-->

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Dino só tem 21 votos computados e está nas mãos do centrão

 SEXTA-FEIRA, DEZEMBRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Levantamento do UOL entre senadores indica que o ministro Flávio Dino (PSB) tem 21 votos favoráveis à sua indicação ao STF. O apoio vem principalmente de partidos de esquerda, mas ele ainda precisa convencer parlamentares do centrão para ser aprovado.

O atual ministro da Justiça tem peregrinado pelos corredores do Senado antes da sabatina marcada para o dia 13. Ele corre atrás de ao menos mais 20 votos entre os senadores que não se decidiram.

A oposição tem 23 parlamentares que afirmaram que vão votar contra o nome de Dino. Outros 16 não quiseram responder.

Dino tem que ser aprovado por ao menos 14 votos na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), entre os 27 integrantes. Depois, seu nome vai ser analisado por 81 senadores. No plenário, são necessários 41 votos.

Entre os indecisos e que não responderam estão integrantes do União Brasil, do PP, do PSD e do MDB, siglas que têm ministérios no governo Lula. Esses dois últimos partidos marcaram uma reunião de alinhamento para a véspera da sabatina.

Como o voto é secreto, alguns parlamentares da oposição que não quiseram manifestar sua posição devem votar a favor da indicação. Também pode haver traições dentro dos partidos de esquerda.

Dino já conversou com cerca de 50 senadores, entre eles alguns de oposição, como Hamilton Mourão (Republicanos-RS), e disse não ter ouvido negativas a seu nome.

Com o Congresso esvaziado por conta da COP28, em Dubai, o ministro também tem falado com os parlamentares por telefone.

Ele tem ressaltado seu compromisso com a pacificação nacional, o cumprimento de leis e a boa relação entre os Poderes.

A indicação de Dino mobilizou a oposição a organizar manifestações de rua no domingo. Deputados que viajarão a Buenos Aires para a posse de Javier Milei voltarão mais cedo para participar dos atos.

Na semana anterior à indicação, Dino esteve com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na sequência, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi chamado para o encontro. Ele é presidente da CCJ, responsável pela sabatina dos candidatos ao STF.

Dino saiu da reunião negando que havia tratado de Supremo. Dias depois, foi indicado ao cargo por Lula.
UOL

Meio bilhão de reais do abono PIS/Pasep pode ser sacado até o dia 28

 SEXTA-FEIRA, DEZEMBRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Cerca de meio bilhão de reais ainda não foi sacado do abono salarial PIS/Pasep referente ao calendário de 2023 e ano-base de 2021. Ao todo, ainda restam R$ 535,7 milhões para serem sacados até o dia 28 de dezembro deste ano.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Empregos, 540.892 trabalhadores que têm direito ao benefício ainda não resgataram o dinheiro.

O último lote de pagamento foi liberado em 17 de julho, mas quem ainda não sacou o dinheiro poderá fazê-lo até o fim do ano.

Depois disso, será necessário aguardar o próximo calendário, que deve ser aprovado pelo Codefat no dia 13 de dezembro.

A previsão é que ele tenha início em fevereiro de 2024.

(Gazeta Brasil)



Estado vai apresentar recurso ao STF para aprovar mulheres que atingiram nota no concurso da PM

 SEXTA-FEIRA, DEZEMBRO 08, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

A Procuradoria Geral do Estado vai apresentar um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio do qual vai propor que todas as mulheres que atingiram nota para serem aprovadas no concurso da Polícia Militar do Ceará sejam incorporadas aos candidatos que participarão das novas fases do certame.

A informação foi confirmada a essa coluna e ocorre diante de uma ação da Procuradoria Geral da República que pediu a suspensão do concurso em andamento no Ceará diante de uma regra que reserva apenas 15% das vagas para o público feminino.

O ministro Alexandre de Moraes concedeu uma liminar na ação para suspender o concurso cearense até que o STF julgue o mérito da questão.

Esta coluna destacou que a decisão, caso se confirme, pode trazer uma mudança grande para as forças de seguranças estaduais, tendo em vista que as corporações são dominadas por homens.

A solução vai ser apresentada pelo Estado ao ministro Alexandre de Moraes como forma de garantir que todas as mulheres aprovadas entrem nas novas fases do concurso e possam ser consideradas aprovadas.

O Estado do Ceará tomou como base essa providência que já foi sugerida em outro estado e aceita pelo Supremo.

