-->

domingo, 13 de julho de 2014

PRISÃO EM FLAGRANTE POR ASSALTO – MORADA NOVA – CE




Domingo (13), por volta das 05h30min, na entrada da estrada do dourado zona rural de Morada Nova-CE, após receber a denuncia de um possível assalto a viatura se deslocou até esse lugar, onde no decorrer do percurso se deparou com os suspeitos que empreenderam fuga e caíram da motocicleta após a perseguição sendo presos e conduzidos a delegacia de morada nova para ser apresentado ao Delegado de Polícia Civil, com os acusados foi recuperada uma moto roubada, de placa OCL-2778, Honda titan cor preta, os acusados são José Jair Rabelo Saldanha, mãe Claudia Elenia Rabelo, Nascido 03/01/1994, endereço, Rua Raimunda Girão Maia, Profissão Montador, Outro envolvido é Daniel Amaro da Silva, filho de Nildete Amaro Cavalcante, Nascido em 19/09/1992 residente na rua Maria Galvão nº 297 prourb, Morada Nova-CE, profissão servente, os mesmos informaram estar armados de revolver calibre .32 e que jogaram a arma dentro de um canal de esgoto sendo que não foi possível localizar a arma.
Lembrando que jair ja foi prso outras vezes porem não em flagrante e esse foi o mesmo que tempos atraz atirou contra uma viatura da policia e uma equipe do DEMUTRAN, porem mesmo con tudo isso ainda estava nas ruas, cometendo crimes, ou seja a policia faz o seu trabalho que é prender mais infelizmente a justiça o coloca na rua de novo…
fonte plantão policial de morada nova

Comerciante de Fortaleza foi executado em Solonopoles


Um comerciante de Ibicuitinga foi o autor do crime contra o sr. Silvio Roberto de Sousa Alves, comerciante de Fortaleza, que foi sequestrado entre Morada Nova/Ibicuitinga e morto em Solonopoles.


O crime foi motivado por uma dívida que o acusado possuía com a vítima. O comerciante de Ibicuitinga assumiu autoria do crime e entregou o nome de seus 

fonte Blog do Tom



PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO NESTE DOMINGO DENTRO DO PEREIRÃO EM CAICÓ


Por volta das 8 horas da manhã de hoje domingo 13/07, um detendo foi assassinado na área interna da Penitenciária Estadual do Seridó em Caicó(Pereirão). A vítima fatal foi identificada como ANTÔNIO CARLOS DA SILVA FREITAS, conhecido como "Toinho Ladrão", da cidade de Currais Novos. Toinho Ladrão chegou ao Pereirão entre o dia 12 e 14 de abril de 2014, após ser preso pela Polícia Militar de Florânia acusado de roubar uma moto na cidade de Currais Novos, inclusive o veículo estava em poder do mesmo na hora da abordagem. Informações internas dão conta que as visitas para este domingo estão suspensas temporariamente.
fonte: PASSANDO NA HORA



Polícia prende homem acusado de assassinar a mãe a golpes de foice em Fortaleza



Jairo Batista da Silva, de 34 anos, é suspeito de assassinar a própria mãe, Maria de Fátima Batista da Silva, de 73 anos, a golpes de foice no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, na madrugada deste domingo (13). A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), sendo encaminhada ao Frotinha da Parangaba, entretanto, não resistiu.

Acusado por vizinhos, embora negue a autoria do crime, o suspeito foi levado para a Delegacia da Mulher. Os irmãos de Jairo Batista afirmaram que ele tem problemas mentais. Detido, o suspeito, que morava sozinho com a mãe, dizia ser o "juiz da Galiléia" e que sua casa era uma delegacia.

A Polícia ainda não sabe informar as motivações do crime, mas Jairo já possuía mandado de prisão por conflitos familiares.

Fonte: Diário do Nordeste




TRE disponibiliza telefone 148 para denúncias de propaganda irregular

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) disponibiliza o plantão da propaganda das Eleições 2014. Em Fortaleza e nas zonas eleitorais do interior do Estado, a Justiça Eleitoral do Ceará já está mobilizada para acompanhar e fiscalizar a propaganda dos candidatos. Com uma semana de funcionamento, a movimentação tem sido muito tranquila. Na capital, por exemplo, nenhuma ocorrência de irregularidade foi registrada.
As denúncias de propagandas irregulares podem ser feitas pelos próprios eleitores, através do telefone 148, disponibilizado pelo TRE-CE, diariamente, das 8 às 19 horas, inclusive sábado e domingo. O balcão da Propaganda em Fortaleza, na Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e no sábado e domingo, das 13 às 19 horas.
Esquema montado
Na sede do TRE-CE, funciona a Coordenação do Juizado Auxiliar da Propaganda Eleitoral, composta por três juízes da Corte do tribunal. O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Eduardo Scorsafava, acompanha os trabalhos de fiscalização nas zonas eleitorais, em todo o Estado. Na capital, seis juízes da 1ª, 2ª, 3ª, 82ª, 112ª e 113ª Zonas Eleitorais ficam responsáveis pela fiscalização e do poder de polícia da propaganda, sob a coordenação do juiz Antônio Pádua Silva, da 82ª ZE.

