-->

quarta-feira, 3 de março de 2021

PROGRAMA JORNAL DA NATIVA AS 6 DA MANHÃ

 radioetvnativaderussas

              Genilson Marques e Erivando Lima


Prefeito de Banabuiú decreta luto oficial de três dias no município pela morte do vereador Cleanio Saraiva

 O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, decretou luto oficial de três dias no município, em decorrência do falecimento do vereador Cleanio Saraiva, ocorrida nesta quarta-feira (03), em decorrência de complicações causadas pela COVID-19. O parlamentar estava internado há vários dias no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim.

“Recebo com muita tristeza o comunicado da partida precoce e repentina do grande amigo e vereador, Cleanio Rabelo Saraiva. Cleanio era um homem iluminado, cheio de sabedoria e com espírito público. Carregava consigo o desejo de empenhar-se na Câmara Municipal para construir um Banabuiú mais digno para todos, em especial aos moradores do Distrito de Barra do Sitiá. Encaminho meus votos de pesar a todos os familiares e amigos neste momento de dor, rogando a Deus que os conforte e que, no céu, Deus o receba em sua morada eterna.”, escreveu Edinho Nobre em suas redes sociais.

“Em respeito à memória do vereador, o prefeito Edinho Nobre, decreta LUTO OFICIAL de 03 dias no município.”, divulgou a prefeitura de Banabuiú através de um comunicado divulgado nas redes sociais.

Cleanio Saraiva estava em seu primeiro mandato como vereador e foi eleito em 2020 pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS com 470 votos.


Procurador que matou delegado Cid Peixoto em 2008 é preso no Distrito Federal

 Investigações coordenadas por equipes do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) da Polícia Civil do Estado do Ceará, com apoio de uma equipe da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), resultaram na localização e prisão de um foragido da Justiça cearense. O investigado é apontado por ser o executor de um homicídio no ano de 2008 que vitimou um delegado da Polícia Civil. O crime ocorreu no município de Eusébio. A captura aconteceu nesta quarta-feira (3), no Distrito Federal, por força de um mandado de prisão por sentença condenatória.

Ernandes Lopes Pereira, 71 anos, procurador de justiça aposentado, que na época do crime chegou a ser preso em flagrante, foi capturado após cumprimento de mandado de prisão por sentença condenatória. Ernandes é apontado por atirar e matar o delegado de Polícia Civil, Cid Júnior Peixoto do Amaral, 60 anos. Segundo informações colhidas no curso das investigações, o homem, que era amigo de infância do delegado, relatou em depoimento ter atirado acidentalmente. Ainda segundo informações colhidas durante as apurações, não houve discussão ou desentendimento antes do disparo que ceifou a vida do Cid Amaral.

Diante dos fatos, o homem foi localizado na região de Sítios de Taguatinga, após troca de informações entre as policiais civis do Ceará e do Distrito Federal. Ernandes, que tentou se evadir do local no momento da abordagem policial, foi capturado e preso. Agora, ele se encontra à disposição da Justiça.


Polícia Civil realiza operação e captura dois suspeitos de homicídios no município de Solonópole

 A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia Municipal de Solonópole, com apoio de equipes das delegacias regionais de Senador Pompeu e Tauá; e das municipais de Acopiara, Banabuiú, Mombaça, Parambu e Pedra Branca, realizou a operação “Começo do Fim” que teve como alvo dois homens suspeitos de cometerem dois homicídios no município de Solonópole. As prisões ocorreram nessa quinta-feira (25), mas as informações foram divulgadas no decorrer dessa segunda-feira (1).

O primeiro suspeito, identificado como Antônio Silbevanio da Silva, 42 anos, com antecedentes criminais por homicídio doloso, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, é investigado por ter praticado um homicidio, no Centro do município de Solonópole, que vitimou um homem de 36 anos. Segundo levantamentos policiais, Antônio teria matado o homem por ciúmes, pois o autor afirmou que a vítima teria assediado sua companheira. O crime ocorreu no ano de 2019.

Ainda durante as diligências na região, equipes da Polícia Civil localizaram e prenderam Francisco Ernando da Silva, 26 anos, suspeito de praticar o homicídio que vitimou um homem de 31 anos. O crime ocorreu em janeiro deste ano. Francisco já possui antecedentes criminais por homicídio doloso, ameaça, dano e posse ilegal de arma de fogo. Segundo detalhes da investigação, o crime teria sido motivado pela disputa do tráfico de drogas na região. A vítima também possuía antecedentes criminais por homicídio doloso, associação para o tráfico, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo e receptação.

A titular da Delegacia Municipal de Solonópole, Ravenna Matos, comentou sobre a ação. “É uma ação importante para o município e principalmente para a região, uma vez que crimes de qualquer natureza não podem ficar impunes. A Polícia Civil do Estado do Ceará segue trabalhando diuturnamente para capturar todos os envolvidos nessa ação criminosa”, finaliza a delegada.

"Estude agora e pague depois de se formar”: Campanha do UNINTA oferece condição exclusiva para ingresso em 2021.1

 

O Centro Universitário Inta (UNINTA) anuncia uma condição inédita para o processo seletivo 2021.1, a campanha “Estude agora, pague depois de se formar”. Nesta campanha, o acadêmico paga apenas 20% durante todo o curso, e o restante após concluir a graduação. A condição é indisponível para Odontologia e Medicina.

Para participar, o interessado deve se inscrever no processo seletivo até o domingo, 7 de março, no site do UNINTA. A forma de ingresso é pelo Aproveitamento da Nota do ENEM, de qualquer edição a partir de 2010.

Estudantes que já tiverem sido aprovados no processo seletivo 2021.1, em qualquer dos ciclos anteriores, podem aderir à condição efetuando a matrícula de 10 a 15 de março. As aulas terão início no dia 15 de março.

Para aderir à condição da campanha, o candidato, após aprovação no Processo Seletivo, deverá efetuar sua matrícula, optando por contratar o Crédito Educacional CredIES. Em contrato fica estabelecido como mensalidade o equivalente a 20% do valor, durante toda a graduação. Os 80% restantes deverão ser pagos, de forma parcelada, apenas depois da formatura.

Avião com doses de vacina bate em jumento em pista de pouso

 

Um avião que transportava doses da vacina contra a Covid-19 para a cidade de Ibotirama, na Bahia, se chocou contra um jumento que estava no aeródromo do município, na manhã desta quarta-feira (3).

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, apesar do acidente, as caixas com o imunizante não foram danificadas e o piloto não se feriu. Já o animal ficou machucado e fugiu antes de ser socorrido.

Por causa dos danos na aeronave, um outro avião precisou ser deslocado para continuar a viagem. Com isso, a logística de entrega foi afetada e o carregamento chegou com atraso às cidades de Barreiras, Guanambi e Santa Maria da Vitória, vizinhas a Ibotirama.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o acidente aconteceu assim que o avião pousou na pista. Agentes da Polícia Militar estiveram no local para prestar apoio. Eles não conseguiram verificar a extensão dos ferimentos no animal.

(Pleno News)



Mulher "desaparece" em noite chuvosa e imagem intriga moradores de Iguatu/CE

 

Moradores da cidade de Iguatu, no sul do Ceará, estão intrigados com um vídeo de uma câmera de segurança que registrou uma mulher “desaparecendo” enquanto atravessava uma das principais avenidas da cidade na noite do sábado (27). Ela chega a passar na frente de uma caminhonete antes de cruzar a via e a silhueta dela sumir no vídeo. Chovia bastante no local na hora em que a câmera capturou as imagens.

A divulgação do vídeo dividiu a opinião dos moradores. Para o descarregador José Alves da Silva, a imagem mostra claramente uma mancha na parte inferior do vídeo, o que justificaria o fato de a mulher ter sumido. “Não acredito em fantasma. Achei estranho, mas foi apenas um erro na filmagem”, diz.

Um cinegrafista de um portal de notícias do município disse que, ao mostrar o vídeo para amigos, eles acharam bastante estranho o fato de a mulher estar andando em meio ao forte temporal com os cabelos aparentemente secos. “Como é que uma mulher, em um temporal desse, com relâmpagos, tarde da noite está andando sozinha e sem o cabelo estar molhado?”, indagou.

No vídeo, a mancha na parte inferior da lente da câmera pode ter sido a causa do “sumiço” da mulher. No momento da gravação, havia um veículo parado no cruzamento e, ao fazer a conversão à esquerda, também teve as rodas encobertas pela mancha presente na lente do equipamento.

