-->

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Candidato a vereador de Caucaia é encontrado morto na própria casa com marcas de facadas


O corpo de um candidato a vereador de Caucaia, na Grande Fortaleza, foi encontrado com marcas de faca dentro da própria residência, na noite desta segunda-feira (26). Ele morava na Rua 147, no bairro Nova Metrópole. 

Evangelista de Sousa Jerônimo, 51 anos, conhecido como Batista da Banca, era candidato a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A vítima estava desaparecida desde a noite de domingo (25), quando foi vista entrando em casa com um homem. Segundo a Polícia, Batista da Banca morava sozinho e, em frente à casa dele, ficava o próprio comitê de campanha.

O homem era dono de uma banca de revistas na Avenida A, localizada no mesmo bairro onde ele morava.

Vizinhos informaram que, como a vítima não havia comparecido nem ao comitê nem à banca de revistas nesta segunda, foram até a residência dele, onde já o encontraram sem vida.

A polícia investiga o caso.

SSPDS

Suspeito de ameaçar de morte mulher e enteada é preso após sofrer tentativa de linchamento em Sobral



A Polícia Militar prendeu, em flagrante, um homem suspeito de ameaçar de morte a mulher e a enteada em Sobral, no início da tarde desta segunda-feira (26). O homem sofreu uma tentativa de linchamento e foi agredido por populares antes de ser preso. A Delegacia Regional de Sobral, onde o caso foi registrado, investiga o caso.

De acordo com a polícia, a enteada do suspeito compareceu à delegacia da cidade por volta das 8h para registrar um boletim de ocorrência denunciando as ameaças do padrasto. Pouco tempo depois, o suspeito foi agredido por populares que presenciaram ele ameaçando de morte a enteada, afirmando que ia dar um tiro na cabeça da mulher e da enteada.

Policiais militares conseguiram prender o suspeito, que não teve a identidade repassada pela polícia, quando ele tentava fugir da população, numa região de mato. Como ele apresentava ferimentos na cabeça e em uma das pernas, ele foi socorrido para uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento médico.

Após ser medicado, o suspeito foi encaminhado para a cadeia pública de Sobral. O homem foi autuado com base no Artigo 7, III e V da Lei Maria da Penha do Código Penal Brasileiro.

O Sistema Verdes Mares solicitou nota à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para obter mais informações sobre o caso e aguarda retorno. 

Diário do Nordeste

CGD cumpre mandados contra três policiais militares suspeitos de homicídios em Russas


A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, nesta segunda-feira (26), contra suspeitos de ligação com homicídios ocorridos na região do Município de Russas. Os alvos são três policiais militares e outras duas pessoas.

De acordo com a CGD, um suspeito civil foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, durante o cumprimento do mandado judicial. Na residência do acusado, foram encontradas três armas de fogo.

A investigação da Delegacia de Assuntos Internos (DAI) começou após a Polícia Civil do Ceará (PCCE) transferir um Inquérito Policial para a CGD.

Os mandados foram expedidos pela Comarca de Russas, da Justiça Estadual, e cumpridos pela DAI com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por intermédio da Polícia Militar e Polícia Civil. O material apreendido foi levado à Delegacia para auxiliar no aprofundamento da investigação.

A CGD reforçou, em nota, que "adotou as providências administrativas para apuração na seara disciplinar". E afirmou que a população pode contribuir com os trabalhos policiais repassando informações, através do número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou da Delegacia de Assuntos Internos (DAI). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Diário do Nordeste

Duplo homicídio em Maranguape: polícia prende dois suspeitos de matarem sargento da PM


Em uma reposta rápida à sociedade e com a integração entre as forças de segurança, equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizaram a prisão de um homem suspeito de participar dos homicídios que vitimaram o 1° sargento da reserva da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Juscelino Araújo Chaves (58), e de Daniel dos Santos Cortez (45). O flagrante foi realizado na Delegacia Metropolitana de Maranguape, unidade responsável pela investigação.