Servidores das seis zonas eleitorais de Fortaleza, envolvidas na fiscalização da propaganda na capital, foram disponibilizados em período integral, de segunda a segunda-feira para fiscalizar e apurar denúncias de propagandas irregulares até o dia 4 de outubro, véspera do primeiro turno das eleições. A propaganda poderá recomeçar a partir do dia 6 de outubro, decorrido o prazo de 24 horas após a votação do dia 5/10, até o dia 25 de outubro, véspera da realização do segundo turno das eleições. Nos dias de votação, nos dois turnos, a fiscalização será reforçada com o esquema montado pelo TRE-CE, juntamente com os órgãos de segurança pública do Estado e a Polícia Federal.
CEARÁ NEWS


Coligação de Camilo Santana pede impugnação da candidatura de Eunício

A coligação "Para o Ceará Seguir Mudando",  do candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana (PT), entrou com pedido de impugnação na candidatura da coligação "Ceará de Todos" (PMDB / PSC / DEM / PSDC / PRP / PSDB / PR / PTN / PPS), do candidato Eunício Oliveira (PMDB).


O pedido se refere ao Demostrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), onde a coligação alega irregularidade na convenção partidária da coligação. O relator do processo é o juiz Luis Praxedes Vieira da Silva.


As informações foram divulgadas neste domingo (13), através da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

FONTE CEARÁ NEWS


Icó-CE: Homem cai de moto, quebra o pescoço e tem morte imediata

Um homem de 30 anos sofreu um grave acidente por volta das oito horas deste domingo em Icó. 

Ele trafegava em sua motocicleta, quebrou o pescoço e teve morte imediata na estrada que liga o Distrito de Lima Campos, em Icó, ao município de Orós.

Hélio Paulino da Silva era funcionário da empresa de bebidas Dibesa. O acidente que tirou-lhe a vida aconteceu nas imediações da Curva do Rochedo na parte conhecida como trecho da morte.

Ele morava no Conjunto Delta, em Icó. Segundo seus parentes, ele estaria embriagado e se deslocava de onde morava para casa da namorada em Orós quando ocorreu o sinistro.

Com informações do Radialista Richard Lopes



Acopiara-CE: Dois agricultores são encontrados mortos


Por volta das 11h30 desse sábado (12) o corpo de um agricultor de apenas 24 anos foi encontrado na localidade conhecida por Vila Martins, distante 2 km do Centro de Acopiara.

Após receber informações do achado por meio do 190, policiais se dirigiram ao local informado e se depararam com a veracidade do fato. O corpo encontrado era de João Batista Vieira Fidelquino que residia na Vila Aroeira. Próximo ao corpo estava uma moto CG 125 Titan de cor prata e placa HXZ 5358 que foi recolhida pela Polícia Rodoviária Estadual. 

Algumas horas mais tarde, às 17h30, outro corpo foi encontrado. O cadáver era de Francisco Rodrigues Freire, de 71 anos que também é agricultor. O corpo apresentava várias lesões na cabeça e uma roçadeira estava ao lado. O carro rabecão de Iguatu esteve nas localidades para recolher os corpos.

fonte MISÉRIA



Polícia prende homem acusado de assassinar a mãe a golpes de foice em Fortaleza


Jairo Batista da Silva, de 34 anos, é suspeito de assassinar a própria mãe, Maria de Fátima Batista da Silva, de 73 anos, a golpes de foice no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, na madrugada deste domingo (13). A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), sendo encaminhada ao Frotinha da Parangaba, entretanto, não resistiu.

Acusado por vizinhos, embora negue a autoria do crime, o suspeito foi levado para a Delegacia da Mulher. Os irmãos de Jairo Batista afirmaram que ele tem problemas mentais. Detido, o suspeito, que morava sozinho com a mãe, dizia ser o "juiz da Galiléia" e que sua casa era uma delegacia.

A Polícia ainda não sabe informar as motivações do crime, mas Jairo já possuía mandado de prisão por conflitos familiares.

Fonte: Diário do Nordeste



Iguatu-CE: Adolescente mata mulher em último episódio de uma “rixa antiga”


O sábado em Iguatu foi marcado por lesões e um homicídio após desentendimento. No período da manhã um homem foi lesionado com golpes de facão e no final da noite uma adolescente de 16 anos matou uma doméstica de 19.

