-->

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pacto da Produção Sustentável será lançado nesta terça em Russas

Nesta terça (1), no Centro Vocacional Tecnológico de Russas (Travessa Pedro Asraújo, s/n, Bairro Ipiranga), haverá o lançamento do Pacto da Produção Sustentável e a apresentação do Projeto Executivo de uma Cerâmica Ambientalmente Sustentável. Ambas as ações fazem parte do projeto “Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe”.

O projeto é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o financiamento da Caixa e a execução da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável – Codes, Semace e do Instituto Euvaldo Lodi. O objetivo do projeto é promover um uso sustentável da lenha na produção de cerâmica.

Outro projeto que também é do MMA e financiado pela Caixa é o do “Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe.” Nele, os agricultores de 17 assentamentos da região obtém as condições de produzir e fornecer a lenha de forma sustentável e legalizada. O projeto tem apoio do Sindcerâmica e Arterussas.

A ideia do Pacto da Produção Sustentável é justamente ser um instrumento para que os dois projetos de complementem. Os assentados fornecendo lenha legalizada e as cerâmicas consumindo essa lenha de forma sustentável. Foram convidados para o evento os ceramistas e os assentados.

O projeto atende 120 indústrias ceramistas em sete municípios da região: Alto Santo, Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte. Tem como objetivo desenvolver e implementar um modelo sustentável de atuação no âmbito de eficiência energética para as indústrias de cerâmica, promovendo a utilização racional dos recursos naturais necessários para operacionalização das cerâmicas, com implementação de práticas ambientalmente corretas, visando a harmonizar a atividade com o meio ambiente.

Informações da Sema

Operação prende 9 por fraude em transporte escolar

Guaraciaba do Norte. O Ministério Público do Estado do Ceará, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e do Núcleo de Investigações Criminais (NUINC), a Polícia Militar do Estado do Ceará e a Delegacia de Polícia de Guaraciaba do Norte deflagrou a Operação Carroça do Norte na manhã desta segunda-feira (31), para efetivar o cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisões temporárias nas cidades de Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Nova Russas, Itaitinga e Fortaleza, determinadas pela juíza de Direito da Comarca de Guaraciaba do Norte.

Os citados mandados são referentes ao procedimento investigatório criminal instaurado no GAECO e que investiga a prática de crimes de Fraude em Licitações, Peculato, Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa, em serviços de transporte escolar em Guaraciaba do Norte nos anos de 2013 a 2015. A investigação revelou que o transporte escolar é realizado em veículos inapropriados, sublocados de pessoas que possuem afinidades com o grupo político com a gestão municipal, bem como revelou indícios de desvio de dinheiro público e de lavagem de dinheiro.

As buscas e apreensões ocorreram em residências, em sedes de empresas de locação de veículos, escritórios de contabilidade e de advocacia, além da Secretaria de Educação e do Setor de Licitações da Prefeitura de Guaraciaba do Norte.

O procedimento investigatório teve início com o compartilhamento de informações colhidas na investigação que tramitou na Promotoria de Justiça de Itarema e que resultou em uma primeira ação penal já recebida pelo juízo daquela Comarca, tendo sido decretadas três prisões preventivas, também cumpridas durante a deflagração da Operação Carroça do Norte, em estrita observância à legislação eleitoral.

BP Raio e Polícia Militar capturam foragido da cadeia pública de Russas

Policiais do BP Raio em ação conjunta com a Policia Militar capturaram na noite deste domingo, 30, um detento que estava foragido da Cadeia Pública de Russas (CE), desde o último dia 09/10. A prisão foi efetuada durante ronda na entrada do Mutirão Velho, em Russas (CE).

Foi capturado: Fábio Júnior Fernandes de Lima, 34 anos, vulgo 'Binha', que responde por ameaça (16), lesão corporal (129), furto (155), dano ao patrimônio privado (163), receptação (180) e desacato (331).

O foragido foi autuado na Delegacia Municipal de Russas e encaminhado para a cadeia pública de Russas.

Jovem é ferida a golpes de faca durante briga em bar no distrito de Flores em Russas

Uma jovem identificada pela Polícia Militar como Geremias Lima Malveira, de 23 anos, popularmente conhecida por 'Valentina', natural de Tabuleiro do Norte (CE), ficou ferida depois de receber golpes de faca durante uma discussão. O caso aconteceu na madrugada de domingo (30) no Distrito de Flores, Russas - CE.

De acordo com o boletim policial, a moça estava no interior de um bar, na Travessa Maria Gomes, em Flores, quando se envolveu em uma discussão com outras mulheres. As acusadas: Márcia, Maria e uma menor de idade filha de Maria, teriam perfurado a faca à vítima duas vezes nas costas.

A polícia foi acionada e socorreu a vítima para o hospital local onde encontra-se recebendo atendimentos médicos.