As equipes iniciaram as buscas pelos suspeitos logo após o cometimento do crime. Na ocasião, o militar e Daniel trafegavam em um veículo pela CE-065, na noite dessa quinta-feira (22), quando foram atingidos por disparos de arma de fogo no município de Maranguape – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Durante a ação, o carro das vítimas acabou colidindo. Daniel veio a óbito no local. Já o PM, tentou fugir, mas também foi atingido.

Durante a ação criminosa, uma arma de fogo que pertencia ao militar morto e uma mochila foram subtraídas. Após diligências ininterruptas realizadas pela Metropolitana, pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP), Coin, além de equipes da 2ª Companhia do 24° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Francisco Erverson Xavier Ferreira de Moura (25), sem antecedentes, foi capturado na tarde de hoje (23). O homem foi localizado no distrito de Boa Vista dos Valentins. Ele foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde após prestar esclarecimentos sobre o fato, foi autuado por homicídio doloso.

Agora, Francisco Erverson se encontra à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue realizando diligências para capturar outros partícipes do crime, bem como descobrir a motivação do fato.

Revista Central


 

Mulher é presa ao tentar vender o filho para comprar drogas em Manaus


Usuária de drogas, a mulher tentou negociar o próprio filho de seis meses para comprar drogas, na Zona Leste de Manaus.

Uma mulher identificada pela polícia como Dulcicleia Alves, de 28 anos, foi presa por abandono de incapaz no bairro São José 1, na Zona Leste de Manaus, na manhã desta segunda-feira (26). Dulcicleia foi acusada de tentar vender o próprio filho de seis meses para comprar drogas.

Através de denúncia anônima, uma equipe da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) deslocou-se até o local da ocorrência e confirmou a situação. Usuária de drogas, a mãe da criança tentou negociar o filho para manter o vício. 

A mulher foi presa e encaminhada para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), onde todos os procedimentos cabíveis foram seguidos,

A criança também foi conduzida até a Depca, onde receberá serviços de assistência e acolhimento. O caso seguirá em investigação na especializada.

Pena 

Abandonar quem não consegue se cuidar sozinho pode resultar em até cinco anos de prisão. Previsto no artigo 133 do Código Penal Brasileiro (CPB), o crime de abandono de incapaz teve um crescimento de 38% nos primeiros sete meses de 2019, em Manaus.

Entre janeiro e julho deste 2019, foram registradas 83 ocorrências de abandono de incapaz, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em 2020, os casos permanecem em alta.

Os crimes ocorrem, normalmente, por negligência parental, quando os pais ou responsáveis saem de casa para consumir bebidas alcoólicas ou drogas, e deixam a criança sozinha. A exposição do menor a perigos que, em alguns casos, pode levar a morte é passível de prisão em flagrante.

Em Tempo

Alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental terão aulas presenciais no Ceará

 

Séries em escolas das redes pública e particular de 44 municípios têm autorização para voltar ao cronograma presencial a partir de hoje, com 35% do total de alunos. O ensino infantil, por sua vez, foi ampliado para 75%.

Turmas do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental (EF) de escolas públicas e privadas, além de cursos profissionalizantes ou preparatórios para o Ensino Médio (EM), poderão voltar ao cronograma presencial a partir desta segunda-feira (26) com 35% da capacidade de alunos em 44 municípios da Região de Saúde de Fortaleza, segundo decreto estadual nº 33.783, publicado na tarde de ontem. Com a decisão, que ocorre quase dois meses após o início da reabertura das escolas no Ceará, apenas 1º e 2º ano do Ensino Médio seguem remotamente. As aulas virtuais, no entanto, deverão continuar sendo oferecidas aos estudantes.

Ao mesmo tempo, o decreto documentado no Diário Oficial do Estado (DOE) amplia outras séries que já haviam iniciado o plano de retomada das atividades in loco, a exemplo do 1º, 2º e 9º do EF, e o 3º do Ensino Médio. Este grupo passa de 35% para 50% do limite de estudantes. Já a educação infantil, avança de 50% para 75%.

Além da Capital, a Região de Saúde engloba Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Acarape, Barreira, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Palmácia, Redenção, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus e Pindoretama.

