-->

quinta-feira, 3 de março de 2016

Suor e chulé atraem o mosquito Aedes aegypti


O mosquito da dengue, que também transmite o zika e a febre chikungunya, tem preferências por cheiros e cores na hora de picar alguém. 

O mosquito não escolhe as suas picadas de forma aleatória. Ele tem sim preferências. Quando precisa sair para picar alguém, geralmente sai no inicio da manhã ou no final da tarde.

O cheiro de forte suor, ou até mesmo mal cheiro no sapato, o conhecido chulé, por exemplo, são algumas características que atraem o Aedes Aegypti.

Como se não bastasse o olfato apurado, o mosquito também tem preferência por quem usa roupas pretas. Isso porque ele é muito sensível à luminosidade e para fugir da luz ele sempre vai ao encontro das cores escuras.

Para o biólogo da Universidade Federal do Ceará (UFC) Luciano Pamplona, a melhor proteção está na prevenção. “Vedar a caixa d’água, usar peixes nos tanques grandes, usar boina no pote, se se proteger, ele não nasce” explica.

Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do Aedes aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro. Em condições ambientais favoráveis, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias.

TVJ1

Caseiro é assassinado ao tentar proteger fazenda, em Morada Nova


O município de Morada Nova, na região jaguaribara, vive um ano sangrento, com baixo efetivo policial e diante de uma crise na segurança pública do Ceará, homicídios assustam os moradores.

Na localidade de Poço do Barro, distrito de Roldão, zona rural de Morada Nova, foi vítima de latrocínio à bala um homem de 43 anos.

Segundo informações, dois indivíduos a pé, sendo um armado possivelmente com um revólver, abordaram o transporte escolar e obrigaram o motorista a levá-los até a Fazenda Juá, onde lá os dois se deslocaram até a residência da vítima que era o “caseiro” da fazenda e tentaram arrombar a porta da residência, quando efetuaram um único disparo, atingindo a vítima do outro lado da porta, vindo a óbito imediato.

Conforme o 9º Batalhão da Polícia Militar, os criminosos adentraram a residência, em seguida se evadiram, levando duas armas que estavam na casa, uma pistola e uma espingarda cal.36.

TVJ1

Por 10 votos a 0, STF acata denúncia e Eduardo Cunha vira réu

Cunha é se tornou réu no âmbito da Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira, 3, denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Por 10 votos a 0, os ministros vão investigar Cunha por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, além de votar pelo recebimento da denúncia contra Cunha, votaram pela rejeição da denúncia contra Solange Almeida (8 votos a 2). Seguiram o relator, Teori Zavascki, pelo recebimento da acusações conta Cunha os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

A partir de agora, o processo criminal contra Cunha e a prefeita de Rio Bonito, que é aliada do presidente da Câmara, passa para fase de oitivas de testemunhas de defesa e de acusação. Não há data para que a ação penal seja julgada, quando será decidido se o parlamentar e Solange Almeida serão condenados e presos.

O ministro Luiz Fux não participou da votação porque está em viagem oficial a Portugal.

A análise do caso começou na quarta-feira, 2, quando cinco ministros acompanharam o voto do relato. Hoje, outros quatro ministros proferiram voto.

Segundo a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha recebeu US$ 5 milhões para viabilizar a contratação de dois navios-sonda do estaleiro Samsung Heavy Industries, em 2006 e 2007. O negócio teria sido feito sem licitação e com a intermediação do empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

O caso veio à tona após o acordo de delação premiada firmado por Júlio Camargo, ex-consultor da empresa Toyo Setal e um dos delatores do esquema de desvios na Petrobrás. Ele também teria participado do negócio e recebido US$ 40,3 milhões da Samsung Heavy Industries para efetivar a contratação.

Defesa

Em sustentação oral durante o julgamento no STF, o advogado Antonio Fernando Barros, defensor de Cunha, disse que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o deputado “não reúne condições para ser admitida”. Antonio Fernando Barros disse que, em depoimento, Fernando Soares afirmou que não conhecia o presidente da Câmara no período em que os contratos foram assinados e que não foi seu sócio.

Agência Brasil

Quadrilha armada ataca cidade de Senador Sá, explode banco e incendeia carros na fuga

Um dos carros incendiados pela quadrilha durante a fuga em direção a Uruoca 

Uma quadrilha fortemente armada praticou mais um assalto a banco no Interior do Ceará. Desta vez o “alvo” dos criminosos foi a cidade de Senador Sá (a 268Km de Fortaleza), atacada no início da madrugada de hoje (3).

Os assaltantes chegaram na cidade por volta dos 50 minutos desta quinta-feira e se dirigiram ao posto do Bradesco, no Centro. Rapidamente, colocaram artefatos explosivos nos caixas eletrônicos e detonaram os equipamentos. Segundo moradores próximos, foram ouvidas três seguidas explosões.

Três explosões ocorreram nos caixas eletrônicos, destruindo completamente o prédio e equipamentos

Depois de destruir os caixas e de se apoderar de todo o dinheiro que havia ali, os assaltantes passaram a disparar suas armas. Várias rajadas foram feitas na frente do banco. Em seguida, a quadrilha fugiu em direção ao vizinho Município de Uruoca.

