-->

domingo, 13 de outubro de 2019

Um morto e outro baleado em Morada Nova CE

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


Um foi morto durante a madrugada deste domingo 13, ao retornar de uma festa na zona rural do município, Braz Antonio da Costa 45 anos, que estava na companhia de um outro homem de 25 anos, que também foi baleado mais resistiu. Segundo a secretaria de segurança e defesa social (SSPDS), as vitimas foram abordadas por suspeitos em um automóvel que efetuaram disparos.

A policia de Morada Nova informou que as vitimas trabalhavam de segurança na festa. Mas no momento do crime a festa ja tinha encerrado.

As vitimas foram levadas para um hospital na região, mas Braz Antonio da Costa não resistiu e veio a falecer, A outra vitima foi transferido para um hospital em Fortaleza. O caso estar sendo apurado pela delegacia regional de Russas.

Blog; Erivando Lima



Após decidir não abortar, mãe dá à luz bebê com três pernas e dois pênis

Criança precisou passar por série de cirurgias para retirada de malformações. Médicos desconfiam de ele tenha incorporado irmão gêmeo na gestação.
Um recém-nascido precisou passar por uma série de cirurgias em uma região provinciana da Rússia após médicos detectarem que ele veio ao mundo com três pernas e dois pênis. A mãe do bebê soube da malformação do feto durante a gestação, mas não quis fazer um aborto e decidiu prosseguir com a gravidez.

O bebê passou por uma operação logo após o nascimento para desobstrução do ânus, já que ele não conseguia defecar. Alguns meses depois, ele voltou à mesa cirúrgica para a retirada da terceira perna.

Segundo o jornal britânico Mirror, o bebê foi acompanhado pela equipe médica do Holy Vladmir Children's Hospital, em Moscou. Meses após a cirurgia de retirada da perna, o garoto passou por mais duas operações na área genital.

"É possível que eles fossem gêmeos no começo, já que a perna do meio tinha dois calcanhares", afirmou o professor Yuri Sokolov em entrevista ao Mirror. O menino se recuperou bem de todas as cirurgias e está com o desenvolvimento compatível com a idade dele.

Fonte: Último Segundo

Irmã Dulce é canonizada e se torna primeira santa brasileira

Cerimônia no Vaticano consagra beata dedicada aos mais pobres.

Na primeira quinzena de agosto deste ano, a professora aposentada Miralva Tito Moreno Oliveira, 74 anos, preparava-se para um procedimento cirúrgico no Hospital da Bahia, em Salvador, para retirada de cálculos que podiam chegar ao ureter, quando o médico a informou que não seria mais necessária a operação.
Papa Francisco em cerimônia de canonização da Irmã Dulce - Reuters/Remo Casilli/Direitos reservados

“Dona Miralva, a senhora não tem a pedra mais”, disse o urologista conforme relato da paciente à reportagem. De acordo com o exame pré-operatório feito no hospital, o cálculo não estavam lá. Miralva Oliveira temia dor e desconforto se as pedras chegassem e crescessem no ureter. O risco havia sido detectado por um exame de ultrassom e confirmado por ressonância magnética.

A paciente mostrou, então, ao médico o santinho impresso da beata Irmã Dulce, que ela mantinha sobre o abdome, pedindo intercessão de Irma Dulce, a futura Santa Dulce dos Pobres. Emocionada, Miralva Oliveira descreve ter recebido “uma graça” do “Anjo Bom da Bahia” que foi canonizada hoje (13) pelo papa Francisco na Praça São Pedro, no Vaticano; e se tornou a primeira santa brasileira. A celebração litúrgica reuniu cerca de 50 mil pessoas.

A ex-paciente comemora a canonização da religiosa, "uma santa brasileira e baiana! A gente só pode ter orgulho de louvar a Deus”, diz Miralva.