Por volta das 9 horas do sábado a Polícia Militar foi informada de que um homem tinha dado entrada no Hospital Regional daquele município com vários ferimentos pelo corpo. 

Fernando Macena Pereira, de 25 anos, foi lesionado com golpes de facão no braço, pulso e na cabeça. Ele não soube informar quem foi o agressor. Policiais militares realizaram logo em seguida diligências para buscar a captura de quem lhe desferira os golpes.

Rixa antiga


Aproximadamente às 21h, Carliane Pereira da Silva, de 19 anos, foi vítima de homicídio à faca quando sofreu duas perfurações no peito e uma no abdômen. Ela chegou a ser socorrida por populares ao Hospital Regional, porém já chegou sem vida à unidade de saúde.

Após diligências, uma composição da FTA (Força Tática de Apoio) conseguiu apreender a menor de iniciais S. B. D. S., de 16 anos, que passou a ser acusada como autora do crime. De acordo com informações da polícia, entre as duas já existia um desentendimento antigo e mais um episódio culminou em desfecho trágico.

“Elas eram intrigadas fazia tempo”, disse Marciana Pereira, tia da vítima. “Aí fica esse negócio de piada vai, piada vem e ela foi em casa e disse que ia pegar uma faca para esfaquear minha sobrinha”, acrescentou

MISÉRIA



PRISÃO EM FLAGRANTE POR ASSALTO – MORADA NOVA – CE


Domingo (13), por volta das 05h30min, na entrada da estrada do dourado zona rural de Morada Nova-CE, após receber a denuncia de um possível assalto a viatura se deslocou até esse lugar, onde no decorrer do percurso se deparou com os suspeitos que empreenderam fuga e caíram da motocicleta após a perseguição sendo presos e conduzidos a delegacia de morada nova para ser apresentado ao Delegado de Polícia Civil, com os acusados foi recuperada uma moto roubada, de placa OCL-2778, Honda titan cor preta, os acusados são José Jair Rabelo Saldanha, mãe Claudia Elenia Rabelo, Nascido 03/01/1994, endereço, Rua Raimunda Girão Maia, Profissão Montador, Outro envolvido é Daniel Amaro da Silva, filho de Nildete Amaro Cavalcante, Nascido em 19/09/1992 residente na rua Maria Galvão nº 297 prourb, Morada Nova-CE, profissão servente, os mesmos informaram estar armados de revolver calibre .32 e que jogaram a arma dentro de um canal de esgoto sendo que não foi possível localizar a arma.
Lembrando que jair ja foi prso outras vezes porem não em flagrante e esse foi o mesmo que tempos atraz atirou contra uma viatura da policia e uma equipe do DEMUTRAN, porem mesmo con tudo isso ainda estava nas ruas, cometendo crimes, ou seja a policia faz o seu trabalho que é prender mais infelizmente a justiça o coloca na rua de novo…
fonte plantão policial de morada nova

AS”Ações de Raimundo Cordeiro de Freitas em prol da comunidade de Boqueirão zona rural de Quixeré demonstram vocação de um grade homem público”,


Raimundo Cordeiro de Freitas um grande homem público, um excelente administrador, e um empresario do setor privado de primeira grandeza:
Em todas as atividades que lhe foram confiadas, bem como em todas as funções que lhe foram outorgadas, Raimundo Cordeiro de Freitas se houve de maneira brilhante, exercendo-as de modo a que lhe fossem atribuídos grandes méritos. Trabalhador incansável, fez dos problemas dos mais pobre um tema diária e constante em sua vida.
Hoje senhor ex-prefeito Raimundinho A política pode ser vista como ciência, como uma filosofia, e até mesmo como arte. Esse é para mim o melhor conceito, política como arte, pois o cenário político que nos é apresentado na atualidade no nosso vale jaguaribano não deixa de ser uma encenação de grandes artistas políticos, capazes de dissimular tão verdadeiramente o amor ao próximo, que o próximo ingenuamente acredita.
temos aqui no vale hoje senhor Raimundinho grandes protagonistas da politica com um talento especial para faz parecer verdadeiros. Esses artistas profissionais da política procuram por todos os meios influenciar, de diversas formas, e continuamente, o destino da sociedade onde estão inseridos. É “isso” a política vergonhosa do nosso vale jaguaribano: uma grande encenação, com um grande elenco, cujos objetivos é despertar os sentimentos de veneração e medo, ao mesmo tempo; despertar a piedade daqueles espectadores que são indignamente enganados, e levados pela ingenuidade da natural ilusão.
Raimundinho contribuiu em muito com o desenvolvimento de Quixeré com suas empresas, trabalhar em uma de suas empresa era certeza de sucesso na empreitada pois o senhor pagava todos os direitos dos seu funcionários,sei que era a obrigação de qualquer empresario fazer isso,mais o senhor Raimundo cordeiro de Freitas foi único a fazer isso na cerâmica da comunidade de Boqueirão,lembro-me muito bem que quando era fim de ano o senhor fazia uma festa em sua empresa mais a festa não era só pros seu funcionários e familiares,o senhor fazia questão que todos da comunidade participasse. pois hoje para a comunidade de Boqueirão o senhor é sinônimo de organização, de responsabilidade e, acima de tudo, de “dar conta do recado” em qualquer missão que lhe fosse confiada.e é por isso que hoje a comunidade de Boqueirão em Quixeré confia no senhor para nos representar na assembleia cearense ..
como Prefeito de russas,na nossa opinião o senhor realizou uma administração eficiente, moderna, diligente, com grandes realizações e obras que se sobressaem ainda nos dias atuais.e cioso das suas responsabilidades, fez da sua administração frente à Prefeitura de russas um laboratório de como ser um grande gestor dos bens públicos, coisa rara, aliás, nos dias atuais.
Raimundo Cordeiro de Freitas, não é apenas um grande empresario do setor privado. Todo seu trabalho em prol da nossa comunidade demonstra sua vocação de um grande homem público, coroada merecidamente com a nossa homenagem. Obrigado por tudo o que você fez, faz e continuará fazendo pelo o povo da comunidade de Boqueirão em Quixeré
Fonte Blog QUIXERÉ LIGADO