Ninguém ficou ferido no ataque, nem a Polícia revelou o quantitativo de dinheiro roubado pelos ladrões. Reforços policiais de Sobral (3º BPM) foram enviados à região para ajudar nas buscas aos criminosos. No entanto, até agora nenhum deles foi preso.

Outro

Este foi o segundo ataque a banco nesta semana. Em menos de 72 horas, bandidos agiram no Interior. Na madrugada de terça-feira (1º), uma quadrilha seqüestrou a família do gerente da agência do Banco do Brasil da cidade de Campos Sales (a 531Km de Fortaleza).

Quando o dia amanheceu, o funcionário teve que ir até o banco junto com um dos ladrões, enquanto a família era mantida como refém pelo resto da quadrilha. Mas, a Polícia foi avisada por alguém sobre o que estava acontecendo e cercou a agência do BB. A quadrilha abortou o plano criminoso e, horas depois, a família do bancário foi encontrada em uma estrada vicinal próxima à cidade de Salitre.

O bando seguiu em fuga em direção a Pernambuco e não foi mais encontrado. 

Blog do Fernando Ribeiro

Bandidos de facções metralham prédio da Secretaria da Justiça. Secretário pede proteção policial

Vários tiros foram disparados nas portas e janelas na estrada do prédio, na Av. Heráclito Graça

A sequência de atentados orquestrados pelas facções criminosas que comandam o tráfico em Fortaleza  chegou ao limite. Depois de incendiar, ao menos, sete coletivos, bandidos atiraram contra um prédio da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), órgão estadual responsável pela administração das unidades do Sistema Penal.

Reforço na segurança do prédio foi determinado pela cúpula da Segurança Pública

O atentado ocorreu no começo da manhã, quando uma dupla armada, em uma motocicleta, parou em frente ao prédio da Sejus na Avenida Heréclito Graça, no Centro, onde funcionam duas unidades daquela Pasta, a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) e a Central de Alternativas Penais (CAP).

Tiros de pistolas atingiram portas e janelas da fachada do prédio, deixando um rastro de destruição e a marca da violência. Foi um recado direto ao governo quanto ao dompínio das facções criminosas em Fortaleza e também um desafio às autoridades da Segurança Pública.

Conforme a Sejus, ninguém ficou ferido no atentado, mas, por motivos de segurança, o expediente nas duas unidades foi suspenso nesta quinta-feira, devendo ser retomado somente amanhã ou na segunda-feira.

Atentados

O episódio ocorrido no prédio da Sejus acontece no momento em que facções criminosas do Sudeste que se instalaram em vários bairros de Fortaleza e nos presídios da Região Metropolitana determinaram uma sequência de atentados contra o transporte coletivo. Foram, pelo menos, cinco ônibus e uma van incendiados entre a manhã de quarta-feira e o começo da madrugada de  hoje.

Os ataques aos veículos do transporte coletivo ocorreram nos bairros Presidente Kennedy, Siqueira, Aerolândia, Abreulândia, Parque Santa Fé e Autran Nunes. Cinco suspeitos dos atentados foram detidos pela Polícia Militar, entre eles, três adolescentes. Eles foram detidos na noite passada por PMs do Batalhão Raio (BPRaio), na mesma avenida (Sargento Hermínio) onde, na manhã de ontem, ocorreu o primeiro ataque a ônibus com incêndio parcial do veículo. Além de uma arma, os suspeitos portavam um garrafão com gasolina.

Já na BR-116, dois homens foram detidos sob a suspeita de serem os responsáveis pelo ataque contra um coletivo no bairro Aerolândia.

Morte

A causa dos atentados teria sido a morte de adolescente na noite de terça-feira durante um tiroteio com policiais militares. Ele estaria praticando assaltos na zona Oeste de Fortaleza. A morte gerou revolta nos comandos das facções instaladas nos presídios.

Blog do Fernando Ribeiro

Polícia Civil de Russas cumpre mandados de prisão por estupro de vulnerável e homicídio

Imagem Ilustrativa

Em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo exmo juiz titular da comarca de Quixeré, equipe  de operações da polícia civil de Russas, na tarde desta quarta-feira, dia 2 de março, efetuou a prisão do sr. Elisanildo Teixeira do Nascimento (vulgo Helio), por estupro de vulnerável. O mesmo foi encaminhado para a cadeia pública e encontra-se a disposição da Justiça.


Foto: Policia Civil

Na manhã desta quinta-feira, dia 03/03 a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de REGINALDO FERREIRA ALVES, expedido pelo Juiz da 1° Vara de Russas, pelo crime de homicídio doloso na modalidade tentada. Reginaldo foi preso na cidade Ibicuitinga-CE e encontra-se a disposição da Justiça.