Embora a determinação contemple as duas redes de ensino, o Governo do Estado explica que a decisão sobre o retorno às aulas em escolas públicas ficará a critério das próprias secretarias municipais de Educação. O Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe) foi procurado pela reportagem para comentar o novo direcionamento, visto que a ampliação de mais turmas presenciais era uma demanda da entidade, mas as ligações não foram atendidas.

Acolhimento

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC, Jakeline Andrade, mesmo faltando menos de dois meses para o fim do ano letivo, a retomada presencial deve priorizar não só conteúdos previsto no calendário escolar, mas, sobretudo, uma acolhida humanizada aos alunos diante do contexto de pandemia. A emergência de saúde pública provocada pelo novo coronavírus, pondera, forçou uma adaptação ao ambiente virtual de ensino, o que alterou ainda as relações sociais na comunidade escolar.

"Dada as dificuldades que os alunos já vem demonstrando em relação ao ensino remoto, principalmente, pela falta de interação em sala de aula, pela dificuldade de não ter o olho no olho, talvez a escola precise pensar especialmente nesse momento de acolhida que não seja necessariamente já pronta para o conteúdo, mas principalmente para receber esses alunos, entender o que eles passaram e que é uma nova adaptação", avalia.

Ainda assim, ela acredita que o ideal seria a manutenção das aulas virtuais em função de o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, ainda estar em circulação. "Nesse momento em que as curvas ainda não estão controladas, um mês de aula para frente não vai fazer tanta diferença para quem já está isolado há sete meses, a não ser que seja do ponto de vista social para os alunos poderem se encontrar de novo". O retorno à sala de aula física começou no dia 1º de setembro, quando o governador Camilo Santana liberou o funcionamento do ensino infantil (creches e pré-escolas) com 30% da capacidade apenas em escolas privadas de Fortaleza. À época, a cidade já havia concluído a transição e as quatro fases do Plano de Retomada Econômica depois de estabilizar os casos de Covid-19.

Um mês depois, mais séries puderam ofertar conteúdos na metodologia presencial com 35% do total de alunos, sendo 1º, 2º e 9º anos do EF, 3º do EM e Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas também nas cidades da macrorregião da Capital. Como estavam no faseamento desde o mês anterior, creches pré-escolas tiveram o limite ampliado para 50%.

Semelhante aos demais setores que passaram pelo processo de flexibilização dos serviços, as escolas também devem seguir protocolos sanitários para conter a disseminação do novo coronavírus. Na educação, o Protocolo Setorial 18, indicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), norteia as unidades de ensino. O cumprimento das medidas é obrigatório para a reabertura da atividade.

Dessa forma, as novas turmas que receberam autorização para voltar às escolas deverão ter à disposição, por exemplo, álcool em gel e termômetro. As escolas são orientadas a incluir barreiras físicas ou intercalar a utilização dos espaços, como as pias dos banheiros, para garantir o distanciamento social mínimo de 1,5 m.

Em nota, a Sesa informou que as recomendações são baseadas em estudos epidemiológicos e relatórios técnicos, cujos resultados são compartilhados com um comitê ampliado formado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Federal, além da Assembleia Legislativa.

"Há constante diálogo com as instâncias envolvidas em cada fase do Plano. Todas as fases de abertura são acompanhadas observando-se as mudanças nos indicadores. Não houve mudança de tendência em relação aos casos na faixa etária até 19 anos após a reabertura das escolas", aponta.

Estado proíbe festas, mas mantém outros tipos de eventos

Conforme anunciado pelo governador Camilo Santana em publicação nas redes sociais na última sexta-feira (23), os eventos festivos em ambientes fechados voltam a ser proibidos em todo o Estado a partir de hoje (26). O decreto estadual divulgado ontem esclarece que a suspensão abrange eventos e atividades que impliquem em risco de contaminação da Covid-19.

O membro do Grupo Técnico do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Estado e coordenador de Inovação da Secretaria Executiva de Comércio, Serviços e Inovação do Ceará, Expedito Parente Jr, detalha que todo evento com a finalidade de comemoração e/ou entretenimento está proibido, incluindo festas de casamento, aniversário, confraternizações.

"Os eventos festivos são aqueles com propósito de comemorações e entretenimento, com elevado risco de aglomeração, descumprimento do uso de máscaras e dos distanciamentos mínimos, com muitas pessoas ocupando espaços privados ou públicos", diz.

