-->

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Tribunal Regional Eleitoral julga últimos processos de registros de candidatura


O Tribunal Regional Eleitoral tem apenas 24 processos de registros de candidatura pendentes, que devem ser analisados nesta terça-feira, 5/8, prazo final para o julgamento dos pedidos apresentados até o dia 5 de julho, conforme o artigo 5º da Resolução TSE nº 23.405/2014.

Em 876 pedidos de registros de candidatura, 735 foram deferidos (5 com recurso) e 74 indeferidos (22 com RE). Deste total, houve ainda 17 DRAPs (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) deferidos e 26 candidatos que renunciaram.

Na sessão de julgamento deste segunda-feira, 4/8, os juízes da Corte do TRE analisaram 11 processos, sendo apenas 2 deferidos: Luizianne de Oliveira Lins (PT), ao cargo de deputado federal, e João Dilmar da Silva (SD), deputado estadual. Foram indeferidos: Jonh Santos Monteiro (PTdoB), Raimundo Oman Carneiro Filho (PP), Luciana de Morais (PSL), Maria do Socorro de Araújo (PP), Maria Júlia Mendes (PRB), Delana Pires de Sousa (PEN), Renata Beatriz de Sousa Lima (PPL) e Leonardo Carlos de Araújo (PPL), todos ao cargo de deputado estadual.

* Com informações do TRE/CE



Fonte: Ceará News

Candidato a deputado desiste da candidatura em Russas


O candidato a deputado federal pelo PTN e atual vereador em Fortaleza Alípio Rodrigues que é filho natural de Russas e tem uma família tradicional na política russana desistiu de sua candidatura. O motivo de ter desistido foi à coligação que foi feita com outros partidos a partir daí Alípio entende que seria apenas uma bucha para ajudar eleger outros candidatos. Logo após a sua decisão de desistir da sua candidatura Alípio também desistiu de apoiar Eunicio Oliveira e agora apóia o candidato do governador Cid Gomes o Camilo Santana do PT.

Erivando Lima Repórter

Inauguração do primeiro curso implantado na UFC de Russas



Hoje segunda-feira, 04 de agosto de 2014, as 09h00min no auditório do CVT foi inaugurado o primeiro curso implantado na UFC de Russas. Estiveram presentes: Professor Jesualdo reitor da universade, também o professor Lindebergue, vários políticos da cidade entre eles o atual prefeito Weber Araújo e o ex-prefeito Raimundinho Cordeiro que foi o responsável ao lado de várias outras autoridades pela conquista do Campus Avançado para o município de Russas.


O professor Jesualdo da palavra e fez questão de relatar a importância do instituto para o município e antecipou que a primeira parte deverá ser entrega no mês de dezembro 2014. O primeiro curso a ser implantado hoje foi o de Engenharia Softa que é o primeiro dos cincos que vão ser implantados. No próximo serão implantados: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Mecânica. Isso é o que foi previsto para essa etapa inicial.


O reitor acredita que mesmo a distancia no próximo ano serão oferecidos cursos de Graduação ou de Pós-Graduação para atender aquelas pessoas que trabalham e não tem condições de irem à universidade.



Logo após o termino do encontro no CVT toda a equipe da universidade com os membros da Caros foram fazer uma visita ao local da obra (UFC).







Erivando Lima Repórter

Juazeiro do Norte: Prefeitura atrasa pagamento e empresa não recolhe lixo de hospitais



Na cidade de Juazeiro do Norte, administrada por Raimundo Macedo(PMDB) todos os hospitais ligados à Rede Pública, bem como as Unidades Básicas de Saúde (UBS ou PSF) além do Centro de Zoonoses do município estão desde a última semana sem receber coleta de lixo. Isto se dá porque a empresa Flamax não recebe pagamento da Prefeitura há três meses. Com isso, toneladas de lixo se amontoam nesses espaços.

“Devido um atraso já de três meses, sendo que é uma coleta essencial para a população de Juazeiro, ai a coleta foi devidamente suspensa até regularizar a situação. Entramos em contato com o Secretário, mas ainda não tivemos nenhum êxito nas respostas dele”, informou uma representante da Flamax em entrevista à imprensa.
O Secretário de Saúde, Plácido Basílio, também em entrevista, afirmou não ter conhecimento de uma possível suspensão no serviço de coleta que acabou acontecendo dias depois. “O que me foi informado é que o contrato estava para se vencer e foi feita uma nova licitação que iniciou em janeiro e finalizou agora e que nós estamos trabalhando para efetivar um novo contrato”, disse Plácido que foi procurado pelo Site Miséria por telefone, mas, por motivo que desconhecemos, não atendeu às ligações.

As situações de maior precariedade são notadas no Hospital São Lucas e no Centro de Zoonoses. Toda sexta-feira cerca de quarenta cachorros são sacrificados pelo Centro de Zoonoses e logo após a empresa Flamax os recolhe. Os animais mortos recentemente não foram recolhidos por conta da coleta estar suspensa. Eles se amontoaram em tambores de lixo e alguns, devido ao grande número deles, estavam jogados ao chão em processo de decomposição e até o momento não foi possível conhecer o destino que está sendo dado a cada um deles que sofreu eutanásia. 