Para a pesquisadora baiana Thiaquelliny Teixeira Pereira, que escreveu tese de doutorado sobre a construção social da santidade, Irmã Dulce já é considerada santa pelos brasileiros e, em especial, pelos baianos. "População brasileira é pouco entendida na questão da liturgia, é um povo de muita fé e de pouco conhecimento teológico", observa. "[Há] Pessoas que são cultuadas pela população baiana à procura de milagres, de terem suas aflições respondidas", revela a pesquisadora.

Conforme o jornalista Graciliano Rocha, autor da biografia Irmã Dulce, a Santa dos Pobres, são comuns relatos de fiéis, como Miralva Oliveira, descrevendo recuperação da saúde e o recebimento de outras graças após fazer orações e promessas à Irmã Dulce.

“Há um imenso mosaico de fé popular. A devoção à Irmã Dulce mobiliza todo o tipo de gente, de qualquer classe social”, descreve o biógrafo que realizou pesquisa por oito anos no Brasil, no Vaticano e até nos éEstados Unidos. Segundo ele, nos vinte anos após a morte da beata (entre 1992 e 2012) mais de 10 mil relatos de graças foram descritos em cartas de fiéis.

“É impossível não perceber beleza na devoção das pessoas”, observa o biógrafo após leitura de amostra dessas mensagens para escrever o livro. Há nas cartas “a inquietação genuína dos devotos”, principalmente de “causas ligadas à saúde”.

Hospital no lugar do galinheiro

Para o Graciliano Rocha, a vinculação à saúde tem muito a ver com o trabalho e o legado que a beata deixou após 60 anos dedicados à vida religiosa e à assistência aos mais pobres. Atualmente, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) contabilizam 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, e dispõem de 954 leitos em cinco hospitais.

Segundo descreveu Maria Rita de Souza Brito, sobrinha da freira e superintendente das Osid, à agência de notícias do Vaticano, o complexo hospitalar interna, por ano, 18 mil pessoas, realiza 12 mil cirurgias, atende 11,5 mil pessoas em tratamentos de câncer.

As obras sociais tiveram início no ano de 1949, quando Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio para cuidar de 70 doentes. Onze anos depois, a futura santa cuidava de um hospital que dispunha de 160 leitos.

“Era um momento que não havia direito à saúde pública. As pessoas para serem atendidas em hospital público tinham que ter carteira de trabalho assinada. O hospital dela era o único que não rejeitava ninguém. Isso foi fundamental para que o colapso da cidade de Salvador não tenha sido pior na segunda metade do século 20. Isso é a base da santidade que ela tinha em vida”, avalia o biógrafo.

Sérgio Lopes, assessor corporativo das Osid, avalia que erguer a infraestrutura de atendimento hospitalar - e que também oferta ensino fundamental para 750 crianças e adolescentes, e fornece 1,7 milhão de refeições gratuitas por ano – “foi o primeiro milagre de Santa Dulce dos Pobres.”

O assessor crê que a canonização “vai aumentar a visibilidade” do trabalho da Osid e ajudar o fechamento das contas. O atendimento à saúde é feito graças a convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, o dinheiro não foi suficiente. Conforme Lopes, restou um déficit de R$ 11 milhões que foi coberto posteriormente por repasses do Ministério da Saúde e doações, que equivalem a 5% do orçamento anual.

Invasão de casa

Assim como a história do galinheiro transformado em hospital, outras passagens alimentam a visão de que Irmã Dulce dedicou sua vida a acolher as pessoas mais humildes, como um menino ardendo em febre que a procurou pedindo para “não morrer na rua”. De acordo com o biógrafo Graciliano Rocha, o menino tinha 15 anos, trabalhava vendendo jornal na rua, era franzino e, provavelmente, sofria de malária. "Foi a primeira pessoa que a futura santa tirou das ruas", relembra Graciliano.

