-->

terça-feira, 23 de junho de 2020

Adiamento da eleição municipal beneficia reeleição de prefeitos, diz ministro

Adiamento da eleição municipal beneficia reeleição de prefeitos, diz ministro
 Divulgação
No debate no Senado, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, reconheceu que as mudanças em razão da pandemia da Covid-19 poderão acabar favorecendo prefeitos em busca de reeleição.
“É muito possível que as circunstâncias favoreçam quem já esteja no cargo. Mas, para isso, não há solução na farmacologia jurídica. Estamos em uma pandemia.”
Para Barroso, todos os candidatos precisarão ter “uma certa criatividade” para usar os meios disponíveis, com campanhas praticamente virtuais.
A PEC que adia as eleições, relatada pelo senador Weverton Rocha (PDT), deverá ser votada nesta terça-feira no Senado. Depois, a proposta será analisada na Câmara.
O Antagonista 

BANDIDOS ARMADOS DE FUZIL TROCAM TIROS COM PMs NO BAIRRO SANTA CASA, EM SOBRAL

Na madrugada desta terça-feria (23), por volta das 04h30, Policiais Militares da Força Tática e do COTAR realizavam patrulhamento pela rua da Lagoa, quando se depararam com oito indivíduos armados em três motocicletas. Ao avistar a composição policial, o trio efetuou disparos contra a composição policial, que revidou e deu início a uma perseguição por várias ruas do bairro Santa Casa.

Acuados, os bandidos abandonaram as motocicletas e fugiram no matagal. Os PMs apreenderam as motos e as conduziram para Delegacia de Polícia, para a realização dos procedimentos legais.

Felizmente, nenhum policial ficou ferido.

Duas motocicletas tinham queixa de roubo.

A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar o crime.

Detalhe

Os criminosos estavam armados com um fuzil.

(Sobral 24 horas)


Homem é preso ao pôr veneno na máscara da ex-mulher

O suspeito negou o crime e disse estar com coronavírus.
Um homem de 55 anos, que não teve sua identidade divulgada pela Polícia Militar, foi detido no município de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Ele é acusado de colocar veneno para matar insetos nas máscaras de proteção da ex-mulher.
Ela tinha medida protetiva judicial contra o ex-marido, que invadiu a casa onde a vítima vive. Além de ameaças e agressões, o indivíduo também danificou o imóvel.

Na hora da ocorrência, a mulher de 44 anos mostrou duas máscaras sobre a pia ao lado da inseticida. Os agentes constaram sinais do projeto no protetores e encontrou o homem em um carro parado próximo à casa da vítima.

O acusado negou tudo e alegou estar infectado pelo coronavírus. Levado a uma unidade de pronto-atendimento, o exame deu negativo. Acompanhado de um advogado, o homem foi acusado de tentativa de homicídio e descumprimento de medida protetiva. A defesa disse que vai entrar com pedido de habeas corpus caso a prisão seja mantida. (Pleno News)

Blog; Erivando Lima;


Operação da Polícia Civil prende o “Número Um” da facção CV em Guaiúba

Uma operação realizada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (23) por policiais civis, em Fortaleza, resultou na prisão de um bandido apontado como chefe de uma facção criminosa responsável por vários crimes de morte, entre eles, um duplo homicídio, ocorridos nos últimos meses na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O bandido, identificado como Carlos da Silva Sousa, o “Carlim”, “Carlinhos” ou “K2”, foi capturado por inspetores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que receberam o apoio das equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), sob o comando do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE). A operação aconteceu no bairro Sapiranga-Coité, na zona Leste da Capital.

De acordo com as investigações policiais, o bandido é considerado o “Número Um” de um braço armado da facção Comando Vermelho (CV) e teria ordenado e comandado vários crimes de execução sumária no Município de Guaiúba, na RMF, nos últimos meses. Contra ele havia mandados de prisão preventiva decretada pela Justiça à pedido da Polícia Civil do Ceará.

