-->

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

IMPRENSA - MARKETING POLÍTICO

Se atentarmos bem e sem que esta observação venha a ser interpretada como mais um tipo de tentativa de cerceamento à tão propalada e por vezes não bem usada “Liberdade de Expressão”, a nossa Imprensa é, inquestionavelmente, a maior promovedora e marqueteira inconsciente (por vezes) dos nossos políticos, inclusive dos maus políticos. O espaço aberto a esses privilegiados que, em muitos casos, calhordas, é impressionante e, maioria das vezes, afora as informações que em nada acrescem para o eleitor nem para o País, são repulsivas porquanto notoriamente tendenciosas. As notícias sobre cada passo dado e em qual direção for, se acertadamente ou não, tudo é objeto de ridículos ou tendenciosos comentários que na maioria das vezes confundem em vez de esclarecer ou tornar o processo mais cristalino, politizado e isento de partidarismos, de sectarismos doentios. O povo quer e precisa de fatos REAIS (bastam as mentiras dos políticos) e não saber de manobras torpes para que esse ou aquele, muitas vezes indignos (o TCU listou e enviou para o TSE mais de 6000 nomes de possíveis inelegíveis – Fichas Sujas), sejam promovidos e alcancem seus intentos (exclusivamente seus), não os do povo a quem deveriam representar e pugnar. Para que isto ocorra basta que no momento em que os que já ocupando cargos de relevância manifestem suas intenções em apenas mudar de status politicamente (já que são os mesmo que apenas se rodiziam) e para isso sujeitem-se a fazer alianças, em maior parte espúrias e que priorizam apenas conveniências próprias, a Imprensa logo noticia e já estarão a ocupar as primeiras páginas em todos os jornais e noticiários televisivos, graciosamente. Fulano disse que vai concorrer ao Senado, Governo, Câmaras, Presidência etc. e para isso terá que se aliar a tal agremiação partidária, mesmo àquelas que antes dizia abominar e contra a qual tanto lutara, mas que hoje, por interesses mesquinhos e em nome da tal “governabilidade”, prefere se coligar. Basta isso para que na Mídia se torne motivo de comentários, discussões muitas das quais acirradas e fazendo a festa politiqueira justamente daqueles de quem tanto cobram e condenam. Há algo de incoerente nessa postura midiática, mesmo que aparente equilibrada e que poderia ser da maior relevância para a nossa sociedade. Noticiar quando julgado imprescindível e sem manifestar qualquer posicionamento de aprovação ou desaprovação seria o mais coerente, mas... Discutir política e em especial em veículos de comunicação é como discutir religião, futebol, requer cautela já que entre elas não há uma verdade absoluta e sim tendências ideológicas ou meramente opcionais, casuais, que por vezes não respeitadas e nem as mais acertadas e talvez nem tão merecedoras de abordagem que não comedidamente.
Em breve virão os oportunos debates políticos. Eleitores, sejamos livres, exerçamos a nossa cidadania política e que aprendamos, sem ingerências quais forem, ter discernimento na escolha daqueles cujas IDEIAS e PROGRAMAS sejam melhor para toda a COLETIVIDADE, posto que cansamos dos que prometem e não cumprem!



Evandro Leitão toma posse amanhã como deputado estadual


A mesa diretora da Assembleia decidiu, na reunião de hoje, acatar decisão da justiça e empossar o presidente do Ceará, Evandro Leitão como deputado estadual na vaga deixada por Patrícia Gomes, que foi para o TCE.
Evandro toma posse no lugar de Adail Carneiro (PHS). Duas ações marcam a disputa pela vaga, uma no TRE e outra na justiça comum.