* Com informações do site Miséria
postado por ERIVANDO LIMA O REPORTE.



13 homicídios em 24 horas no Ceará


Relatório final capital e metropolitana das 07:00hs de ontem as 07:00 de hoje 04/de agosto

10 homicídios:
Sapiranga 11:29
Maracanaú 12:57
Conj. Ceará 14:30
Alvaro Wayne 15:55
José Walter 18:40
Pici 18:50
Caucaia 21:26 a faca
Duplo em acaracuzinho Maracanaú 23:22
Alvaro Wayne 00:43

Interior das 07;00 hs as 07:00 03. homicídios

Acarape 20:00
Juazeiro do norte 06:20
Acarape 03:30

  • fonte das informações do plantão policial do ceará




Jovem de 19 é assassinado à pedradas em Tauá



O corpo de Ícaro Oliveira Neres, natural de Tauá, foi encontrado por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (04) no loteamento Jardim Barbosa na saída de Tauá para Arneiroz.
A vítima foi executada com várias pedradas na cabeça. O pedregulho bastante ensanguentado foi encontrado ao lado corpo. Segundo o perito Nunes, tudo indica que o crime ocorreu durante a madrugada, pois a rigidez cadavérica estava se iniciando no momento em que o corpo era submetido à perícia.
Um suspeito já foi detido, e a Polícia acredita que nas próximas horas o crime estará completamente desvendado.
Fotos: Sheldon Gomes/Rádio Difusora
fonte PLANTÃO POLICIAL DE LIMOREIRO
POSTADO PELO BLOG ERIVANDO LIMA.






ACIDENTE QUASE TERMINA EM TRAGÉDIA EM LIMOEIRO DO NORTE-CE

MULHER E CRIANÇA QUE ESTAVAM EM UMA MOTO FICARAM DE BAIXOMULHER DE CARRETA


Acidente quase Termina em Tragédia agora a pouco em Limoeiro do Norte, informação que chega nesse momento do Bairro Luiz Alves na CE que da acesso a comunidade de são Raimundo e arraial próximo ao BNB De Limoeiro uma carreta colidiu com uma mulher e uma criança que ficaram em baixo do caminhão e por um milagre sofreram apenas escoriações. 

Mais informações a qualquer momento  

Por:  Limoeiro Plantão policial





MULHER TENTA MATAR MARIDO PASSANDO VENENO NA VAGINA, EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)



Tentativas de homicídio são ocorrências "comuns" em delegacias de todo o Brasil, mas uma chamou a atenção em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, na semana passada. De acordo com o registrado no 4º Distrito Policial da cidade, uma mulher teria tentado matar o marido passando uma substância tóxica na vagina e depois convidando-o para fazer sexo oral.
O casal havia brigado um pouco antes do convite "suspeito" da esposa. O homem teria sentido o cheiro do produto e desconfiou das intenções da mulher. O delegado Walter Colacino Júnior considerou a versão um pouco inusitada e pediu uma apuração detalhada do caso antes de tomar qualquer providência em relação ao caso.

Tradutor: Com informações do portal <a href="http://www.regiaonoroeste.com/">regiaonoroeste.com</a> 
Via Fonte http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2011/04/12/mulher-tenta-matar-marido-passando-veneno-na-vagina-em-sao-jose-do-rio-preto-sp.htm




OPORTUNIDADE DE EMPREGO SINE/IDT de Russas informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:


Cuidador de Idosos
Mecânico de motos
Vendedor Pracista (ramo de massas)
Auxiliar de linha de produção (ramo de massas)
Caixa (com experiencia)
Auxiliar de credito
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO
TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
Consultor de vendas
Empregado doméstico nos serviços gerais
GARÇOM
Pizzaiolo
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO (experiência em cerâmica)
Gerente comercial
Auxiliar de cozinha




    Para verificar estas e outras oportunidades os interessados devem se dirigir até a Unidade de Atendimento que fica na Av. Cel. Araújo Lima nº 1458 A – Centro Russas-CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.

    Russas,04/08/2014

Em 2013 33 mil abandonaram o ensino médio; 156 mil estão na série errada


A mãe adoece. E a garota vê o amor esbarrar numa outra necessidade. Tornar-se sentença de um possível abandono. “Era só nós duas lá em casa. Se eu fosse pro colégio, não tinha quem cuidasse dela”. Faltou quase nada para a jovem afastar-se dos estudos. Foi preciso a escola intervir. “O pessoal (diretor/coordenador) chamou tio, primo... Pediu pra um ficar um dia, outro ficar outro...”. Não fosse isso, ela teria reforçado a estatística preocupante dos 33 mil alunos do ensino médio cearense que abandonaram a sala de aula no ano passado.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), isso representa 9,6% do corpo discente dos cinco níveis do último período da educação básica, que é formada pelo primeiro, segundo e terceiro anos regulares, o quarto ano dos ainda existentes cursos pedagógicos para formar professores e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede pública do Ceará no ensino médio é composta por 350 mil estudantes.


Esse índice de abandono de 9,6% em 2013 é o menor dos últimos seis anos no Ceará. Em 2008, era de 15,7%. Por outro lado, apesar de também ter caído, é alarmante a elevada quantidade de alunos cursando as séries do ensino médio fora da idade considerada ideal pelas diretrizes educacionais nacionais para cada nível.

Conforme o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014, o Ceará teve em 2012 – dado mais atual - uma taxa líquida de matrícula de 55,3%. Isso significa dizer que os 44,7% dos demais estudantes estão na chamada distorção idade-série. Não concluem o primeiro, segundo e terceiro anos aos 15, 16 e 17 anos, respectivamente. Estimativas feitas pela Seduc ao O POVO apontam pouco mais de 156 mil estudantes com esse perfil.

Outro indicativo incômodo do Anuário é o elevado percentual de jovens de 19 anos que não concluíram o ensino médio no Ceará. Eles não terminaram os estudos por já estarem em anos errados (distorção idade-série) ou por terem abandonado a escola. Quarenta e sete por cento dessa faixa etária do Estado estava nessa situação em 2012. Das nove maiores regiões metropolitanas do País, Fortaleza tem o quarto maior índice de não conclusão (49,4%).


Titular da Seduc, Maurício Holanda diz que boa parte do abandono no ensino médio concentra-se nas turmas noturnas, cujo perfil do alunado difere daquele dos períodos diurnos. À noite, em geral, estudam os jovens que trabalham pela manhã e à tarde.

Mas ele lista outros motivos para ainda existirem tantos abandonos e distorções. “A perda de interesse diante de fracassos (reprovações) acumulados; a pressão pra ganhar dinheiro e se afirmar como consumidor independente; o clima escolar, de o jovem chegar na escola e nem sempre encontrar um ambiente de coleguismo; e o currículo escolar, que poderia ser enxuto, mais consistente e menos academicista e descontextualizado”.

Na análise do secretário, o Ceará “vai bem” nos indicadores nacionais. “Quando você analisa a taxa líquida de 1995, o Ceará tinha 13,2% e o Brasil tinha 23,5%. Em 2012, o Ceará tinha 55,3% e o Brasil tinha 54,4%. Nós crescemos 42 pontos, enquanto nacionalmente se cresceu 30. Estamos num ritmo melhor, mesmo sendo um estado pobre. Mas o ensino médio é o grande gargalo da educação. Você vê as coisas melhorando no ensino fundamental e um gargalo muito forte no ensino médio, porque os meninos já têm uma certa decepção. A gente está tentando deixar a escola mais desejada pelos alunos”.
Além de mudanças no currículo escolar, ele defende a oferta de uma rotina diferenciada de estudos para os alunos do período noturno. Ao invés de o ensino médio ter três anos, passar a quatro, por exemplo. E com menor carga de horas/aula/dia. “É pesado o cara passar o dia trabalhando e ir para a escola à noite. A gente precisa compreender as especificidades”, pondera.

Serviço O “Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014” pode ser acessado emwww.todospelaeducacao.org.br
Saiba mais
Procurado pelo O POVO, o Ministério da Educação (MEC) destacou, em nota oficial, o programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) como medida para tentar conter o abandono escolar. Criado em 2009, o ProEMI induz “as escolas à elaboração do redesenho dos currículos para a oferta de educação de qualidade com foco na formação humana integral.”

O MEC citou também o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, lançado em 2013 e que “representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do ensino por meio de diferentes estratégias”.


A Seduc destaca dois projetos criados para evitar a evasão/abandono escolar. Um deles chama-se Professor Diretor de Turma (PDT), no qual cada turma do primeiro e do segundo ano do ensino médio tem um professor para acompanhar de perto o rendimento de cada estudante. O outro é o Programa 
Agente Jovem. Cada sala tem um líder e um vice-líder.

Eles fazem a chamada dos alunos, identificam os faltosos e acionam a direção. Também fazem o acompanhamento disciplinar dos colegas.

Fonte: O Povo



Cemitério de frutas e verduras



"Sobraram 50 caixas e não compensa eu levá-las de volta. Por isso, descarreguei tudo aqui no chão". O depoimento do produtor Raimundo Fernandes de Lima é o fiel retrato do descalabro em relação aos alimentos na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) de Tianguá. A reportagem flagrou o exato momento em que ele jogava no pátio milhares de quiabos em bom estado, aliás, em perfeita condição para a venda. "Quando o mercado está fraco, é assim mesmo. Faz parte do negócio", justifica Raimundo, mais conhecido como Eudes do Quiabo.

Segundo o produtor, a perda dessa vez foi maior do que ocorre costumeiramente. "Trouxe 160 caixas e consegui vender apenas 110. Mas, em média, é comum a gente deixar somente uma caixa pelo caminho", emenda, ao quebrar alguns quiabos para comprovar que a mercadoria era da melhor qualidade.