Nascido em quilombo, homem de 126 anos pode ser o mais velho do mundo





O documento de identidade de José Aguinelo dos Santos aponta a data de nascimento: 7 de julho de 1888, ou seja, 126 anos. Morador da Vila Vicentina, em Bauru (SP), desde 1973, Zé Aguinelo pode ser o homem mais velho do mundo. O G1 visitou a entidade para conhecer um pouco mais sobre a vida deste homem. Com expressão fechada para os desconhecidos, Zé é de pouca conversa, mas com a psicóloga Mariana Canassa da Silva, é diferente.
“Ele interage muito com o grupo apesar do jeito introspectivo. Com as pessoas que ele não está acostumado é mais difícil tirar alguma coisa. Já com a gente ele conversa, brinca e até conta piada”, disse. Com uma saúde considerada perfeita pelos médicos, ele adora um prato com arroz e feijão e tem resistência na hora de tomar banho. Além disso, consome em média um maço de cigarro todos os dias. 

A idade de Zé Aguinelo foi estabelecida por um juiz da Comarca de Bauru após uma entrevista detalhada. A cidade natal do idoso na certidão éPedra Branca, no Ceará. O idoso contou que procurou o interior de São Paulo para trabalhar e depois de algumas cidades conseguiu empresa em uma fazenda de café da região de Iacanga (47 quilômetros de Bauru).
Para as pessoas do asilo, Zé lembrou que nasceu em um quilombo de escravos. “Ele contou que tinha uma irmã que batia muito nele e, ao todo, teve cinco irmãos. O local era grande e não havia camas. Além disso, dormia todo mundo junto e que a mãe era escrava. Mas que um dia ela acordou e não era mais escrava”.
Já quando atingiu a fase adulta, Zé saiu do Ceará até chegar ao interior de São Paulo para trabalhar na roça. Passou por algumas cidades antes de parar na região de Iacanga. Zé contou que trabalhou em uma fazenda de café e chegou à instituição através dono da propriedade”, informou a psicóloga.
Rotina tranquila
A rotina do homem que pode ser considerado o mais velho do planeta é praticamente igual todos os dias. Ele acorda às 6h30 para o café, que começa às 7h. Depois ele retorna para o quarto para aguardar o banho, que tem auxílio de cuidadores.
No almoço, servido às 11h, Zé prefere bastante arroz e feijão, pouca carne e sem folhagens. No dia da visita do G1, ele usou uma colher para comer arroz, feijão, chuchu refogado e bife à milanesa. E resolveu falar um pouco, mas bem baixo. “Está bom. Gosto mais do arroz e feijão”.
E depois de um rápido cochilo, o idoso volta ao refeitório para um café às 14h. Três horas mais tarde é servido o jantar. Em seguida, outro cochilo e, às 20h, uma ceia com chá, café, bolacha ou pão, para finalmente dormir.
No entanto, uma das coisas que Zé menos gosta é tomar banho. A psicóloga afirmou que às vezes é impossível levá-lo ao chuveiro. “Não gosta e tem dia que ele empaca e dá trabalho para sair do salão e ir tomar banho. E quando ele não quer, não nem fica no quarto. Tem que ficar insistindo. Às vezes, conseguimos dar banho nele às três da tarde. Se ele fala que não é não”.
A saúde do idoso é considerada boa pela entidade. Zé caminha sozinho e enxerga bem. “Temos um médico voluntário que vem a cada 15 dias. Exames de sangue são feitos anualmente. Já foi realizado o exame no Zé e ele não tem nada. Não tem colesterol, não tem diabetes, não é hipertenso. Os únicos medicamentos que o idoso toma são uma vitamina e um comprimido para abrir o apetite, que acaba perdendo com a idade”, enfatizou a psicóloga da Vila Vicentina.
Ele fica muito pouco no quarto. Se não está na área sentado e fumando mais um cigarro, Zé pode ser encontrado no refeitório ou no sofá do salão em frente a televisão ou assistindo as atividades da equipe de Terapia Ocupacional. Sobre a questão de cigarro não há diagnosticado nenhum problema com a saúde do cearense. O idoso disse que não há segredo para atingir a idade. "Na verdade a vida vai passando. São etapas. E se cheguei até aqui é porque vivi muita coisa".
Já nos momentos sozinhos, ele é mais desinibido. “Quando ele fica um pouco sozinho começa a cantar. Um pouco enrolado, mas um pouco dá para entender. Não digo que é uma música que conhecemos. É uma moda da época que a gente conhece”, apontou Mariana.