Apesar da nova restrição, eventos de outras naturezas, como congressos e eventos corporativos, desde que dentro da limitação de 100 participantes e que respeite o distanciamento exigido, permanecem autorizados.

"Eventos não festivos em ambientes abertos, bem como eventos de quaisquer natureza, em todos os casos, limitados a 100 pessoas, estão permitidos", acrescenta.

A presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará (Sindieventos-CE), Circe Jane Teles, lamenta a proibição e afirma que a cadeia de eventos sociais será severamente impactada. "Tinha sido decretado a permissão de 200 convidados por evento. Na semana passada, houve a diminuição para 100 pessoas. Já houve um corte grande de eventos que foram cancelados ou adiados. Com esse novo decreto, vão ser cancelados outros. Daqui até o próximo decreto, quando vamos saber se a proibição continua ou não, o segmento de eventos sociais vai ter um impacto muito grande", destaca.

Ela lembra que o prejuízo deve vir para as empresas e também para cerimonialistas, fotógrafos, decoradores, floristas, entre outros.

Apesar da restrição, Expedito não avalia a decisão como um retrocesso no plano de retomada. "Não se trata de um retrocesso no plano de retomada da economia, pois nenhum CNAE passou a ser proibido. Continuam podendo exercer suas atividades, mas com novas restrições. Inclusive houve avanço na retomada das atividades educacionais".

Diário do Nordeste




MATANÇA: Cinco mulheres foram mortas no fim de semana no Ceará. Em 2020, já são 280

 

Subiu para 280 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2020. Somente no último fim de semana, cinco mulheres foram mortas no estado, nos Municípios de Aracati, Caucaia, Choró, Canindé e Itaitinga. As cinco vítimas da violência tinham idades que variavam de 15 a 83 anos. Dois homens foram presos após matarem uma idosa em Aracati, no Litoral Leste do estado (a 149Km de Fortaleza) durante um assalto.

O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) aconteceu na madrugada do último sábado (24), na localidade de Camurupim, na zona rural de Aracati. Dois homens invadiram a casa onde morava um casal de idosos. Eles buscavam armas e dinheiro e acabaram matando, a tiros, a aposentada Francisca Cavalcante Rocha, 83; e deixaram o marido dela também baleado e em estado grave. O ancião permanece hospitalizado.

Um cerco policial nas localidades de Cajueiro e Tanque Salgado, ainda em Aracati, resultou na prisão dos acusados e réus confessos do crime: Francisco Álvaro Nascimento da Costa, 20 anos; e Igor da Silva Rocha, 28. Com eles foram apreendidas duas espingardas, sendo uma delas a usada no assassinato da idosa. Os dois foram autuados em flagrante por latrocínio.

Mais mulheres mortas

Uma adolescente – identidade não revelada – foi perseguida e morta, a tiros, na cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) na noite da última sexta-feira (23). De acordo com a Polícia, a garota trafegava numa moto e foi perseguida por dois homens em outra motocicleta. Ela tentou escapar, mas foi baleada e morreu em um terreno baldio localizado na Rua Valberto Albuquerque, no bairro Angorá.

Em Caucaia, também na RMF, a adolescente Dyslaine Santos de Oliveira, 16 anos, foi morta a tiros no último sábado. O crime aconteceu na Rua Santa Marta, no bairro Conjunto Araturi. A Polícia ainda não sabe o motivo do crime e caça os executores da garota.

Na madrugada do domingo, a adolescente Antônia Bianca Almeida Silva, 15 anos, foi baleada e morta na cidade de Canindé (a 89Km de Fortaleza). O crime aconteceu nas proximidades da Praça do Leão, em pleno Centro. De acordo com a Polícia, Bianca e o namorado foram atingidos por vários tiros. A garota recebeu um disparo na cabeça e morreu no Hospital São Francisco. O rapaz continua internado em estado grave. 