O mau exemplo de Eudes do Quiabo é praticamente uma regra na central de Tianguá. Flagramos um carregamento de maracujá que ia para Sergipe. Os frutos eram retirados em sacos e colocados no caminhão a granel (sem embalagem ou acondicionamento). João Ângelo, um dos homens encarregados de "organizar" os alimentos na carroceria, garantiu que "não havia problema algum em relação ao desperdício. Além de pisar em cima dos maracujás, ele jogava vários frutos no chão. "É uma quantidade muito pequena, que não faz falta", argumenta.


O produtor Ronaldo Gomes da Silva reconhece que "muitas vezes é a oscilação nos preços que ocasiona o desperdício. Trabalho com o pepino. Dá um trabalho danado para colher corretamente. Quando ele encosta no chão fica um pouco amarelado. Aí é melhor descartar logo pois ninguém quer comprá-lo. Pela minha experiência, calculo a perda em 20%. Só em condições especiais, ou seja, quando a oferta é menor que a demanda, a gente consegue vender até essa parte que se perderia".

Já Pedro Vieira de Menezes prefere frisar que "a situação já foi bem pior. Antigamente, tudo era transportado a granel. Fazia lama por aqui. Hoje, as perdas maiores são mesmo no campo. Muita coisa fica por lá. Em primeiro lugar, tem a questão das pragas que atacam a plantação; depois, a gente está sofrendo com essa mudança do clima: já não se tem mais certeza de nada em r

elação às chuvas ou até quando vai o período de estiagem. Com todos esses problemas, não há como fugir dessa realidade, infelizmente".

Cenário que impressiona mesmo em Tianguá é o que todos por ali convencionaram chamar de cemitério de alimentos. Um dos funcionários da central, Edilson Araújo, conta que às quartas-feiras e aos sábados, após a movimentação, as sobras que são despejadas pelo pátio são jogadas no terreno dentro da Central, a vinte metros de distância dos boxes. "Quando está cheio, o pessoal da Prefeitura vem com a máquina patrol e recolhe tudo para o lixão da cidade", revela Edilson


O funcionário estima que, em média, 25 tambores com alimentos estragados são recolhidos a cada dia de movimentação na central de abastecimento. Como cada um deles comporta 200 litros, isso 
a dizer que 5 toneladas de alimentos são desperdiçadas. "A gente fica um tanto triste com isso, pois ao mesmo tempo vê algumas pessoas necessitadas perambulando por aqui para buscar algo que possa ainda ser consumido".

Uma dessas pessoas é Maria do Carmo Dias. Mãe de dois filhos menores e solteira, ela diz que não é amparada pelos programas sociais do governo e que a única alternativa para a alimentação da família é catar do lixo. "Se não fosse esse cemitério aqui a gente estava passando fome. É uma pena que muitos tenham tanto e alguns, como eu, não tenha nada",

desabafou.



Adubo

O gerente da Ceasa de Tianguá, Júlio Teixeira, minimiza as perdas. "Na verdade, o que se perde é pouco, pois o pessoal carente da comunidade vem pegar o que não é vendido. O que vai para esse terreno (cemitério de frutas) é porque encontra-se já em estado deteriorado. A gente leva para o lixão e, de lá, ainda há quem aproveite como adubo".

Júlio revela que o Mesa Brasil recolheu durante dois anos alimentos no local mas parou há seis meses. "Não sei o motivo. Sei que eles levavam as frutas para Sobral". O gerente afirma que, preocupada com as perdas, a Ceasa ministrou alguns cursos junto aos produtores para que fosse minimizado o desperdício desde a hora da colheita até o momento da venda.


Tomate vira lama na serra de Ubajara

No último mês de maio, o tomate foi o vilão da inflação em Fortaleza, com a maior alta, de 31,78%, de acordo com a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nem mesmo essa expressiva valorização, foi capaz de sensibilizar os produtores no tocante ao desperdício. Encontrar um agricultor disposto a mostrar como ocorrem as perdas no campo não é tarefa fácil. A reportagem conversou com Antônio Domício, conhecido como Louro da Jaburuna, em Ubajara. Ele possui uma propriedade de 60 hectares no distrito de Jaburuna, dos quais três estão ocupados pela sua produção. A princípio, ele não fez restrição em mostrar como realiza a plantação e colheita. No meio da entrevista, porém, quis voltar atrás, argumentando que seria melhor procurarmos outras pessoas, "pois a reportagem poderia prejudicá-lo".

Depois de convencê-lo de que esse não era o nosso objetivo - prejudicá-lo - ele continuou a conversa e permitiu o nosso acesso ao restante da propriedade. Apesar de usar telas de proteção para evitar os insetos, a perda nas terras de Antônio Domício é enorme, embora ele não entenda assim. "Quem insiste em não usar a tela se dá mal. Quando a broca atinge, os dois primeiros cachos acabam indo para o chão. Nos casos mais graves, o extravio pode ser de 50%. Em média, não é menos que 30%".