Fonte: Diário do Nordeste



Quadrilha que matou cearense espancado é presa no Piauí

A quadrilha que matou um taxista cearense  durante um espancamento no dia 4 de julho, no Jardim América,  foi presa na madrugada desta quarta-feira (6), no Piauí.
Um dos suspeitos foi detido em flagrante, mas as investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontaram para outros três envolvidos que estariam envolvidos na ação delituosa.
De acordo com o delegado Ricardo Romagnolli, a vitima, José Airton Rodrigues Almeida, 51, foi até um bar no dia do crime e teria conversado com a namorada de um dos suspeitos,Jobson Marinho Félix, 24.
A conversa não agradou Jobson, que agrediu o taxista ainda no bar. José Airton ainda pediu desculpas e foi para casa. Mas o suspeito resolveu seguir o homem de 21 anos com mais três amigos.
Testemunhas disseram à Polícia que José Airton chegava em casa quando foi abordado pelo grupo e foi brutalmente espancado. Os homens de idades entre 24 e 33 anos agrediram o taxista com chutes na cabeça e no rosto. A vitima foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
No primeiro momento, a DHPP realizou a prisão de Jobson, mas os outros homens fugiram e a Polícia teve acesso à informações de que o trio estava em Campo Maior, no Estado do Piauí.
A DHPP, em parceria com a delegacia da localidade, cumpriu o mandado de prisão preventivo deAlandemberg Marinho da Cunha, 26, Marcos Venícios Bezerra Melo, 24, e Carlos Eduardo da Silva Marinho, 33.
Todos serão indiciados por homicídio qualificado.


Fonte: Diário do Nordeste

Ceará poderá emancipar até dez novos municípios


O Ceará poderá ter até dez novos municípios, caso a presidente Dilma Rousseff sancione o Projeto de Lei nº 104/2014, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), aprovado ontem (05/08), no Senado. De acordo com o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudo de Limites e Divisões da Assembleia Legislativa do Ceará, Luiz Carlos Mourão Maia, Dilma tem até 15 dias para dar seu parecer.

No Brasil todo, o projeto de lei complementar abre caminho para a criação de, pelo menos, 200 novos municípios. Mourão explica que, com a nova proposta, dez é o número máximo de municípios aptos a serem criados no Ceará. “Isso não significa que teremos esses dez municípios. Essa é a quantidade de locais que atendem às novas regras. Mas claro que tem todo um processo, como a aprovação via plebiscito”, diz.
 
A presidente Dilma havia vetado outra lei que facilitava a criação de novos municípios. Mas, desta vez, os próprios governistas votaram a favor da nova proposta, alegando que as regras são mais rígidas do que aquelas previstas no texto vetado por Dilma.

Mourão afirma que, como emancipacionista, recebeu com muita satisfação a notícia sobre a aprovação no Senado e está confiante na sanção da presidente. Segundo ele, o projeto traça regras mais rígidas para criação das novas cidades.

A proposta original foi alterada na Câmara. Os senadores decidiram manter as mudanças feitas pelos deputados. Foi retirado do texto final os limites territoriais impostos para a criação, que eram de 200 quilômetros quadrados nas regiões Norte e Centro Oeste e de 100 metros quadrados, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Esses limites seriam fatores impeditivos da criação de municípios, e não apenas restritivos, como a regra populacional ou a de viabilidade econômica.

A outra modificação mexe na regra que trata do número mínimo de imóveis necessários na área do novo município a ser criado. O texto incluiu no cálculo tanto imóveis urbanos como imóveis rurais.

A lei que foi vetada pela presidente Dilma era mais flexível. Pelos cálculos do governo, a proposta vetada dava margem à criação de mais de 400 municípios, provocando impacto nas finanças públicas de cerca de R$ 9 bilhões, por conta da repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Mourão informa que a regulamentação para a criação de novos municípios é aguardada desde 1996, quando a emenda constitucional aprovada exigiu a aprovação de lei federal traçando os novos critérios para a criação, incorporação e os desmembramentos a serem seguidos pelas assembleias estaduais. “Como o texto também estabelece regras para a fusão, incorporação e desmembramentos, estamos aguardando essa nova lei, até mesmo para finalizar o estudo sobre o novo Atlas Geográfico do Ceará, que está consolidando, através de georreferenciamento, os limites intermunicipais do Estado”, disse.

* Com informações da AL/CE



Fonte: Ceará News


Corregedor do TRE libera investigação contra o Governo do Estado


O corregedor regional eleitoral, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, concedeu liminar em ação cautelar preparatória de investigação eleitoral, ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, para que se investigue supostas irregularidades cometidas pela Secretaria das Cidades do Estado do Ceará em convênios assinados com prefeituras do interior.

