-->

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Funceme prevê chuvas abaixo da média até março



O quadro atual de estiagem, caso continue em 2015, fechará o ciclo de cinco anos. Diante da gravidade da situação, a Funceme passou a divulgar as previsões climáticas mensais
A chuva faz parte do imaginário do povo nordestino, característica expressa em diversas manifestações, tanto artísticas quanto em tradições orais, que passam de pais para filhos, a exemplo da realização de previsões para saber como será a quadra chuvosa de cada ano. Assim como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza estudos para identificar como será o comportamento da próxima quadra chuvosa, a última foi divulgada dia 18, apontando maior probabilidade de chuva abaixo da média nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015, homens e mulheres anônimos do sertão fazem também as suas previsões. O momento ainda é de incerteza quanto à projeção para o desempenho da quadra chuvosa do próximo ano, admitem os pesquisadores da Instituição. No entanto, os modelos pesquisados sinalizam para o percentual de 55% para chuvas abaixo da média; 30% na média; e 15% acima da média, respectivamente. O estudo não corresponde ao desempenho da totalidade quadra chuvosa do Ceará, que ocorre entre os meses de fevereiro e maio de cada ano. A Funceme ressalva que a divulgação do prognóstico para 2015 só acontecerá na segunda quinzena de janeiro, adiantando que o acumulando de chuva do período poderá ficar abaixo dos 412 milímetros previstos. O quadro atual de estiagem, caso continue em 2015, fechará o ciclo de cinco anos. Diante da gravidade da situação a Funceme passou a divulgar as previsões climáticas mensais.

Com irmão ministro, Ivo Gomes voltará à Secretaria de Educação


Deputado estadual reeleito, Ivo Gomes (Pros) voltará, a partir de 2 de janeiro, à Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza. O retorno do ex-secretário foi confirmado agora há pouco pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros). Com a volta à pasta, Ivo coordenará área alinhada com o seu irmão, o governador Cid Gomes (Pros), que assumirá o Ministério da Educação.

A informação é boa notícia para o deputado estadual Leonardo Pinheiro (PSD), 1º suplente da chapa proporcional governista. Com a ida de Ivo para a Prefeitura, ele voltará a assumir cargo de deputado na próxima Legislatura. Reeleito com mais de 73 mil votos, Ivo mal tomará posse do cargo para pedir nova licença.

No início de dezembro, o prefeito Roberto Cláudio já havia dito que se sentiria “muito honrado” caso Ivo retornasse ao posto. O prefeito, no entanto, disse que não anunciaria mudanças em seu secretariado para antes do fim de ano. Nos bastidores da Assembleia, Ivo Gomes dizia que só “aguardava convite” para voltar ao posto.

Secretário de educação desde início da gestão RC, Ivo deixou o posto no meio deste ano para disputar reeleição ao governo. Com a saída de Cid do governo do Estado, ele permanecerá como o único Ferreira Gomes com mandato no Estado.

Fonte: O Povo





Vereador Joaquim Pezão de Iguatu é expulso bêbado de festa pela polícia



Fonte: Diário do Nordeste




Turista morta trabalhava em Hostel em troca de hospedagem


A turista italiana Gaia Molinari, 29, que foi morta na Praia de Jericoacoara, na última quinta-feira (25), trabalhava em um hostel localizado na Rua Deputado João Lopes, no Centro de Fortaleza, em troca de hospedagem. A equipe de reportagem do Diário do Nordeste foi até o local e obteve a informação com uma funcionária, que preferiu não se identificar. 

A funcionária explicou que Gaia se cadastrou, por meio de um site, para trabalhar no Hostel Refúgio em troca de hospedagem, em funções como recepcionista ou cozinheira  do estabelecimento. 

Ainda segundo a funcionária, Gaia teria conhecido a turista carioca Mirian França no estabelecimento e as duas ficaram amigas. A mãe da carioca, que estaria no Rio de Janeiro, viajaria com a filha para a praia de Jericoacoara, porém desistiu do passeio, e Gaia foi convidada para a viagem, pois já existia o quarto reservado, e a italiana não teria gastos. 

Mirian havia ido embora de Jericoacoara, mas foi localizada pela Polícia em Canoa Quebrada e prestou depoimento na delegacia por volta das 10h30min, mas preferiu não dar entrevista. De acordo com a delegada adjunta da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotor), Patrícia Bezerra, ainda não se tem a causa da morte, pois o médico legista faria a autópsia nesta sexta-feira (26). 

Gaia deixou o passaporte, notebooks e alguns objetos no Hostel, que também foram apreendidos pela Polícia para as investigações. “Ela foi encontrada de biquini, canga, a bolsa com a cópia do passaporte e chicletes. Nenhum objeto de valor”, explica a delegada. 

