Quixadá: Um idoso foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (14) ao tentar aplicar um golpe na agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Rui Maia, no Centro de Quixadá. Conforme apurou o Revista Central o suspeito tentava sacar a quantia de R$ 10 mil usando documentos falsos.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito apresentou documentos considerados falsos pela instituição. O Revista Central conseguiu a identificação do homem: trata-se de Manuel Lopes Filho. Segundo a PM, a gerente da Agência informou que ele tentou acessar a conta de outra pessoa para fazer um saque utilizando outro documento, no nome de Raimundo Martins da Silva.
Ao fazer o processo de checagem a gerente do banco descobriu uma inconsistência: o falso documento apresentado por Manuel para se passar por Raimundo Martins, estava assinado, mas na versão original do sistema do banco, o documento constava como pertencente a uma pessoa não alfabetizada e sem assinatura. Também houve divergência na tonalidade de pele entre a foto apresentada e o registro oficial.
A tentativa de acesso à conta foi barrada quando o sistema não reconheceu a digital do suspeito, o que motivou a intervenção da gerência. Após identificar os indícios de fraude, a gerente acionou uma equipe da Polícia Militar. Durante a abordagem, o suspeito alegou estar acompanhado de um sobrinho, que o aguardava do lado de fora em um carro modelo Tracker, de cor preta, mas nenhuma outra pessoa foi localizada nas imediações.
Ainda conforme a PM, já na delegacia, Manuel Lopes Filho teria revelado sua identidade e confessado a tentativa de crime. O RC apurou também que durante o interrogatório, surgiram novos nomes, incluindo o de um sobrinho do suspeito, apontado como a pessoa que estaria no veículo do lado de fora, e que o teria levado até a agência. Imagens das câmeras devem ser analisadas para apurar o envolvimento de outras pessoas.
O delegado responsável pelo caso, ao analisar a versão dos suspeitos e os elementos de prova, considerou haver indícios suficientes para manter Manoel preso em flagrante, com base nos artigos 304 e 297 do Código Penal e ainda por tentativa de estelionato. O idoso será submetido a uma audiência de custódia no 3º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias de Quixadá.