Conforme Domício, com o equipamento, esse percentual passa a ser de "apenas" 6%. "Muita gente por aqui está aderindo agora depois que viu o resultado na minha lavoura. De 500 caixas colhidas, 30 se perdem, normalmente pelo fato de o fruto já ter amadurecido antes do tempo necessário para chegar ao mercado". Segundo o produtor, "esse resto vai para os animais".

Atravessador


Um exemplo de como todos são coniventes com os prejuízos é a forma como a mercadoria é negociada. Domício revela que uma caixa cheia pesa em média 30 quilos. Ocorre que os atravessadores só recebem como se contivesse apenas 28, sem pesar. "O mercado é que influencia bastante as perdas. Se chegar o momento da colheita e a oferta for muito grande, muitos deixam o fruto apodrecendo pelo chão mesmo. E isso não acontece só com o tomate. Serve para todo tipo de frutos e hortigranjeiros", relata.

Segundo o produtor, é de agosto a outubro que esse tipo de situação acontece. "Com isso, o que foi plantado para alimentar as pessoas se transforma naturalmente em adubo".

Outro problema que nem sempre os agricultores conseguem administrar é o fator climático. "Mesmo em períodos de estiagem, quando chove forte em determinado dia, há o risco muito grande de prejuízo. A água derruba os frutos mais maduros e aí fica sem jeito".

Na plantação de Domício, constatamos milhares de tomates espalhados pelo chão, em ótimas condições para o consumo. Uma cena intrigante. Afinal, por qual motivo tudo aquilo estava sendo desprezado? Francisco Joélio Pereira, um dos trabalhadores encarregados de realizar a colheita, contou que isso faz parte da cultura do sertanejo. "Nós já estamos acostumados a colher apenas os frutos que estão no pé, pois, algumas vezes, os que caem no chão se machucam e não servem para venda. Acontece que, de fato, muitos que estão no solo estão em perfeitas condições e acabam sendo confundidos com os demais", reconhece.

Outra revelação de Joélio é que, quanto maior for a safra, "menos o pessoal valoriza. Se a gente plantar um hectare, a perda é de uns 30%; se forem dois, ela passa a ser de 35% a 40%. Quanto maior for a abundância, maior é o desperdício. O contrário também acontece. Quando a safra é pequena, há valorização maior do que se colhe".


Vulnerabilidade

Só na propriedade de Domício são produzidas cerca de 12 mil caixas de 30 quilos de tomate a cada ano. Isso totaliza 360 mil quilos. Se colocarmos o percentual mínimo de 6% de perdas, conforme o próprio produtor nos falou, isso significa dizer que, em apenas três hectares, são desperdiçados 21.600 quilos do alimento que poderiam estar na mesa das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar. Após mostrarmos o cálculo a Domício, ele reconheceu que o prejuízo é maior do que imaginava. "É muita coisa. A gente não percebe. Vou fazer o que puder para diminuir esse percentual. Seria bom que o governo também entrasse nessa história para adquirir os excedentes e repassá-los a quem precisa", sugere.

Fonte: Diário do Nordeste





ExcluídosFamília come do lixão em Juazeiro do Norte



Enquanto toneladas de alimentos são perdidas todos os dias no Planeta, graças a uma série de descasos por parte de todos os segmentos da sociedade, cerca de 870 milhões de pessoas ao redor do mundo passam fome, sem incluir as que não chegam a tanto, mas ainda enfrentam necessidades alimentícias.

A legislação brasileira é rigorosa, segundo a maioria dos especialistas, no que diz respeito aos prazos de validade dos alimentos, o que ocasiona o seu descarte, notadamente, em lixões. Famílias inteiras necessitadas procuram nesses locais o que comer e, o que foi descartado por restaurantes e supermercados, acaba retornando à mesa de alguém.

A exemplo da maioria das cidades brasileiras, Juazeiro do Norte, no sul do Ceará (Região do Cariri), não resolveu ainda o problema da destinação final dos seus resíduos, mesmo com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que exige o fim dos lixões a partir desse mês. A nova legislação determina a substituição dos lixões pelos aterros sanitários. E foi num deles que encontramos, entre os catadores, Jesuíte Barbosa da Silva, a dona Dita, de 55 anos, mãe de 14 filhos, retirando do lixo alimentos vencidos para o consumo de seus familiares.

A exemplo da maioria das cidades brasileiras, Juazeiro do Norte, no sul do Ceará (Região do Cariri), não resolveu ainda o problema da destinação final dos seus resíduos, mesmo com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que exige o fim dos lixões a partir desse mês. A nova legislação determina a substituição dos lixões pelos aterros sanitários. E foi num deles que encontramos, entre os catadores, Jesuíte Barbosa da Silva, a dona Dita, de 55 anos, mãe de 14 filhos, retirando do lixo alimentos vencidos para o consumo de seus familiares.

