-->

terça-feira, 5 de julho de 2016

Suspeito de integrar grupo que assassinou PMs em Quixadá morre em confronto com a Polícia


Choró. Um homem morreu e outro ficou ferido durante uma troca de tiros na noite da ultima segunda-feira (4), na localidade de Entre Rios, zona rural deste município. De acordo com a Polícia, José Adailson da Silva, 27 anos, conhecido como “U”, morto no confronto, seria um dos participantes da quadrilha que matou três policiais na última quinta-feira (30), com tiros de fuzil em Juatama, distrito de Quixadá.

De acordo com o tenente coronel Edinardo Calixto do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Quixadá, Adailson é apontado como integrante do grupo que trocou tiros com os militares. “A operação foi comandada por policiais do Comando Tático Rural (Cotar) e neste momento eles estão levantando novas informações mas já se sabe que ele é um dos integrantes do grupo”, afirmou Calixto.

Ocorrência

Conforme informações da Polícia, Adailson foi visto na localidade na companhia do comparsa, Antônio José de Freitas Guedes, 46 anos. Desconfiada, a população acionou equipes do Cotar e da Polícia Civil. As equipes tentaram abordar a dupla que não obedeceu ao comando de parar para serem vistoriados. Os dois passaram a atirar na composição. Os policiais revidaram e, durante o tiroteio, José Adailson tombou sem vida. Com o suspeito, foram encontrados dois revólveres Taurus.

José de Freitas foi baleado. Ele ainda tentou fugir mas foi capturado. Na casa dele os policiais encontraram uma espingarda, munições, uma calça camuflada, uma gandola, uma balaclava, luvas e pólvora. O homem foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Quixadá, onde encontra-se preso e deve ser ouvido ainda nesta manhã.

Adailson foi socorrida pelos policiais até o Hospital Dr. Eudásio Barroso de Quixadá. A chegada do corpo chamou a atenção da população e uma grande aglomeração se formou na unidade.

O caso

O cabo Antônio Joel de Oliveira Filho, o soldado Antônio Lopes Miranda Filho e o sargento Francisco Guanabara Filho foram mortos em um confronto com os bandidos no final da tarde da última quinta em Juatama. Um outro policial ficou ferido e outros dois, entre eles uma mulher, foram feitas de refém e liberados em seguida. O velório aconteceu no dia seguinte, em Quixadá. Houve muita emoção e revolta por parte dos familiares e amigos.

De acordo com o tenente coronel Edinardo Calixto, as buscas aos acusados continuam na região. “Continuamos no trabalho e só vamos parar quando conseguirmos prender o grupo”.

Número


Com a morte dos três policiais, subiu para 14 o total de profissionais mortos este ano. Em apenas seis meses, o número é o mesmo do total que foram mortos durante o ano de 2015.

Diário do Nordeste

Refinaria prometida para o Ceará deve ir para Minas Gerais


As forças políticas do Ceará precisam se mexer para defender os interesses do Estado. Vale o exemplo da Petrobras. O projeto da Refinaria Premium II foi abortado pela empresa, mas a Agência Nacional de Petróleo (ANP) tem reiterado a necessidade de aumento da produção no País para afastar o risco de colapso no abastecimento em 2030.

A previsão da ANP é de um déficit de 1,2 milhão de barris por dia. Para ter autossuficiência, a direção da instituição já declarou que seria necessário construir o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a refinaria Premium I, no Maranhão, e outra no Triângulo Mineiro. A retomada desses projetos pode ocorrer em 2017.

Na visão de funcionários da Petrobras, está havendo uma clara transferência do projeto da Premium II, que representou um grande investimento do Estado, para Minas Gerais. A ideia de uma refinaria no Triângulo Mineiro é defendida pela ANP com a alegação de que estaria mais próxima dos centros consumidores, mas existe uma contestação técnica: “O ideal não seria Minas, pois a refinaria deve ficar próxima a um porto”, acrescenta o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras do Nordeste Setentrional, Ricardo Pinheiro.

ENERGIA 1

RETROCESSO NA ÁREA DE PETRÓLEO

Há um temor sobre o aumento da concentração na distribuição e produção de energia no País. “Está ocorrendo um retrocesso. Tem que haver uma melhor distribuição”, alerta Ricardo Pinheiro.

Ontem, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, esteve em Fortaleza para comemorar os 50 anos da Lubnor, que ocorreu no final de junho, e anunciar desinvestimentos no Estado. Ele falou sobre a revisão dos planos da empresa. Em seguida viajou para Sergipe, mas essas perguntas continuam abertas.

ENERGIA 2

CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Estudo de logística e energia realizado pelo IBGE em 2015 já mostrava os desafios nacionais para a superação das desigualdades e para atender a demanda energética em um país continental. O documento falava da concentração excessiva da produção nas regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste. O Rio de Janeiro, por exemplo, é responsável por quase 70% de toda a produção de petróleo (68,4%) e por 34,8% da produção de gás natural.