Enquanto os moradores da cidade tentam desvendar o mistério, a mulher vista nas imagens ainda não foi identificada ou localizada para comentar o caso.
Com informações do portal G1/CE

REVOLTANTE! Juiz pede que estuprador se case com a vítima e provoca protestos

 

Mais de 5.000 pessoas pediram, nesta quarta-feira (03/03), a demissão do presidente do Supremo Tribunal indiano por ter proposto durante o julgamento de um suposto estuprador que ele se casasse com sua vítima, menor de idade, para evitar a prisão, informaram os defensores dos direitos humanos.

O juiz Sharad Arvind Bobde presidiu na segunda-feira uma sessão para avaliar a liberdade sob fiança de um funcionário do governo, acusado de ter estuprado uma estudante. Durante a audiência, ele disse: "se você quiser se casar com ela, podemos te ajudar. Se não, perderá seu emprego e irá para a prisão".

Esta proposta provocou a indignação de defensores dos direitos humanos, que enviaram uma carta aberta pedindo a demissão do juiz, já assinada por mais de 5.000 pessoas, declarou a defensora dos direitos da mulher Vani Subramanian.

"Ao sugerir que este estuprador se case com a vítima, você, o juiz mais importante da Índia, quis condená-la a uma vida de estupros, entregando-a ao carrasco que fez com que ela tentasse acabar com a própria vida", diz a carta.

As vítimas de agressões sexuais na Índia são frequentemente submetidas a um tratamento degradante e sexista por parte da Justiça e da polícia, que não hesitam em incentivá-las a se casar com seus agressores.

A carta que pede a demissão do juiz indiano também lembra que em outra audiência, realizada na segunda-feira, o mesmo magistrado duvidou da existência de estupro dentro do casamento.

"O marido pode ser um homem brutal talvez, mas podemos classificar como estupro as relações sexuais entre um homem e uma mulher legalmente casados?", questionou o juiz.

"Este comentário não só autoriza qualquer forma de violência sexual, física e psicológica por parte do marido, como também normaliza a tortura que mulheres indianas sofrem há anos dentro do casamento sem nenhum amparo legal", diz a carta.

O estupro dentro do casamento não é considerado um crime na Índia. Até o momento, o juiz não respondeu a carta.

*(Imagem meramente ilustrativa: reprodução Internet)

AFP
Fonte: Estado de Minas




Boletim Coronavírus (COVID-19) Atualizado em: 03/03/21 às 17h00

 


LUTO EM BANABUIÚ: Morre aos 34 anos o vereador Cleaneo Saraiva, vítima da COVID-19

  - por 


O município de Banabuiú está de luto nesta quarta-feira (03) devido ao falecimento do vereador Cleaneo Rabelo Saraiva, de 34 anos, em decorrência de complicações causadas pela COVID-19.

O parlamentar lutava contra a doença e estava internado há vários dias no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. O vereador tinha como seu reduto político o distrito de Barra do Sitiá.  Cleaneo estava em seu primeiro mandato como vereador e foi eleito em 2020 pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS com 470 votos. Nas redes sociais, muitos amigos, familiares e conhecidos faziam correntes de oração por sua recuperação, o que infelizmente não aconteceu.

Cleaneo foi um dos três vereadores da Câmara de Banabuiú que contraíram o vírus. Além dele, o presidente da Casa Legislativa, Daniel Bandeira, que também esteve internado no HRSC, e a vereadora Vilene Nobre, que cumpriu período de isolamento domiciliar.

Esse é o sexto óbito registrado em decorrência da COVID-19 no município de Banabuiú desde o início da pandemia em março de 2020.





     
  •  



Em 24 horas, três senadores anunciam que testaram positivo para Covid-19

Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) participaram de uma reunião do grupo parlamentar 'Muda Senado' na semana passada. Congresso voltou a funcionar remotamente.

Por G1 — Brasília


Senadores Alessandro Vieira, Major Olímpio, Eduardo Girão, Soraya Thronicke e Lasier Martins, em reunião no dia 23 de fevereiro. — Foto: Reprodução/Twitter

Senadores Alessandro Vieira, Major Olímpio, Eduardo Girão, Soraya Thronicke e Lasier Martins, em reunião no dia 23 de fevereiro. — Foto: Reprodução/Twitter

Em 24 horas, de segunda (1º) para terça-feira (2), três senadores anunciaram que testaram positivo para a Covid-19. Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) haviam participado de uma reunião do grupo Muda Senado uma semana antes.

O Distrito Federal registra um aumento no número de casos da Covid-19. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) anunciou que a Casa passará a ter sessões remotas a partir desta quinta-feira (4). Na tentativa de conter o avanço da doença, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou um decreto que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais.

