-->

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Cédula de R$ 200 entra em circulação hoje

 

A nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará, começa a circular hoje (2). Segundo o Banco Central (BC), será a sétima cédula da família de notas do Real. Serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades. Ainda não foi divulgada a imagem da nova cédula.

A cerimônia de lançamento das novas cédulas será às 13h30 de hoje e será transmitida pelo canal do BC no YouTube.

O lobo-guará foi escolhido em pesquisa realizada pelo BC em 2001 para eleger quais espécies da fauna brasileira deveriam ser estampadas nas cédulas do país.

De acordo com o Banco Central, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda.

(AgBr)



Governo do Ceará exonera diretor do CEO após flagra de transporte de cerveja em carro oficial

 A Secretaria da Saúde informou que o servidor público usou o veículo de forma indevida para fins pessoais e repudiou veementemente a atitude.

Após ser flagrado transportando fardos de cerveja em um carro oficial do Governo do Ceará, o diretor do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) foi exonerado do cargo, nesta terça-feira (1º).

A Sesa informou que o servidor público usou o veículo de forma indevida para fins pessoais e repudiou veementemente a atitude. O colaborador trabalhava na unidade CEO localizada no Centro de Fortaleza.

Uma testemunha registrou em vídeo o momento em que ele retira os fardos com latas de cerveja da parte de trás do veículo adesivado com o emblema do Governo e os entrega a um ajudante. 

Durante a gravação, ele é questionado sobre o transporte das bebidas alcoólicas no veículo oficial, mas deixa rapidamente o local levando uma caixa de isopor com mais produtos.

A Sesa comunicou ainda que preza pela ética e moralidade na prestação do serviço público e que foi aberta uma sindicância para apurar o caso.

(DN)

TSE decidiu que os candidatos ficha-suja de 2012 serão beneficiados pelo adiamento das eleições 2020

 

Para evitar um futuro mais trabalhoso e cheio de demandas, o Tribunal Superior Eleitoral passou por cima de uma jurisprudência consolidada na noite de terça-feira, quando entendeu que precisava definir se o prazo de 8 anos de inelegibilidade de candidatos ficha-suja condenados em outubro 2012 seria estendido para as datas das eleições de 2020, remarcadas para 15 de novembro.

A corte decidiu que os candidatos condenados em outubro de 2012 não serão mais ficha-suja na eleição de 2020, já que a inelegibilidade terá vencido em novembro.

A decisão foi tomada em consulta enviada à corte pelo deputado federal Célio Studart Barbosa (PV-CE). Por maioria, o colegiado superou o entendimento de que a consulta não deve ser conhecida quando já iniciado o processo eleitoral, porque o objeto do questionamento poderá ser apreciado pela Justiça Eleitoral ante a sobrevinda de demandas concretas.

O processo eleitoral se inicia com as convenções partidárias, cujo prazo foi aberto no dia anterior, segunda-feira, 31 de agosto. O ponto foi levado em consideração pelo ministro Tarcísio Vieira de Carvalho, que ficou vencido ao elencar série de decisões nesse sentido, sendo que a primeira citada data ainda de 1989.

Lembrou ainda que a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lindb), em seu artigo 30, afirma que as autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de resposta a consultas. E no parágrafo único, decreta que esse instrumento terá caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam.

"Estaríamos, assim, atencipando a discussão sem nenhuma fermentação, sem debate, sem sustentação oral, do que poderia chegar ao tribunal no varejo jurisprudencial com debate mais verticalizado. Estamos per saltum resolvendo centenas ou até milhares de processos que poderiam ser definidos a tempo e a modo", afirmou o ministro Tarcísio, que foi seguido apenas pelo ministro Sergio Banhos.


Se esperar é pior

No fim, o tema enviado ao TSE foi resolvido com menção ao relatório preparado pela área técnica do tribunal, à jurisprudência e súmulas da corte e pelo convencimento de cada ministro. Antes dos votos, o vice-Procurador Geral Eleitoral, Renato Brill, pediu para se manifestar, mas após três minutos de fala foi cortado pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que ressalvou: não cabe sustentação oral em consulta.