O local era próximo à Igreja do Bonfim, e ao avistar uma casa vazia e fechada, Irmã Dulce pediu a um passante que arrobasse o imóvel, assegurando que ela assumiria a responsabilidade. A freira providenciou colchão e um candieiro para o menino passar a noite, forneceu alimento, pediu que a irmã do pároco da Igreja do Bonfim cuidasse do garoto. Ela depois voltou com o médico.

“Irmã Dulce atendeu o menino. No dia seguinte, tinha diante de si uma cancerosa, que ela atendeu. Depois apareceram mais alguns necessitados, e ela foi atendendo”, complementa Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador, em entrevista por escrito à Agência Brasil. O arcebispo ressalta que Irmã Dulce “era de baixa estatura, pesava somente 45 quilos, tinha uma saúde muito precária, dormia três ou quatro horas por noite etc. E, no entanto, foi à luta. Foi fazendo o que podia fazer, à medida em que os desafios se multiplicavam à sua frente”.

O religioso também assinala que “mais e mais as pessoas estão descobrindo a importância da vida de Irmã Dulce e do legado que nos deixou. E isso é muito importante porque o número de pobres, doentes e necessitados só aumentou e, por isso, há necessidade de muitas outras Irmãs Dulce.”

“O trabalho de Irmã Dulce era dedicado aos pobres mais pobres, aos desvalidos, aos sem casa, aos que estavam na sarjeta: o marginal, a prostituta, o bandido. Ela tinha o coração aberto a todo mundo”, comenta o advogado Antônio Gilvandro Martins Neves, que conheceu Irmã Dulce no final dos anos 1960 e teve sua ajuda para fundar uma casa de estudante em Salvador e depois manter um hospital beneficente em Paramirim, no interior da Bahia.

O biógrafo Graciliano Rocha acredita que a dedicação aos mais humildes pesou favoravelmente na decisão de canonizar Irmã Dulce. “Ela via no pobre a figura de Jesus Cristo a ser acolhido. Esse era o imperativo ético e religiosos que a movia”, comenta. Para a Thiaquelliny Teixeira Pereira, a canonização de Irmã Dulce não vai reverter o quadro social que se agrava segundo estatísticas oficiais que atestam aumento de pobreza e desigualdade, “mas é sempre bom ter em evidência alguém reverenciável que olha para os pobres”.
Conheça o trabalho filantrópico do projeto "Obras Sociais Irmã Dulce"

(Agência Brasil)

Resultados da 1ª rodada da copa Beira Rio de futebol soçaite da comunidade de Malhadinha em Russas CE

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo
Primeira rodada sabado 12 10 2019 campo Beira rio na malhadinha;

Jogos;

17 horas
Atlético da malhadinha 3 x 3 Caj Jardim
Real Madri 2 x  2 Freitas soçaite 
Tigre de Quixeré 6 x 2 Bôa Vista 

Próximo jogos; Segunda feira 15 10 2019

18;30min

Red Bull x Atletico da Malhadinha  

19;30 min
Casa da cerâmica x Juvenas

Blog; Erivando Lima

Erivando Lima

Nathizael Gonçalves da apoio a copa Beira Rio na comunidade de Malhadinha em Russas CE


A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Rodolfo Araújo, pessoas em pé e atividades ao ar livreO presidente da câmara de Russas Nathizael Gonçalves, esteve participando na noite deste sábado (12) da solenidade de abertura da Copa Beira Rio, na localidade de Ingá. Na oportunidade o presidente esteve acompanhado dos vereadores Raimundo Quincó e Rodolfo Nogueira e do amigo David Loureiro. Nathizael fez questão de dizer eu acredito na força do esporte principalmente para nossa juventude. Por essa razão sempre que fui solicitado ao longo da minha vida pública tenho apoiado e incentivado as mais diversas competições de várias modalidades. Gratidão pela recepção e podem contar sempre comigo.


Blog; Erivando Lima
A imagem pode conter: 27 pessoas, incluindo Rodolfo Araújo, pessoas sorrindo, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre