-->

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Com micareta marcada para 14 de janeiro, Russas tem confirmado primeiro caso de Ômicron

 

Com o período de festividades de fim de ano, os casos confirmados de Covid-19 no Brasil ligaram, ainda mais, o alerta. Além disso, o avanço da variante Ômicron é um fator determinante para uma nova onda doença. Em uma semana, o número de infecções pela doença praticamente dobrou no país: em 27 de dezembro, a média móvel de contaminações era de 4.346; nesta segunda-feira (3), o indicador registrou 8.400 — um aumento de 93,9%.

No Ceará, uma das cidades em situação preocupante é Russas, principal município da região do Vale do Jaguaribe. Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará com um laboratório de Russas, a taxa de positividade bate recorde de 70%. A cada 10 exames realizados, sete são confirmados para a doença.

Um pessoa do município, que terá sua identidade preservada, de acordo com o que foi colhido pelo Jornal do Ceará, começou a sentir sintomas da variante Ômicron no último dia 20 de dezembro. Nesta terça-feira (4), o resultado do exame foi recebido apontando a positividade para a cepa.

Vale salientar que Ômicron a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Ômicron como uma Variante de Preocupação. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada por conta da grande quantidade de mutações apresentada pela cepa, sendo que algumas delas apresentam “características preocupantes”.

Nos últimos dias de 2021, a região do Vale do Jaguaribe registrou diversas festas. Uma delas, inclusive, contabilizou cerca de sete mil pessoas em Limoeiro do Norte, quando o decreto do Governo do Estado permite até 5 mil pessoas em locais abertos. A cidade recebeu centenas de visitantes de várias regiões do Ceará e de outros estados. Após isso, as unidades hospitalares da cidade estão diariamente lotados, em destaque o Hospital São Raimundo e Unimed instalados no município.

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de janeiro, Russas terá uma micareta de pré-carnaval. As autoridades médicas olham com preocupação a grande chance de uma explosão de casos da Covid-19 após a festividade, que deve reunir milhares de pessoas de diversos estados do Brasil. Uma fonte da Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Russas revelou ao Jornal do Ceará que o aumento na positividade nos exames ocorreu após o período natalino e, entre os profissionais, a festa é aguardada com aflição. Para piorar a situação, dentre os organizadores, o evento é promovido pelo vereador Rodrigo Bandeira (Cidadania) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Russas, os quais deveriam cuidar da população.

Russas registra a marca de 10.795 casos positivos de Covid-19. Além disso, 265 pessoas estão suspeitas aguardando resultado de exames. Outros 202 moradores tiveram óbito em decorrência da doença. Os dados são da prefeitura e foram atualizados no dia 30 de dezembro de 2021, às 17h. Neste ano de 2021 não houve atualizações. Até o momento, 79,09% da população adulta de Russas está com esquema vacinal completo. Do total do público vacinado, 54.849 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina (D1), 50.821 pessoas já foram imunizadas com as duas doses (D2), 1.480 pessoas já imunizadas com dose única (DU) e 9.633 pessoas com a dose de reforço. A atualização foi feita pela Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde do município, em 27 de dezembro de 2021.

Quixadá: 26ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva acontece neste sábado na Faculdade Cisne

O Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, Cagece, Instituto Agropolos realizam no dia 08 de janeiro de 2022, o 26º Encontro dos Profetas da Chuva – a natureza renovando nossa Esperança. O encontro acontecerá nas dependências da Faculdade Cisne e reunirá uma média de 25 profetas que apresentarão os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado em 2022.

Considerado o maior encontro desse gênero, o Profetas da Chuva, marca o início do calendário de eventos da cultura cearense no sertão central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Um saber que vem das mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação que nasce do convívio diário em meio a natureza. O resultado desta experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.

A programação este ano será conjugada com o projeto Encanta que acontece no sábado (07/01)  às 19h na Praça José de Barros, que irá reunir para uma noite de cantoria, os repentistas e trovadores: Guilherme Calixto, Edvan Pedro, Damião Monteiro, Antônio Limeira, Chaga Bezerra, Antonio Jocélio, Waldir Lima e Ari Teixeira e os emboladores Pinto Branco e Marreco. E encerrando a programação do Encanta quem sobe ao palco é a Banda Transacionais, com seu repertório retrô reunindo clássicos da música brasileira com sotaque cearense.

No dia 08/01 abrindo oficialmente a programação do Encontro às 08h, a Secretaria de Cultura de Quixadá, Casa de Saberes Cego Aderaldo em parceria com a Faculdade Cisne inauguram o Jardim dos Profetas, um espaço dedicado à memória dos profetas já falecidos e que muito contribuíram com o fortalecimento do Encontro e com os prognósticos da quadra invernosa. Como uma forma de reverenciar a memória nativa do sertão, serão plantadas no jardim mudas de aroeira, ipê, ingazeira e oiti.

Em seguida terá início no auditório da faculdade, o 26º Encontro dos Profetas da Chuva que este ano receberá 20 profetas que apresentarão o resultado desta experiência de observação que é dar uma previsão do período chuvoso e desta forma valorizar a cultura rural nordestina, bem como motivar o surgimento de novos profetas. O Encontro será conduzido pelo Sr Helder Cortez, um dos idealizadores e organizadores do evento.

E encerrando a programação o Encontro presta uma homenagem ao Governador do Estado do Ceará Camilo Santana, o Deputado Estadual João Salmito Filho, a Dra Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, o professor Francisco Lopes Viana e o Sr José Maria Pimenta Lima.

As ações do projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até o mês de março com uma programação onde estão previstas uma exposição, exibições de filmes documentários, lançamento de livros e um seminário temático.

O encontro é uma promoção do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Agropolos e o apoio da Faculdade Cisne e do Instituto de Pesquisas Históricas e Memórias.

PROGRAMAÇÃO

07/01
19h – Encanta – Encontro de Repentistas, Trovadores e Emboladores
21h -Show com a Banda Os Transacionais
Local: Praça José de Barros

08/01
08h – 26º Encontro dos Profetas da Chuva
Faculdade Cisne – Avenida Dr. Antônio Moreira Magalhães, 457 – Jardim Monólitos



Agora é lei: postos já podem comprar etanol de produtores, sem atravessadores

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, com vetos, a lei que autoriza os postos de combustível a comprarem etanol hidratado diretamente dos produtores ou importadores, desobrigando-os de recorrerem à intermediação de distribuidoras.

A medida consta da Lei nº 14.292, publicada no Diário Oficial da União de hoje (4) e já está em vigor.

A lei também permite a revenda varejista de gasolina e etanol hidratado fora do estabelecimento autorizado, desde que limitada ao território municipal onde o revendedor está estabelecido.

O novo texto legal também consolida mudanças nas regras tributárias federal já alteradas por meio da Medida Provisória nº 1.063, como as que tratam da cobrança das contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e para os programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

A lei também exime as empresas ou consórcios de comprovar que estão em situação regular perante as fazendas federal, estadual e municipal e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para obter, da própria agência, autorização para atuar no setor de biocombustíveis.

De acordo com o governo federal, a iniciativa visa a aumentar a competição no setor de combustíveis, eliminando a obrigatoriedade dos postos comprarem álcool combustível apenas dos distribuidores, que poderão continuar atuando, mas terão que oferecer atrativos para manterem os clientes. (Diário do Poder)



Em consulta, maioria é contra vacinação infantil obrigatória

 

Durante a audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (4) sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, a secretaria-extraordinária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, informou que a maioria dos participantes da consulta pública organizada pela pasta foi contrária à vacinação obrigatória das crianças.

De acordo com Rosana, 99,3 mil pessoas e entidades foram ouvidas durante a consulta. Ainda segundo a secretária, a maioria também se mostrou contra a obrigatoriedade da prescrição médica para que os pequenos sejam vacinados. Os detalhes dos resultados não foram revelados.

– A maioria a se mostrou concordante com a não compulsoriedade da vacinação e a priorização de crianças com comorbidade . A maioria foi contrária a obrigatoriedade da prescrição médica -Rosana Leite de Melo.

Na segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que as doses de Pfizer que serão aplicadas em crianças chegarão ao Brasil até a primeira quinzena deste mês. No final do mês passado, Queiroga defendeu a apresentação de pedido médico para vacinar contra a Covid-19 crianças sem comorbidade.

(Pleno News)

Município de Russas recebe caminhões baú para atuar no gerenciamento de resíduos sólidos

 

Na última segunda-feira (03), Russas recebeu 02 (dois) caminhões baú que irão atuar no gerenciamento de resíduos sólidos em todo o território municipal.

O município foi um dos 19 (dezenove) projetos selecionados, a nível nacional, dentre as 1.135 propostas submetidas. Na região Nordeste, o município é um dos dois municípios a ser contemplado, com o recurso de mais de R$2 milhões de reais cada, disponibilizado pelo governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os caminhões foram entregues através de convênio, firmado entre o município de Russas e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que objetivou a promover a melhoria da Gestão dos Resíduos Sólidos por meio da implementação da coleta seletiva estruturada, além do desenvolvimento de ações de educação ambiental, conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Os dois caminhões baú atuarão na coleta de resíduos secos, em todos os bairros e distritos do território municipal.

Além destes, Russas já recebeu dois caminhões caçamba e um triturador para resíduos de poda. Dessa forma, a gestão municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, reafirma o seu compromisso junto à população, em proporcionar a preservação ambiental através da destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos.

Boletim Epidemiológico de Russas - CE