Com Informações da DRPC

Escolas do Ceará lideram ranking de Educação no Brasil

A primeira posição no pódio nacional do IOEB e de tantos outros índices nacionais e estaduais foi conquistada com bastante esforço e cooperação, segundo o secretário de Educação de Sobral ( Foto: Luiz Queiroz )

Sobral. A rede municipal de ensino deste Município conquistou, mais uma vez o melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que leva em conta a qualidade da formação dos professores na escolas, a média de hora-aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede infantil. O resultado, divulgado no fim de fevereiro, mostra que o Sobral ficou em primeiro no ranking nacional que aponta as 500 melhores cidades brasileiras em Educação.

O Município alcançou 6,1 pontos, seguido por Groaíras (5,9) e Porteiras (5,9). Mas, apesar do destaque de oportunidade educacional conquistado pelos municípios brasileiros com colocação acima da média nacional, o levantamento informa que o Brasil deixa a desejar quando se leva em consideração o total alcançado ao medir os resultados de todas as redes municipais de ensino (público ou privado) com crianças de 0 a 17 anos. Numa escala de 0 a 10, o País chega a apenas 4,5 pontos.

O excelente desempenho em Groaíras é creditado a um esforço coletivo com a participação de toda a comunidade, comprometimento e valorização por parte do poder público e trabalho pedagógico, com foco na aprendizagem do aluno.

Esforço e cooperação

A primeira posição no pódio nacional do IOEB e de tantos outros índices nacionais e estaduais foi conquistada com bastante esforço e cooperação, de acordo com Júlio Cesar Alexandre, secretário de Educação de Sobral, que afirma que a mudança ocorreu a partir do ano 2000, quando a política educacional do Município foi totalmente reformulada. "Quando a Secretaria detectou que 48% dos alunos da antiga 3ª série não sabiam ler, foram repensadas as estratégias para que a mudança ocorresse em três eixos", afirma. O primeiro, diz respeito ao fortalecimento da ação pedagógica. O Município assegura formação continuada aos professores, escolha de material específico para cada série e acesso a programas pedagógicos destinados à alfabetização na idade certa (definida como 7 anos), à proficiência em Matemática e Língua Portuguesa nas turmas do 3º ao 5º Anos e à autonomia intelectual do aluno.


O fortalecimento da gestão escolar tem sido outra base estratégica da política educacional de Sobral, com autonomia pedagógica, financeira e administrativa das escolas, e seleção dos gestores escolares por meritocracia. A valorização do magistério segue como terceiro eixo importante. O salário de todos os educadores (com aumento atual de 15%), por exemplo, é superior ao piso nacional (11,36%), e a esse valor somam-se bonificações que variam conforme o rendimento da turma. Todos os estudantes são avaliados duas vezes por ano e, com base nesses resultados, além do direcionamento das ações pedagógicas a serem elaboradas, também são definidas as gratificações depositadas mensalmente, durante seis meses. "Essas bonificações fazem os professores se sentirem mais motivados e engajados, além da sensação de dever cumprido em sala de aula", afirma Júlio César.

Para reduzir o abandono de sala de aula, as escolas possuem indicadores de frequência e de lição de casa, que são encaminhados ao diretor e, ao menor sinal de problema, um funcionário é encaminhado à casa da criança, para verificar se está tudo bem. As escolas que perdem alunos também são penalizadas nas avaliações anuais.

Localizado num bairro periférico de Sobral, o primeiro Colégio de Tempo Integral do Município atende 540 alunos do 6º ao 9º anos, com um currículo diferenciado, onde os alunos entram às 7h e saem às 17h, com carga horária ampliada nas aulas de Português e Matemática, além de disciplinas como Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida.

Dentro de um projeto mais abrangente que contemplará o município com 17 novas escolas integrais, o Colégio Sobralense de Tempo Integral tem conquistado excelentes resultados em várias competições, como Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (67 medalhas); o concurso internacional Canguru de Matemática (20 medalhas); e ter sido a escola com o segundo melhor resultado do Brasil na Obmep 2014.

Uma das alunas de destaque da escola e do ensino aplicado em Sobral é Vanessa Carvalho, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015); ouro no concurso internacional Canguru de Matemática; ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia; bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (26ª colocada no Brasil, no nível 2); e Menção Honrosa na Olimpíada Cearense de Matemática), entre 19 melhores do Ceará. "Eu não acreditava que poderia, mas vocês me fizeram acreditar. Devo muito a todos os meus professores por me mostrarem que sonhar alto é possível. Tenho orgulho de ser aluna do Colégio Sobralense de Tempo Integral", afirma Vanessa.

Outro exemplo cearense 

Groaíras, também no norte do Estado, outro destaque entre os 500 municípios brasileiros do ranking do IOEB, possui dez escolas e 98 professores. O excelente desempenho é creditado a um esforço coletivo com a participação de toda a comunidade, comprometimento e valorização por parte do poder público e trabalho pedagógico, com foco na aprendizagem do aluno.

A estratégia usada para esse resultado, de acordo com o secretário de Educação Charles de Paiva, "é a graduação dos professores. Cerca de 80% deles são pós-graduados; lotação dos mesmos de acordo com sua graduação; trabalho pedagógico direcionado; avaliações permanentes para que as intervenções necessárias sejam feitas de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos, além da valorização dos nosso professores, de acordo com o Plano de Cargos e Carreiras, e o uso de gratificações por participação nas formações, que servem de incentivo", diz.

