-->

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Curso de Medicina: Senador Eunício Oliveira deve explicação ao Vale do Jaguaribe

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou em Plenário, (2) agosto que o Ministério da Educação autorizou a abertura de cinco novas faculdades de Medicina no estado do Ceará. As faculdades deverão funcionar nas cidades de Iguatu, Quixadá, Crateús, Itapipoca e Russas.

Todas as cidades receberão equipe do MEC onde passaram por vistoria para saber se os município teriam estrutura para receberem os cursos e Russas foi qualificada como apta e comemorado pelo Prefeito Weber Araújo ( PRB ) e por toda popUlaçao do Vale do Jaguaribe.

Em dezembro 2017 , o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) anunciou que mais um município do interior do Ceara, ganharia também um curso de medicina, desta vez o município de Canindé beneficiado com mais uma instituição. O anúncio foi comemorado pela prefeita Rozário Ximenes (PMDB),do mesmo partido do senador.



TV Jaguar

Russas não conseguiu liminar para ser incluído em licitação para receber curso de medicina

De acordo com o município, em abril de 2015 foi publicado edital no qual a cidade foi pré-selecionada para a implantação do curso de graduação em medicina por instituição de educação superior privada. O município de Russas (CE) teve negado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedido de liminar em mandado de segurança no qual alega direito líquido e certo para concorrer em licitação do Ministério da Educação (MEC), que vai selecionar municípios aptos a receberem curso de graduação em medicina ofertado por instituição privada.

De acordo com o município, em abril de 2015 foi publicado edital no qual a cidade foi pré-selecionada para a implantação do curso de graduação em medicina por instituição de educação superior privada.

Novo edital

Em dezembro de 2017, entretanto, novo edital do MEC excluiu o município da seleção, em razão de ter sido limitado o número de municípios participantes para quatro por unidade da federação, em ordem de maior população, de acordo com estimativas do IBGE.

Nas razões do mandado de segurança, o município sustenta que o artigo 3º, parágrafo 1º, da Lei 12.871/2013, que trata da pré-seleção de participantes, bem como as Portarias Normativas 5/2015 e 18/2017 do MEC, não limitam a quantidade de municípios por estados da federação e, por isso, o item do edital que limitou a quantidade de municípios na seleção seria ilegal.

Liminarmente, foi pedido que o município impetrante fosse pré-selecionado “para, pelo menos, poder adentrar à fase de adesão e manifestar seu interesse em candidatar-se para autorização de funcionamento de curso de graduação em medicina”, uma vez que preencheu todos os requisitos previstos nos dois editais lançados pelo MEC.

Dano não demonstrado

Ao negar a liminar, a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, entendeu que não foi demonstrada a inequívoca existência de risco de dano irreparável ou de difícil reparação para a concessão da medida de urgência.

Segundo ela, além de o impetrante não demonstrar que a implantação do curso de medicina seria inviabilizada sem a tutela de urgência, não foram apresentados elementos concretos que demonstrassem ilegalidade ou abuso nos critérios utilizados pela administração pública na pré-seleção dos participantes em novo processo seletivo.

“Ao menos em um juízo perfunctório, próprio da presente seara processual, não há como afirmar que o critério que limita a pré-seleção a quatro municípios por unidade da federação, por ordem de população, implique ofensa ao direito líquido e certo do impetrante de ser pré-selecionado”, disse a presidente.

Caberá à Primeira Turma do STJ decidir sobre as alegações apresentadas pelo impetrante. O mérito do mandado de segurança será julgado depois do recesso forense. A relatoria é da ministra Regina Helena Costa.

TV Jaguar

Oficial do 23ºBC é encontrado morto em alojamento do Rio Grande do Norte


Exército Brasileiro

O oficial fazia parte do comboio de 300 homens da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, deslocados das cidades de Fortaleza e Crateús, para ajudar no controle da violência no Estado do Rio Grande do Norte

   Um oficial do Exército Brasileiro (EB), destacado no 23º Batalhão de Caçadores (BC), em Fortaleza, foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (1º), no alojamento montado pela "Operação Potiguar III" no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. O tenente apresentava uma lesão à bala. Um inquérito militar foi aberto  para investigar o caso.

Em entrevista coletiva sobre os resultados da operação, concedida no final da manhã de hoje (1º), na Capital potiguar, Natal, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, confirmou o caso e adiantou que não houve crime. “Ainda não temos informações concretas, mas o que já podemos informar é que não houve um crime”, pontuou o ministro. 

O nome e a idade do oficial ainda não foram divulgados pelo Exército. A Corporação enviou um perito de Recife, Capital de Pernambuco, para Mossoró. Duas perícias técnicas foram realizadas no local e, ambas, teriam reforçado que o militar não foi vítima de um homicídio, nem de um acidente. 

O tenente fazia parte do comboio de 300 homens da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, deslocados das cidades de Fortaleza e de Crateús, para ajudar no controle da violência no Rio Grande do Norte, em função da paralisação dos policiais e bombeiros Militares. A princípio, a permanência das tropas em Mossoró deverá acontecer até o dia 12 de janeiro. 

   Re; DN


Russas CE MARCOS ARAÚJO NÃO É MAIS O SECRETARIO DE EDUCAÇÃO


A imagem pode conter: texto


A partir de amanhã dia 3 de Janeiro 2018, Ana Maria de Lima, será a nova secretaria de Educação do município de Russas, a pelo menos dois meses já vinha sendo falado que Marcos, não retornaria para 2018, segundo informações havia nos bastidores uma força oculta para puxar o tapete do atual secretario, que para muita gente da educação Marcos  Araújo,vinha fazendo um grande trabalho e com muita seriedade, fica uma interrogação porque quem trabalha com seriedade e responsabilidade não dura nessa administração ?

A posse da nova secretaria  será nesta (Quarta feira dia 03 ), segundo informações a nova secretaria estar vindo de Palhano, Quem estar indicando ?

Obs; segundo informações Ana Maria de Lima, foi secretaria de educação no município de Palhano segundo informações divulgada na imprensa radiofônica, foi protocolado na justiça um documento do MP ( ministério  publico),dando conta de improbidade administrativa da mesma quando secretaria da quele município.  

Blog Erivando Lima


Russas CE PLANTÃO POLICIAL



RUSSAS-CE

TCO ART. 28 LEI DE ENTORPECENTES

Por volta das 16 h 45 min, do dia 01/01/2018, segunda-feira, foi conduzida a DRPC de Russas NATANAEL BATISTA DA ROCHA, natural de Fortaleza, 22 anos, residente na Trav. João Afonso, bairro: Tabuleiro do Catavento. O mesmo foi abordado pela equipe da RD 2701 bairro Catumbela, e com o mesmo foi encontrado 3,7 gramas de Maconha. Foi lavrado contra o mesmo um TCO basado no Art. 28 da Lei de Entorpecentes.

Blog Erivando Lima




JAGUARUANA-CE

ROUBO EM RESIDENCIA (ARMA DE FOGO)

Ontem dia 01/01/2018, por volta das 22 h 30 min na localidade de São José do Lagamar, zona rural de Jaguaruana-CE, mais precisamente  na Fazenda do senhor NILDEBERTO BARRETO MELO (demais dados não informados), este que foi surpreendido por 4 ou 5 elementos armados de revolveres  (a vitima  soube precisar) que anunciarem o assalto,  obrigaram a vitima a entregar sua arma 01 pistola 380 modelo 838 da marca Taurus com capacidade para 18 tiros oxidado e em seguida se evadiram. Vale salientar que a vitima tem porte de arma como também registro da arma. PM’s  foram até o local onde passaram a realizar diligências, contudo sem êxito.

Blog Erivando Lima




ICAPUÍ-CE

HOMICIDIO POR ARMA DE FOGO

Ontemdia 01/01/18, por volta das 02 h 20 min, através de ligações para o 190, informando que uma pessoa estava ao solo na beira da praia do Ceará, Icapuí-CE próximo à barraca Nelson bar; A viatura CP 1079 - BPTUR,foi solicitada pelo 2º tenente , a se dirigir à praia do Ceará para verificar um possível homicídio; chegando ao local, verificamos que realmente, existia um corpo ao solo,  a vitima foi identificada como: MOISÉS LUCAS MARQUES,22 anos, residente na rua Martinho Dantas , bairro Belo Horizonte, Mossoró- RN; O mesmo teria sofrido varias perfurações por arma de fogo; de imediato foi acionada a perícia e rabecão, ambos de Fortaleza, sendo que perícia e rabecão chegaram as 9:20 min, perícia (7019), , segundo o perito foram 13 perfurações por arma de fogo, de calibre 380, rabecão (7079), na Praia do Ceara.

Blogg Erivando Lima




ICAPUÍ
-CE

PRISÃO POR LESÃO CORPORAL GRAVE

Ontem dia 01/01/18, por volta das 05 h , quando estava na viatura RD 1299  estavam realizando um patrulhamento de rotina, populares informaram ter contido um individuo identificado como: JOSE EVANILSON DE SOUSA PIMENTEL,Centro, Icapui-CE, que segundo populares o acusado teria lesionado fisicamente com um objeto cortante a vitima: RICARDO LUIZ DE CARVALHO BRAGA, 22 ANOS, res; Icapui-CE, sem profissão; a vitima foi lesionada no pescoço, face, mão  e foi socorrida por populares para o HOSPITAL MARIA IDALINA RODRIGUES DE MEDEIROS em Icapuí-CE, onde permanece internado,  conforme declaração médica, a vitima sofreu lesões em região molar direita, com (3) cortes: de 3 cm, 5 cm e 8 cm, tendo apresentado perda interna de sangue local,  a lesão no pescoço foi próximo a artéria carótida e conforme a avaliação medica por milímetros não foi fatal; O infrator informou que já existia uma inimizade com a vitima em razão de já ter sido agredido fisicamente em outra ocasião pela vitima e mais dois indivíduos. ambos foram conduzidos a Delegacia de plantão em Aracati-CE; O acusado foi autuado por lesão corporal grave. 

Blog Erivando Lima




BEBERIBE-CE

ACHADO DE CADÁVER
Ontem dia 01/01/18, por volta das 10 h 30 min, através de ligações de populares para o 190 informando sobre um achado de cadáver no Sítio Félix próximo a localidade de Lagoa Queimada, distrito de Beberibe-CE  km 94,  a viatura CP 1298,  com os PMs, se deslocaram para a localidade; ao chegar no local entraram na casa da vitima que foi identificada como: Antônio Azevedo Lopes de 69 anos,  natural de Coreaú-CE, residia na localidade de Pitombeira em Cascavel e o endereço do acontecimento Sítio Félix, tratava-se  de uma propriedade onde a vitima criava alguns animais, porta da sua casa estava arrombada e a vítima possuía ferimentos na cabeça e nos braços. esteve no local a perícia forense com o perito Marcondes e o motorista Pacheco na viatura da perícia 7020, juntamente com o rabecão 7078.

Blog Erivando Lima 




JAGUARIBARA-CE

TCO ART. 28 LEI DE ENTORPECENTES

Ontem dia 01/01/2018, por volta de 18 h 40 min, o policiamento do destacamento de Jaguaribara, na composta pelos PMs, realizavam abordagens de rotina, quando na localidade de Sitio Castanhão Novo, Município de Alto Santo-CE, foi abordado um rapaz de nome Francisco Antônio das Chagas Silva, residente na Vila Mandacaru, zona rural, Jaguaribara-CE, em poder do mesmo foi encontrado 02 (dois) papelote contendo substancia identificada como sendo “cocaína”, diante da situação foi feito realizado o procedimento acima, por infração ao art. 28 da lei de entorpecente 11343. 

Blog Erivando Lima