-->

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Feriado de Natal teve 156 mortes em acidentes nas BR’s, aponta balanço da PRF

 

Operaçao Natal fiscalizou imprudências nos trechos federais que cortam o país (Foto: divulgação/PRF)

O número de mortes em rodovias federais, ao longo da semana do feriado de Natal, aumentou cerca 10%, aponta balanço preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgado nesta quinta-feira (26). Foram registrados 165 óbitos, entre os dias 20 e 25 de dezembro, período em que a PRF intensificou as ações de fiscalização em todo o país. No mesmo período do ano passado, o número de mortes ficou em 150.

O aumento se deve principalmente à grave colisão entre uma carreta e um ônibus, na BR-116, no município de Teófilo Otoni (MG), ocorrida na madrugada do último sábado (21), com 41 vítimas fatais. Apesar disso, o número de feridos caiu quase 11% em 2024, para 1.654 casos, em relação ao ano anterior com registro de 1.853. 

O número de acidentes permaneceu estável no Natal deste ano, na comparação com o do ano passado, com cerca de 1,4 mil ocorrências.

Durante os seis dias de mobilização, as equipes registraram 6.531 infrações desta natureza. Além de coibir ultrapassagens indevidas, os agentes realizaram 68 mil testes de bafômetro. Como resultado, 1.565 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool. Destes, 97 foram detidos por crime de trânsito.

Das mais de 49 mil infrações registradas entre os dias 20 e 25, 3.865 foram por conta do não uso do cinto de segurança, 763 pela ausência do dispositivo de retenção de crianças (cadeirinhas) e 1.514 pela não utilização do capacete. No mesmo intervalo, a PRF capturou mais de 36 mil imagens nas atividades de fiscalização de velocidade.

SÁBADÃO DO BREGA TODOS OS SÁBADOS AS 13 HORAS NA RADIO PROGRESSO FM 101.1.

Fones; 88 2145 0202 Zap - 88 9 9648 1928.

                      Erivando Lima.

Dois acidente de trânsito em Canindé no feriado de Natal deixa uma pessoa morta

 

Acidente envolveu ônibus que levava romeiros ao Piauí (Foto: reprodução)

Sertões de Canindé: Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em estado grave, em dois acidentes diferentes, registrados no feriado de Natal, em Canindé. Os dois acidentes envolveram ônibus que transportava romeiros.

O primeiro caso foi registrado ainda na madrugada de terça-feira (24) para quarta (25). Ismael Ferreira Lima, 36, colidiu a moto que trafegava, contra um ônibus que levava romeiros de volta ao Piauí.

O acidente aconteceu próximo ao Bairro do S. Samuel não resistiu e morreu ainda no local, sem que houvesse tempo de receber atendimento médico.

Outro acidente aconteceu no início da manhã de quarta, num trecho conhecido como Curva da Morte. Uma mulher, identificada por Thaís Serafim, colidiu na curva contra um ônibus que também levava devotos de São Francisco.

Agentes de Trânsito do município foram acionados e a mulher foi em seguida socorrida. Ela sobreviveu com ferimentos graves sendo levada para um hospital da região.

Russas - CE plantão policial.

 


TABULEIRO DO NORTE APRENSÃO DE MOTOCICLETA COM SUSPEITA DE ADULTERAÇÃO.

Dia 26/12/2024, por volta das 09h, foi repassado um alerta via sistema Agilis e videomonitoramento de Tabuleiro do Norte-Ce, relatando a presença de uma motocicleta HONDA/ NXR 160 BROS, placa SBJ 9F42, de cor vermelha, ano 2024, com queixa de roubo/furto, transitando pela cidade, a viatura da polícia militar durante diligências conseguiu localizar a referida motocicleta, no interior do estabelecimento comercial Parque Martins, localizado no Sítio Carnaubal- Zona Rural de Tabuleiro do Norte-Ce. O proprietário do Parque afirmou ser proprietário da referida motocicleta, o mesmo relatou que havia comprado a motocicleta nesta semana, a pessoa de Nilson ou Gil Bola, residente no município de Morada Nova-CE. Os policiais ao averiguarem o numero do chassi, perceberam sinais de adulteração. Assim, foi realizada a condução do proprietário e da motocicleta, até a Delegacia de Polícia Civil de Tabuleiro do Norte-Ce, para que fossem realizados os procedimentos cabíveis, onde o delegado adotou as medidas cabíveis e confeccionou um boletim de ocorrência.

QUIXERÉ - HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO. 