Um dos grandes amigos dele é Odilon Camargo, de 73 anos, companheiro de quarto há 15 anos. “Ele para mim é como meu avô. É uma boa pessoa e um grande amigo. A gente conversa e trocamos cigarro também”, avisou.
A psicóloga lembrou ainda que chegar aos 100 anos não é para qualquer um. “É uma grande responsabilidade de toda equipe cuidar do Zé e de todos os outros 47 idosos. É manter os cuidados e fazer com que ele tenha uma velhice digna. O trabalho da psicologia dentro do asilo é com a saúde e com a qualidade de vida deles. Esperamos que muitos outros cheguem nessa idade”, completou a psicóloga.

Documentação
O interesse da entidade pela documentação de Zé Aguinelo surgiu há mais de uma década. O documento de identidade foi registrado em 2001. “Começou-se a procurar essa documentação quando o processo para o acolhimento ficou mais burocrático. Então, já não podia ter mais idoso sem a documentação. Na época, os assistentes sociais e a diretoria começaram a vasculhar um pouco mais sobre a vida dele. Ele realizou uma entrevista com um juiz e pelo histórico foi registrada essa data. Não foi realizado nada específico, mas o juiz atestou essa data”, informou Mariana.

A direção do asilo pretende conseguir levar o caso mais adiante. Um teste de carbono 14 pode confirmar a época que Zé Aguinelo nasceu. No entanto, o exame custa mais de R$ 50 mil. “Um amigo nosso da entidade está tentando conseguir esse exame sem custo para a entidade”, informou o presidente da Vila Vicentina, José Roberto Pires.
fonte G1


Missa em sufrágio da alma de Padre Cícero nos 80 anos de sua morte será vista por milhares de fiéis em todo o Brasil


No próximo dia 20 de julho, um domingo, devotos e admiradores do Padre Cícero Romão Batista vão celebrar os 80 anos de sua morte. Fiéis de vários lugares do Nordeste e outras regiões do país virão ao município de Juazeiro do Norte participar das homenagens ao sacerdote. Para milhões de pessoas que não poderão vir, o prefeito Raimundo Macedo lembra o pool de emissoras de TV transmitindo a liturgia principal das 6 horas daquele dia.
Para quem reside noutros países, as imagens podem ser captadas pela Internet através do site: tvpadrecicero.com.br.
O prefeito Raimundo Macedo manifesta a expectativa quanto a presença expressiva em Juazeiro para as manifestações de carinho em torno da figura do Padre Cícero, cuja cidade já se prepara para receber milhares de turistas e romeiros. A transmissão dessa liturgia para todo o Brasil foi uma iniciativa dele no seu primeiro governo. Hoje, lembra ser o único ato no país mostrado por um pool de emissoras de TV todos os meses. Como diz o prefeito, uma oportunidade de divulgar ainda mais o Juazeiro.

Fonte: Diário do Nordeste


25 acidentes com cinco mortos são registrados nas estradas do Ceará


As Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) registraram 25 ocorrências nas estradas do Ceará nas últimas 24 horas. Dentre os acidentes, três deixaram cinco vítimas fatais. No total, 14 pessoas ficaram feridas. 

No município de Itapajé, uma colisão de um veículo contra um poste vitimou a delegada de Pacatuba, Milena Maciel de Morais, e sua família, no km 138 da BR 222, aproximadamente às 16 horas do último sábado (12). Uma das passageiras, Isabel Maciel de Moraes, de 72 anos, que, segundo fontes da polícia, seria mãe de Milena, morreu no local. O condutor, Marconesio Barbosa Lopes, de 45 anos, teve lesões graves, já a delegada e uma criança de oito anos ficaram levemente feridas.