Sem escolha

"Quem tem fome não tem escolha. Não tenho vergonha de dizer que pego muita coisa do que a gente come no almoço do lixo. Mas são mercadorias que ainda estão boas. Graças a Deus, nunca ninguém aqui adoeceu por causa disso", relata dona Dita, que mora com o esposo e o resto da família numa pequena casa de taipa e de chão batido, de apenas três cômodos.

A dona de casa nos mostrou a sua cozinha. Nela existe um fogão desgastado, que é usado ocasionalmente, "quando aparece gás", uma velha geladeira e uma prateleira improvisada, onde encontramos, dentre outros alimentos recolhidos do lixo, caixas de manteiga, macarrão, ovos, margarina, iogurte e latas de sardinha.


"Eles (os caminhões) despejam às carradas. Fica tudo junto, pois os alimentos são misturados com os remédios vencidos e até seringas utilizadas. Isso é um erro muito grande. Como é que jogam essa comida no lixo. Poderiam separar e nos doar antes de misturar tudo". Segundo dona Dita, houve uma época em que os funcionários da Prefeitura jogavam óleo diesel e creolina nos alimentos vencidos para ninguém pegar.

O esposo de dona Dita, José William Amaro da Silva, 49 anos, trabalha como catador. Além da atividade que lhe rende, "quando o dia é proveitoso", de R$ 10,00 a R$ 20,00, a família recebe R$ 300,00 

do Bolsa Família. "Esse dinheiro dá só para pagar a água e a energia, além de um cafezinho de manhã e uma refeição diária. O restante a gente tem que se virar com o que recolhe do lixo. Tem dia que despejam uma carne que chega plastificada. A disputa entre quem trabalha no lixão é grande. É o tipo do alimento que tem que ser consumido logo. Do contrário, a gente repassa para outra pessoa para evitar que se apodreça", revela seu William.


Temor

Retirar comida do lixo para comer, como não poderia deixar de ser, é visto como um ato humilhante pelos catadores. No lixão, a maioria dessas pessoas nega que exista tal prática ali. Um deles, porém, reservadamente, informou que o problema ocorre. "O pessoal tem medo de falar temendo que a fiscalização venha aqui e proíba a entradas dos caminhões, o que seria ruim para todos nós", conta o catador que pediu para não ser identificado. Foi ele quem nos forneceu o endereço de dona Dita.

William confirma esse temor. "É verdade. São muitas pessoas que fazem isso. Se vocês forem procurar, muitas vão negar. Acham que é crime. Para mim, o errado é roubar. Se não temos condição de adquirir alimentos e eles estão aí em boas condições, não podemos pensar duas vezes", desabafa seu William, que diz "ter ouvido a história de que em breve o local será fechado. Se isso acontecer de uma hora para outra, não sei de onde retiraremos a comida que precisamos para sobreviver".

Fonte: Diário do Nordeste




Plantão de Russas - Ce e no vale do Jaguaribe nas ultimas 24 horas.



RUSSAS-CE PRISÃO COM FUNDAMENTO NA LEI SECA

Ontem 03/08/2014, por volta das 18h00min, na Localidade de Alto do Bode, foi abordado o individuo SHERLIANO DE LIMA LOURENÇO, nascido em 23/01/1995, natural de Russas, filho de Francisco Batista Lourenço e de Deusinda Maria de Lima Lourenço, residente no Sitio Canto, s/n, o qual conduzia a moto Honda, CG 125, cor vermelha, placa HWZ 3659, o qual aparentava visível estado de embriaguez, o condutor foi conduzido a uma viatura da Policia Rodoviária Estadual que estava na cidade, onde se recusou a realizar o teste do bafômetro sendo feito o aferimento testemunhal e conduzido para Delegacia Regional local onde foi autuado conforme Art. 306 do CTB. Os PM’s Sd’s na VTR CCPI 005 participaram da ocorrência


RUSSAS-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO

Hoje   dia 04/08/2014, por volta das 03h00min, na Av. Gonçalves, nº 320, Russas-CE, o senhor JEFERSON LINHARES SANTIAGO (natural de Russas-CE, nascido aos 25/04/1995, filho de Francisco Valdir Santiago da Silva e Verônica Pereira Linhares Santiago, residente no Sitio Parelhas, s/n, Russas-CE) conduzia a motocicleta Honda XRE 300, de cor branca e placa OSL 5981, quando perdeu o equilíbrio e veio a chocar-se com o estabelecimento comercial “MERCADINHO JP”, de propriedade do senhor JOÃO PAULO NOGUEIRA (natural de Russas-CE, nascido aos 25/04/1995, filho de Francisco Valdir Santiago da Silva e Verônica Pereira Linhares Santiago, residente no Sito Parelhas, s/n, Russas-CE, nascido aos 18/05/1970, filho de João Nogueira Sobrinho e Ana Rosa de Jesus Nogueira, residente Av. Gonçalves, nº 320, Russas-CE) causando danos materiais, em seguida, o senhor “Jeferson” tentou sair do local conduzindo seu veículo e veio a cair, sendo socorrido ao hospital desta urbe, onde encontra-se em observação. A Polícia Militar  compareceu ao local e logo percebeu que a motocicleta a qual o JEFERSON conduzia havia sido retirada do local e estava no interior da residência da senhora FRANCISCA REGILAYNE GOMES DE OLIVEIRA (natural de Russas-CE, nascido aos 21/02/1994, filha de José Harolda Alves de Oliveira e Raimunda Acelina Gomes, residente na Av. Gonçalves, nº 125, Russas-CE), veículo este que foi recolhido ao 1º BPM para os procedimentos legais.