Dia 26/12/2024, por volta das 20h45min, foi vítima de Homicídio por arma de fogo, um homem identificado como Rafael da Nila, a composição da polícia militar após receber a ocorrência de lesão corporal por arma de fogo, enviada pela Ciops Russas, deslocou-se imediatamente ao endereço mencionado, na água fria, zona rural de Quixeré-CE, ao chegar ao local, os policiais constataram o fato, encontrando a vítima ao solo já sem vida. No local também foram encontrados 08 estojos e 02 munições intactas, todas de calibre 9mm. Também foi encontrada próximo ao corpo, a motocicleta que a vítima trafegava uma HONDA NXR BROS 150 MIX ESD, de cor preta, ano/ mod. 2010. A perícia forense foi acionada e compareceu ao local para iniciar os procedimentos técnicos de investigação. Após a perícia, o corpo foi removido pelo rabecão e encaminhado ao instituto médico legal (IML) de Russas-CE. 

TABULEIRO DO NORTE HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO. 

Dia 26/12/2024, por volta das 20h40min,  emTabuleiro do Norte-CE, um homicídio a bala na Rua Manuel Franklin, bairro 8 de Setembro, zona urbana de Tabuleiro do Norte-Ce. De imediato foi acionada a viatura da polícia militar, e ao chegar ao local constatou a veracidade dos fatos. A vítima trata-se do vereador, presidente da câmara de Tabuleiro do Norte-CE, Marcos Aurélio de Araújo 57 anos. Imagens coletadas por câmeras de segurança mostram o momento em que chegaram dois indivíduos, em uma motocicleta vermelha, ambos portando arma de fogo, onde efetuaram vários disparos contra a vítima, atingindo também sua sogra que foi socorrida por populares para o hospital de Tabuleiro do Norte-Ce, com uma perfuração nas costas e outra na nádega, sendo transferida em seguida para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe em Limoeiro do Norte-Ce. Após os procedimentos técnicos da perícia no local do crime, foram encontradas 09 (nove) cápsulas deflagradas de calibre 09mm, e 04 projéteis de 9mm intactos. A Polícia Militar como também o serviço de inteligência do 1°BPM continuam em diligências no intuito de localizar e prender os autores desse crime.

Fonte; 1º BPM, Russas – CE, 27 de Dezembro de 2024.


CNJ proíbe prisões em flagrantes de presos liberados na 'saidinha' de Natal por descumprimento de regras; entenda

 QUINTA-FEIRA, DEZEMBRO 26, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) declarou ilegal uma portaria do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) que permitia a prisão de detentos em “saidinhas” que descumprissem regras. A decisão foi tomada dias antes da saída temporária de final de ano, que começou na 2ª feira (23.dez.2024).

A portaria autorizava as Polícias Civil e Militar a prender detentos em flagrante por violação das condições das saidinhas. Desde sua implementação, em junho do ano anterior, mais de 3.000 detentos foram presos.

O CNJ, no entanto, determinou que tais infrações deveriam ser apenas registradas e comunicadas ao Judiciário para decisão. A ilegalidade da portaria foi questionada pela Defensoria Pública de São Paulo via habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Apesar do STJ não conceder o habeas corpus, encaminhou o caso ao CNJ, que julgou a medida ilegal.

Na última “saidinha”, em 17 de setembro, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo reportou a prisão em flagrante de 16 detentos que praticaram novos crimes durante o período. Os casos foram reportados tanto na capital paulista quanto em cidades do interior do Estado.

No total, houve 4 saídas temporárias para os presos em São Paulo neste ano. Durante a época de festas, poderão passar fora da prisão o período de 23 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025.

(Poder 360)

Moraes dá 48 horas para Exército explicar por que militares presos estão recebendo visitas

 QUINTA-FEIRA, DEZEMBRO 26, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, deu prazo de 48 horas para o Exército explicar por que os militares presos na tentativa de golpe de estado estão recebendo visitas diárias nas unidades militares, o que vai contra o regime especial de prisão. A decisão foi tomada depois que o Exército enviou, por determinação de Moraes, a lista de visitas dos quatro militares presos em Brasília. São eles Hélio Ferreira Lima, Mário Fernandes, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo.

A relação tem o nome dos visitantes, horário e duração das visitas. Moraes determinou que o Exército informasse as regras para as visitas, incluindo os dias e o número de pessoas autorizadas a entrar. Depois de ter recebido a lista, Moraes mandou os comandantes responsáveis explicarem o motivo das visitas diárias, o que contraria as normas do próprio Exército. Isso porque as visitas só podem ocorrer as terças-feiras, quintas-feiras e domingos e precisam de agendamento prévio. Fora desses dias, as visitas só podem ocorrer se tiver autorização do comando do Exército, mas não podem ultrapassar os três dias de visitas.