A Ação Cautelar nº 123977, ajuizada pelo MPE, é contra o secretário das Cidades do Estado do Ceará, Carlo Ferrentini Sampaio, e os candidatos aos cargos de governador e vice-governador, Camilo Santana e Izolda Cela, da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”.

Segundo o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, os repasses de recursos do Governo do Estado ocorreram após o dia 5 de julho, período vedado pela legislação eleitoral, em benefício de municípios geridos por políticos aliados ao governador, que apoia o candidato Camilo Santana.

Em sua decisão, o corregedor regional eleitoral considera “plausível o argumento do Ministério Público: revela-se mais eficaz, para fins de instrução processual, o acesso aos documentos no local, in casu, a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará... Assim, diante da aparente gravidade do narrado, considerando presentes os requisitos autorizadores para concessão do pleito, determino que o Governo do Estado do Ceará, por meio do Secretário das Cidades do Estado do Ceará ou quem as suas vezes fizer, disponibilize o imediato acesso a todos os documentos referentes aos convênios”.

Nas eleições 2014, cabe ao corregedor regional eleitoral, Abelardo Benevides Moraes, a investigação de casos de abuso de poder econômico e político, de acordo com artigo 22 da Lei Complementar 64/90. A decisão está sendo cumprida, através de oficial da Justiça Eleitoral, acompanhado de membros do Ministério Público Eleitoral e do Ministério Público de Contas do Estado.

* Com informações do TRE/CE



Fonte: Ceará News


Senado aprova projeto que dá desconto em pagamentos à vista

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (6) projeto que permite aos comerciantes estabelecer preços diferentes para compras feitas em dinheiro ou com cartão de crédito. Para que seja sancionado, o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados.
O projeto susta uma resolução do extinto Conselho Nacional de Defesa do Consumidor que estava em vigor desde 1989. A resolução proíbe cobrança diferenciada  se o pagamento for feito por meio de cartão de crédito.
A matéria provocou divergência entre os senadores. Governistas, como Aníbal Diniz (PT-AC) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), apoiaram o projeto de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR).
O vice-líder do PMDB na Casa, Romero Jucá (RR), tentou adiar a votação em plenário remetendo o texto para duas comissões, o que não foi aceito pela maioria dos senadores.
Para Requião, o projeto tem como finalidade favorecer a camada mais pobre da população que não tem acesso ao cartão de crédito. Os senadores contrários à proposta, porém, argumentaram que a medida poderá “engessar” a negociação entre comerciante e consumidor.
“Estamos liberando o sistema e não engessando porque essa possibilidade de os comerciantes venderem com desconto ajuda o combate à inflação e favorece o consumidor”, argumentou o autor. “Minha proposta libera a negociação e não abole o cartão de crédito, mas não se pode obrigar uma pessoa pobre a pagar a mais porque o Senado se recusa a votar”, disse Requião.
Segundo o autor da proposta, as bandeiras de cartão de crédito são obrigadas a pagar PIS, Pasep, ICMS e Imposto de Renda, por isso, o custo final repassado ao consumidor é entre 3% e 4% maior do que as compras à vista.
“É evidente que para a classe média alta, isso não se constitui num grande problema, porque os cartões nos oferecem inclusive milhagem, pontos para a compra de passagens aéreas. Mas, para o trabalhador de salário mínimo, para a maioria absoluta do povo brasileiro, sequer essa compensação existe”, ponderou o autor.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi contrária ao projeto sob o argumento de que a segurança dos consumidores que optarem por pagar à vista poderá estar em risco. Ela afirmou ainda que, atualmente, na prática, esse desconto para pagamentos à vista já existe. “Então, se vai praticamente engessar o que hoje está funcionando”, ressaltou a senadora.
Débito
A resolução que o projeto pretende sustar não traz referências a pagamentos em débito eletrônico. O autor da proposta defende que compras desse tipo também sejam consideradas transações à vista.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) é favorável à classificação dos pagamentos por débito automático como à vista. Para Cácito Esteves, advogado sênior da entidade, a medida forçará as operadoras de cartão de crédito a baixarem as taxas cobradas por operação. De acordo com Esteves, isso acabará diminuindo os preços para o consumidor final.
“Defendemos que o consumidor possa optar pela forma de pagamento. Se ele escolher um método sem custos [para o vendedor], como dinheiro ou cheque, que ele não pague pela utilização dos 2,5% a 4,5% referentes à taxa do cartão de crédito. Esse valor, maior do que em outros países, é embutido nos preços de hoje”, explicou Esteves.
Já o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça, discorda. “Não é a diferenciação de preços que irá baixar as taxas. Se o problema é a taxa, ela deve ser discutida com as operadoras de cartão”, argumenta o diretor do DPDC, Amaury Oliva.
Segundo Oliva, é “perigoso” autorizar cobrança que diferencia a forma de pagamento. “Há cerca de 15 anos, era muito difícil ter cartão de crédito. Hoje, ficou mais acessível. Principalmente as classes mais baixas usam o limite do cartão como complemento de renda. Portanto, grande parte da população mais simples não vai ganhar esse desconto. Corre o risco de pagar até mais caro.”