Em outra rodovia federal, no município de Barro, região Sul do Estado, três veículos colidiram no km 437 da BR 116, por volta das 18h40. O acidente deixou três vítimas fatais. João Francisco Tavares, Cícero Eusébio de Souza e Adriano Pereira dos Santos, que estavam em um dos carros envolvidos, vieram a óbito. 

A PRE informou também que João Batista Sidelquino, de 24 anos, sofreu um acidente de motocicleta por volta das 11 horas do último sábado, no município de Acopiara. Após ser acionada, a Polícia encontrou o jovem já morto ao lado do veículo, no km 335 da CE 060. As causas do acidente ainda são desconhecidas.  

Fonte: Diário do Nordeste



Cid e Ciro Gomes preparam ingresso no PT para fortalecer grupo da presidenta Dilma



A presidenta Dilma Roussef já traça planos para dentro do PT após a campanha eleitoral e chegando ao segundo mandato. De acordo com a revista Veja, o grupo mais próximo da presidente estaria cansado de ficar sempre a reboque dos políticos que comandam a legenda há pelo menos duas décadas e planeja ganhar espaço.

Uma das estratégias é apostar em figuras novas que possa defender os interesses de Dilma. E fazem parte desse planos os irmãos Ciro e Cid Gomes. Filiados atualmente ao novo Pros, pod
em desembarcar no 
PT a partir de 2015, claro, se Dilma se reeleger.

Ainda segundo Veja, a prova disso é a escolha do nome de Camilo Santana (PT) para disputar o Governo do Ceará. A operação vitimou a candidatura de José Guimarães ao Senado, dono de cerca de 80% do diretório petista.

"Os irmãos Ciro e Cid Gomes vão brigar pela presidente no PT", encerra a nota publicada na revista.

Fonte: Ceará News 7



Juazeiro do Norte-CE: Homem baleado no bairro Frei Damião morre no Hospital Regional


Por volta das 18h30min deste sábado morreu em um dos leitos do Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte José Mauro Alves Santiago, de 37 anos. Sete horas e meia antes, ele estava em sua residência na Rua Francisco Martins de Souza, por trás do CAIC no bairro Frei Damião, quando chegou uma pessoa com arma em punho e o alvejou com um tiro no tórax.

      A polícia foi avisada e, imediatamente, o Cabo Alcântara e o Soldado Melo compareceram ao local e socorreram a vitima em estado grave para o Hospital Regional do Cariri (HRC). Ainda foram feitas diligências em áreas próximas sem o êxito de localizar o acusado. Mauro não tinha passagens pela polícia e foi submetido a uma cirurgia, porém faleceu devido à gravidade do ferimento.

      O caso está envolto em mistério, pois, no local do crime, nem os próprios familiares souberam informar algo a respeito da lesão corporal à bala seguida de morte. Foi o 12º assassinato do mês de julho em Juazeiro o que dá uma média assustadora de um homicídio a cada dia e já são 95 este ano.
fonte MISÉRIA







Qual o legado que a Copa do Mundo deixa para a população de Fortaleza?



A Copa do Mundo no Brasil termina hoje. Foram 30 dias de muita bola em campo e coração na mão. Para as cidades-sede, em particular, um gostinho a mais: a invasão de turistas de todo o mundo nesses locais deixou a festa ainda mais bonita e animada e, para isso, tivemos que nos preparar. Com o fim do Mundial, muito se especulou sobre o legado deixado para nosso benefício. Mas afinal, o que realmente fica de bom? É isso que a série de reportagens do Diário do Nordeste, com início na edição de hoje, tenta apontar.

No que diz respeito à infraestrutura da cidade, planejamento não faltou. Muito do que foi esperado, no entanto, não ficou pronto a tempo de receber a demanda do período. Entre as obras entregues sob a responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, estão as avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, ambas de acesso à Arena Castelão, a rotatória no entorno do estádio, o túnel Jornalista Demócrito Dummar e o túnel Barros Pinho, na Avenida Santos Dumont com a Via Expressa.

Quem se utiliza dos novos equipamentos afirma sentir a diferença na cidade. Fã do cantor britânico Paul McCartney e já tendo viajado às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo para acompanhá-lo, a administradora Cristina Fontenele, 50, jamais imaginou que o seu maior ídolo pudesse vir a Fortaleza para um dos shows da turnê. Isso foi possível devido à inauguração da Arena Castelão, a primeira do País a ficar pronta para a Copa do Mundo de 2014. "Além de importantes campeonatos de futebol, agora temos a chance de receber mais eventos internacionais como esse. Isso também estimula o turismo na cidade, e com o antigo Castelão isso não seria possível", analisa.

