-->

domingo, 9 de março de 2014

Domingo de Clássico-Rei registra 69 detenções no entorno do Castelão

42 adultos foram presos e 27 adolescentes detidos no entorno da Arena Castelão, antes do Clássico-Rei que ocorreu neste domingo, 9. Os torcedores foram encaminhados à delegacia do estádio.

De acordo com o delegado Romero Almeida, plantonista da delegacia do estádio durante a partida, a maioria dos detidos estava dentro de um ônibus carregando pedras e rojões. Um dos torcedores foi preso com uma bomba caseira e um outro foi flagrado depredando o estádio.

Dedé Brasil
Na avenida Dedé Brasil, após a partida, policiais dispararam balas de borracha para dispersar confronto entre torcedores.

Coronel Carvalho
Antes do Clássico- Rei, na avenida Coronel Carvalho, dois homens foram atingidos a bala e quatro a pedradas. Créditos ao blog O POVO.

Voo da TAP que seguia de Lisboa para Recife faz pouso de emergência


Um voo da companhia TAP que seguia de Lisboa para o Recifeprecisou fazer um pouso de emergência na Ilha do Sal, em Cabo Verde, no continente africano, no início da noite deste domingo (9). De acordo com informações do sistema online da Infraero, o avião estava previsto para pousar no Aeroporto dos Guararapes, na Zona Sul da capital pernambucana, às 21h15. O horário foi ajustado, em seguida, para as 23h.
Um dos passageiros, que não quis se identificar, relatou que o comandante da aeronave informou que o motor do lado direito estava “apresentando um consumo exagerado de óleo”. Ele calculou que cerca de 300 pessoas eram transportadas. Segundo a testemunha, o avião retornou à Ilha do Sal 30 minutos após ter passado pela região.
O passageiro ainda explicou que os passageiros foram orientados a desembarcar no aeroporto da Ilha do Sal. “Quando o comandante anunciou o problema e que iria ter que pousar, muitos ficaram desesperados”, conta. Já no aeroporto africano, "as pessoas ficaram nervosas, cobrando da TAP notícias sobre o real problema da aeronave", completou o passageiro. Créditos ao blog G1.
A assessoria de imprensa da TAP informou que o voo TP 011 precisou pousar na Ilha do Sal devido a problemas técnicos na aeronave. De acordo com a empresa, o piloto julgou necessário interromper o trajeto antes da chegada ao destino por uma questão de segurança.
Os passageiros devem passar a noite na Ilha até que um engenheiro de manutenção da companhia portuguesa chegue ao aeroporto africano e realize uma vistoria no avião. Somente após essa análise será possível determinar se a aeronave pode continuar a viagem ou se uma nova vai ser disponibilizada.
O voo que sairia do Recife para Lisboa na mesma aeronave, com decolagem prevista para as 23h, precisou ser cancelado. A assessoria de imprensa da TAP informou que todos os direitos dos passageiros, incluindo os daqueles que iriam do Recife para Lisboa, serão respeitados.

Flamengo vence clássico contra o Botafogo e conquista Taça Guanabara

O Flamengo derrotou o Botafogo por 2 a 0, no clássico disputado na noite deste domingo (9), no Maracanã, e conquistou a Taça Guanabara, que equivale ao primeiro turno do Campeonato Carioca. 


Com 34 pontos ganhos, o time rubro-negro não pode mais ser alcançado por qualquer adversário nas duas rodadas que faltam para o encerramento do primeiro turno. O título vai permitir que o Flamengo jogue por dois empates na semifinal e na decisão do Estadual.
Gabriel e Léo marcaram os gols da equipe rubro-negra. O Botafogo que faz péssima campanha no Estadual, segue com 16 pontos ganhos, ocupando a sétima posição e já está eliminado. Créditos ao blog do R7 Esportes.