ARACATI-CE PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO – APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Ontem  (03-08-2014), por volta das 10h00min, durante blitz realizada pela CP1551 CB PM  em conjunto com a Guarda Municipal de Aracati GM´s Audísio e Filho, na comunidade de Cajazeiras, zona rural de Aracati- Ce, foi apreendido um revólver cal.38, capacidade para 5 disparos, numeração adulterada, marca taurus, oxidado, com 5 (cinco) munições deste mesmo calibre. A referida arma estava sendo portada pelo acusado WALDEMBERG RODRIGUES AMARAL, nascido aos 16/09/1983, filho de Valderi Amaral Lima e Maria Elza Rodrigues Linhares, natural de Mossoró-RN, residente na comunidade de Cajazeiras, zona rural de Aracati-Ce. O acusado foi conduzido à DPC de Aracati para a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo delito de porte ilegal de arma de fogo.


ARACATI-CE ROUBO EM COMERCIO

Ontem  (03-08-2014), por volta das 11h00min, foi vítima de roubo em seu comércio o Benedito Bernardo da Silva, nascido aos 20-09-1978, filho de José Bernardo Filho e Paulina Cornélio da Silva, residente na Rua Alexandre Lima, nº1082, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Aracati-Ce. Segundo a vítima, por volta do horário citado, três indivíduos invadiram seu comércio e renderam o funcionário com uma faca. Após roubarem a quantia em dinheiro de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais) do caixa do comércio, empreenderam fuga em direção à comunidade da Priscila, Aracati-Ce. O ocorrido foi filmado pelo vídeo-monitoramento e as imagens foram repassadas à Polícia Civil. A Polícia Militar realizou diligências, contudo até o presente momento ninguém foi preso.

ICAPUI-CE TCO PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO

Ontem (03-08-2014), por volta das 14h20min, foi apreendido o som do acusado MAURÍCIO TEIXEIRA TRINDADE, 38 anos, filho de Mariana Álamo Teixeira Trindade e Maria Teixeira Trindade, residente na Tv. 26 de Janeiro s/n, Icapui-Ce. Após ligação do Escrivão de Polícia Civil Carlos, dando conta de um som que estaria perturbando o sossego na residência do acusado, a composição SD´s PM foram ao local e constataram o fato. Vindo apreender o seguinte material: 1 caixa de som contendo 1 alto falante, 1 corneta e 2 tuitas. O acusado foi conduzido à DPC local de Icapui onde foi lavrado o TCO por perturbação do sossego alheio em seu desfavor.

ICAPUI-CE APREENSÃO DE MOTOCICLETA E DIREÇÃO PERIGOSA

Ontem  (03-08-2014), por volta das 11h00min, foi apreendido a motocicleta Fan 125, cor vinho, placa OII 0659, a qual era conduzida pelo acusado WEVERTON UDSON  REBOUÇAS BORGES, nascido aos 28-08-1990, filho de Regina Célia Rebouças Borges e Francisco Carlos Borges, residente na Av. 22 de Janeiro, nº 4063, Icapui-Ce. Segundo a composição SD´s PM Ranilson, Constantino e Solano, na data de ontem o acusado teria furado uma blitz realizada pela composição. E hoje, ao realizar o patrulhamento de rotina, identificaram a motocicleta a qual empreendeu fuga. Após perseguição e abordagem foi constatado que o condutor não possuía CNH, dirigia sem capacete, bem como realizava manobras perigosas durante a fuga. O acusado foi conduzido à DPC de Icapui, na qual foi lavrado TCO por direção perigosa, além das infrações de trânsito e apreensão da motocicleta.