Diário do Nordeste

Em Quixeré-CE vaca pariu três bezerros de uma só vez


O fato aconteceu na comunidade de Boqueirão, mas precisamente na fazenda Santa Tereza, de propriedade do senhor Adauto Silva de Oliveira. O pequeno produtor rural conta que o fato aconteceu há aproximadamente 23 três dias, quando já era de um domingo, no inicio do mês de fevereiro, pois a vaca, da sua propriedade encontrava-se prenha, e em dias de ter o filho (bezerro).

Seu Adauto relembra que naquele dia, ao chegar à propriedade, ele abriu a porteira e percebeu que o animal havia parido um filhote, que estava em um canto do curral. Em seguida, ele percebeu que a mesma vaca estava parindo mais um filho, e percebeu ainda que um terceiro bezerro estava prestes a nascer, pois ele percebeu que os pequenos cascos do terceiro animal já apontavam e logo em seguida nasceu.

O dono da fazenda confessa que no momento ficou abismado, apesar de já ter presenciado outro fato parecido, quando na mesma fazenda, outra vaca da sua propriedade, pariu dois bezerros. 

Adauto conta que no mesmo momento agradeceu a Deus pela chegada das três novas crias que proporcionará o crescimento do seu pequeno rebanho. Seu Adauto afirma que agradeceu também a Deus pelos três filhotes terem nascido, já no mesmo dia os três bezerros recém-nascidos já estavam à procura das tetas da mãe.

O secretário de agricultura do município de Quixeré, Miécio Almeida, diante do fato inovador na cidade, ao tomar conhecimento do nascimento dos três bezerros, gerados de uma só vaca, no mesmo dia, tomou a iniciativa de ir até à propriedade do Seu Adauto, com a finalidade de se inteirar sobre o que havia contribuído para que o animal viesse a parir três filhotes simultaneamente.


Apaixonado pela agricultura, e estando ele á frente da pasta da agricultura, que dá suporte aos pequenos produtores rurais, Miécio Almeida ressaltou que se sentiu ansioso para se aprofundar no assunto, com o intuito de encontrar respostas para o fenômeno, e buscou junto aos profissionais com experiência no setor da veterinária, que apontaram a linha da super ovulação do animal.

O técnico agrícola Jucélio de Jesus da Cunha, morador da comunidade de Poço da Onça, localidade próxima da fazenda, contou que quando soube da notícia, também teve a curiosidade de ir ao local para saber se o fato era real. Pois, segundo ele, muitos dos moradores das comunidades vizinham ficaram curiosos e em dúvida se a vaca do  Seu Adauto havia mesmo parido três bezerros.

Alto Santo É Notícias

SINE/IDT de Russas dispõe de 09 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 09 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

WhatsApp poderá deixar de funcionar mais uma vez no Brasil

O aplicativo WhatsApp poderá deixar de funcionar mais uma vez no Brasil

A informação foi divulgada pelo delegado Fabiano Barbeiro, que solicitou o bloqueio do app no ano passado, em entrevista à Rádio Câmara nesta semana. Porém, ele não falou em que período do ano isso pode ocorrer.

Conforme informou o delegado, a falta de cooperação da empresa em uma investigação ao Primeiro Comando da Capital (PCC) seria o motivo da suspensão do serviço de troca de mensagens. Outra medida possível é a responsabilização criminal de representantes da empresa no País.

Conforme informações do site da Câmara dos deputados, na última terça-feira, 1º de março, o assunto foi debatido durante audiência pública realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos – por coincidência, no mesmo dia em que a Polícia Federal (PF), cumprindo determinação da justiça de Sergipe (SE), prendeu, pelo mesmo motivo, o vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan. Para quem não sabe, o Facebook é a empresa dona do aplicativo WhatsApp.

"Eu não consigo conceber o fato ou a alegação de que a empresa não tenha capacidade técnica de atender esse pedido, isso para mim é completamente improvável. O que eu acredito, sim, é que existem razões comerciais para que ela mantenha esta resistência. Eu não acho isso justo, não acho isto válido e não acho que isso deve sobrepor às nossas leis, ao nosso Poder Judiciário, ao nosso estado democrático de direito e nem tampouco a nossa soberania nacional”, disse o delegado durante entrevista à Rádio Câmara.

Bloqueio do app no Brasil

A mesma situação aconteceu no fim do ano passado, quando a Justiça determinou o bloqueio do WhatsApp por 48 horas.

Blog do Lindomar Rodrigues

Cinquentinhas terão que circular com chassis em 180 dias


As autoescolas cearenses terão o prazo de 180 dias para se adequarem às normas de aulas práticas de direção aos condutores que queiram adquirir uma 'cinquentinha'. Com a nova resolução, as empresas precisam disponibilizar motos de 50 cilindradas, além de professores capacitados para os ciclomotores, que serão obrigados a ter chassis.

O Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) publicou, na edição da última segunda-feira (29), a Resolução 579, que dá o novo prazo aos Centro de Formação de Condutores (CFC) e às autoescolas para se organizarem. Como as autoescolas ainda vão se ordenar quanto à nova legislação, elas ainda não podem dar aulas práticas para os futuros condutores desse tipo de veículo. A data 29 de fevereiro foi o último prazo estipulado pelo governo federal para que os motoristas se habilitassem a guiar uma "cinquentinha.

Os usuários podem escolher entre a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), habilitação específica para os ciclomotores, ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A, que é a mesma de motos. 
Os motociclistas que já possuem "cinquentinha" precisam procurar o Detran para poder regularizar a situação dos veículos. 

O condutor deve pagar R$ 169,93 para ter o primeiro registro do chassi, junto a uma oficina credenciada ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As montadoras têm que cadastrar o chassi de cada ciclomotor novo que produzirem no Banco Índice Nacional (BIN), referência para o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan). O Detran só pode emplacar se o chassi for cadastrado na BIN. Em julho passado, o Contran determinou que os ciclomotores deveriam ser emplacados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

Até então, essa tarefa era dos municípios, que não faziam cumprir a exigência. Esse vácuo na lei deixava muitas "cinquentinhas" sem placa rodando. Com o emplacamento, também veio a cobrança pela habilitação e do uso do capacete, que também já eram previstos em lei.

A condução de ciclomotor até 50 cilindradas só pode ser feita por quem é habilitado legalmente com a CNH, categoria A, ou a ACC, ambas emitidas pelo Detran. Quem for abordado por equipes de fiscalização de órgãos executivos de trânsito conduzindo ciclomotor sem a documentação e sem usar capacete terá o veículo apreendido e rebocado para o depósito do órgão.

O procedimento para obtenção desses dois documentos é idêntico: matrícula em Centro de Formação de Condutores (CFC) ou autoescolas, pagamento de taxas com os mesmos valores e a frequência de aulas com a mesma carga horária.

Diário do Nordeste 

Ceará tem sexto mês seguido de queda nas mortes violentas


Pelo sexto mês consecutivo, o Ceará registrou queda nos casos de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No início da tarde de ontem, foi divulgado o balanço das mortes violentas registradas em fevereiro deste ano. Em comparação com 2015, houve uma queda de 10%, tendo em vista que nesse ano 331 pessoas foram vítimas de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte. No mês passado, foram 298 casos, 33 a menos que no ano anterior.

A maior redução ocorreu na Capital. Em fevereiro de 2015, foram 124 mortes, contra 85 neste ano. A diminuição foi de 31,5%. O ponto negativo foi na Região Metropolitana, que registrou aumento de 31,3%, tendo em vista que, neste ano, foram 88 mortes violentas, contra 67 em 2015.
Nas outras duas regiões (Interior Norte e Interior Sul) houve também diminuição. No Norte, são 50 casos em 2015 e 46 neste ano (-8%) e no Sul 90 contra 79 (-12,2%).

Antes da divulgação do balanço, a vice-governadora, Izolda Cela, esteve reunida com a cúpula das Forças de Segurança, quando ouviu relatos e mostrou o que o Governo está fazendo para melhorar as situações mais críticas. Sobre o aumento da violência nas cidades da Região Metropolitana, Izolda ressaltou que o problema está sendo analisado, para que a meta de redução da violência volte a ser registrada.

Izolda lembrou, ainda, que é muito difícil atingir as metas, entretanto a integração das instituições que formam as Forças de Segurança é fundamental para o êxito esperado. Ela acrescentou que o apoio das guardas municipais de várias cidades tem sido fundamental no combate à violência no Estado. A redução dos casos de crimes violentos, apontou Isolda, não permite, porém, que haja comemoração, pois o foco deve ser mantido para que as metas sejam sempre atingidas. “Redução de crime exige trabalho constante”, disse.

Polícia Civil

Desde janeiro deste ano, 700 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil participam do curso de formação, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A maioria dos novos policiais civis será lotada nas delegacias localizadas na Região Metropolitana, tendo em vista que muitos crimes não são investigados por falta de pessoal.

O Estado CE

Postos que adulterarem combustíveis poderão ter as atividades suspensas


A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania aprovou nesta quarta-feira (2/3) relatório do senador José Pimentel (PT-CE) favorável a projeto que suspende as atividades de estabelecimentos que venderem ou distribuírem combustível ou lubrificante falsificado.

O PLS 476/2011, do senador Humberto Costa (PT-PE), segue para análise na Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.

A suspensão imediata será decidida pela autoridade policial que presidir o inquérito relacionado à apuração do delito. Se o responsável pelo delito for condenado em processo judicial ou administrativo, a suspensão poderá vigorar por período mínimo de seis meses e máximo de cinco anos.

Punições

O alcance das punições não recai exclusivamente sobre os postos de combustíveis, na revenda final. Ficam sujeitos à suspensão de atividades todos os estabelecimentos que participarem da importação, distribuição, entrega para consumo, fabricação ou estocagem de combustível ou lubrificante falsificado, corrompido ou adulterado.

O projeto prevê também que, no caso de não comprovação das fraudes, a medida de suspensão das atividades do estabelecimento autuado deverá ser revogada automaticamente.

Ceará News 7

Justiça determina a interdição parcial da cadeia de Milhã e proíbe ingresso de novos presos


O juiz Adriano Ribeiro Furtado Barbosa interditou parcialmente a Cadeia Pública do Município de Milhã (a 301 km de Fortaleza) por estar funcionando em condições inadequadas. Também proibiu o ingresso de novos presos, sejam provisórios ou definitivos, e determinou que a Secretaria da Justiça do Ceará (Sejus) remaneje os detentos, no prazo de 30 dias, para outras unidades prisionais, sob pena de crime de desobediência.

Além disso, o Estado do Ceará deverá construir muralha com arame farpado ao redor do estabelecimento prisional em substituição aos alambrados. Terá, ainda, de colocar tela de proteção nos espaços destinados ao banho de sol dos apenados.

Por último, solicita a lotação de mais cinco agentes penitenciários para reforçar os trabalhos, pois conforme a escala de rodízio atual, a permanência é de somente um agente penitenciário por plantão porque a unidade dispõe de apenas seis carcereiros do sexo masculino e um do feminino.

Segundo juiz, que responde pela Comarca, desde a inauguração da cadeia, há aproximadamente um ano e meio, vários detentos conseguiram escapar devido à fragilidade na segurança. Somente este ano já foram registradas oito fugas, sendo que na penúltima teve um tiroteio no interior do estabelecimento.

O magistrado considerou que a medida tem como objetivo o controle de aplicação da lei, e que a administração estadual está obrigada a atender os padrões mínimos de segurança do local, sendo dever do Estado promover a segurança pública. A determinação consta na Portaria n° 1/2016, publicada no Diário da Justiça no último dia 26.

Monólitos Post

Maioria do STF aceita abertura de ação penal contra Eduardo Cunha

STF tem sessão para julgar denúncia apresentada pela PGR contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo CunhaJosé Cruz/Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela abertura de ação penal contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito (RJ), Solange Almeida. Seguindo o voto do relator, ministro Teori Zavascki, os demais minsitros entenderam que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras.

Até o momento, seis dos 11 ministros da Corte aceitaram a denúncia contra Cunha e Solange. Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio, Cármen Lúcia e Rosa Weber acompanharam voto do relator, ministro Teori Zavascki.

A sessão do STF foi suspensa e será retomada amanhã (2), com os votos dos demais ministros que compõem a Corte. Faltam os votos de Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

Se o resultado for mantido, Cunha e Solange passarão à condição de réus no processo.

Voto do relator

O relator votou pelo recebimento parcial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, por entender que há indícios de que o presidente da Câmara pressionou um dos delatores da Lava Jato para receber propina. “A análise dos autos mostra que há indícios robustos para receber parcialmente a denúncia, cuja narrativa dá conta de que o deputado federal Eduardo Cunha, procurado por Fernando Soares, aderiu ao recebimento, para si e concorrendo para o recebimento por parte de Fernando Soares, de vantagem indevida, oriunda da propina destinada a diretor de empresa estatal de economia mista, em função do cargo, por negócio ilícito com ela celebrado”, disse Zavascki.

Segundo denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha recebeu US$ 5 milhões para viabilizar a contratação de dois navios-sonda do estaleiro Samsung Heavy Industries, em 2006 e 2007. O negócio teria sido feito sem licitação e com a intermediação do empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. O caso foi descoberto a partir do acordo de delação premiada firmado por Júlio Camargo, ex-consultor da empresa Toyo Setal e um dos delatores do esquema de desvios na Petrobrás. Ele também teria participado do negócio e recebido US$ 40,3 milhões da Samsung Heavy Industries para efetivar a contratação.

PGR

Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou denúncia contra Cunha, “tudo ia bem na propinolândia” até que o contrato para contratação das sondas foi suspenso por um problema jurídico. Para o procurador, a partir daí, Fernando Soares passou atuar em nome de Cunha para pressionar Júlio Camargo para que o pagamento de propina fosse retomado.

Defesa


Em sustentação oral durante o julgamento no STF, o advogado Antonio Fernando Barros, defensor de Cunha, disse que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o deputado “não reúne condições para ser admitida”.  Antonio Fernando Barros disse que, em depoimento, Fernando Soares afirmou que não conhecia o presidente da Câmara no período em que os contratos foram assinados e que não foi seu sócio.

Agência Brasil

Motoristas profissionais farão teste do cabelo para detecção de drogas

Motoristas que fazem uso de drogas serão
obrigados a buscar tratamento

Rovena Rosa/Agência Brasil
Os motoristas profissionais de todo o Brasil terão, a partir de hoje (2), que fazer exames toxicológicos de larga janela de detecção, em cumprimento à deliberação 145, de dezembro de 2015, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Conhecido como teste do cabelo, esse exame permite identificar o uso de drogas por um período de, pelo menos, 90 dias antes da coleta.