O quinto assassinato aconteceu na madrugada do domingo (25), na localidade de Serra dos Teixeira, na zona rural do Município de Choró, na Região do Sertão Central do Ceará (a 151Km de Fortaleza). Bandidos invadiram uma casa e assassinaram três pessoas, entre elas, a jovem Micaelle Gomes de Melo Rodrigues, 26. Também foram mortos Francisco Ítalo da Silva Costa, 22 anos (namorado de Micaelle) e Francisco Gustavo Araújo Barros.

Blog Fernando Ribeiro

Caixa realiza PAGAMENTO de parcelas de R$ 600 e R$ 300 para novo grupo

 

Neste último domingo, 25 de outubro, a Caixa Econômica Federal efetuou o depósito de uma nova parcela do auxílio emergencial, que poderá ser de R$ 600 ou de R$ 300, a depender de quando o beneficiário teve seu cadastro aprovado. O pagamento realizado foi para os nascidos em setembro que não estão inscritos no Bolsa Família.

Os ciclos, conforme informações da Caixa, referem-se a cada calendário em que todos os beneficiários (exceto os do Bolsa Família) recebem pelo menos uma parcela, independente de qual seja. A cada ciclo há dois cronogramas, ambos levando em conta o aniversário do trabalhador.

O dinheiro liberado neste fim de semana ficará liberado somente para transações digitais no aplicativo Caixa Tem. Os saques e transferências serão liberados no dia 28 de novembro.

Os trabalhadores que receberam a primeira parcela do auxílio no mês de abril recebem, agora, a 6ª parcela do benefício. O valor será de R$ 300 (ou R$ 600 para mulheres chefe de família). 

Quem começou a receber depois, entre maio e julho, ainda serão pagos uma das cinco primeiras parcelas. Portanto, o valor continua sendo R$ 600 (ou R$ 1.200 para mulheres chefe de família).

Existe ainda um grupo que foi aprovado depois de contestar o cadastro por meio da plataforma digital entre os dias 20 de julho e 25 de agosto. Esses beneficiários receberão durante o ciclo 3 a primeira parcela.

Quantas parcelas irei receber?

A quantidade total de parcelas que o cidadão terá direito vai depender de quando ela começou a receber o auxílio. O máximo são nove parcelas, sendo as cinco primeiras de R$ 600 e as quatro últimas de R$ 300.

Quem recebeu a 1ª parcela em abril: 9 parcelas

Quem recebeu a 1ª parcela em maio: 8 parcelas

Quem recebeu a 1ª parcela em junho: 7 parcelas

Quem recebeu a 1ª parcela em julho: 6 parcelas

Quem recebeu a última parcela de R$ 600 em agosto: vai receber 4 parcelas de R$ 300 nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro;

Quem recebeu a última parcela de R$ 600 em setembro: vai receber 3 parcelas de R$ 300 nos meses de outubro, novembro e dezembro;

Quem recebeu a última parcela de R$ 600 em outubro: vai receber 2 parcelas de R$ 300 nos meses de novembro e dezembro;

Quem recebeu a última parcela de R$600 em novembro: vai receber apenas 1 parcela de R$ 300, em dezembro.

De acordo com o Governo, quem contestou via plataforma digital entre 20 de julho e 25 de agosto, e for considerado elegível, receberá no total 4 parcelas de R$ 600, começando a partir do Ciclo 3.

Dessa forma, essas pessoas não terão direito a nenhuma parcela do chamado auxílio emergencial residual, de R$ 300.

Notícias Concursos

Violência no fim de semana no Ceará deixa 43 mortos em acidentes e assassinatos

 

Mais um fim de semana foi marcado pela violência no Ceará, com o registro de 43 mortes em crimes de homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte) e acidentes de trânsito. Somente no Interior do estado, 16 pessoas foram assassinadas no período entre a sexta-feira (23) e o começo da madrugada de hoje (26). Já entre os 13 mortos em acidentes de trânsito, nove eram ocupantes de motocicletas.

Entre as vítimas da violência armada no estado, estão cinco mulheres, mortas nos Municípios de Aracati, Caucaia, Choró, Itaitinga e Canindé. Três delas eram ainda adolescentes, uma era idosa de 83 anos e outra, uma jovem de 27 anos de idade.

