tentando localizar a dupla de criminosos. A policia Militar acionou a Pericia Forense que conduziu os cadáveres para o Instituto Médico Legal (IML).

Fonte; Sertãoa A lerta