radioetvnativaderussas
Genilson Marques e Erivando Lima
-->
“Recebo com muita tristeza o comunicado da partida precoce e repentina do grande amigo e vereador, Cleanio Rabelo Saraiva. Cleanio era um homem iluminado, cheio de sabedoria e com espírito público. Carregava consigo o desejo de empenhar-se na Câmara Municipal para construir um Banabuiú mais digno para todos, em especial aos moradores do Distrito de Barra do Sitiá. Encaminho meus votos de pesar a todos os familiares e amigos neste momento de dor, rogando a Deus que os conforte e que, no céu, Deus o receba em sua morada eterna.”, escreveu Edinho Nobre em suas redes sociais.
“Em respeito à memória do vereador, o prefeito Edinho Nobre, decreta LUTO OFICIAL de 03 dias no município.”, divulgou a prefeitura de Banabuiú através de um comunicado divulgado nas redes sociais.
Cleanio Saraiva estava em seu primeiro mandato como vereador e foi eleito em 2020 pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS com 470 votos.
Ernandes Lopes Pereira, 71 anos, procurador de justiça aposentado, que na época do crime chegou a ser preso em flagrante, foi capturado após cumprimento de mandado de prisão por sentença condenatória. Ernandes é apontado por atirar e matar o delegado de Polícia Civil, Cid Júnior Peixoto do Amaral, 60 anos. Segundo informações colhidas no curso das investigações, o homem, que era amigo de infância do delegado, relatou em depoimento ter atirado acidentalmente. Ainda segundo informações colhidas durante as apurações, não houve discussão ou desentendimento antes do disparo que ceifou a vida do Cid Amaral.
Diante dos fatos, o homem foi localizado na região de Sítios de Taguatinga, após troca de informações entre as policiais civis do Ceará e do Distrito Federal. Ernandes, que tentou se evadir do local no momento da abordagem policial, foi capturado e preso. Agora, ele se encontra à disposição da Justiça.
O primeiro suspeito, identificado como Antônio Silbevanio da Silva, 42 anos, com antecedentes criminais por homicídio doloso, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, é investigado por ter praticado um homicidio, no Centro do município de Solonópole, que vitimou um homem de 36 anos. Segundo levantamentos policiais, Antônio teria matado o homem por ciúmes, pois o autor afirmou que a vítima teria assediado sua companheira. O crime ocorreu no ano de 2019.
Ainda durante as diligências na região, equipes da Polícia Civil localizaram e prenderam Francisco Ernando da Silva, 26 anos, suspeito de praticar o homicídio que vitimou um homem de 31 anos. O crime ocorreu em janeiro deste ano. Francisco já possui antecedentes criminais por homicídio doloso, ameaça, dano e posse ilegal de arma de fogo. Segundo detalhes da investigação, o crime teria sido motivado pela disputa do tráfico de drogas na região. A vítima também possuía antecedentes criminais por homicídio doloso, associação para o tráfico, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo e receptação.
A titular da Delegacia Municipal de Solonópole, Ravenna Matos, comentou sobre a ação. “É uma ação importante para o município e principalmente para a região, uma vez que crimes de qualquer natureza não podem ficar impunes. A Polícia Civil do Estado do Ceará segue trabalhando diuturnamente para capturar todos os envolvidos nessa ação criminosa”, finaliza a delegada.
03/03/2021 - por Monolitos Post
O município de Banabuiú está de luto nesta quarta-feira (03) devido ao falecimento do vereador Cleaneo Rabelo Saraiva, de 34 anos, em decorrência de complicações causadas pela COVID-19.
O parlamentar lutava contra a doença e estava internado há vários dias no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. O vereador tinha como seu reduto político o distrito de Barra do Sitiá. Cleaneo estava em seu primeiro mandato como vereador e foi eleito em 2020 pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS com 470 votos. Nas redes sociais, muitos amigos, familiares e conhecidos faziam correntes de oração por sua recuperação, o que infelizmente não aconteceu.
Cleaneo foi um dos três vereadores da Câmara de Banabuiú que contraíram o vírus. Além dele, o presidente da Casa Legislativa, Daniel Bandeira, que também esteve internado no HRSC, e a vereadora Vilene Nobre, que cumpriu período de isolamento domiciliar.
Esse é o sexto óbito registrado em decorrência da COVID-19 no município de Banabuiú desde o início da pandemia em março de 2020.
Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) participaram de uma reunião do grupo parlamentar 'Muda Senado' na semana passada. Congresso voltou a funcionar remotamente.
Por G1 — Brasília
Senadores Alessandro Vieira, Major Olímpio, Eduardo Girão, Soraya Thronicke e Lasier Martins, em reunião no dia 23 de fevereiro. — Foto: Reprodução/Twitter
Em 24 horas, de segunda (1º) para terça-feira (2), três senadores anunciaram que testaram positivo para a Covid-19. Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) haviam participado de uma reunião do grupo Muda Senado uma semana antes.
O Distrito Federal registra um aumento no número de casos da Covid-19. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) anunciou que a Casa passará a ter sessões remotas a partir desta quinta-feira (4). Na tentativa de conter o avanço da doença, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou um decreto que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais.
Os três senadores diagnosticados com a Covid-19 disseram que estão isolados e se recuperam em casa. Os senadores Alessandro Vieira e Major Olímpio relataram que apresentam sintomas leves da doença.
A assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados informou nesta terça-feira (2) que o número de deputados e funcionários da Casa diagnosticados com Covid-19 quase dobrou na comparação entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Em fevereiro, segundo a Câmara, foram registrados 105 casos da doença. Em janeiro, 58. Em dezembro do ano passado, a Câmara registrou 72 contaminações por Covid-19.
Segundo a assessoria da Câmara, não é possível afirmar se as contaminações ocorreram dentro ou fora da Casa.
Em fevereiro deste ano, a Câmara aprovou um projeto de resolução que prevê um sistema híbrido de votações, com a possibilidade de participação presencial e remota dos parlamentares. Além disso, está permitido o retorno do trabalho nas comissões, paradas desde março do ano passado.
Na semana passada, visitantes que tentaram acesso ao Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília, se aglomeraram em uma fila extensa.
De acordo com pessoas ouvidas pelo G1 disseram que chegara a aguardar quase duas horas na fila para poder entrar e que o problema tem sido recorrente nesse início de ano legislativo.
Apesar de usarem máscaras de proteção, os visitantes não respeitavam as medidas de distanciamento.
Fila sem distanciamento no anexo IV da Câmara dos Deputados — Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação
Na ocasião, a Câmara dos Deputados disse, em nota, que as filas "estão relacionadas a uma demanda excepcional e não prevista dos prefeitos. Não têm, portanto, relação com o retorno gradual do trabalho presencial dos funcionários e servidores da Casa, que possuem identificações funcionais específicas e não precisam passar por controles de acesso".
Um ano após o primeiro caso de Covid-19, o Brasil vive momento crítico, com 257.562 óbitos. O país registrou 1.726 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas - recorde desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.274.
Já o balanço da vacinação registra que 7.106.147 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 3,36% da população brasileira.
A segunda dose já foi aplicada em 2.166.982 pessoas (1,02% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 9.273.129 doses foram aplicadas em todo o país.
Por G1 CE
Ceará recebe sétimo lote de vacinas contra a Covid-19
O Ceará recebeu nesta quarta-feira (3) o sétimo lote de vacinas contra a Covid-19. A carga contém 115,2 mil doses da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. De acordo com a Secretaria da Saúde, o imunizante será aplicado no público prioritário da campanha de vacinação: profissionais da saúde e idosos com 75 anos ou mais.
Era previsto inicialmente que o sétimo lote fosse de 122 mil doses, "mas o Ministério da Saúde fez uma atualização da planilha de envio aos estados", relatou o governador Camilo Santana.
Para receber a vacina, os idosos devem fazer o cadastro na Prefeitura de Fortaleza.
Ceará recebe sétimo lote de vacinas contra a Covid-19, com 115 mil unidades da CoronaVac — Foto: Governo do Estado/Divulgação
Metade das vacinas será aplicada logo que o imunizante estiver disponível e a outra metade será usada duas semanas depois, nos mesmos pacientes. O intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose é necessário para garantir a imunização.
Com o novo lote, o Ceará já recebeu um total de 695.200 vacinas contra a Covid-19:
Até terça-feira, 2 de março, foram aplicadas 400.281 doses no Ceará, sendo 303.266 na primeira dose (79,68 % do quantitativo de doses distribuídas foram aplicadas) e 97.015 cearenses já receberam a segunda dose.
Como são necessárias duas doses para imunizar uma pessoa, apenas 97 mil cearenses são considerados imunizados contra a Covid-19, pouco mais de um porcento da população do estado.