Na Grande Fortaleza, foram registrados 14 homicídios. Na Capital, nos bairros, José Walter (Conjunto Renascer) e Edson Queiroz. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram 12 homicídios nos Municípios de Itaitinga (3 crimes), Caucaia (3), Maranguape (2), Maracanaú (2), Cascavel e Paracuru.

Na região do Interior Norte do estado, seis pessoas foram mortas nos seguintes Municípios: Canindé 2 casos (Na localidade de Santana do Cal e no Centro), Sobral (no Distrito de Jaibaras), Cariré, Monsenhor Tabosa e Granja (Bairro Portelinha).

No Interior Sul foram 10 homicídios nos seguintes Municípios: Choró (um triplo assassinato na localidade de Serra dos Teixeira), Jaguaruana (Sede), Limoeiro do Norte (no Bairro Boa Fé), Aracati (na Localidade de Camurupim), Mauriti, Itaiçaba, Morada Nova (no bairro Felipa de Cima) e Juazeiro do Norte (bairro Triângulo).

Acidentes com mortes

Treze pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito nos seguintes Municípios: Itapajé (desastre com dois mortos no Km 125 da BR-222), Nova Russas, Tamboril, Novo Oriente, Ipu, Crateús, Crato, Ipaumirim, Forquilha, Martinópole, Camocim e Quixeramobim.

Blog Fernando Ribeiro

Tese proposta no STF dificulta contratação de advogados sem licitação, diz OAB

 

Ao estabelecer critérios não expressos em lei para definir as hipóteses em que o possível a contratação de advogados sem licitação, o voto do ministro Luís Roberto Barroso na ação declaratória de constitucionalidade que discute a matéria impõe ao gestor público condições de difícil ou impossível cumprimento.

Com essa alegação, a Ordem dos Advogados do Brasil, autora da ação, entregou memoriais aos membros do Supremo Tribunal Federal para contestar a tese proposta pelo relator. O julgamento virtual foi interrompido nesta sexta-feira (23/10) por pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes. Até então, já havia maioria formada para acatar à tese proposta.

A peça é assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, pelo presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e pela advogada Fernanda Marinela de Souza Santos.

A tese proposta, em sua integralidade, foi:

São constitucionais os arts. 13, V, e 25, II, da Lei nº 8.666/1993, desde de que interpretados no sentido de que a contratação direta de serviços advocatícios pela Administração Pública, por inexigibilidade de licitação, além dos critérios já previstos expressamente (necessidade de procedimento administrativo formal; notória especialização profissional; natureza singular do serviço), deve observar: (i) inadequação da prestação do serviço pelos integrantes do Poder Público; e (ii) cobrança de preço compatível com o praticado pelo mercado

A ação pede a declaração de constitucionalidade do inciso II do artigo 25 da Lei 8.666/1993, que define como inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial para a contratação de serviços técnicos enumerados no artigo 13. Trata-se da norma que elenca serviços técnicos especializados e que inclui, no inciso V, “patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas”.

O artigo 25 traz requisitos para a dispensa da licitação: profissionais ou empresas precisam ser de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação. A tese proposta pelo ministro Barroso acrescenta dois requisitos: inadequação da prestação do serviço pelos integrantes do Poder Público e cobrança de preço compatível com o praticado pelo mercado.

Para a OAB, "a despeito da sua louvável intenção", tais critérios não contribuem para conferir segurança jurídica. Em vez disso, inserem novas camadas de subjetividade à interpretação e aplicação dos dispositivos.

A tese não esclarece, por exemplo, a quem caberia fazer a aferição de preço, principalmente porque não há comparação adequada entre valores de honorários em contrato que tem como objeto a prestação de serviços singulares e especializados. Da mesma forma, não indica como comprovar a inadequação do serviço prestado pela assessoria jurídica oferecida pelos advogados públicos.

"Ao contrário, o critério, tal como formulado, abre espaço para considerações contraditórias entre si, aumentando a incerteza quanto à regularidade da contratação. No limite, aproxima a contratação direta de uma atividade de risco, já que o juízo do gestor sobre o que não convém manter sob a condução da advocacia pública pode não coincidir com o juízo feito, por exemplo, pelos órgãos de controle", diz a entidade, em memorial.