Já os advogados podem fazer visitas de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e precisam ser agendadas previamente. Moraes determinou que as explicações precisam ser dadas pelo comandante da 1ª Divisão de Exército, pelo comandante do Comando Militar do Planalto e pelo chefe do Comando Militar do Leste.

A decisão é do mesmo dia em que Moraes decidiu pelas prisões dos generais Braga Netto e Mario Fernandes, investigados no inquérito da trama golpista. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, já tinha se manifestado contra a liberdade dos dois. Braga Netto foi preso no dia 14 de dezembro pelo fato dele tentar atrapalhar as investigações e agir para ter acesso a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. As investigações demonstraram que Braga Netto entregou dinheiro em sacolas de vinho a militares das Forças Especiais do Exército, o chamado “kids pretos”. A negociação envolvia o pagamento de R$ 100 mil para financiar o deslocamento de apoiadores de Bolsonaro a Brasília.

Na decisão que autorizou a prisão de Braga Netto, Moraes citou que as investigações revelam “gravíssima participação” de Braga Netto que assumiu um “verdadeiro papel de liderança, organização e financiamento” dos atos golpistas. Moraes ainda diz sobre indícios de que o general “atuou, reiteradamente, para embaraçar as investigações” e destaca “extrema periculosidade” com a “existência de gravíssimos crimes e indício suficientes de autoria”.

Já Mário Fernandes foi preso na operação da Polícia Federal de 19 de novembro, quando outros quatro militares e um policial federal também foram alvos. O militar é apontado pela investigação da Polícia Federal como o responsável pela elaboração do plano para matar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin.O general Mário Fernandes é apontado pelos investigadores da PF como um dos mais radicais e influentes integrantes do grupo criminoso que organizou ações golpistas, servindo ainda como um elo entre a cúpula do governo Bolsonaro e manifestantes que estavam acampados em frente a quartéis do Exército em todo o país.

A PF acredita ainda que o plano, chamado "Punhal Verde e Amarelo", que previa as mortes de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, foi impresso pelo general no Palácio do Planalto. Segundo o documento, Mário Fernandes depois faria parte do gabinete de crise que seria instalado logo após o golpe.

Fonte: CBN

Presidente da Câmara de Vereadores de Tabuleiro do Norte é assassinado a tiros na calçada de casa

 A sogra do político também foi atingida.

O vereador Marcos Aurélio Araújo (PP), presidente da Câmara de Tabuleiro do Norte, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (26), em Tabuleiro do Norte. Câmeras de segurança registraram o momento. Ainda não se sabe a motivação do crime.

O político, de 57 anos, estava sentado na calçada de sua casa quando, às 20h39, dois homens chegaram armados e atiraram contra ele. A dupla está foragida. Policiais militares e civis estão fazendo buscas na região para capturar os autores da execução.

A sogra de Marcos Aurélio também foi atingida. Conforme o relatório da ocorrência, ao qual o Diário do Nordeste teve acesso, Marina Moreira Maia sofreu lesões nas costas e nas nádegas, mas não há risco de morte. Uma outra mulher também estava sentada na calçada, mas correu quando os disparos foram efetuados.


Vereador iria para o quarto mandato

Natural de Tabuleiro do Norte, Marcos Aurélio foi eleito para seu quarto mandato como vereador, com o maior número de votos do município — 1.508 — nas eleições municipais de 2024. Em janeiro, ele completaria 58 anos.

(Diário do Nordeste)

Reflexão do dia.

Nos últimos anos, o Brasil segue a ter uma das taxas de violência mais altas do mundo. Há uma crise na segurança pública que é caracterizada pelo crime organizado, pelo narcotráfico e pela violência policial, e que representa um grande desafio para a democracia. A ausência de políticas de segurança preventivas, bem como o paradigma defasado que rege as polícias nacionais – além do sucateamento e enfraquecimento dos policiais e de suas condições de trabalho – tem tido um reflexo extremamente negativo no campo da segurança.

Reformar a segurança pública é crucial para reduzir a criminalidade e para promover a justiça social. Neste contexto, a representação da FES no Brasil apoia o diálogo entre a sociedade civil, os partidos políticos e acadêmicos para a elaboração de uma estratégia de segurança e uma política de drogas inovadora.