38 ANOS DE ESPERA: DNOCS ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DO CANAL DE GRAVIDADE


O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas: DNOCS, através de sua diretoria estadual, juntamente com representantes de diversas áreas do governo federal e estadual, assinou na última sexta-feira, 07/02, às 16h, no auditório da Escola Técnica, em Icó (CE), Ordem de Serviço com a empresa vencedora do consórcio licitatório, para dar início ao projeto do Canal de Gravidade, uma obra orçada no montante inicial de R$ 16  milhões.
Estiveram presentes ao evento, dirigentes do DNOCS, centenas de irrigantes de todas as comunidades do Perímetro Irrigado Icó Lima-Campos, lideranças comunitárias, sindicatos de categoria da sociedade civil, comerciantes, empresários, vereadores, presidentes de associações, bem como o Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB) e o Deputado Federal Domingos Neto(PROS). Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

Torcedores são detidos portando rojões e bombas no Castelão

Um grupo de aproximadamente 70 torcedores foi detido pela Polícia quando descia de um ônibus na Avenida Dedé Brasil, na tarde deste domingo (9), ao se dirigir ao Clássico-Rei, naArena Castelão.

No veículo, foram encontrados rojões e bombas caseiras. Os torcedores foram encaminhados à Delegacia localizada na Arena, para serem ouvidos. Um deles foi autuado por portar uma bomba caseira. 27 adolescentes foram conduzidos à DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente). Créditos ao blog DN.

Convenção decidirá futuro da aliança com PT, diz Temer

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse neste domingo, 9, em Tietê, interior de São Paulo, que só a convenção do partido vai decidir se o PMDB mantém ou não a aliança com o PT da presidente Dilma Rousseff. Sem fazer referência ao líder da bancada na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), que defende o fim da aliança, ele o desautorizou a falar pelo PMDB. "Não é A, nem B, ou C, nem sou eu quem vai dizer se o partido vai para um lado ou para o outro. É a convenção nacional que decide o que deve ser feito com o PMDB."
 
Ele reafirmou que a maioria do partido quer a manutenção da aliança. Pesquisa feita pelo Estado mostrou que mais de um terço dos deputados querem o fim da aliança, mas Temer disse que não há chance de ocorrer um descasamento. "Tem dois terços que pensam em manter o casamento, portanto, a maioria é pela manutenção da aliança, como eu sou pela manutenção, mas a convenção é que decide."
 
Temer disse que tem conversado com outras lideranças no sentido de manter o partido coeso na base governista. "A estratégia é dialogar, conversar. É conversando que se entende. É o que a gente vai fazer a partir de hoje e tenho certeza de que vai dar certo." O vice-presidente contou que levaria à presidente Dilma, na reunião prevista para esta noite, em Brasília, uma mensagem de confiança. "A presidenta quer ter uma aliança muito sólida e quer fazer essa aliança prosperar. É o que ela tem me transmitido e que, com certeza, vai me transmitir esta noite."
 
O vice-presidente foi homenageado em Tietê, sua cidade natal, durante os festejos pelos 172 anos de emancipação. Ele participou da solenidade ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do pré-candidato do partido ao governo do Estado, Paulo Skaf. O peemedebista também comentou a rebelião nas bases do partido contra o governo Dilma e disse não acreditar numa debandada. "É uma situação passageira e logo estará superada", afirmou.

Fonte: Estadão Online

Estabelecimento comercial foi assaltado em Quixeré

Neste Sábado, dia 08/03, por volta de 14h10min, na Rua Manoel Gonçalves, 04(quatro) elementos armados de pistola chegaram em uma CB 300 de cor preta e em uma Honda Bros de cor vermelha, características não anotadas, sendo 02 de capacetes e 02 sem capacetes, adentraram o estabelecimento, mandaram os vendedores ficarem deitados ao solo e em seguida quebraram os vidros do mostruário levando cerca de 15(quinze) aparelhos celulares de marcas não especificadas.  Créditos ao blog do Tom.

