-->

.

.
.

sábado, 2 de agosto de 2025

SEMUR 2025: Prefeitura de Russas inaugura Escola Tia Benilce reformada e ampliada

 Novo espaço oferece um ambiente moderno, funcional e preparado para acolher com dignidade estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), inaugurou ontem (31), dentro da programação oficial da Semana do Município (SEMUR 2025), a nova estrutura da Escola Tia Benilce. O equipamento foi completamente reformado e ampliado, consolidando-se como referência e modelo em infraestrutura e qualidade no ensino da Rede Municipal.

Localizada na Avenida Dom Lino, a unidade escolar passou por uma transformação significativa. Antes marcada por uma estrutura defasada e sem o conforto necessário para o pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas, a escola agora oferece um ambiente moderno, funcional e preparado para acolher com dignidade estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Com a reforma, a Escola Tia Benilce passa a contar com 12 salas de aula totalmente reestruturadas, sala de informática, refeitório, salas de recomposição, auditório amplo e moderno, banheiros com acessibilidade, sala de Atendimento Educacional Especializado (AAE) e sala de aconchego voltadas à educação inclusiva e climatização em todos os ambientes. Além disso, foram implantados sistema de saneamento básico, sistema de combate a incêndios, videomonitoramento e energia renovável com a instalação de painéis solares.

O projeto de revitalização teve início em dezembro de 2021, com a compra do imóvel, anteriormente pertencente à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), por um investimento de R$ 2,6 milhões. Já em 2023, durante a programação da SEMUR daquele ano, foi assinada a ordem de serviço para a execução da obra, cujo custo totalizou pouco mais de R$ 3,6 milhões.

Com uma demanda de aproximadamente 650 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a nova Escola Tia Benilce representa um importante avanço na oferta de educação pública de qualidade, promovendo um ambiente mais inclusivo, seguro e estimulante para o processo de ensino-aprendizagem.

A inauguração do equipamento reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da educação e a valorização dos espaços escolares como locais de transformação social.

História da Escola Tia Benilce

A Escola Tia Benilce nasceu de um sonho que começou ainda na década de 1990. À frente da Fundação Espírita Rodolfo Teófilo, o então presidente, Sr. Gerardo Florentino da Silva, juntamente com a inesquecível Maria Benilce Chaves da Silva, ousou acreditar que um grupo de crianças merecia mais do que o básico: merecia cuidado, atenção e educação de qualidade.

Foi com apenas 20 alunos que teve início a creche que, anos depois, se transformaria na atual Escola Tia Benilce, um espaço de aprendizado, acolhimento e transformação de vidas.

SEMUR 2025: Prefeitura reinaugura CRAS Rural de Flores com estrutura ampliada e novos serviços

 

A unidade foi completamente reformada, ampliada e equipada para melhor atender a população do distrito de Flores e comunidades vizinhas.

Dando continuidade à programação da Semana do Município (SEMUR 2025), em alusão aos 224 anos de emancipação política de Russas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), realizou na manhã desta sexta-feira (01/08) a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rural de Flores.

O equipamento passou por uma ampla reforma e ganhou novos ambientes, proporcionando um espaço mais moderno, confortável e funcional. A unidade também foi contemplada com novos mobiliários e equipamentos, garantindo melhores condições de atendimento à população.

Entre as novidades, o CRAS de Flores agora conta com dois importantes serviços: a Sala do Empreendedor, voltada para o fomento de pequenos negócios, e a Casa do Cidadão, que passa a ofertar, semanalmente, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Anualmente, o CRAS Rural de Flores atende mais de 5 mil famílias referenciadas, distribuídas em 21 comunidades do território do distrito. A reestruturação reforça o compromisso da gestão municipal em promover uma assistência social mais acessível, humanizada e de qualidade para os moradores da zona rural.

A entrega do novo CRAS de Flores representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas à inclusão e à cidadania, beneficiando tanto os usuários quanto os profissionais que atuam na unidade.

Russas - CE plantão policial


 RUSSAS - ACIDENTE DE TRÂNSITO danos materiais.

Dia 01/08/2025, por volta das 14h20min, recebemos a informação sobre um acidente de trânsito, ocorrido na ponte da ilhota, zona rural de Russas-Ce. De imediato foi enviada a viatura da polícia militar, que ao chegarem ao local constataram o fato, onde três veículos se envolveram no acidente, sendo um Jetta Branco, de placa OHX 0I04, ano 2011, o outro veículo trata-se de uma Hilux Branca, de placa PNC 8G65, tivemos ainda um outro veículo envolvido no acidente, sendo um Caminhão Volvo Azul, de placa SNL1A90, os condutores dos veículos informaram que possuem seguro e que ambas as partes iriam entrar em acordo, vale ressaltar que todos os ocupantes dos veículos tiveram apenas escoriações leves, compareceu ao local do sinistro o Corpo de Bombeiros e a viatura da BPRE.

Fonte;1º BPM, Russas – CE, 02 de agosto de 2025.

Justiça condena três acusados do sequestro e morte da jovem Natany Alves a quase 100 anos de prisão

  - por 

  • Compartilhe:
  •  
  •  
  •  

O Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá concluiu nesta sexta-feira (1º) o julgamento de Francisco Teodósio Ramos Neto, de 43 anos, Jardson do Nascimento Silva, 28 anos, e Francisco Márcio Freire, também de 43 anos, acusados de sequestrar e matar a jovem Natany Alves, em fevereiro desse ano quando a vítima saía de uma igreja evangélica em Quixeramobim.

Francisco Teodósio Ramos Neto, de 43 anos, e Jardson do Nascimento Silva, de 23 anos, foram condenados a 28 anos e 3 meses de prisão cada um pelos crimes de latrocínio, ocultação de cadáver e associação criminosa. Já Francisco Márcio Freire, também de 43 anos, foi sentenciado a 43 anos e 2 meses de prisão pelos mesmos crimes, além de tentativa de estupro.

Francisco Márcio Freire roubou o carro da vítima com o objetivo de vendê-lo para quitar uma dívida em uma casa de prostituição em Quixadá. O plano incluía entregar o veículo de Natany para recuperar o seu próprio automóvel. Ele já possui antecedentes criminais por injúria, no contexto de violência doméstica, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo a investigação, os três acusados estavam em Quixeramobim desde o dia anterior ao crime. Teriam se reunido com o intuito de cometer delitos na região, além de consumir bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.

O caso chocou a população não somente de Quixeramobim mas de todo o Sertão Central pela forma fria e brutal com que foi praticado.