-->

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Senador da Flórida defende que Bolsonaro fique nos EUA o tempo que quiser

 DOMINGO, FEVEREIRO 05, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ficar na Flórida, nos Estados Unidos, “o tempo que quiser”, desde que não seja formalmente acusado de um crime, disse à Agência EFE o senador republicano Rick Scott. A declaração veio em meio a pressões sobre o governo Joe Biden para expulsar o antigo mandatário.

Bolsonaro está em território americano desde o final de dezembro de 2022. O ex-presidente está sendo investigado pela Justiça brasileira por suposta tentativa de golpe cometida por seus apoiadores no dia 8 de janeiro, em Brasília.

– Todo mundo quer vir para a Flórida, somos um ótimo lugar para se viver (…) visite e fique o tempo que quiser – disse o senador.

O ex-presidente brasileiro já solicitou uma mudança de status e busca obter um visto de turista que lhe permita permanecer por mais seis meses nos EUA, segundo informações da imprensa americana na última segunda-feira (30).

Scott, que foi governador da Flórida até 2019. Antes de assumir seu atual cargo no Senado, disse à EFE que, de qualquer forma, se os EUA receberem uma ordem de extradição de Bolsonaro, ela deve ser cumprida.

– Creio que os EUA acatarão o que quer que seja – acrescentou o político republicano.

Legisladores democratas pediram ao governo Biden a expulsão de Bolsonaro dos EUA, a quem acusam de orquestrar “ataques à democracia” no Brasil e traçaram paralelos entre o que aconteceu em Brasília e o ataque ao Capitólio ocorrido em 6 de janeiro de 2021.

Em carta endereçada a Biden, 46 deputados da Câmara dos Representantes pediram, na última quinta (2), que seu governo investigue as ações que Bolsonaro possa ter feito em solo americano “para ajudar a insurreição” no Brasil e revogue qualquer permissão que ele tenha para estar no país.

*EFE


TRAGÉDIA: Crianças morrem carbonizadas após incêndio em residência em Tururu/CE

 DOMINGO, FEVEREIRO 05, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Um incêndio em uma residência deixou duas crianças mortas na madrugada deste domingo, 5, em Tururu, a 128 quilômetros de Fortaleza. As vítimas, que tinham um e três anos de idade, eram irmãs e estavam dormindo no mesmo quarto no momento do incidente. De acordo com testemunhas, um curto-curto em um ventilador pode ter originado as chamas.

O fogo teria começado por volta das 4h30min, pouco depois da mãe das crianças sair de casa para trabalhar na feira de Umirim, cidade vizinha. Um irmão dela ainda tentou salvar as sobrinhas quando percebeu as chamas, mas ao conseguir entrar no quarto, se deparou com uma das crianças já sem vida. A outra ainda foi socorrida para uma unidade de saúde, mas também não resistiu.

"A primeira coisa que fiz ao entrar na casa foi correr para apagar o fogo", relatou Valdeci Silva, o parente das vítimas, em vídeo gravado momentos após o incêndio. O homem contou que teve dificuldades para debelar as chamas porque o ambiente estava completamente escuro. "Só tinha o clarão das lavaredas", completou.

Durante a ação, Valdeci sofreu queimaduras na panturrilha da perna direita, mas não precisou de atendimento médico. Segundo ele, o fogo teria se alastrado a partir dos punhos da rede em que uma das crianças dormia. "A tomada deve ter esquentado muito, pegou fogo, levou para a rede e a rede caiu por cima do colchão", explicou. Ele conseguiu apagar o fogo antes que as chamas se espalhassem para os demais cômodos da casa.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Perícia Forense confirmou a morte da criança de um ano no local da ocorrência. A segunda vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde local e depois encaminhada ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, onde faleceu no começo da tarde deste domingo.

O POVO apurou que a família vivia em situação de insegurança alimentar, por isso a mãe acordava cedo para o trabalho mesmo aos fins de semana. O pai teria abandonado a esposa e os dois filhos há pouco tempo. A SSPDS informou que as circunstâncias do incêndio serão investigadas pela Delegacia Regional de Itapipoca.

Fonte: O Povo



José do Lalá é eleito prefeito de Palhano

 

Em eleição realizada neste domingo dia 05 02 2023, com 51,27% dos votos, José do Lalá (PT) venceu a eleição para prefeito em Palhano, na região do Vale do Jaguaribe. Joelma Xavier (PDT) é a vice na chapa. O candidato disputava o pleito com Batista da Mariana (PSD), que obteve 48,73% dos votos. As urnas foram 100% apuradas às 18h24, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vereador mais votado em Palhano em 2020, com 618 votos, José Luciano Silva, mais conhecido como José do Lalá, tem 23 anos e é o mais jovem prefeito do Ceará. Ele concorreu pela primeira vez ao cargo no município. José é sobrinho de Dinho Nunes, que foi reeleito gestor da cidade e faleceu em abril de 2021 após sofrer covid-19.