Fonte: G1

Tarrafas: MPF propõe ação contra ex-prefeita que gerou prejuízo de R$ 2,6 milhões ao INSS

O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação de improbidade administrativa contra a ex-prefeita do município de Tarrafas, Antônia Simião Lopes Leite. A ex-gestora é acusada de provocar prejuízo de R$ 2,6 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por ter deixado de informar, durante o ano de 2012, os fatos geradores de contribuições previdenciárias do Município.
De acordo com a Procuradora da República Livia Maria de Sousa, a fiscalização da Receita Previdenciária constatou que, durante a gestão de Antônia Simião, a Prefeitura Municipal de Tarrafas não informou todos os fatos geradores de contribuição previdenciárias nas Guias de Recolhimento do FGTS (GFIP) e Informações à Previdência, no período de janeiro a dezembro 2012.
O MPF também apurou que a ex-prefeita omitiu das folhas de pagamentos remunerações pagas ou creditadas a segurados, e pagamentos efetuados a contribuintes individuais, com débito no valor aproximado de R$ 2 milhões, e outro de R$ 541 mil.
Na ação, o MPF pede que a ex-gestora de Tarrafas seja condenada a ressarcir integralmente o dano, pague multa civil, seja proibida de contratar com o poder público, dentre outras sanções.

Fonte: Diário do Nordeste

Matrículas do Sisutec começam nesta quarta-feira

Os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula nas instituições a partir desta quarta-feira, 6. O prazo vai até sexta-feira, 8. O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, informações sobre local, horário e procedimentos para a matrícula.

A lista dos selecionados foi divulgada ontem e pode ser acessada no site do Sisutec. Quem perder o prazo da matrícula, perde a vaga. Nesta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar 0 na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

As vagas que não forem preenchidas no período de matrícula serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

Fonte: O Povo

Câmara aprova profissão de paralegal para não aprovados no exame da OAB


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou há pouco, em caráter terminativo, um projeto de lei (PL 5.749/13) que pode permitir que mais de 5 milhões de brasileiros, formados em direito mas que não foram aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exerçam algumas atividades que não são permitidas hoje. O texto cria a carreira dos paralegais, profissionais que poderão atuar na área jurídica sob responsabilidade de um advogado.

“O paralegal, em síntese, é alguém que, não sendo advogado, auxilia e assessora advogados, realizando funções paralelas e de grande importância para o sucesso do escritório de advocacia. Como é evidente, eles não podem exercer sozinhos atividades típicas de um advogado, como dar consultas ou assinar petições aos tribunais”, explicou o relator da matéria, Fabio Trad (PMDB-MT). A proposta ainda depende de aprovação no Senado.

Trad ainda lembrou que outros países, como os Estados Unidos, já adotam esse tipo de medida. Para os deputados da CCJ, houve consenso de que as restrições criadas pela falta de registro da OAB cria um "limbo injusto” para as pessoas que se formaram em direito e não passaram no chamado Exame de Ordem.

A proposta, que agora segue para o Senado, prevê o exercício da nova profissão por três anos para quem já se formou ou ainda vai concluir o curso. A proposta original do deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) contemplava apenas as pessoas que concluíssem a faculdade a partir da publicação da lei e garantiria o exercício por dois anos.

Durante a discussão sobre a proposta, o colegiado decidiu que o prazo era curto e não solucionava o problema de milhares de pessoas que ficam impedidos de atuar pela falta de aprovação da entidade representativa dos advogados.