38 ANOS DE ESPERA: DNOCS ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DO CANAL DE GRAVIDADE


O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas: DNOCS, através de sua diretoria estadual, juntamente com representantes de diversas áreas do governo federal e estadual, assinou na última sexta-feira, 07/02, às 16h, no auditório da Escola Técnica, em Icó (CE), Ordem de Serviço com a empresa vencedora do consórcio licitatório, para dar início ao projeto do Canal de Gravidade, uma obra orçada no montante inicial de R$ 16  milhões.
Estiveram presentes ao evento, dirigentes do DNOCS, centenas de irrigantes de todas as comunidades do Perímetro Irrigado Icó Lima-Campos, lideranças comunitárias, sindicatos de categoria da sociedade civil, comerciantes, empresários, vereadores, presidentes de associações, bem como o Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB) e o Deputado Federal Domingos Neto(PROS). Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

Zezinho será candidato a governador

Na atual conjuntura dos entendimentos entre PT e PROS, Cid Gomes deixaria o governo dia 4 de abril, para disputar o Senado, abrindo espaço para Zezinho Albuquerque assumir o governo e se candidatar a reeleição. O vice Domingos Filho seria indicado para um ministério na cota do PROS, possivelmente Integração Nacional, enriquecendo seu currículo. Cid Gomes tem dito que fica no governo até o último dia, a chapa comentada por petistas pode ser apenas especulação. Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

Confronto deixa torcedores feridos no bairro Antônio Bezerra


O que deveria ser um dia de celebração para o futebol cearense começou em clima de guerra nos arredores dos terminais de ônibus de Fortaleza. Sete pessoas ficaram feridas após confronto entre torcedores na Avenida Coronel Carvalho com Rua Major Assis, no bairro Antônio Bezerra.
Conforme o Comando do Policiamento da Capital (CPC), três pessoas foram baleadas e outras quatro ficaram feridas por pedradas e espancamento, sendo encaminhadas ao Frotinha do Antônio Bezerra. A Polícia controlou a entrada no terminal de ônibus do bairro, não deixando que a confusão se alastrasse.
Dois dos torcedores baleados não correm risco de morte e estão sendo atendidos no Frotinha do bairro. Já um caso mais grave teve que ser encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF).
Na disputa deste domingo, o Fortaleza coloca à prova no confronto a invencibilidade de 19 jogos no Estadual 2014, tendo já conquistado 15 vitórias e quatro empates. Já o Vovô defende uma invencibilidade de sete jogos contra o rival: são dois anos sem perder para o Leão, sendo quatro vitórias seguidas, todas obtidas no Estadual 2013. Créditos ao DN.

Chapa PROS – PT para governo e Senado

O jogo está sendo jogado nos bastidores, longe dos holofotes. PROS e PT já tratam da aliança sem o PMDB. O deputado José Guimarães está ä frente dos entendimentos. Guimarães estaria aceitando todas as posições colocadas pelo PROS, aceitando indicar o vice e o primeiro suplente da chapa para o Senado. Só que Guimarães em vez de seguir candidato ao Senado, abriria mão, indicando para primeiro suplente Joaquim Cartaxo. Na vice, o PT botaria o deputado Camilo Santana, Santana e Cartaxo são ligadíssimos ao governador Cid Gomes. Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

Acidente grave em Morada Nova

Capotamento de um veículo carregado de legumes e frutas deixa pelo menos três pessoas gravemente feridas e presas entre as ferragens.

O SAMU foi acionado pela polícia para prestar socorro as vítimas, porém encontraram dificuldades já que o veículo de placa HYK-0961 de Cascavel-Ce, ficou muito amassado. De acordo com informações colhidas no local do acidente, o motorista perdeu o controle do veículo no balão (ROTATÓRIA) do POSTO SÃO LUIZ, EM FRENTE AO HOTEL MARIANA.

O veículo bateu num poste de iluminação e capotou deixando seus ocupantes presos as ferragens. Uma pessoa já foi retirada e aparentemente está bem, outras duas ainda se encontram presas e bastante machucadas.

Equipes do SAMU de Morada Nova e Limoeiro estão no local juntamente com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Créditos ao blog do Tom G.


Vietnã encontra objeto no mar que pode ser parte de avião desaparecido



Um avião da marinha vietnamita avistou um objeto que pode ser parte do avião da Malaysian Airlines que desapareceu no sábado com 239 pessoas à bordo, informou a Autoridade de Aviação Civil do Vietnã neste domingo (9).
A agência informou que está muito escuro para se ter certeza que o objeto é parte do avião.
Dois navios serão enviados na segunda-feira para o local, no limite entre as águas territoriais vietnamitas e malaias. Foi nesta mesma zona do Mar da China Meridional que traços de combustível foram descobertos no sábado.
Autoridades da Malásia informaram mais cedo que nenhum destroço do avião foi localizado ainda, apesar dos esforços de uma operação de buscas que envolve 34 aviões e 40 navios.
As equipes de resgate ampliaram a área de busca nas águas do Golfo da Tailândia após informarem que o avião da Malaysia Airlines pode ter dado um giro na rota antes de desaparecer.
O ministro da Defesa e de Transportes, Hishammuddin Hussein, disse que as autoridades estudam todas as possíveis razões de uma meia-volta deste tipo.
"O desaparecimento do MH370 não é algo que possamos analisar superficialmente e não podemos descartar nenhuma possibilidade. As agências de inteligência de países relevantes foram informadas e compartilharemos a informação à medida que a investigação avançar", disse Hishammuddin.
Em entrevista coletiva posterior, autoridades da Aviação Civil e das Forças Armadas malaias disseram que os radares confirmam que o avião realizou essa manobra de giro, mas que não houve nenhuma comunicação do piloto como o protocolo estabelece.
Também não foi recebida nenhuma mensagem de alerta ou emergência vinda do avião antes de desaparecer, acrescentaram.
Investigação
Autoridades da Malásia estão examinando gravações de câmeras de segurança e interrogando oficiais de imigração e guardas do aeroporto internacional de Kuala Lumpur, preocupadas com a possibilidade de que uma falha de segurança possa estar conectada ao desaparecimento.
Suspeitas de que o voo, foi sequestrado ou alvo de explosão cresceram depois que autoridades descobriram que pelo menos dois passageiros usaram passaportes roubados.
Entretanto, as autoridades disseram que ainda não há nenhum indício de atividade terrorista.
nvestigadores malaios, apoiados pela polícia federal norte-americana, FBI, estão investigando as identidades de quatro passageiros do voo em particular, disseram duas autoridades do país à Reuters.
Os quatro são dois passageiros que usaram passaportes europeus, possivelmente da Ucrânia, além de dois que viajaram com passaportes da Áustria e da Itália, disseram as fontes.
"Nossos investigadores estão analisando todos os vídeos de segurança. Eles também estão interrogando os oficiais que permitiram a passagem dos impostores", disse uma autoridade com conhecimento direto da investigação.
O diretor da agência malaia de aviação civil afirmou a jornalistas no domingo que dois "impostores" conseguiram passar pelo check-in e pelo portão de embarque. Créditos ao blog G1.



37 municípios com chuva


Missão Velha, no Cariri, foi a cidade que registrou maior quantidade de chuva nas últimas 24 horas (até o meio dia deste domingo, 9) no Ceará, com 52mm.
Também houve registro de recipitações pluviométricas em municípios como Crateús (43mm) e Baixio (40mm).
Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ao todo, choveu em 37 municípios do Estado nesse período, somando chuvas em 48 localidades.
Crateús, até o momento, é a cidade que teve maior índice pluviométrico no Estado este ano, chegando a 192mm. A previsão da Funceme é de chuvas isoladas no Ceará neste domingo. Créditos ao blog O POVO.

Castanhão

O Pirarucu gigante que povoa o Castanhão vai levar muitos turistas a Nova Jaguaribara, município que tem um prefeito que aposta tudo no potencial de uma cidade planejada e maior açude do mundo para atrair turistas. O prefeito Francini Guedes vai urbanizar a margem esquerda do Castanhão e está transformando a cidade com a hospedagem familiar, onde o turista se hospeda junto com as famílias em quartos refrigerados, se alimentando de frutas da região e da carne de Tilápia, Tambaqui e Pirarucu, prepradas em várias formas deliciosas. Na foto, o prefeito Francini Guedes aparece ap lado de Almircy Pinto, assessor do gabinete de Cid Gomes.  Créditos ao blog de Roberto Moreira do DN.



A cada ano mais de 1.100 crianças são vitimas de afogamento no Brasil


A ONG Criança Segura lança uma campanha de prevenção contra afogamentos de crianças e adolescentes. Esse acidente ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de crianças por acidentes no Brasil, até 14 anos.
O objetivo da campanha é ensinar os pais e responsáveis sobre maneiras de evitar esse acidente tão comum. Com a chegada do calor, as pessoas procuram passeios para se refrescar e refrescar aos pequenos.
Dependendo da região, praias, cachoeiras e piscinas são as opções mais procuradas. Porém, é preciso lembrar que lagos, rios e represas, também são uma opção de lazer para muitos. Dentro de casa também é muito importante ficar atento ao acesso das crianças a baldes, banheiras com água e vasos sanitários.
Todos os anos no Brasil, mais de 1.100 crianças morrem vítimas de afogamentos. Em 2011, segundo informações do Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde, 1.115 crianças de 0 a 14 anos morreram e 293 foram hospitalizadas.
Sendo que a maior incidência de mortes foi entre crianças de 1 e 4 anos com 422 casos, representando 37% do total, e em segundo lugar, as crianças de 10 a 14 anos, que representaram 36% dos casos, 407 registros.
Estes afogamentos acontecem principalmente em aguas naturais e abertas, com 424 mortes (38%). A região mais afetada foi a Nordeste, com 397 fatalidades (35%). Na região Sudeste, foram 297 mortes (26,6%), no Norte 200 (17,9%), no Sul 122 (10,9%) e no Centro-Oeste 99 (8,9%). Porém, ao analisar as regiões do Brasil por taxa, a região Norte foi a mais afetada com 4 mortes a cada 100.000 habitantes. Créditos ao blog Ceará News.

Todos os municípios brasileiros têm deficit habitacional


Um levantamento divulgado na edição deste domingo (9) no jornal O Globo, aponta déficit de 6.940 milhões de moradias em todo o país, sendo 85% na área urbana. Os dados são da pesquisa Déficit Habitacional Municipal no Brasil 2010, da Fundação João Pinheiro, em parceria com o Ministério das CIdades, a partir dos números do Censo 2010.
Para os pesquisadores, o conceito de déficit não significa falta de casas, mas sim á condições, o que inclui desde moradias precárias até aluguéis altos demais. Além disso, uma política pública única não resolverá a questão, já que existem muitas diferenças entre regiões, estados, áreas metropolitanas e até entre as não metropolitanas, informa o Globo.
Em 2010, dos 5.565 municípios do país, todos tinham algum tipo de déficit. Desses, 28,5% — ou 1.435 cidades — estavam acima da média nacional. Créditos ao blog Ceará News.

Dilma e cúpula do PMDB buscam paz durante reunião em Brasília

A presidente Dilma Rousseff chamou a cúpula do PMDB para uma conversa neste domingo sobre os últimos acontecimentos de uma crise que envolve o espaço da legenda na reforma ministerial e os problemas nas alianças estaduais. Uma delas, no Ceará, onde o PT é pressionado a apoiar o nome do senador Eunício Oliveira ao governo, quando há um compromisso com o governador Cid Gomes, do Pros, de apoiar quem ele indicar. Dificilmente, no caso, o peemedebista. 

Os últimos dias foram de troca de farpas entre lideres dos dois partidos durante o feriado de Carnaval. No mesmo período, aumento muita a pressão no PMDB para que seja antecipada a convenção partidária ainda para o mês de março, decidindo sobre o futuro da sigla nas eleições de outubro, além da possibilidade muito maior, hoje, de o Planalto enfrentar derrotas em votações no Congresso.

Uma tese crescente é a de que o PMDB feche o apoio nacional ao PT, mas libere os Estados. Participam da reunião, além de Dilma e do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), além do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil).

Balanço parcial mostra como principais focos de tensão as articuações estaduais no Rio de Janeiro e Ceará. As duas legendas só estariam juntas no Distrito Federal, no Pará, em Sergipe e no Amazonas.

Blocão

O PMDB, inclusive, patrocinou a composição de um “blocão” na Câmara como resultado do quadro de descontentamento com a reforma ministerial e o tratamento do Planalto, considerado ruim. O blocão tem oito partidos e pode dificultar a vida do governo em votações.

O presidente nacional peemedebista, Valdir Raupp, diz que “o maior problema, hoje, são as alianças regionais”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também entrou em campo e tem telefonado para peemedebistas pedindo a “pacificação”.

Dilma e Lula discutiram as insatisfações do PMDB na quinta-feira e  acertaram que não aceitariam ultimatos. Créditos ao blog  O POVO.