Crimes

A investigação da Polícia Civil apontou que o chefe do CV em Guaiúba teria ordenado a morte de várias pessoas de uma facção rival, bem como, ordenado a expulsão de moradores de suas casas. Crimes de morte com indícios de execução sumária foram registrados ali por ordem da quadrilha liderada por “Carlim”. O mais recente aconteceu no último sábado (20), quando bandidos invadiram uma casa na Rua José Rubens Mameno, no bairro Santo Antônio, e mataram a tiros a adolescente Maria Manuel a Belarmino da Silva, 17 anos.

Outra suspeita que recai sobre a facção que era chefiada por “Carlim” diz respeito a um duplo assassinato ocorrido no dia 29 de maio, quando dois homens, identificados como Ananias Luciano de Sousa, 37 anos; e Tiago Lima de Araújo, 27, foram mortos, a tiros, em uma residência situada naq Rua Mariano Mendes, no Centro de Guaiúba.

Onze pessoas foram assassinadas em Guaiúba desde o começo do ano.

(Fernando Ribeiro)


Taxa de ocupação nas UPAs por Covid-19 cai 68% no Ceará desde começo de junho

A quantidade de atendidos que necessitam de auxílio para respiração também caiu, de 64 para 3 pacientes.
Desde o começo de junho até a manhã desta segunda-feira (22), o número de pacientes em atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Ceará reduziu de 136 para 43 pacientes, uma queda de 68% nos doentes impactados pelo novo coronavírus. Em Fortaleza, epicentro da doença no Estado, a taxa de ocupação caiu de 107 para 21 acompanhamentos. Os dados foram calculados a partir da última atualização da plataforma IntegraSUS, às 8h03 desta segunda, em comparação entre o dia 1º de junho e o dia 21 de junho. 

A quantidade de atendidos que necessitam de auxílio para respiração também caiu. Neste domingo (21), 4 pacientes necessitam de máscara reservatório e 3 utilizaram do aparelho de ventilação mecânica. No dia 1°, o número de atendidos que utilizaram as ferramentas eram de 20 e 64, respectivamente 

De acordo com o IntegraSUS, o Estado apresenta redução gradativa na ocupação das UPAs em junho. A primeira semana do mês foi o período com maior movimentação nas unidades de saúde. Durante o intervalo, cerca de 128 pacientes foram atendidos por dia. 

O período registrou ainda o maior pico de atendimentos do mês, no dia 2 de junho. Na data, 157 pacientes chegaram às unidade cearenses para atendimentos relacionados à Covid-19. 

Nesta segunda, de acordo com o IntegraSUS, a unidade Irmã Judith Diniz, localizada em Canindé, Região Norte do Ceará, indicava o maior número de pacientes em UPAs do Estado, com 10 em atendimento. Com escalada nas notificações de casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o interior do estado segue com medidas mais rígidas de isolamento social. Sobral e Juazeiro do Norte, também localizados ao norte do Ceará, entram em regime de lockdown a partir desta segunda (22). 

UTI 

Os índices de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) também reduziram no Ceará desde o começo do mês. Nesta segunda, 65,23% dos leitos reservados para este atendimento estavam ocupados contra 86,76% de ocupação no dia 1°. 

As enfermarias Covid-19 foram outros espaços que apresentaram queda na movimentação. O índice reduziu de 62,24% para 45,17%, menor taxa desde o início da pandemia no Ceará.

(Diário do Nordeste)


Autoescolas começam matrículas de novos alunos

Autoescolas começam matrículas de novos alunos
 Divulgação
Os serviços de escritório das empresas foram retomados nesta segunda-feira, 22, parcialmente a partir das permissões previstas na segunda fase do plano de retomada das atividades econômicas, definidas pelo Governo do Estado em conjunto com representantes do setor produtivo.
As atividades das autoescolas estão limitadas à inscrição de novos alunos e todo o atendimento será realizado por meios remotos, como email e WhatsApp.  "Estar nesta segunda fase, mesmo que de forma parcial, é muito importante para que possamos construir com os empresários as próximas etapas. Vamos prestar o serviço da maneira mais segura possível para todos", declara o presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins.
A entidade elaborou cartilha com orientações para as autoescolas sobre como desenvolver as atividades minimizando os riscos de contágio do novo coronavírus.
A partir da deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que permite a realização das aulas técnico-teóricas online, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 29 de abril, a expectativa do Sindicato é de que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) regulamente a modalidade esta semana, com a designação da plataforma em que as aulas deverão acontecer. Com essa permissão, os novos alunos das autoescolas poderão começar a parte inicial da formação de condutores.
As aulas práticas integram a quarta fase do plano de retomada das atividades econômicas, prevista para 20 de julho.
Assessoria;


Fim de semana sangrento na guerra de facções deixa 42 pessoas mortas no Ceará

Assassinatos em série foram seguidos de comemorações com queima de fogos na Capital.

O agravamento da guerra travada entre facções criminosas no Ceará provocou mais um banho de sangue no estado neste fim de semana, conforme apurou em um levantamento ainda parcial o site CN7. Ao menos, 42 pessoas foram mortas em crimes de assassinatos, latrocínios (roubo seguido de morte), feminicídios e execuções sumárias, além de achados de cadáveres, mortes por intervenção policial e lesões corporais seguidas de óbito. Somente na Grande Fortaleza, 23 pessoas foram executadas e mais 19 no interior.

A “explosão” dos índices da violência armada na Grande Fortaleza teve como um dos principais componentes a retomada de territórios da facção Guardiões do Estado (GDE) desde a última sexta-feira (19), que foi acompanhada de queima de fogos de artifícios e disparos de tiros em via pública em dezenas de bairros de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana.

Em Fortaleza, Capital, ao menos, 11 pessoas foram mortas entre a sexta-feira (19) e o começo da madrugada desta segunda-feira (22). Foram registrados assassinatos nos seguintes bairros: Barra do Ceará (2 casos, nas ruas Santa Rita e dos Seixos, ambas na comunidade das Goiabeiras), Bom Jardim, José Walter, Vila União (Avenida Luciano Carneiro), Pici (Rua dos Monarcas), Siqueira (Avenida General Osório de Paiva), Antônio Bezerra (Viaduto da Avenida Mister Hull) e Conjunto Palmeiras (triplo homicídio, na Rua Saquarema).

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram registrados 12 assassinatos nos seguintes Municípios: Caucaia (7 mortes nos bairros Cumbuco, Centro, Cigana, Icaraí e Padre Júlio Maria), Maracanaú (3 casos, no Centro, Anel Viário e Conjunto Jereissati), além de Pacajus (Localidade Buriti dos Esmeros) e Paracuru (localidade de Riacho Doce).

Interior

O site CN7 apurou, ainda, que outras 19 pessoas foram assassinadas no interior do estado no fim de semana, sendo 12 casos na região Sul e mais sete na região Norte.

Erivando Lima;


Versículos de Salmo 2 do livro de Salmos da Bíblia.

Por que se amotinam as nações
e os povos tramam em vão?
2
Os reis da terra tomam posição
e os governantes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu ungido,
e dizem:
3
"Façamos em pedaços as suas correntes,
lancemos de nós as suas algemas!"
4
Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.
5
Em sua ira os repreende
e em seu furor os aterroriza, dizendo:
6
"Eu mesmo estabeleci o meu rei
em Sião, no meu santo monte".
7
Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: "Tu és meu filho;
eu hoje te gerei.
8
Pede-me, e te darei as nações como herança
e os confins da terra como tua propriedade.
9
Tu as quebrarás com vara de ferro
e as despedaçarás como a um vaso de barro".
10
Por isso, ó reis, sejam prudentes;
aceitem a advertência, autoridades da terra.
11
Adorem o Senhor com temor;
exultem com tremor.
12
Beijem o filho, para que ele não se ire
e vocês não sejam destruídos de repente,
pois num instante acende-se a sua ira.
Como são felizes todos os que nele se refugiam!