-->

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Polícia Civil recaptura em Russas foragido da Cadeia Pública


Na manhã de hoje, 11 de julho, a Polícia Civil recebeu informação de que o foragido Aldemar Pinheiro de Oliveira estava escondido em uma residência próximo a lagoa da caiçara. Após realizar diligências no local, os inspetores da Delegacia de Russas conseguiram obter êxito na prisão. Aldemar, que havia fugido no dia 30/05/2016, foi encaminhado para a Delegacia e em seguida reconduzido para a cadeia de Russas/CE.
Informações da DRPC

Moradores encontram segundo jacaré em Trairi


Um jacaré foi encontrado na manhã neste domingo (10) por moradores do município de Trairi, no litoral cearense. Este é o segundo animal encontrado na cidade nas últimas 24h.

Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) foi chamada ao local para capturar o animal, que estava dentro de uma residência. Conforme o sargento Neto do BPMA, que participou da operação, o jacaré tem cerca de um metro de comprimento e ainda pode ser considerado filhote.

O animal foi recolhido pelos policiais militares e será encaminhado para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


O jacaré é da mesma espécie do que foi encontrado na manhã de sábado (9), na praia de Guajiru, em Trairi. O animal foi encontrado em um sítio e possuía pouco menos de um metro de comprimento. Ele também foi levado ao Ibama.

Diário do Nordeste

Grupo é condenado por contrabando de bebidas no Estado


O empresário Renan Montenegro Braga, os dois filhos dele Renan Montenegro Braga Filho, Hermes Falcão Braga e mais catorze pessoas foram condenadas pela Justiça Federal no Ceará acusadas de integrar um grupo criminoso especializado no contrabando de bebidas, na falsificação de selos fiscais, rótulos, assim como na comercialização desses produtos no território nacional. As penas impostas pelo juiz Danilo Fontenelle Sampaio, da 11ª Vara, aos 17 réus ultrapassam 107 anos de reclusão. 

As investigações que culminaram com a desarticulação do grupo começaram em 2005 a partir de informações que partiram de relatórios do Escritório de Pesquisa e Investigação (Espei) da 3ª Região Fiscal, em Fortaleza. O relatório resultou na instauração do Inquérito Policial. Inicialmente, havia indícios de prática de infrações penais, em especial, descaminho e crime contra a ordem tributária, tendo como suspeitos os réus Paulo Souza Barbosa Júnior e Antônio Bastos Santiago. 

Um dos indícios dos relatórios apontava uma considerável desproporção entre os rendimentos declarados e as movimentações financeiras dos investigados e de seus familiares. Segundo o Ministério Público Federal, Antônio Bastos Santiago seria ‘cabeça’ da quadrilha que era especializada no descaminho e contrabando de bebidas, bem como, de adquirir e opor, nas referidas bebidas, selos fiscais e rótulos falsificados em gráficas especializadas, com o objetivo de vender os produtos em Fortaleza. 

As bebidas alcoólicas eram adquiridas no Suriname, país da América do Sul e transportadas de barco até Belém do Pará. Do Norte, as mercadorias seguiam para Fortaleza por via terrestre. Um esquema de proprina também existia para a liberação da mercadoria em caso de alguma fiscalização aduaneira. 

Com o avanço das investigações, os agentes federais descobriram por meio das diligências e de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, como funcionava o esquema. De quem eram os barcos que saíam do Suriname. Quem pegava as bebidas no Pará e enviava para Fortaleza, camufladas em meio a cargas de madeira. 

A PF Descobriu também que os lacres e rótulos eram adquiridos, em São Paulo, e enviados, via sedex para os revendedores, na capital cearense. Além de Antônio Bastos, o grupo possuía outros integrantes responsáveis pela logística do contrabando ou descaminho e também pela falsificação dos lacres e selos fiscais dos produtos. 

Na investigação de campo, os agentes de Polícia Federal descobriram os receptadores das bebidas importadas clandestinamente, inclusive que redes de supermercados, promoveram a compra de bebidas nos locais que eram citados nas conversas telefônicas interceptadas com autorização judicial. 

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão nesses estabelecimentos e comprovaram que as bebidas faziam parte do mesmo lote do material apreendido. Um desses empreendimentos era a Fort Frut Distribuidora de Alimento Ltda (Supermercados Chalana), que pertencia a Renan Montenegro Braga e aos filhos dele, Renan Filho e Hermes Braga. De acordo com trecho da sentença da Justiça Federal, ficou comprovado que “os uísques expostos à venda no Supermercado ‘Chalana’ eram de procedência estrangeira e possuíam selos fiscais falsos, o que, por si, comprova que os responsáveis por tal supermercado cometeram delito de descaminho e de exposição à venda de produto com aplicação de selo destinado a controle tributário falsificado”, diz o documento.

Penas

O homem apontado como cabeça do esquema teve a pena mais “dura” aplicada pelo magistrado. O réu Antônio Bastos foi sentenciado a 16 anos e oito mês de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado.

As outras sanções maiores foram aplicadas a Renan Montenegro, (10 anos de prisão em regime fechado), Renan Filho (oito anos e seis meses de prisão) e Hermes Falcão Braga (oito anos de reclusão), devendo ser cumpridas em regime inicial fechado. A reportagem tentou contato com os advogados dos réus, mas não obteve retorno. 

Diário do Nordeste

Acidente envolvendo moto deixa uma pessoa ferida em Tabuleiro do Norte


Neste domingo, dia 10, por volta das 21h00min, na CE 377, que liga Tabuleiro do Norte a Limoeiro do Norte, na curva do Juazeiro, foi socorrido pelo SAMU, RAIMUNDO ODACI DE OLIVEIRA ROQUE, 51 anos, Agricultor, tendo o mesmo sofrido uma queda, quando pilotava, uma moto, HONDA CG 125, TITAN KS, ANO 2002/2002. A PM em apoio a equipe do SAMU, compareceram ao local, e conduziram o referido veículo a USI, para as devidas providências cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Homem morre após perder controle de moto em Alto Santo


Neste domingo, dia 10, por volta das 16h00mim o destacamento de Alto Santo recebeu uma informação de um acidente de transito na CE 138 que liga Alto Santo a BR-116 a cerca de 10 KM da cidade. 

De mediato os PM's se deslocaram até o local informado onde estava o corpo de ANTONIO CHARLY LIMA LEITE, 28 anos, natural de Rodolfo Fernandes-RN, residente no bairro jardim, Alto Santo-CE. 

Segundo informações, o mesmo vinha pilotando uma motocicleta Honda/CG Titan, cor azul, ano 1996/1996, perdendo o controle do veículo vindo a cair ao chão tendo óbito de imediato no local. A polícia civil foi informada e tomou todas as medidas cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Homem é preso após invadir residência e ameaçar dona de casa em Russas


Neste domingo, dia 10, por volta das 09h20min, na Rua Miguel ramalho Maciel, bairro Várzea Alegre, Russas-CE, foi preso JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA CHAGAS, 31 anos, por haver invadido a residência de uma mulher de 45 anos, e ameaçado a mesma. Os PM's atenderam a ocorrência e conduziram ambas as partes para a DRPC local, onde o infrator foi autuado nos Artigos 150 e 147 do código penal.

  • Art. 150 – Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências


Pena – detenção, de um a três meses, ou multa.

  • Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:


Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Com Informações do 1ºBPM e do CPB