As especificidades do momento levaram o TSE a superar o óbice ao conhecimento. "Em nenhum dos precedentes citados houve uma Emenda Constitucional adiando as eleições", destacou o relator, ministro Luiz Edson Fachin. Os demais membros deixaram claro que a hora de decidir sobre o caso dos ficha-suja é agora, mesmo com as convenções em andamento.

Para o ministro Alexandre de Moraes, a matéria foi colocada em discussão na hora necessária. "São questões que, se não forem resolvidas, certamente vão gerar muito mais trabalho e problema para a corte. Assim, me parece que há necessidade de superação desses precedentes", disse.

"Deixarmos a questão em aberto seria pior, porque aí teríamos uma inundação de casos pelo Brasil afora que teriam soluções divergentes até que, em algum lugar do futuro, viéssemos a unificar esse entendimento", disse o ministro Barroso, o último a votar no caso.

Decisão reiterada

Com isso e por maioria, o TSE decidiu que os candidatos ficha-suja de 2012 serão beneficiados pelo adiamento das eleições para novembro, quando o prazo de oito anos de inelegibilidade já terá se encerrado (em outubro). 

No caso seguinte colocado em julgamento, superou a jurisprudência de novo ao decidir que a aferição dos prazos de desincompatibilização de cargo público para a disputa das eleições devem levar em conta as competências do cargo, e não sua nomenclatura, consulta enviada pelo PSDB.

Neste último caso, no entanto, também ficou vencido o ministro Barroso, por entender que não há a excepcionalidade que justifique a análise.

Consulta 060114368

Fonte: CONJUR



Moradores do Mucuripe filmam bandidos atacando guiadores e roubando carros

 

Moradores da Rua Senador Machado, a poucos metros da Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe, na zona Leste de Fortaleza, passaram por momentos de pânico na noite desta terça-feira (1º) por conta da ação de bandidos armados. Uma dupla de ladrões rendeu, ao menos, dois moradores de um condomínio de luxo daquela área para roubar seus veículos. O caso foi filmado pelos próprios condôminos.

Era por volta de 21 horas quando os dois assaltantes, aparentemente armados com pistolas, tentaram render, primeiro, uma mulher que chegava no condomínio em seu automóvel. Ela foi tirada à força de dentro do carro e os bandidos embarcaram, mas não conseguiram dar partida no veículo. Eles, então, desembarcaram com as armas empunhadas e atacaram outro guiador.

O homem foi rendido ao tentar fugir da situação de perigo, mas não conseguiu. Nervoso, acabou indo para com o carro em cima de uma calçada. Em seguida, ele desembarca com armas apontadas em sua direção e vai embora. Os criminosos entram no veículo e saem do local, fugindo com um carro desgovernado. Eles batem em outro automóvel que está estacionado na rua e desaparecem da cena com o corro roubado.

Ladrão!!

Durante toda a ação da dupla de criminosos, os moradores presenciam as cenas de violência da sacada de seus apartamentos e gritam para chamar a atenção de quem está na rua. Aos gritos de “ladrão! Ladrão”, eles tentam fazer os ladrões desistirem do roubo, mas não conseguem. A Polícia foi avisada por telefone e, minutos depois, policiais militares do Pelotão de Motopatrulhas do 8º BPM recuperaram o veículo roubado.

(FERNANDO RIBEIRO)

Russas CE; plantão policial

 Russas roubo a pessoa;

Por volta das 07h25min de ontem, no Distrito de Flores/Russas, uma senhora foi vítima de roubo, praticado por 02 (dois) indivíduos em uma moto vermelha, onde subtraíram da mesma, um aparelho celular e um relógio, em seguida fugiram. A vítima estava em frente a sua residência quando foi abordada pelos indivíduos.

Fonte; PM CE