O perito que atendeu o local da ocorrência informou à delegada que a mulher não apresentava rigidez cadavérica, o que indicava a morte recente. A família foi comunicada extra-oficialmente pelo proprietário do Hostel, mas a Polícia  entrou em contato com o Consulado  da Itália para que aconteça o comunicado oficial. 

>Turista italiana morta em Jericoacoara esteve hospedada em hostel de Fortaleza
> Imprensa italiana repercute morte de jovem em Jericoacoara
>Carioca que viajou com turista italiana presta depoimento sobre morte
> Turista italiana é encontrada morta 

Polícia identifica suspeito 

A italiana Gaia Molinari deveria retornar para o hostel da Capital na última quinta-feira (25), quando o corpo foi encontrado na área do Serrote por um casal de turistas. 

A italiana trajava biquíni e estava com uma mochila nas costas quando foi encontrada. O corpo apresentava diversas marcas de espancamento. O suspeito procurado pela Polícia é um nativo de Jericoacoara e estava nas imediações de onde ocorreu o crime. Desde que o corpo foi encontrado, a Polícia realiza diligências.

O caso está sendo investigado pela delegada adjunta da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Patrícia Bezerra. Ainda segundo informações da Polícia Civil, Gaia se hospedou em um hostel em Fortaleza na última terça-feira (16) e viajou para a praia de Jericoacoara, para passar o Natal, no último domingo (21). Em Jericoacoara, a turista permaneceu em uma pousada. 

O corpo da italiana está na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) de Sobral e deverá passar por necrópsia. 

FONTE: Diário do Nordeste








LIMOEIRO DO NORTE-CE ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMA FATAL



Ontem 25/12/2014, (QUINTA-FEIRA), por volta das 19h00, populares ligaram informando que havia acontecido um acidente de trânsito, na CE-357, Várzea do Cobra, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, tendo como vítima fatal a pessoa de José Ediluan de Araújo Aguiar, filho de Joel Souza Aguiar e Maria Aldenir de Araújo Aguiar, nascido em 07/11/1983, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente na rua Francisco Holanda, 2059, Vila do Alonso, bairro Bom Nome, Limoeiro do Norte-CE, o mesmo trafegava em uma motocicleta HONDA CG 125, de cor vermelha(informações de populares, já que os veículos envolvidos não se encontravam mais no local) e teve como vítimas lesionadas: Roberto Nogueira de Lima, filho de Roberto Ferreira Lima e Amélia Nogueira, nascido em 03/06/1970, natural de Limoeiro do Norte-CE, agricultor, amasiado, não habilitado, residente no Sítio Marquinho, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, e a garupeira, Maria Girlene de Oliveira, filha de Elisa Jovelina de Oliveira, nascida em 10/01/1971, natural de Tabuleiro do Norte-CE, agricultora, amasiada, residente no Sítio Marquinhos, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, que foram conduzidos ao Hospital Regional, o veículo que os mesmos trafegavam não foi identificado, pois foi retirado do local, a RD-2701, composta pelo Sd- 23.772, foi ao local e adotou todas as providências cabíveis. 2. 


________________________________________

BEBERIBE-CE HOMICIDIO A BALA



Ontem  (25-12-2014) por volta das 17h30min na Localidade de Juazeiro, zona rural de Beberibe, foi vítima de homicídio à bala, WIMO MARINHEIRO DA SILVA, nascido aos 25-10-1987, desocupado filho de pai não declarado e Marineide Marinheiro da Silva, natural de Fortaleza e residente na Localidade de Juazeiro s/nº, zona rural de Beberibe. Adianto-vos que segundo informações repassadas aos PPMM, a vítima estava em uma calçada jogando baralho, quando dois indivíduos(não identificados) chegaram a pé e foram efetuados aproximadamente dois disparos contra o mesmo, vindo a atingi-lo nas costas e braço esquerdo e os acusados fugiram tomando rumo ignorado. Atendeu a ocorrência a CP1012  e o SAMU USB28 com o motorista Rafael Cardoso e socorrista Fátima Bandeira que constatou o óbito. Vale salientar que o policiamento resguarda o corpo até a chegada da perícia e rabecão.


RUSSAS-CE ROUBO A PESSOA


Ontem 25.12.2014, por volta das 21h45, na Travessa Luiz Martins Couto s/nº, próximo a Igreja Matriz em Russas-CE, foi vítima de roubo LIGIDA ZELIA DE LIMA, 22 anos, natural de Russas, filha de Maria da Conceição de Lima, residente na Rua Projetada nº 370, bairro de Fátima, em Russas, a mesma foi surpreendida por um indivíduo pele branca, olhos azuis, trajando bermuda azul, blusa branca, e boné branco, o qual desarmado tomou um celular SAMSUMG S3 da vítima e fugiu correndo em direção a Vila Matoso. Os PM Sd , realizaram diligencias no intuito de localizar e prender o infrator, porém, não obtiveram êxito.