ARACATI-CE PRISÃO POR TENTATIVA DE ROUBO E DANO

Ontem (03-08-2014), por volta das 19h00min, foi vítima de tentativa de roubo o Cássio José Barros Miguel, nascido aos 27-11-1978, Técnico Agropecuário, filho de Francisco Diassis Miguel de Sousa e Francisca Ventessa Barros Miguel, residente na Pedra Redonda, nº1897, próximo ao posto de saúde, Aracati-Ce. Por volta do horário citado, a vítima compareceu à DPC de Aracati informando que ao passar pela estrada do Córrego da Priscila, comunidade de Aracati, um individuo tentou interceptar seu veículo Chevrolet Sonic LTZ, cor prata, placa OSA1248 e ao se aproximar arremessou uma pedra no para-brisa do carro, vindo a danificá-lo. Ao perceber que se trava se uma tentativa de roubo empreendeu fuga para a Delegacia. A CP1551 CB PM Virgínio, CB PM  foi à comunidade  com as informações colhidas pela vítima e por ligações anônimas via 190 as quais informavam que o acusado seria o DIEGO BEZERRA DA SILVA, nascido aos 16-05-1991, filho de Evanir Bezerra da Silva e Martilene Bezerra da Silva, residente no Córrego da Priscila s/n, Aracati-Ce. O acusado estaria em frente à sua residência e no momento que a composição chegou ao local o DIEGO arremessou um objeto no chão, então foi realizada a abordagem e apreendida uma faca tipo caçador com o mesmo. Neste momento os populares tentaram impedir a prisão do DIEGO, vindo a ameaçar a composição. Foi pedido apoio e realizada a condução do acusado à Delegacia. Ao chegar à Delegacia, a vítima reconheceu o acusado como sendo o mesmo que tentara lhe roubar. Foi lavrado o auto de prisão em flagrante em desfavor do DIEGO por tentativa de roubo, bem como por dano – devido à pedrada no para-brisa do veiculo


ARACATI-CE ROUBO EM FRIGORÍFICO

Ontem  (03-08-2014), por volta das 19h00min, foi vítima de roubo o Edson Atsushi Goto, nascido aos 25-08-1971, comerciante de camarão, filho de Nobuo Goto e Tereza Washimi Goto, residente na Av. Norte Miguel Arrais, nº2441, Tamarineira, Recife-PE. Segundo a vítima, ele teria chegado à cidade de Aracati por volta das 18h30 para fazer um pagamento no Frigorífico situado atrás da Rodoviária Municipal de Aracati-Ce, na rua Cel. Alexandrino, e ao colocar seu veículo caminhão VW/8.160, de placa OYP1404, na garagem do estabelecimento foi abordado por dois homens, os quais aparentavam estar armados de armas de fogo e amarraram a vítima e os funcionários dentro do frigorífico. Logo após roubaram uma mochila da vítima com uma quantia em dinheiro não identificada, 1 (um) celular Samsung e as chaves do veículo. A vítima afirmou que não pode acionar a Polícia Militar no momento pois estava amarrado, vindo a registrar o fato somente às 20h00. A Polícia Militar realizou diligências, contudo até o presente momento ninguém foi preso.

ARACATI-CE TCO POR POSSE DE DROGA PARA CONSUMO PRÓPRIO

Ontem  (03-08-2014), por volta das 00h00min, após abordagem de rotina da CP1551  foi apreendido o acusado Ricardo Alexandre de Oliveira Cirilo, nascido aos 07-01-1977, filho de Maria Vilani de Oliveira e Antônio Rodrigues Cirilo, residente na Tv. Hilton Gondim Bandeira nº1613, Campo Verde, Aracati-Ce. Foi apreendido com o mesmo 5 (cinco) pedras de crack, totalizando 1 grama da droga. O acusado foi conduzido à Delegacia de Aracati e lavrado TCO em seu desfavor por posse de droga para consumo pessoal. 

JAGUARIBE-CE PRISÃO POR DESACATO À AUTORIDADE

 Hoje por volta das 01h30min, populares informaram que na Rua 25 de Março, próximo ao Mercantil do Francisco, centro Jaguaribe-CE, FRANCISCO GILBERTO DASILVA, nascido em 02/10/85, filho de Maria Zenilda da Silva, pedreiro, natural de Jaguaribe-CE, residente na Rua 25 de Março, nº 569, centro Jaguaribe-CE, estava tentando agredir sJAua ex-companheira. Ao ficar ciente do ocorrido, a composição da viatura CP-1283, comandada pelo PMS  deslocou-se até o local, onde localizou o indivíduo e deram-lhe voz de prisão, mas ao se aproximar, o policiamento foi desacatado, pois GILBERTO proferia palavras de baixo calão contra o policiamento. Com isso, a composição conduziu o indivíduo à DRPC para a realização dos procedimentos cabíveis.


PEREIRO-CE PRISÃO POR DANO

Hoje por volta das 16h30min, populares do Sítio Lagoa Nova, zona rural de Pereiro-CE, informaram que LÁZARO PEIXOTO NOGUEIRA, nascido em 08/11/80, filho de Francisco Peixoto da Silva e Celeste Maria Nogueira, motorista, natural de Pau dos Ferros-RN, residente no Sítio Lagoa Nova, estava provocando danos materias na residência de seu pai. Prontamente ao ser informada do ocorrido, a composição da viatura CP-1313, , deslocou-se até o referido Sítio, onde encontrou o indivíduo e deu voz de prisão. O autor dos danos responde pelos seguintes procedimentos: LEI DE VIOLENCIA DOMESTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER Artigo: 7; CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 129; CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 163; CODIGO DE TRANSITO (LEI 9503) Artigo: 302. O pai da vítima informou que iria representar contra o filho. Diante disto, o policiamento conduziu autor e vítima à DRPC de Jaguaribe-CE, para a lavratura do procedimento cabível.

BLOG ERIVANDO LIMA O REPORTE.