José do Lalá é apoiado pelo deputado estadual Fernando Santana (PT), que também é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Além do parlamentar, o prefeito eleito tem o apoio de outras importantes lideranças políticas, como o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT), a senadora Augusta Brito (PT), o deputado federal José Guimarães (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quixada - CE plantão policial 9º BPM

QUIXERAMOBIM PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO.

Dia 03/02/2023, por volta das 23h30min, hoje a equipe RAIO  em patrulhamento visualizou um indivíduo trafegando numa motocicleta junto com um mototaxista, ao se aproximar foi visto que sua mão estava sangrando, ao ser abordado foi identificado como sendo o elemento que havia tentado contra a vida de um desafeto horas antes, no bairro Jaime Lopes, e que já estava sendo procurado. Diante dos fatos o mesmo foi conduzido para a delegacia Regional de Quixadá para prestar esclarecimentos.a vítima de iniciais A. V., foi transferida para o Hospital I.J.F de Fortaleza. 

QUIXADÁ CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO.

Dia 04/02/2023, por volta das 11h10min, na Rua Antônio Lucio, Carrascal 1, a composição do Raio, abordou a pessoa de iniciais A. S. S.,e foi constatado que havia um mandado em aberto em seu desfavor, oriundo da 2ª vara civil de03 de QUIXADÁ TCO – USUÁRIO DE ENTORPECENTES. Comunico-vos que  04/02/2023, por volta das 14h35min, na Rua Peri Barbosa Barrocas, bairro Campo Novo, a composição do Raio estava em patrulhamento na mata do Peri quando avistou um indivíduo em uma motocicleta Falcon, iniciou- se uma perseguição e quando realizada a abordagem em sua posse havia um papelote de um pó branco semelhante a cocaína pesando 1g e uma quantia de RS 341,00, foi dado voz de prisão o mesmo foi conduzido à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis, onde foi feito um TCO – USUÁRIO DE ENTORPECENTES.

QUIXERAMOBIM - AGRESSÃO – VIAS DE FATO.

Dia 04/02/2023, por volta das 15h43min, o Copom recebeu diversas ligações relatando sobre uma confusão entre dois homens na Rua São João, Bairro José Aurélio Câmara, Quixeramobim. A Vtr foi enviada para o local e constatou a veracidade das informações. O acusado de iniciais F. R. B., com uma pedra e um pedaço de madeira, vindo a lesioná-lo no braço e na cabeça. A composição conseguiu pôr fim às agressões, com o apoio das VTRA 02, 03 e 021, dando voz de prisão ao acusado e conduziu a vítima para a UPA-Quixeramobim para os devidos cuidados médicos, ficando este em observação devido à sua desorientação, visto que a médica não detectou de pronto se era por conta das lesões ou por conta do estado de embriaguez da vítima. O mesmo acabou fugindo da UPA enquanto a composição conduzia o acusado para a PEFOCE. Dessa forma, apenas o acusado foi conduzido para a Delegacia Regional de Quixadá para os procedimentos legais, sendo confeccionado um Boletim de Ocorrência.

MORADA NOVA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE CALIBRE PERMITIDO  

Dia 04/02/2023, por volta das 13h, as composições do BEPI; COD 22 receberam informações de que um indivíduo, juntamente com a sua esposa tinham acabado de receber um carregamento de drogas no bairro Gran Ville. e as composições do BEPI entraram em contato com a composição da Força Tática, para irem juntos nessa ocorrência. As composições se deslocaram até a residência denunciada, onde foram encontrados o individuo e a sua esposa, e ela convidou os policiais para adentrarem a sua residência para uma vistoria, onde foi encontrado em um fundo falso no piso da cozinha, Substâncias análogas Crack, tambem foi encontrado cocaína e maconha, além de 4 armas Cal.12GA de fabricação caseira. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao denunciado e conduzido a DPC Aracati para os procedimentos cabíveis.

DROGAS E OBJETO(S) APREENDIDO(S): 

Tabletes de Cocaína - 1,953 Kg

Tabletes de Maconha - 6,902 Kg

Tabletes de Crack - 0,507 Gramas

04 Celulares (iPhone, Samsung, Motorola, Techno Spark)

-01 Balança de precisão.

-Materiais de embalagem.

-R$ 11,70 em dinheiro.

ARMA(S) APREENDIDA(S)

04 (QUATRO) - Armas de fabricação caseira CAL. 12GA

QUIXADÁ PRISÃO EM FLAGRANTE – LEI MARIA DA PENHA.  

Dia 05/02/2023, por volta das 03h50min, o COPOM recebeu uma ligação informando que no Rabo da Gata, Distrito de Várzea da Onça, uma mulher estava sendo agredida pelo seu companheiro, após a denuncia foi acionado a VTR que se deslocaram até o local onde foi confirmando a veracidade dos fatos, o acusado tinha agredido a vítima. O mesmo foi preso em flagrante pela Lei Maria da Penha, a vítima também relatou que além de ser agredida ela foi ameaçada, a composição apreendeu a arma uma faca, e todos foram conduzidos a DRPC de Quixadá para realizar todos os procedimentos da PRISÃO EM FLAGRANTE – LEI MARIA DA PENHA.

Fonte; PM CE