Esperidião Amin (PP-SC) optou por não votar, mas explicou que não é contrário à proposta. “Quem é contra o exame da Ordem não pode concordar com o apaziguamento desse limbo social que foi criado no Brasil. É um exame cartorial de interesse financeiros. Para não criar problemas, vou me abster, mas deixo claro que, no futuro, nós vamos enfrentar uma discussão verdadeira entre admitir ou não o Exame de Ordem”, explicou.

* Com informações da Agência Brasil


Fonte: Ceará News

Grupo explode caixa eletrônico em Cascavel; 2º ataque a banco registrado nesta quarta



Um grupo realizou um ataque a banco na cidade de Cascavel na madrugada desta quarta-feira (6), localizada a 62 km de Fortaleza. A quadrilha explodiu um caixa eletrônico e integrantes foram presos em flagrante, segundo informações da Polícia Civil.

No total, cinco pessoas foram detidas após a ação. Com o grupo estavam alguns artefatos utilizados no furto, dentre elas um maçarico. Mais informações sobre a ação serão divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (6), na Delagacia de Roubos e Furtos (DRF), em Fortaleza.

Esse foi a segunda explosão em caixa eletrônico registrada apenas na madrugada desta quarta. Uma agência bancária também foi alvo de ataque na cidade de Paramoti por volta das 0h30.

Fonte: Diário do




Cedro-CE: Homem tenta roubar galinhas e acaba "preso" por donos dos animais



Policiais de Cedro (CE) foram encaminhados para uma ocorrência inusitada na zona rural. Eles receberam ligação informando de que um homem estaria amarrado nas proximidades do Matadouro Público, localizado no Sítio Marreca.

Quando chegaram ao local mencionado perceberam que o agricultor Francisco Carneiro da Silva Filho, 35 anos, tinha sido contido por outros dois homens que o acusaram de ter roubado alguns animais.

Os dois homens disseram que Francisco “tinha resistido à prisão” e, por isso, precisaram amarrá-lo. Com o acusado foram encontrados um galo, duas galinhas e um porco. Acusado, vítimas e uma testemunha foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cedro para os procedimentos cabíveis

fonte MISÉRIA



Quadrilha explode agência bancária em Paramoti



Mais um ataque a banco no Ceará neste ano foi registrado pela Polícia. Uma quadrilha explodiu o caixa eletrônico do Bradesco no começo da madrugada desta quarta-feira (6) na cidade de Paramoti, a 104 km de Fortaleza,  na região do Vale do Curu. O crime ocorreu por volta de 1h30, segundo o Comando do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), com sede em Canindé. 
As informações dão conta de que a quadrilha era composta por cerca de 8 pessoas. O grupo teria agido rapidamente, colocando os artefatos no equipamento e detonado. A Polícia abortou a ação de forma imediata, e os ladrões não conseguiram levar o dinheiro que havia nos caixas.
A explosão foi tão forte que destruiu por completo a agência que havia sido inaugurado há poucos meses. Até a estrutura de uma padaria, localizada próxima ao local do crime, ficou comprometida com a ação. 


fonte Diário do Nordeste.

EM QUIXERAMOBIM > Ex-presidiário é preso após tentar estuprar dona-de-casa




Quixeramobim
Uma equipe do Ronda do Quarteirão de Quixeramobim capturou nesta terça-feira, 5, um homem acusado de tentar estuprar uma dona-de-casa. Segundo a Polícia, o artesão Antonio Felipe da Silva Santiago, 31 anos, ex-presidiário, atacou a vítima e rasgou suas roupas, tentado estupra-la. Ela reagiu e foi agredida. Populares acionaram o Ronda do Quarteirão. Logo depois ele foi preso. A tentativa de estupro ocorreu no bairro da Cohab, na periferia da cidade.

fonte blog Diário do sertão.


Em Russas, ladrão abandona moto roubada e deixa carta de desprezo: ´porqueira´



Um ladrão abandonou uma motocicleta roubada em Russas, no interior doCeará, e deixou um bilhete de desprezo; segundo o autor do roubo, o veículo não “dá nem pra fazer um assalto”. “Ajeita essa porqueira, macho, não dá nem pra fazer um assalto. Isso não serve nem pra botar no lixo, seu fulero. Compre uma brozinha, macho. Valeu, compadre”, diz o bilhete.