Apesar da modificação nas regras do edital, o público masculino já aprovado nas fases anteriores seguirá no certame. Não haverá nenhuma alteração para quem já foi aprovado.

(Diário do Nordeste)

Acidente envolvendo duas carretas em Russas -CE

 O acidente aconteceu por volta das 15 horas na CE 356 no municipio de Russas, envolvendo duas carretas, um delas estava vindo no sentido Ilhota para Russas, e a outra estava saindo de uma estrada vicinal vindo da região do Retiro para a CE.

No momento da colisão uma das carretas pegou fogo no caso a que estava vindo na CE 356, segundo informaçôes de populares no momento da colisão o motorista da carreta que estava vindo da zona rural desceu da Bulé e imediatamente prestou socorro ao outro motorista da carreta que estava sendo consumida pelas chamas.  

As equipes do SAMU compareceu o local e conduziu a vitima para o hospital. O motorista teve queimaduras nas pernas e o outro não teve nada,inclusive se submeteu ao exame do bafonetro e o resultado foi 0,0 mg. A policia Rodoviaria Estadual esteve no local tomando todas as providencias, além da policia molitar também dando apoio.

Blog; Erivando Lima.

Russas - CE planalto policial


 LIMOEIRO ACIDENTE DE TRÂNSITO - ATROPELAMENTO  

DIA 07/12/2023, QUINTA-FEIRA, POR VOLTA DAS 09H, CHEGOU AO CONHECIMENTO DESTE COPOM, ATRAVÉS DE LIGAÇÃO PELO NÚMERO DE EMERGÊNCIA 190, INFORMAÇÃO DE QUE NA LOCALIDADE DE CÓRREGO DO FEIJÃO, ZONA RURAL DE LIMOEIRO DO NORTE/CE, UM SENHOR, FOI ATROPELADO POR DOIS (02) ADOLESCENTES EM UMA MOTONETA BIS, COR VERMELHA, DE PLACA NÃO ANOTADA. QUE OS DOIS ADOLESCENTES, JUNTAMENTE COM O VEÍCULO, SE EVADIRAM DO LOCAL. DE PRONTO, A COMPOSIÇÃO DE SERVIÇO NA VTR 1922 DESLOCARAM JUNTAMENTE COM A EQUIPE DO SAMU 241, SOCORRISTAS , ONDE REALIZARAM OS PRIMEIROS SOCORROS E O CONDUZIRAM AO HOSPITAL REGIONAL VALE DO JAGUARIBE PARA UMA MELHOR AVALIAÇÃO MÉDICA. QUE POSTERIORMENTE, RECEBEMOS A INFORMAÇÃO QUE O MESMO TERIA SIDO ENTUBADO DEVIDO À GRAVIDADE.

DILIGÊNCIAS ESTÃO SENDO REALIZADAS, NO INTUITO DE IDENTIFICAR OS ADOLESCENTES E O VEÍCULO, PORÉM ATÉ O MOMENTO SEM ÊXITO. 

LIMOEIRO FURTO DE BICICLETA  

DIA 07/12/2023, QUINTA-FEIRA, POR VOLTA DAS 19H22MIN, CHEGOU AO CONHECIMENTO DESTE COPOM, ATRAVÉS DE LIGAÇÃO PELO NÚMERO DE EMERGÊNCIA 190, INFORMAÇÃO DE QUE NA RUA PE. JOAQUIM DE MENEZES, CENTRO, LIMOEIRO DO NORTE-CE, HAVIA CORRIDO O FURTO DE UMA BICICLETA MONARK, VERMELHA, QUANDO ESTA ESTAVA ESTACIONADA NA CALÇADA DA SORVETERIA , MOMENTO EM QUE O SEU PROPRIETÁRIO ESTAVA NO REFERIDO ESTABELECIMENTO COMERCIAL. QUE SEGUNDO INFORMOU QUE AO SAIR DA SORVETERIA A REFERIDA BICICLETA NÃO MAIS ESTAVA NO LOCAL DEIXADO, PORÉM O CIRCUITO EXTERNO DE VÍDEO MOSTROU UM INDIVÍDUO DE CAMISA PRETA E SHORT JEANS E BONÉ PRETO, SAINDO NA BICICLETA. QUE A RP 1922, ESTÃO REALIZANDO  DILIGÊNCIAS NO INTUITO DE IDENTIFICAR O INDIVÍDUO, PORÉM ATÉ O MOMENTO SEM ÊXITO. 

Fonte; PM CE