Na avaliação do coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, trata-se de uma medida “extraordinária”. “É a primeira medida que se toma no país desde 1998, quando entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não havia nenhuma medida para combater o uso de drogas por quem dirige de forma profissional”, disse. Ele destacou que o exame não visa à fiscalização, mas à prevenção.

Autor do estudo "As drogas e os motoristas profissionais", Rizzotto informou que, nos Estados Unidos, as próprias empresas tiveram, há dez anos, a iniciativa de fazer o teste do cabelo e conseguiram praticamente zerar os acidentes envolvendo motoristas sob efeito de drogas. Naquele país, o teste de urina é obrigatório há 30 anos, mas apresenta detecção de menor número de dias.

Rizzotto ressaltou a importância da medida para a saúde dos motoristas, porque “quem é usuário de drogas vai ter que parar e, se for dependente, vai ter que buscar um tratamento. É importante, do ponto de vista de saúde pública", afirmou. Em termos de segurança, a medida é importante, porque vai diminuir os acidentes. O teste vai beneficiar toda a população brasileira, porque é exigido também dos motoristas de ônibus, de vans e de transporte escolar."

Exames clínicos feitos em caminhoneiros brasileiros voluntários que transportam as chamadas cargas de horário, do tipo perecível, mostraram que chega a 50% o número de motoristas que fazem uso de drogas. Desse total, 80% já são dependentes químicos e necessitam de tratamento, disse Rizzotto. Ele afirmou que muitos motoristas entram nas drogas porque são explorados, começam a usar rebite (droga sintética produzida em laboratório) e, atualmente, cocaína; enquanto outros são “irresponsáveis”.

O coordenador do SOS Estradas disse acreditar que o teste do cabelo vai ajudar também a combater a concorrência desleal. “Porque aquele que não usa drogas não aceita fazer determinadas viagens." Se um motorista faz, em 22 horas, por exemplo, uma viagem que dura normalmente 30 horas, “é porque o cara não vai dormir”, explicou. No fundo, ele está baixando o valor do frete e trabalhando em condições sub-humanas. Para ele, que a transportadora, se for uma empresa séria, e não explorar o empregado, também não vai aceitar determinados tipos de carga, nem condições adversas de transporte.

Situações

O exame toxicológico de larga janela vale apenas para motoristas profissionais nas categorias C, D e E e será exigido em quatro situações: renovação da carteira, mudança de categoria, admissão e desligamento da empresa. Como o custo do exame apresenta média de R$ 300 a R$ 350, Rizzotto acredita que deverão ser fechados acordos entre as empresas e os sindicatos. No caso dos autônomos, o custo deve ser bancado pelo próprio motorista profissional.

O Denatran credenciou alguns laboratórios que, por sua vez, fizeram acordos com outros laboratórios especializados na coleta da amostra para o exame, em todo o país. Rodolfo Rizzotto informou que esses laboratórios têm que ter uma creditação forense, para que o teste tenha valor judicial, porque se trata de drogas, além de uma creditação internacional que indica que ele respeita determinados protocolos. Os laboratórios credenciados deverão inserir o resultado no Sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

O motorista cujo exame der resultado positivo pode buscar tratamento e efetuar um novo teste 90 dias depois. O coordenador do SOS Estradas acredita que o teste do cabelo vai criar um estímulo para o abandono do uso de drogas, entorpecentes ou qualquer medicamento que possa alterar a condição de consciência dos motoristas.

No estudo que fez sobre motoristas profissionais, Rizzotto constatou que os motoristas que usam drogas começam a se relacionar com traficantes, para os quais acabam devendo dinheiro. “Com isso, eles passam a entrar no tráfico de entorpecentes para pagar ao traficante, começam a se envolver no roubo de cargas e, como qualquer viciado, eles estão mais próximos de fazer roubo dos próprios colegas nos postos onde param”, ressaltou.

Os caminhões e ônibus representam 5% da frota nacional de veículos que, em janeiro deste ano, somou quase 91 milhões de unidades, de acordo com dados do Denatran, e estão envolvidos em mais de 40% dos acidentes nas rodovias com vítimas fatais.

Riscos

O teste do cabelo é usado no Brasil desde o ano 2000 por forças de segurança e algumas companhias aéreas, que o utilizam junto com o teste de urina, informou à Agência Brasil o professor da Universidade Estadual de Londrina (PR) nas áreas de farmácia e medicina e doutor em toxicologia, Tiago Severo Peixe.

Ele vê com bons olhos a adoção do teste do cabelo para motoristas profissionais, porque detecta a presença de substâncias psicoativas em até 180 dias. “Dificilmente, um motorista conseguiria ficar abstêmio durante 90 dias ou 180 dias”. Lembrou que nos Estados Unidos, a Casa Branca publicou um ato em dezembro passado, colocando o teste de cabelo como alternativa ao teste de urina para motoristas profissionais. Tiago Peixe observou que no teste do cabelo são coletadas amostras de cabelo, pelo ou unhas.

O pesquisador destacou que as drogas causam modificações no sistema nervoso central e autônomo. Isso faz com que os motoristas tendam a perder autonomia, a capacidade de tomar decisões ao volante. “Ele pode, por exemplo, avistar um objeto que não está na pista, fazer um movimento brusco com a direção (do veículo) e causar um acidente”. Algumas substâncias são alucinógenas e podem causar alucinações. Outras levam a uma sobrecarga do sistema cardiovascular. “O indivíduo pode ter uma síncope ao volante”.

Tiago Peixe disse que em algumas classes de substâncias, como as anfetaminas, entre as quais o rebite, a tendência é a substituição pela cocaína ou 'crack', como se têm observado nas pesquisas com urina. “São substâncias preocupantes”, afirmou.

Agência Brasil

Câmara Municipal de Acarape afasta presidente


Durante sessão da Câmara Municipal de Acarape, desta terça-feira (01), o presidente Fernando Leal Barroso (PCdoB) foi afastado por unanimidade do plenário da presidência do legislativo, após o acolhimento de denúncias de uso indiscriminado de diárias.

De acordo com ação apresentada em plenário pelo vereador Moacir Maia (PDT), Fernando Leal Barroso teria recebido 15 mil reais, através deste expediente, que estava suspenso por lei, justamente por esse tipo de artifício já ter sido alvo de processo criminal promovido pelo Ministério Público Estadual.

O parlamentar foi afastado da presidência da casa por 90 dias. Nesse período, o vereador terá que responder às denúncias realizadas pelo vereador Moacir Maia, que versa sobre o mal uso do dinheiro público pelo então presidente da casa.

No final deste período, após o vereador Fernando Leal apresentar a sua defesa, ele poderá ter seu mandato de vereador cassado; permanecer como vereador, mas sendo afastado em definitivo da presidência da casa; ou retornar à presidência da casa, caso consiga convencer os demais vereadores de sua inocência.

As contas bancárias vinculadas à Câmara dos Vereadores estão bloqueadas e a presidência será ocupada interinamente pelo então vice-presidente, vereador José Costa Filho (PPS), até que as denúncias sejam apuradas e julgadas pelo colegiado.

Blog do Roberto Moreira

Fortaleza perde de virada do Botafogo-PB e segue sem apresentar bom futebol

Flávio Araújo segue sem conseguir montar um time que demonstre consistência tática em campo

O Fortaleza ainda não conseguiu se livrar das más atuações. Na noite desta quarta-feira, 2, a falta de qualidade coletiva do time de Flávio Araújo custou a derrota diante do Botafogo-PB por 2 a 1. Com o resultado, o Leão permanece na vice-liderança do Grupo D, somando quatro pontos, mas empata a pontuação com River-PI (3º com um jogo a menos) e com o próprio adversário paraibano. Pouco para quem sonha com classificação às quartas de final nas duas rodadas finais da fase de grupos.

A partida começou com gol relâmpago tricolor. Logo aos dois minutos, Guto puxou jogada no ataque, chutou para defesa de Michel Alves e Anselmo aproveitou o rebote para balançar as redes. Mas o Tricolor não conseguiu impor a vantagem como motivação para desempenhar boa atuação fora de casa. Pelo contrário. Sem poder de articulação, o Fortaleza viu o Belo crescer em campo na busca pelo empate. 

Aos 32 minutos da etapa inicial, Magno Alves empatou a partida. Com gol de cabeça. Mais uma vez, a zaga leonina - nesta noite formada por Leonardo Luiz e Max Oliveira - sequer subiu e deu espaço para a jogada aérea contra o gol defendido por Erivelton.

O jogo foi marcado por muitos lances truncados, discussões e também cartões amarelos. Um deles destinado ao volante Pio, que computou o terceiro cartão e está fora da próxima partida do Leão pela Copa do Nordeste - contra o Sport, na próxima quarta-feira, às 21h45min, no Castelão. 

De tanto pressionar o frágil sistema defensivo do Tricolor do Pici, a equipe mandante conseguiu a virada antes do intervalo. Muller Fernandes, aos 37 minutos, aproveitou bola de Janeudo para soltar uma bomba de fora da área. 

Não houve conversa e coordenada de Flávio Araújo para dar jeito na falta de orientação do Fortaleza no segundo tempo. O time voltou perdido e entregue às ações do Belo, que mandou nos últimos 45 minutos. 

O empate saiu barato aos tricolores. Com mais posse de bola e mais organizado, o Botafogo-PB desferiu por diversas vezes finalizações contra o gol de Erivelton. Em uma delas, aos 4, a bola até entrou. Mas o árbitro anulou o tento por considerar falta de ataque cometida por Marcelo Xavier.

No final da partida, o desespero tomou conta do Leão, que tentou partir para o tudo ou nada no ataque. Porém, sem a menor organização tática e muitos erros de passe, as tentativas não alcançaram sucesso. 

O Fortaleza volta a campo pelo Campeonato Cearense, no próximo domingo, 6, contra o Guarany de Sobral, às 16 horas, no Junco. E a bronca do torcedor tricolor com a falta de bons resultados da equipe continua viva.