Segundo a Polícia Militar de Russas, o veículo foi deixado abandonado na zona rural da cidade na tarde de terça-feira (5) e já devolvida ao dono. “A moto era um pouco antiga e tinha alguns problemas mecânicos. O ladrão provavelmente precisava dela pra assaltos e fugas em alta velocidade e viu que ela não servia para o que ele queria”, diz o policial João Brígido.

A polícia fez buscas pelo autor do roubo, mas ainda não tem a identidade do suspeito. A polícia acredita que o suspeito mora em residências próximas ao local onde o veículo foi encontrado abandonado na terça-feira.
Fonte: G1 CE




Homicídio à bala em Morada Nova


No dia 05/08, por volta de 18h00min, na BR- 116, na localidade de Tabuiu, Morada Nova, na residência da vitima de iniciais F.G.F; 28 anos, com três perfurações  na nuca.


Foram encontradas 4 (quatro) cápsulas de calibre 38 no chão. Segundo informações de populares, um indivíduo não identificado efetuou os disparos e se evadiu do local.



Fonte: Blog do Tom Gurgel

Ceará é o maior mercado de carros de luxo do Nordeste



Maior mercado consumidor de carros de luxo do Nordeste, com mais de 30% de participação nas vendas de automóveis premium na Região, o Ceará bate recordes em emplacamentos de carros importados de grandes marcas consolidadas no mercado mundial, como Honda, Mercedes-Benz e BMW. O Volume cresceu tanto que o Estado conseguiu quadruplicar a média de vendas por mês na capital cearense entre 2013 e 2014.

Conforme o João França Júnior, superintendente da Welle Motors - única concessionária BMW no mercado cearense -, as vendas de carros da marca BMW no Estado, nos seis primeiros meses de 2014, chegaram a média de 40 carros/mês contra a faixa de 10 carros vendidos mensalmente no mesmo período do ano passado.

"Com isso a BMW, que só não era líder de mercado em Fortaleza, a partir de março, passou a liderar também o mercado cearense. E no último mês de junho o Ceará chegou a ser o primeiro no ranking de automóveis BMW vendidos no Nordeste", comemora o superintendente.


Segundo ele, parte do crescimento está relacionado à mudança de gestão da BMW em Fortaleza pela Welle Motors, que também comercializa as marcas Mini (carro compacto) e Motorrad (moto). Porém, a expressividade da expansão, diz o executivo, se deve a uma conjunção de fatores.

Menor preço e investimento

A redução dos preços dos importados aliada ao investimento dos bancos das montadoras no subsídio taxa zero e o parcelamento em até quatro vezes sem juros, somados a facilidade de crédito no mercado, ao crescente nível de exigência do consumidor e a maior adequação dos modelos importados às estradas brasileiras são os motivos apontados por João Junior.

"Enquanto os preços dos carros populares nacionais subiram, o valor dos importados baixou mais de 20%. Modelos que custavam na faixa de R$ 170 mil, hoje são vendidos por R$ 130 mil", exemplifica o superintendente, segundo quem o financiamento dos veículos premium também ficou mais barato.


Isso ocorre porque a inadimplência desse tipo de cliente é quase zero, até porque as montadora fazem uma filtragem muito grande antes de liberar o parcelamento", explica.

De acordo com João Junior, como revendedor BMW exclusivo no Ceará, a Welle Motors está investindo em estratégias de vendas mais agressivas no Estado. "Há quase 20 dias estamos com um estande de vendas dentro do Shopping Sobral. Essa é uma iniciativa que pretendemos repetir para alavancar cada vez mais as vendas da marca no mercado cearense", afirma.

Alta de 30% na Honda

Revendedor de carros Honda, o empresário Oduénavi Ribeiro, da Concessionária Novaluz, garante que as vendas da marca cresceram 30% entre janeiro e junho de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado.

"Em 2013 vendemos em média 1.200 carros no primeiro semestre, enquanto esse ano já comercializamos 1.560 veículos. Saímos de uma média mensal de 200 automóveis vendidos para os atuais 260 carros/mês", revela o revendedor.