No trajeto diário para o trabalho, o gestor de tecnologia Vanduy Queiroz, 30, afirma ter deixado de rodar pela Avenida Paulino Rocha, sua principal via de acesso, por conta das imperfeições. Ele diz que preferiu mudar a rota, mesmo tendo que aumentar em 5 Km seu percurso total, para fugir de buracos e grandes engarrafamentos. "Além da malha viária ser muito ruim, chegava a ficar parado cerca de 20 minutos em frente ao Castelão por causa da rotatória".

Agora, diz ele, a situação é bem melhor. Com a via e a rotatória reformadas, além do reforço do túnel, voltou a passar pelo local e se mostra satisfeito com o resultado. "Fiz o teste assim que liberaram e está fantástico. Na ida ao trabalho, passo pela rotatória e na volta pelo túnel e em nenhum caso pego congestionamento". Contudo, Vanduy lamenta que aquele tenha sido apenas um dos diversos pontos críticos da cidade a ser reformado. "Foram poucos locais levados em consideração, mas de qualquer forma, já é um ganho para nós", comenta.
FONTE Miséria

Quadrilha armada invade dois bancos


Duas agências bancárias, uma do Branco do Brasil e outra do Bradesco, localizadas no Centro do Município de Pedra Branca, a 263 quilômetros de Fortaleza, foram invadidas, na madrugada de sábado. Com esta ação, sobe para 38 o número de ataques a agências bancárias, neste ano, no Ceará.
Já são três ataques em 24h no Estado. O último acorreu na madrugada da última sexta-feira, no Município de Tururu.
De acordo com a Polícia, aproximadamente seis homens armados com pistolas e escopeta de calibre 12, realizaram a ação que teve como primeiro alvo o Banco do Brasil. Ao quebrar a porta de vidro da agência, o alarme de segurança do prédio disparou e dispersou o bando. Os suspeitos tentaram explodir um caixa eletrônico, mas não conseguiram. 

Após a primeira tentativa frustrada, o grupo se deslocou, aproximadamente, 500 metros de distância, até o banco do Bradesco, onde realizou o mesmo procedimento da primeira invasão.
Segundo o soldado Lima Costa, do destacamento de Pedra Branca, os suspeitos também não conseguiram extrair dinheiro do caixa eletrônico do Bradesco. Antes que detonassem os explosivos, que já estavam instalados na máquina, a Polícia chegou para realizar a prisão do bando, mas os suspeitos fugiram em dois carros. Um veículo Corolla e uma caminhonete de cores escuras davam apoio ao bando.
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE

Catador de lixo ganha ingresso para final


Catador de lixo há mais de 12 anos, Cezar Augusto Lucena, 37, irá realizar o sonho de muitos apaixonados por futebol: assistir à final de uma Copa do Mundo. Integrante de um projeto social, o trabalhador ganhou da Coelce, empresa do Grupo Endesa Brasil, ingresso e passagem para conferir de perto o último capítulo do Mundial. Ele viajou na última quinta-feira, 10, ao Rio para ser um dos torcedores no Maracanã.
"Já fui ao Rio de Janeiro, mas não para passear. Apenas para congresso e reuniões sobre as lutas da minha categoria", relatou.
Atualmente trabalhando na Fifa Fan Fest, na Praia de Iracema, Cezar Augusto, morador do bairro Dias Macedo, na periferia de Fortaleza, irá assistir a um jogo de futebol de dentro do estádio. "Fui ao Castelão quando ficou pronto. Trabalhei durante a Copa do lado de fora do estádio, mas nunca dentro. Agora tudo será diferente", comentou.
Torcida
Como o presente veio antes da fatídica derrota da Seleção Brasileira para os alemães, o catador, que não esperava uma final sem o Brasil teve que escolher outro time para torcer no Maraca. "Agora sem o Brasil vou torcer pela Alemanha. A derrota que sofremos deles foi feia, mas eles são melhores, se prepararam melhor. Merecer ser campeões. Argentina eu não torço", disse.

Crédito do Blog RICARDO TORRES



Lei da Ficha Limpa completa 4 anos e será aplicada pela primeira vez em eleições gerais


No seu aniversário de quatro anos de vigência, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) será aplicada pela primeira vez em eleições gerais. Sancionada em 4 de junho de 2010, a regra contou com o apoio de 1,3 milhão de assinaturas para sua aprovação pelo Congresso Nacional. A legislação prevê 14 hipóteses de inelegibilidade que impedem a candidatura de políticos que tiveram o mandato cassado, de condenados em processos criminais por um órgão colegiado ou dos que renunciaram aos seus mandatos para evitar um possível processo de cassação. A punição prevista na Lei é de oito anos de afastamento das urnas como candidato.

