-->

sábado, 7 de novembro de 2015

Governo quer projetos de saneamento de municípios pela transposição


O secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira, prometeu trabalhar para que a maioria dos municípios cearenses entregue seus projetos até março do ano que vem para o início das obras de esgoto e abastecimento no Interior do Estado. A promessa foi feita durante encontro, ontem em Juazeiro do Norte, que reuniu diversos órgãos fundamentais para o sucesso da transposição do Rio São Francisco no Ceará.

A reunião foi para discutir o risco da entrega da obra de Transposição do Rio São Francisco sem que os municípios que serão beneficiados pelas águas estejam preparados para o benefício. Conforme O POVO abordou na edição de ontem, pelo menos 18 municípios podem contaminar as águas da transposição por não ter um sistema de esgoto adequado.

O presidente da comissão externa da transposição na Câmara dos Deputados, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB), teme que as obras sejam concluídas sem que os municípios estejam aptos a receber o volume de água para abastecer a população local. No entanto, afirmou que a reunião, que teve a participação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria das Cidades, Cagece, Funasa e Secretaria do Meio Ambiente, pode acelerar a conclusão dos projetos e início das obras.

De acordo com o deputado, a burocracia e a falta de diálogo foi o principal responsável pelo atraso nos projetos de esgoto sanitário nos municípios cearenses. “Não há diálogo entre os órgãos. Foi citado aqui (na reunião) que nunca havia sido realizado um encontro com todos. Mas ficou pactuado de ter uma integração maior dos órgãos”, afirmou.

Riscos

Membro da comissão na Câmara, o deputado Odorico Monteiro (PT) afirmou que 80% das obras da transposição estão concluídas e que a segunda parte do projeto se resume à revitalização das bacias receptoras. Segundo ele, boa parte delas estará pronta até julho do próximo ano. No entanto, alertou para os riscos. “O desafio está colocado. As cidades têm que ter esgoto para não contaminar as águas”.

Na manhã de hoje uma comitiva de empresários e parlamentares visitará os trechos de Salgueiro, Cabrobó e Jati onde está sendo feita a obra de transposição das águas do São Francisco.

A Aprece também esteve representada no encontro, mas não atendeu as ligações.

Saiba mais

Para o início das obras de esgoto e abastecimento, cada município deve preparar um planejamento de tratamento adequado das águas contaminadas. Esse documento precisa de aprovação prévia. Pela dificuldade de comunicação entre os órgãos do Estado responsáveis pela transposição, o que se vê é a morosidade no processo de aprovação, o que acaba atrasando a execução dos projetos. 

Com isso, os recursos estão disponíveis para a execução do projeto. No entanto o dinheiro não é utilizado totalmente pela quantidade de projetos entregues ser em quantidade reduzida.

Wagner Mendes
wagnermendes@opovo.com.br


Adail assume cargo no Governo


O deputado federal Adail Carneiro (PHS) assumirá assessoria com status de secretaria no Governo do Estado. A mudança foi confirmada ontem pelo Estado e pelo deputado.

Carneiro afirma ter recebido convite do governador Camilo Santana (PT) em Brasília, na última semana. 

O suplente Paulo Henrique Lustosa (PP) assume vaga no Legislativo no próximo dia 12. 
O futuro secretário aturará na assessoria especial do governador, tratando de projetos entre Estado e ministérios. 

Por Jéssica Welma


Coquetel molotov é lançado contra moradores de rua em Fortaleza


Cerca de 30 moradores de rua tomaram um susto por volta das 23 horas da sexta-feira (6). Um grupo, em um carro, jogou um coquetel molotov no local aonde eles estavam se preparando para dormir, na calçada ao lado da sede de um partido político, na Avenida da Universidade. Por sorte, o fogo só atingiu os colchões. Com medo, eles correram e foram para longe.

Moradores das redondezas e um vigia contam que chegaram a chamar os Bombeiros, mas as chamam foram apagadas rapidamente, ficando marcas nas paredes da sede do partido. "Cheguei em casa nesse horário e senti um cheiro intenso de incêndio, corri para ver e ainda ajudei o vigia a apagar o fogo", conta o assessor de comunicação, Esdras Gomes.

Outros contam que a instalação do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) deixou muita gente descontente. "Como o local só abre em horário comercial, eles dormem ali e usam as calçadas e paredes como banheiro. O que deixa um mau-cheiro terrível", disse uma pessoa que pediu para não ser identificada.

Segundo dados da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), atualmente, a Capital tem 4,5 mil moradores de ruas. Desse total, apenas 70 são atendidos pelo Centro Pop.