Novos modelos e ascensão

Além do lançamento de novos modelos Honda, Ribeiro atribui o incremento das vendas também a ascensão das classes sociais no Brasil, ao aumento da oferta e ao "sacrifício financeiro das concessionárias para reduzirem suas margens de lucro".

Entre os campeões de vendas na Concessionária Novaluz, o empresário aponta o Honda Civic, com 39% das vendas, e o Honda Fit, com 30%. "O Honda Civic é imbatível na liderança. Quanto ao Fit, é um dos lançamentos da Honda mais desejados, que fez muito sucesso", conta Ribeiro. Para o segundo semestre, ele também está otimista. "Acredito que vá ter uma melhora porque houve uma demanda reprimida nas vendas de junho e julho em função da Copa (do Mundo)", argumenta.

Fortaleza tem tradição

Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Ponte, Fortaleza sempre teve tradição no consumo de carros de luxo e o consumo disparou a partir do Mercosul. "Fortaleza sempre foi um polo de consumo para esse tipo de carro. Hoje, a maioria dos automóveis são equipados com Air bag duplo, (freios) ABS, ar condicionado e direção hidráulica - itens antes considerados de luxo. E com acordos operacionais como o Mercosul, a entrada de importados de luxo foi ainda mais facilitada", reforça


Marca tem investimento concentrado em Fortaleza

Apesar de Fortaleza ser o maior mercado da Região para a Mercedes-Benz, representando 35% das vendas da marca no Nordeste, e do crescimento de 30% nas vendas de automóveis no primeiro semestre desse ano face ao mesmo período de 2013, o Ceará está fora dos planos de expansão da empresa em 2014.

De acordo com o gerente sênior de Vendas e Marketing de automóveis da Mercedes-Benz, Dirlei Dias, uma concessionária do padrão da marca, exige um plano de negócios para ser financeiramente saudável. "Investir em novas concessionárias da nossa marca só é saudável quando se tem um volume significativo de vendas. Para ter rentabilidade é preciso vender de 120 a 150 carros/ano. E no momento não tem outra região no Ceará, fora de Fortaleza, que compense a abertura de novas concessionárias Mercedes-Benz", afirma.

Segundo o gerente, "a cada três meses a Mercedes faz o mapeamento de todo o país, para identificar potencial de mercado. "E, a princípio, não há justificativa para abertura de novas lojas na Capital ou no interior do estado. Continuaremos avaliando", afirma. Conforme balanço realizado pela Mercedes-Benz para os primeiros seis meses deste ano foram comercializados na Capital cearense 142 veículos da marca, ante 108 unidades vendidas nos seis primeiros meses do ano passado.


Durante todo o ano de 2013 o mercado local somou 281 emplacamentos de automóveis Mercedes-Benz, correspondendo a quase 36% dos total de emplacamentos da marca no Nordeste (784) e em torno de 3% do total de automóveis Mercedes emplacados no Brasil no ano passado (9.421). A expansão da Mercedes no mercado local supera o crescimento nacional para o período, de 15% - resultado da venda de 4.986 carros da Mercedes-Benz entre janeiro e junho de 2014, contra os 4.363 veículos da marca comercializados em igual período do ano anterior. No Nordeste as vendas da marca cresceram 63%, passando para 456 unidades vendidas no primeiro semestre desse ano.

Fortaleza no topo

Presente em cinco capitais nordestinas, a Mercedes-Benz registrou, no referido período, incremento superior, em termos percentuais, em Teresina (357%), Natal (300%) e Recife (64%). Entretanto, em todos esses mercados o consumo não passou da casa de dois dígitos, ficando abaixo de Fortaleza, quando os números absolutos das vendas são observados.

Na capital do Piauí o total de carros da marca comercializados de janeiro a junho passou de 14, em 2013, para 64, em 2014. Em Natal, no Rio Grande do Norte, o número de unidades passou de 7 para 28 no mesmo período. Na capital pernambucana foram vendidos 97 carros no primeiro semestre desse ano, contra 59 no mesmo acumulado de 2013.

Por sua vez Salvador, na Bahia, ficou atras da performance cearense nos dois quesitos: em termos percentuais e em números absolutos. As vendas da marca na capital baiana passaram de 68 para 88 unidades entre os primeiros semestres de 2013 e 2014, com alta de 29%.