Ou seja, com o processo de desinvestimento no Nordeste, a tendência é piorar esta situação.

IMPORTAÇÃO

EFEITOS DO DÓLAR EM SETEMBRO

O dólar acumula queda de 17,30% em 2016, mesmo com a sua valorização ontem e na última sexta-feira. Eis o efeito: a melhora nas encomendas dos importadores. O consultor Paulo Elias, diretor-comercial da Ghia, fala que os consumidores devem sentir esse impacto em setembro ou outubro, com a chegada das compras feitas agora.

Ele explica que o varejo reage mais rápido e pode haver reflexos do câmbio nas cestas de produtos para o Natal. Com relação à indústria, ocorre melhora na compra de peças de reposição de máquinas.

Um dólar de equilíbrio para atender exportadores e importadores, segundo Paulo Elias, deveria girar em torno de R$ 3,40.

INOVAÇÃO

CRIAÇÃO DE REDES COLABORATIVAS

As entidades regionais estão mais preocupadas com a criação redes colaborativas. O Banco do Nordeste lançou o Hub da Inovação e a Federação das Indústrias do Ceará promove na sexta-feira o Fórum de Redes Colaborativas e Ecossistemas de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação. O evento pretende apresentar experiências e debater modelos de arranjos organizacionais para o fortalecimento do ambiente de negócios local.

AÇO CEARENSE

MAIS UMA VEZ ENTRE AS MAIORES

O Grupo Aço Cearense está mais uma vez entre os 200 maiores do País. Mesmo com o mercado recessivo, avançou sua participação em 2015 e ficou na 179ª posição na lista dos grandes grupos nacionais. O levantamento é da revista Exame. Vale ressaltar que o Grupo faturou em 2015 um total de R$ 2,5 bilhões.

PUBLICITÁRIOS

ENCONTRO NACIONAL

A reunião nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) será realizada na próxima sexta-feira, em Fortaleza. Os publicitários irão discutir as perspectivas para a economia; a tecnologia aplicada às eleições; a produtividade digital; o futuro do mercado publicitário; e os impactos da Lei de Responsabilidade das Estatais.

Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” 

Eduardo Galeano (1940-2015), escritor uruguaio

O Povo Online

Ônibus atropela e mata idosa em Fortaleza


Uma idosa morreu atropelada por um ônibus na Rua Antônio Bandeira, no Bairro Maraponga, na manhã desta segunda-feira (4). De acordo com a polícia, a senhora, que tinha cerca de 60 anos, foi atingida por um ônibus que fazia a linha Aracapé-Centro, da empresa São José, quando tentava atravessar a rua.

Ainda conforme a polícia, o motorista do coletivo informou que a vítima não havia olhado para os dois lados da rua e ele não conseguiu evitar o acidente, pois a idosa estava no ''ponto cego'' do ônibus que saía da Avenida Godofredo Maciel e entrava na via.

Segundo um policial que não quis se identificar, houve demora na chegada da ambulância e a vítima morreu no local. O motorista prestou depoimento no 5º Distrito Policial, responsável pela região.


A empresa São José informou por meio da assessoria que lamenta o ocorrido e oferece a família o auxílio que eles necessitam”.

G1/CE

Motorista recebe multa quase dois anos após a infração


Proprietários de veículos do Ceará estão sendo surpreendidos com o surgimento de multas antigas. Algumas de até dois anos atrás, como a do Michel Ribeiro Ramos, de Fortaleza. Ele foi recebeu em junho uma multa devido a uma infração por excesso de velocidade cometida na BR-116 em dezembro de 2014. “Fiquei surpreso, pois o veículo eu até já passei pra frente e quem comprou de mim também já vendeu o carro”, relata.

O motorista afirma que não pretende pagar o débito. “Todas as pessoas que vendem carros pagam taxas altíssimas. Qual a segurança que a gente tem em saber que três, cinco anos depois pode chegar uma multa e ter de pagar?”, questiona.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE), a demora na notificação da infração cometida é comum. Segundo a polícia, isso ocorre porque os muitas vezes o proprietário do veículo não é localizado e ele não sendo notificado.

Segundo a PRF-CE, o prazo de notificação é de cinco anos e ainda cabe recurso para as multas antigas.

No caso de Michel, segundo a PRF, ele conseguiu vender o carro porque ele ainda não havia sido notificado, pois a multa fica atrelada à placa do veículo, e e proprietário atual não vai licenciar o carro se não pagar a multa.


"Neste caso, se a multa não foi cometida por ele, deve procurar o antigo proprietário para fazer com que o cidadão que realmente cometeu a infração pague a multa”, orienta o superintendente da PRF Stênio Pires.

G1/CE

Mulher perde visão de um olho após ex agredi-la com faca


Uma mulher perdeu a visão do olho direito após agressões do marido, preso em Fortaleza com base na Lei de Feminicídio. "Estou fazendo isso para ninguém querer mais você”, disse o suspeito, enquanto atingiu com  nove golpes de faca na sua ex-companheira, segundo depoimento da vítima. Um dos golpes atingiu o olho da mulher.