Diário do Nordeste


Adail carneiro e comitiva de deputados federais e empresários visitaram trechos do rio são Francisco CE/PE

Ontem uma comitiva de deputados federais e empresários visitaram os municípios de Juazeiro do Norte (CE), Jati (CE) e Cabrobó (PE). Na foto, estão iniciando as visitas técnicas da Transposição do Rio São Francisco, em Jati, na Região do Cariri.

Quixeré Notícias




Urgente: por falta de pagamento carros pipas podem parar abastecimento de àgua no vale do Jaguaribe


Pipeiros no sufoco. Os proprietários de carros-pipas que abastecem as regiões mais secas do Ceará estão reclamando dois meses de atraso no pagamento dos serviços prestados, e muitos dizem que por conta do atraso estão com dificuldade até para abastecer e podem parar.

O Estado do Ceará é hoje atendido por cerca de mil carros caminhões pipa, verificando-se que as regiões mais críticas são as de Jaguaribe e Canindé.

Cada carro pipa tem a capacidade de conduzir de 8 a 10 mil litros de água, sendo que em média são feitas até quatro viagens por dia. A mensalidade para a cada “pipeiro”, varia entre 8 a 10 mil reais por mês. A maior distância de abastecimento é entre Fortaleza e Canindé, uma vez que Fortaleza é quem abastece aquela região.
O controle do manancial é feito pela Cagece sob fiscalização do Exército Brasileiro. A falta de pagamento poderá suspender o abastecimento.

Ely Aguiar


Dois jovens são baleados em rebelião em centros no Passaré


Uma nova rebelião, definida pelo juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes, como “a pior do ano”, adensou a crise no sistema socioeducativo do Ceará. Cerca de 350 internos dos centros educacionais São Francisco e São Miguel, no Passaré, se rebelaram na manhã de ontem. 

A revolta terminou com os dois centros destruídos e dois adolescentes baleados. De acordo com Clístenes, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, enviará um assessor para ficar a par da situação.

Por volta das 10h30min de ontem, após passarem por vistoria, os adolescentes do São Francisco iniciaram a revolta, conseguindo derrubar as grades das celas, atear fogo em colchões e eletrodomésticos, pular o muro e invadir o São Miguel, centro educacional vizinho.

Antes mesmo de o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) chegar, o que aconteceu cerca de uma hora depois do começo da rebelião, o defensor público Aldemar Monteiro, que estava no local, relata ter ouvido disparos de arma de fogo. Sete dos adolescentes foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF) - dois com ferimentos de armamento letal. De acordo com Clístenes, que fazia o acompanhamento do caso até a noite de ontem, um dos jovens estava em estado grave e passaria por cirurgia. Os demais feridos, com escoriações leves, tiveram atendimento no centro.

Desdobramentos

“Os dois centros ficaram completamente destruídos. Era um palco de guerra. E até as 18h30min não havia um posicionamento de para onde os adolescentes seriam levados”, descreve o juiz. 

Com a chegada do BPChoque, a rebelião foi contida e os adolescentes foram despidos e enfileirados. Para o defensor público, esse não deve ser o procedimento padrão. “É preciso que se faça uma revista, para a segurança, mas não despir e deixá-los assim”. 

Conforme Clístenes, o ato “é vexatório e fere a intimidade e a dignidade humana”. “Para mim, foi dada a explicação de que, por causa da rebelião, os policiais não tiveram tempo de vistoriar cada adolescente um por um”, disse.

Para Mara Carneiro, coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), o Governo deve tomar medidas emergenciais. “É preciso garantir que as famílais sejam informadas do estado de saúde de cada adolescente. Além disso, água e comida de qualidade devem ser fornecidas, as obras dos centros em Sobral e Juazeiro aceleradas, deve haver afastamento de profissionais acusados de tortura, seleção de novos funcionários e se decretar estado de emergência”, reinvindica.

Em nota, a Secretaria do Trabalho e Defesa Social (STDS) afirmou avaliar “alternativas para transferência dos jovens”. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou estar apurando em que situação os jovens foram feridos. “O comando da Polícia Militar determinou a apresentação de todos os policiais que estiveram no local e nas proximidades. A Polícia Civil deve instaurar imediatamente inquérito”.

O Povo Online


COMUNICADO DA CAGECE PARA RUSSAS


A Cagece informa que, devido ao controle operacional de vazão realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no rio Jaguaribe, o município encontra-se com distribuição de água reduzida em 25%. A previsão é que o abastecimento seja regularizado até a próxima quinta-feira (12), começando nas áreas mais centrais até alcançar as partes mais elevadas da cidade, atingindo o equilíbrio completo no domingo (15).

Durante o período de intermitência, que ocorre entre os dias 5 e 12 de novembro, os bairros Mutirão Novo, Mutirão Velho, Pitombeiras, Nossa Senhora de Fátima e Vila Gonçalves serão afetados. Portanto, a Cagece orienta que a população utilize água com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.


Baiano tenta aplicar golpe em banco e acaba preso em Fortaleza

Três homens tentaram aplicar um golpe com cheques clonados na agência do Banco do Brasil, situada na avenida Pontes Vieira, no bairro Dionísio Torres, na tarde desta sexta-feira, 6. A proprietária da conta percebeu a movimentação de valores e acionou o banco, que impediu o terceiro saque do trio. Dois suspeitos conseguiram fugir, enquanto um deles , um baiano de 46 anos, tentou quebrar a porta giratória com um soco e acabou ferido e preso, segundo informações da Polícia Militar (PM).

O homem preso foi levado para o 34º Distrito Policial, no bairro Farias Brito. Conforme o delegado Osmar Berto, titular do 6º Distrito Policial (DP), mas que atendeu esta ocorrência no 34º DP, foram realizados dois saques por dois suspeitos e, quando seria realizado o terceiro saque pelo terceiro integrante do grupo, a agência percebeu o golpe.

"Ele tentou fugir e quebrou a porta da agência. Ele deu um soco no vidro da porta travada e se cortou, e acabou sendo preso", disse o delegado. Os comparsas do homem preso conseguiram fugir com uma quantia não revelada pela Polícia Civil. Nenhum deles estava armado.

O baiano preso foi identificado como Maeston Teixeira de Pena. De acordo com o delegado Berto, o homem preferiu permanecer calado durante o seu depoimento para a Polícia. Ele não possui antecedentes criminais no Ceará e vai responder por estelionato. O 34º DP ficará responsável pela investigação do caso.

O Povo Online


Ceará 3 x 0 ABC - Vozão deixa provisoriamente o Z4, joga o Macaé e "rebaixa" ABC


Depois de muita espera, enfim o Ceará deixou a zona de rebaixamento, ao menos, provisoriamente. Isso só foi possível pela vitória diante do ABC, por 3 a 0, na noite desta sexta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, que pode ainda definir a queda da equipe potiguar.

Com o resultado, o Ceará emplaca o quarto triunfo seguido e sobe para a 16ª colocação, com 38 pontos, empurrando assim o Macaé, que tem a mesma pontuação, para a zona de rebaixamento. O ABC, por sua vez, fica em 18º e será rebaixado e caso de triunfos do clube do Rio de Janeiro e do Criciúma, 39.

ADEUS Z4?
A uma vitória de sair da zona de rebaixamento, o Ceará não deu sopa para o azar e engoliu o ABC no primeiro tempo. Com o Estádio Presidente Vargas lotado, o clube cearense partiu para a pressão logo no início e abriu o marcador aos 23 minutos. Em cobrança de escanteio de Ricardinho, Charles subiu mais do que os defensores adversários e mandou de cabeça para o fundo das redes.

O ABC sentiu o gol, abaixou a guarda e foi surpreendido, novamente, dois minutos depois. Ricardinho colocou na cabeça de Siloé. O atacante cabeceou certeiro para marcar o seu primeiro com a camisa do Ceará. O clube potiguar, por sua vez, só foi arriscar com Romarinho, que mandou rente à trave.

Mesmo com três defensores, o Elefante pareceu perdido em campo e não conseguiu parar os atacantes rivais, ainda mais quando a bola veio pelo alto.

PODE COMEMORAR!
O segundo tempo não foi diferente. O Ceará seguia em cima, enquanto o ABC buscava acertar uma jogada de contra-ataque. O Clube cearense chegava com facilidade e definiu a partida aos 13 minutos, quando Wescley achou Siloé dentro da área. O atacante encheu o pé para fazer o terceiro.

O desespero tomava conta do ABC nos minutos finais e a falta de pontaria chamava atenção. Ronaldo Mendes entrou, deu um alento ao Elefante, que continuava cometendo erros bobos. Bismark teve três oportunidades, mas desperdiçou todas. Quando ia marcar, o próprio companheiro de equipe atrapalhou.

O Ceará jogava na inteligência. O Vozão não tinha mais pressa, recuou o time e começou a contragolpear. Só não fez mais, pois Saulo fez boas defesas. O Final foi de festa no Presidente Vargas.



PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o ABC enfrenta o Bahia na terça-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). No mesmo dia e horário, o Ceará recebe o Bragantino no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).