Mais unidades, mais vendas

Para a Mercedes-Benz, o principal motivo do incremento acentuado nas vendas é a expansão de sua rede de concessionárias no Nordeste, com a inauguração da concessionária de Natal (RN) em maio de 2014.

No segundo semestre deste ano, uma das seis concessionárias que a Mercedes planeja inaugurar ainda este ano no Brasil também será no Nordeste, precisamente em São Luís do Maranhão. As outras novas unidades planejadas pela marca de veículos serão instaladas em Niterói, Rio de Janeiro e três no estado de São Paulo, aumentando para 47 o número de concessionárias em funcionamento no país para a comercialização de automóveis premium.

Fonte: Diário do Nordeste




Juazeiro do Norte-CE: Polícia prende três pessoas, fecha duas “bocas de fumo” e apreende quantidade recorde de crack



Uma operação de combate ao tráfico de drogas desencadeada por militares do Serviço de Inteligência do 2º BPM resultou no fechamento de mais duas “bocas de fumo” situadas em pontos eqüidistantes de Juazeiro do Norte, mas com ligações entre si. Três pessoas, sendo um casal, foram presas e a polícia recolheu 3 kg de crack que representa um volume recorde apreendido no município. O serviço começou por volta das 11 horas desta terça-feira no bairro das Timbaúbas.

Na Rua Luiz Galvão Pereira, 203 reside o casal Antonio Pinheiro da Silva, de 35 anos, o “Galego”, e Cleidiane Cardoso Silva, de 26 anos, onde os PMs encontraram 23 tabletes de maconha prensada e em sacos plásticos, duas balanças de precisão, uma faca, um tablet, um relógio e seis celulares. Foi o ponto de partida das denúncias anônimas e, junto ao casal, os policiais levantaram informações já que sabiam da ligação dos dois com outra pessoa. Inclusive, um “disque drogas” no qual a mulher fazia as entregas.


O passo seguinte foi na direção da localidade denominada Vila Nova situada no Bairro Pedrinhas. Na casa de Pedro Paulo Luis Leandro, de 21 anos, na Rua Aécio Bezerra Mariano, 44 a polícia encontrou os 3 kg de crack e mais  100 gramas de cocaína que este assumiu ser o dono. Outros dois homens estavam no imóvel, porém se apresentaram apenas como usuários e foram levados à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil para servirem como testemunhas.



O jovem Pedro Paulo já tinha passagens pela polícia de Juazeiro. No dia 1º de julho de 2012 ele foi preso juntamente com outras cinco pessoas acusadas da formação de uma quadrilha interestadual com ramificações no Ceará e Pernambuco. As prisões aconteceram na Rua Antonio Ferreira de Lima da mesma localidade e o cabeça seria Cleiton Alves Feitosa, de 28 anos, que conseguiu fugir. Este teria comandado uma fuga em massa da cadeia de Belém de São Francisco (PE) e ter assassinado uma pessoa sentada no banco dos réus quando era submetida a julgamento em Floresta.

Naquele dia em Juazeiro, a operação foi desencadeada pelo Serviço Reservado da polícia pernambucana e militares cearenses recebidos à bala quando alguns tentaram fugir por cima dos telhados das residências vizinhas mais foi feito um cerco com o apoio do helicóptero da CIOPAER. Além de Pedro Paulo, foram presos Claudiano Antonio da Silva, de 32, Luciano Oliveira da Silva, de 30, Ariedson Michael de Alencar, de 26, Eduardo Ferreira da Silva, de 19 e Círo Geraldo da Silva, de 21 anos.

No imóvel, os PMs encontraram um revólver calibre 38 com cinco cartuchos, um carregador de pistola 9mm, um carregador de pistola 380, oito cartuchos calibre 38, três cartuchos calibre 44 e um cartucho 9mm. Além disso, boa quantidade de maconha, 19 sacos para armazenar drogas, oito óculos da Ferrovia, 72 relógios, 82 suportes de plástico para relógios, um vidro de perfume e uma moto Honda Titan de cor azul. Eles teriam assaltado a Joalharia São Geraldo em Juazeiro e o Bradesco de Mauriti.


fonte Miséria.