Luís Carlos Mathias da Costa (37) foi preso, após ter a prisão preventiva solicitada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza. Nesta segunda-feira (4), ele prestou depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher para prestar esclarecimentos e confessou o crime, segundo a Polícia Civil.

Ainda segundo a Polícia Civil, em 29 de maio, Luiz Carlos tentou matar a sua ex-companheira com nove facadas, no Bairro Siqueira. A vítima sobreviveu e foi encaminhada ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF). “Enquanto ele me golpeava, dizia que estava fazendo aquilo para ninguém mais me querer e que a intenção dele era que eu perdesse mesmo o olho”, disse a vítima.

'Esperança em melhorar'

O casal estava junto há quatro anos e, segundo a companheira, Luiz Carlos sempre foi violento. “Eu sempre voltava para ele porque o amava, tinha esperança que ele fosse melhorar. Estou mais tranquila agora que ele está preso. Espero que outras mulheres que sofrem violência também façam as denúncias”, disse a vítima. 


Dias depois, a Delegacia de Defesa da Mulher solicitou a prisão preventiva e o suspeito foi preso no local de trabalho. Ele confessou o crime e foi autuado por tentativa de feminicídio e lesão corporal grave.

G1/CE

Parcela do 13º vai injetar R$ 494 mi na economia cearense


O Governo do Estado pagará hoje a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos. A parcela representa o montante de aproximadamente R$ 400 milhões e será paga aos 140.634 servidores estaduais, sendo 62.773 ativos e 77.861 inativos e pensionistas. O pagamento da segunda parcela, correspondente aos 50% restantes do benefício, será efetuado em dezembro, em data ainda a ser definida pelo governo.

No dia 17 de junho, a Prefeitura de Fortaleza já havia pago R$ 94 milhões aos servidores municipais, referentes a primeira parcela do 13º. O valor equivale a 40% do total. Ao todo, foram 50.491 beneficiários, sendo 36.226 servidores ativos e 14.265 inativos e pensionistas. O pagamento dos 60% restantes (R$ 214 milhões) está previsto para o dia 20 de dezembro.

A expectativa é que os R$ 400 milhões que serão injetados hoje estimulem a economia local, favorecendo inicialmente o varejo. "Num primeiro momento, esse valor deve ser usado para o pagamento de dívidas. Com isso, se restabelece o crédito, o que favorece o consumo. O valor é relevante, e a forma como será utilizado varia conforme a confiança da população, que vem aumentando", diz o economista Célio Fernando.

Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, a antecipação do 13º salário tem sido, nos últimos anos, um dos principais fatores que tornam o mês de julho um dos melhores do ano para o setor. "Esse é um fator importantíssimo. E, historicamente, o segundo semestre é sempre melhor do que o primeiro, e a antecipação do 13° está entre as razões desse avanço".

Melhora

Freitas Cordeiro diz que o resultado do segundo semestre fica em torno de 10% a 15% melhor do que o do primeiro. Ele ressalta que, além da antecipação do 13º salário do funcionalismo público, muitas empresas também começam a pagar o benefício no início do semestre.

"Isso anima o comércio, que é a primeira atividade que se beneficia disso. A indústria também se beneficia, mas para o comércio é imediato", ele diz. "Além disso, neste mês, nós temos as férias e o turismo, que ajudam a nossa economia", completa.

Sem atraso

Para Célio Fernando, só o fato de o governo do Ceará realizar o pagamento em dia já é significativo, uma vez que muitos estados brasileiros encontram-se inadimplentes. "Hoje, você tem 20 ou mais estados da federação que não estão pagando os servidores em dia, ainda mais o 13º", afirma o economista.

Na avaliação de Freitas Cordeiro, o mês de julho é um divisor de águas para a economia, em geral, e para o varejo, em particular. "Para o comércio, é muito bem-vindo", diz.

Diário do Nordeste

TRAGÉDIA: Homem é morto a facadas durante discussão com o próprio pai em Tabuleiro do Norte


Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 21h30min, a Unidade de Segurança Integrada (USI) de Tabuleiro do Norte/CE foi informada, via 190 de uma lesão à faca ocorrida na Rua Avelino Magalhães, Centro de Tabuleiro do Norte/CE. Que ao chegar ao local supracitado, os policiais certificaram-se de que se tratava de uma briga entre pai e filho e que o filho estava lesionado a faca, que acionaram o serviço do SAMU, o qual chegando ao local constatou o óbito de PEDRO NETO BIZERRA, 51 anos, e que o acusado, o seu pai JOSÉ BIZERRA MAIA , evadiu-se do local tomando rumo ignorado. Os PM's saíram em diligência no intuito de localizar e prender o mesmo porem até o momento não obtendo êxito.

Com Informações do 1ºBPM