Em suma, a OAB pede simplificação: que se dê cumprimento aos artigos da Lei de Licitações que permite a contratação de advogados diante de reiteradas decisões que deixam de aplicar seus comandos, retiram-lhe a incidência e enfraquecem sua força normativa.

"Os dispositivos tratados já oferecem resposta adequada e suficiente à questão constitucional colocada, sendo de todo inoportuna e inconveniente a criação, pela via judicial, de novos critérios e parâmetros que não foram chancelados pelo legislador", conclui.

Clique AQUI para ler o memorial

ADC 45

Eleitor poderá justificar ausência nas votações através do celular


Pela primeira vez, o eleitor que não puder votar nas eleições deste ano ou estiver impossibilitado de comparecer à zona eleitoral devido à pandemia do novo coronavírus, poderá justificar a ausência até 60 dias após cada pleito por meio do e-Título, aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

De acordo com o TSE, o recurso eletrônico funciona como um título de eleitor digital, além de permitir ao cidadão a criação de certidões de quitação e a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral. O acesso ao e-Título é gratuito e funciona nos sistemas operacionais Android e iOs. Ele pode ser baixado na loja de aplicativo do dispositivo móvel. 

Aos eleitores que não possuem acesso à internet, a justificativa pode ser apresentada no local de votação. Conforme informações da Justiça Eleitoral, o cidadão que não votar por três pleitos, não justificar a ausência e não pagar as multas devidas, terá o título cancelado.

O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para o dia 15 de novembro. Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro. Por conta da pandemia, o horário de votação foi ampliado e os eleitores poderão comparecer às urnas das 7h às 17h. 

O voto é obrigatório para brasileiros com idades entre 18 e 70 anos.

Sbtnews

Russas CE; plantãopolicial

 


JAGUARUANA

HOMICIDIO A BALA E LESÕES CORPORAIS

Por volta das 22h de sexta-feira, no centro da cidade de Jaguaruana, foi registrado um homicídio a bala, tendo como vítima a pessoa de, GABRIEL CORREIA DE ALMEIDA, 18 anos, o qual foi alvejado por vários disparos de arma de fogo. Na ocorrência 03 (três) pessoas foram atingidas pelos disparos, sendo socorridas para o hospital. Segundo populares, 03 (três) indivíduos usando máscaras foram os autores do crime, que fugiram logo em seguida. 

LIMOEIRO DO NORTE

HOMICIDIO A FACA

Por volta de 01h40min de sábado, próximo ao Clube Brisa da Tarde em Limoeiro do Norte, ANTÔNIO JOSÉ DE OLIVEIRA, 24 anos, foi atingido com uma facada acima do peito, quando estava na companhia de algumas pessoas em uma residência durante uma bebedeira. O mesmo não resistiu e veio a falecer. Ninguém deu qualquer informação sobre a autoria do crime.

LIMOEIRO DO NORTE

HOMICIDIO A BALA E LESÃO CORPORAL 

Por volta de 03h04min sábado, no Bairro Boa Fé em Limoeiro do Norte, FRANCISCO CHARLIANO SILVA MOURA, 31 anos, foi assassinado por disparos de arma de fogo, efetuados por indivíduos desconhecidos. Na ocorrência uma pessoa saiu ferida, sendo socorrida para o hospital local e passa bem.

RUSSAS

APREENSÃO DE DROGAS E ARMA DE FOGO                                                                                                                                                                                                                                               Por volta das 09h55min de sábado, Policiais Militares receberam uma informação que no bairro de Fátima em Russas, se encontrava um indivíduo que era procurado pela polícia, o qual é conhecido por práticas delituosas. Ao chegar no local o indivíduo foi localizado em uma residência e ao perceber a presença policial o mesmo com uma arma em punho esboçou reação contra a composição que teve de efetuar um disparo contra o acusado. Ao entrar na residência foi encontrado maconha e cocaína, além da apreensão da arma de fogo que o mesmo estava, 01 (um) revólver cal.38, com cinco munições. O acusado foi socorrido para o hospital e de lá transferido para Fortaleza. Todo material apreendido foi entregue na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.


Fonte; PM CE