Histórico
A Lei da Ficha Limpa entrou em vigor no dia 7 de junho de 2010, data de sua publicação no Diário Oficial da União, mas somente passou a ser aplicada nas eleições municipais de 2012. Em agosto de 2010, o TSE decidiu que a lei seria aplicável às eleições gerais daquele ano, ao analisar o primeiro caso sobre indeferimento de um registro de candidatura com base na inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a lei não poderia ser adotada para as eleições gerais de 2010, pois desrespeitaria o artigo 16 da Constituição (princípio da anualidade eleitoral), que dispõe que “a lei que alterar o processo eleitoral não poderá ser aplicada à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”. Após dois anos de julgamento, em fevereiro de 2012, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo STF.


Naquele ano, a Lei da Ficha Limpa impediu que pelo menos 868 candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores a se candidatassem àquele pleito. A Justiça Eleitoral julgou milhares de processos referentes a candidatos apontados como inelegíveis de acordo com a lei. Dos 7.781 processos sobre registros de candidatura que chegaram ao TSE sobre as eleições de 2012, 3.366 recursos tratavam da Lei da Ficha Limpa, o que corresponde a 43% do total. 

O especialista em Direito Eleitoral e analista Judiciário do TSE Eilzon Almeida lembrou que a Lei da Ficha Limpa não é uma lei nova em relação à inelegibilidade e que a primeira norma sobre o tema foi a Lei Complementar n° 64/1990 (Lei de inelegibilidades), que veio a ser alterada pela Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).

Para Eilzon, a demanda da população para alterar a lei se deu pelo fato de que, após quase 20 anos, a chamada Lei de inelegibilidades começou a ficar defasada. Os prazos de inelegibilidade eram relativamente curtos, de três anos. Segundo ele, casos clássicos, como a renúncia de mandato para fugir de uma cassação, não eram considerados. Outro exemplo era o de que a cassação por compra de votos não impedia o candidato de concorrer em eleição seguinte. “Por essas situações e também para tornar mais rigorosos os prazos de inelegibilidade veio a lei, a população trazendo esse projeto com mais rigor em relação às candidaturas”, conclui.

Improbidade administrativa

Com o propósito de fornecer à sociedade e às instituições um controle daqueles que tiveram condenações definitivas (já transitadas em julgado), em 2007, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou o Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa. A partir de julho de 2013, o cadastro passou a ser alimentado também com informações do Poder Judiciário sobre condenados por atos que tornam o réu inelegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Com as alterações, o sistema passou a se chamar Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que Implique Inelegibilidade (CNCIAI).

Todos os integrantes do sistema de Justiça dos órgãos do Poder Judiciário são obrigados a alimentar o cadastro. Recentemente, o CNJ firmou acordo com os tribunais de contas dos 26 estados e do Distrito Federal para fornecerem informações que possam facilitar a identificação de candidatos inelegíveis, como contas de exercícios ou funções públicas rejeitadas por irregularidades insanáveis (parágrafo 5º, artigo 11, da Lei nº 9.504/1997) - uma das hipóteses de inelegibilidade pelo período de oito anos. Também assinaram o acordo de cooperação a Corregedoria Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF), a Corregedoria-Geral da Justiça Federal, o Superior Tribunal Militar (STM), a Corregedoria da Justiça Militar da União e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O acesso às informações públicas do CNCIAI pode ser feito pelo endereço http://www.cnj.jus.br/sistemas. Neste link, é possível fazer buscas utilizando o nome ou o CPF da pessoa investigada.

Inelegibilidade

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, a inelegibilidade alcança os que forem condenados pelos seguinte crimes: contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais para os quais a lei determine a pena de prisão; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e delitos praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

A Lei da Ficha Limpa também torna inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure improbidade administrativa. Estão na mesma condição aqueles detentores de cargos públicos que beneficiarem a si ou a terceiros pelo abuso do poder econômico ou político.

Estão incluídos na condição de inelegíveis os que forem condenados por corrupção eleitoral, compra de votos, doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma.

Os políticos que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da constituição estadual, da lei orgânica do Distrito Federal ou da lei orgânica do município também são inelegíveis. Estão na mesma condição os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, por ato intencional de improbidade administrativa que cause lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Da mesma forma são inelegíveis os que forem excluídos do exercício da profissão, em decorrência de infração ético-profissional, e os que forem condenados em razão de terem desfeito ou simulado desfazer vínculo conjugal ou de união estável para evitar caracterização de inelegibilidade.

A lei ainda inclui os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, e a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais.  Por fim, são inelegíveis os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por sanção, os que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar.

CEARÁ  NEWS