Os três senadores diagnosticados com a Covid-19 disseram que estão isolados e se recuperam em casa. Os senadores Alessandro Vieira e Major Olímpio relataram que apresentam sintomas leves da doença.

Casos na Câmara dos Deputados

Em fevereiro, segundo a Câmara, foram registrados 105 casos da doença. Em janeiro, 58. Em dezembro do ano passado, a Câmara registrou 72 contaminações por Covid-19.

Segundo a assessoria da Câmara, não é possível afirmar se as contaminações ocorreram dentro ou fora da Casa.

Em fevereiro deste ano, a Câmara aprovou um projeto de resolução que prevê um sistema híbrido de votações, com a possibilidade de participação presencial e remota dos parlamentares. Além disso, está permitido o retorno do trabalho nas comissões, paradas desde março do ano passado.

Aglomeração na Câmara

De acordo com pessoas ouvidas pelo G1 disseram que chegara a aguardar quase duas horas na fila para poder entrar e que o problema tem sido recorrente nesse início de ano legislativo.

Apesar de usarem máscaras de proteção, os visitantes não respeitavam as medidas de distanciamento.

Fila sem distanciamento no anexo IV da Câmara dos Deputados  — Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

Fila sem distanciamento no anexo IV da Câmara dos Deputados — Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

Na ocasião, a Câmara dos Deputados disse, em nota, que as filas "estão relacionadas a uma demanda excepcional e não prevista dos prefeitos. Não têm, portanto, relação com o retorno gradual do trabalho presencial dos funcionários e servidores da Casa, que possuem identificações funcionais específicas e não precisam passar por controles de acesso".

Covid-19 no Brasil

Um ano após o primeiro caso de Covid-19, o Brasil vive momento crítico, com 257.562 óbitos. O país registrou 1.726 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas - recorde desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.274.

Já o balanço da vacinação registra que 7.106.147 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 3,36% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 2.166.982 pessoas (1,02% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 9.273.129 doses foram aplicadas em todo o país.

Ceará recebe mais 115 mil doses de Coronavac

Por G1 CE

 

Ceará recebe sétimo lote de vacinas contra a Covid-19

--:--/--:--

Ceará recebe sétimo lote de vacinas contra a Covid-19

O Ceará recebeu nesta quarta-feira (3) o sétimo lote de vacinas contra a Covid-19. A carga contém 115,2 mil doses da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. De acordo com a Secretaria da Saúde, o imunizante será aplicado no público prioritário da campanha de vacinação: profissionais da saúde e idosos com 75 anos ou mais.

Era previsto inicialmente que o sétimo lote fosse de 122 mil doses, "mas o Ministério da Saúde fez uma atualização da planilha de envio aos estados", relatou o governador Camilo Santana.

Ceará recebe sétimo lote de vacinas contra a Covid-19, com 115 mil unidades da CoronaVac — Foto: Governo do Estado/Divulgação

Ceará recebe sétimo lote de vacinas contra a Covid-19, com 115 mil unidades da CoronaVac — Foto: Governo do Estado/Divulgação

Metade das vacinas será aplicada logo que o imunizante estiver disponível e a outra metade será usada duas semanas depois, nos mesmos pacientes. O intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose é necessário para garantir a imunização.

Com o novo lote, o Ceará já recebeu um total de 695.200 vacinas contra a Covid-19:

  • 1º lote: 229.200 mil doses da CoronaVac em 18 de janeiro
  • 2º lote: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca 23 de janeiro
  • 3º lote: 33.200 doses da CoronaVac em 25 de janeiro
  • 4º lote: 115 mil doses da CoronaVac em 6 de fevereiro
  • 5º lote: 80.500 doses da Oxford/AstraZeneca em 24 de fevereiro
  • 6º lote: 49.200 doses da CoronaVac em 24 de fevereiro
  • 7º lote: 115.600 doses da CoronaVac em 3 de março

1% da população vacinada

Até terça-feira, 2 de março, foram aplicadas 400.281 doses no Ceará, sendo 303.266 na primeira dose (79,68 % do quantitativo de doses distribuídas foram aplicadas) e 97.015 cearenses já receberam a segunda dose.

Como são necessárias duas doses para imunizar uma pessoa, apenas 97 mil cearenses são considerados imunizados contra a Covid-19, pouco mais de um porcento da população do estado.