-->

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Ciclista morre atingido por porta de veículo no Ceará

 

 Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Um ciclista de 69 anos morreu após ser atingido pela porta de um carro, na cidade de Morrinhos, a 208 km de Fortaleza. Segundo a polícia, o acidente aconteceu na quarta-feira (17), na localidade do Sítio Alegre, e foi registrado por câmeras de segurança de uma loja.

O idoso João Rosário trafegava pelo Centro do município quando a motorista abriu a porta e o atingiu no braço. Após o choque, o idoso não conseguiu se equilibrar e caiu na rua.

A polícia afirmou que o idoso foi socorrido e encaminhado para um posto de saúde de Morrinhos. O idoso foi atendido, medicado e levado para casa. Após algumas horas ele sentiu algumas dores e morreu em casa.

O sepultamento de João Rosário aconteceu nesta quinta-feira (18), no cemitério de Morrinhos.

O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Marco, cidade vizinha a Morrinhos.

G1 CE

SETAS realiza Seminário de Validação do Plano dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), realizou ontem (18), no CRAS BTS (Antigo ABC), o Seminário de Validação do Plano dos Direitos da Criança e do Adolescente. No momento, aconteceu também a capacitação para o monitoramento do respectivo plano.

O importante plano conta com o alinhamento das principais políticas realizadas no Município, como ações do Selo UNICEF, do Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) e do Programa Prefeito Amigo da Criança, dentre outros.

A EXP Consultoria foi a responsável por ministrar a capacitação que contou com a participação da secretária de assistência social (Rita Silva), do secretário de cultura (Frank Lourenço), representantes da saúde e da educação, adolescentes do NUCA, comissão do Selo UNICEF e responsáveis pelo Programa Prefeito Amigo da Criança.

Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Antirrábica 2022

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Coordenação de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 28 de julho a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022, que prosseguirá até o final do mês de setembro.

A Campanha começou pela zona rural do Município com visitas de casa em casa para a imunização da população de cães e gatos. O processo de vacinação vem sendo realizado nas quartas, quintas e sextas-feiras e o cronograma semanal é divulgado no início de cada semana.

Nesta semana, ontem (17), hoje (18) e amanhã (19), equipes de agentes estão vacinando nas comunidades do Barracão, Capim Grosso, Timbaúba do Pitigão, Várzea Grande e Macoré do Amaral. A relação das localidades de atuação da próxima semana será divulgado a partir de segunda (22), nas emissoras de rádio e redes sociais do Município.

Até o momento, foram imunizados 1.602 animais, sendo 1.106 cães e 496 gatos. Vale ressaltar que todos os cães e gatos devem ser vacinados, com exceção daqueles que estejam doentes ou que ainda não tenham a idade mínima de três meses.

A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados com o vírus. Portanto, colabore e não deixe de vacinar seu cão ou gato de estimação.

Raiva

A raiva é uma doença transmitida por mamíferos que são acometidos pelo vírus da raiva e a transmissão ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, e mais raramente pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Médico e companheira são presos no Ceará usando veículo de luxo roubado com placas clonadas no Ceará

 

Foto: PRF/ Divulgação

Um médico de 31 anos e a companheira dele, de 25 anos, foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-402, na tarde desta quinta-feira (18), usando um veículo de luxo roubado com placas clonadas em Itapipoca, no interior do Ceará.

Segundo a PRF, uma equipe abordou o carro com placas do Rio de Janeiro no quilômetro 263 da rodovia. Durante a ação, o veículo era conduzido pela mulher, que não tinha habilitação, o que levantou as suspeitas dos agentes.

Em uma busca minuciosa, os policiais constataram que diversos sinais identificadores do automóvel estavam adulterados, inclusive as placas. O carro havia sido roubado em 14 de março de 2022, em Recife.

Durante a fiscalização, o médico compareceu ao local alegando aos agentes ser o proprietário do veículo que estava com a companheira. Ele e a mulher foram presos pelos crimes de receptação e adulteração de sinal veicular. O homem também vai ser responsabilizado por de entregar veículo a pessoa sem habilitação.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Itapipoca, onde o veículo de luxo ficará à disposição do legítimo proprietário.

G1 CE

Pai de sete filhos preso por furtar 10 kg de arroz é absolvido pela Justiça no Ceará

 

Foto: Maurício Glauco/EPTV

Um homem de 42 anos, que respondia processo por furtar um fardo com dez quilos de arroz, foi absolvido pela Justiça do Ceará na última sexta-feira (12). Na época da prisão, em 2018, ele estava desempregado, não tinha dinheiro para comprar comida para a família — composta por 11 pessoas — e furtou o alimento de um mercadinho na cidade do Crato, no Cariri.

“Ele saiu de casa dizendo que ia arranjar alguma coisa para comer, mas o tempo passava e ele não voltava. Um rapaz que mora aqui na rua foi quem deu a notícia, que tinha visto ele sendo preso. Meu mundo caiu nesse dia. A gente passa por muitas dificuldades, mas somos honestos. Eu tenho nove filhos, sete com o Ronaldo e vivemos de ajuda mesmo das pessoas”, declarou a dona de casa, esposa do réu.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará fez a defesa do homem trazendo o princípio da insignificância penal. Quatro anos depois, o juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Crato absolveu o homem.

O pai de família hoje está trabalhando como servente e recebe uma diária de 50 reais. Na época da prisão, a esposa também estava sem emprego e eles não tinham nenhuma fonte de renda. “Hoje ele está trabalhando e estamos recebendo o bolsa família. Assim, a gente vai escapando da fome”, declarou a mulher.

O defensor público José Aníbal de Carvalho Azevedo, titular da 1ª Defensoria Criminal do Crato, pleiteou a absolvição, alegando o princípio da insignificância, também conhecido como ‘crime de bagatela’.

O entendimento traz a ideia de que, apesar de o furto ser considerado crime, alguns tipos, por serem tão pequenos, não deveriam ser julgados na justiça penal. Nesses casos, a própria tipicidade do fato ficaria excluída, ou seja, tais delitos não se encaixam na definição de crime de furto.

“Pelo princípio da insignificância, o Direito Penal não se deve ocupar da proteção de bagatelas. Ronaldo devolveu os sacos de arroz logo após ter sido preso e na época do fato, o salário-mínimo nacional era de R$ 954,00 e o valor total do artigo subtraído não ultrapassou a 10% disso”, explicou o defensor.

“Certamente, não há interesse do Estado de punir tão ínfima lesão. Inclusive, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal vem adotando, reiteradamente, o princípio da insignificância para extinguir ações penais e fundamentamos tudo isso no processo”, complementou Aníbal.

G1 CE

Quixadá - CE plantão policial


PEDRA BRANCA ACHADO DE CADÁVER.

Dia 18/08/2022, por volta das 15h, a composição de serviço. Foram informados de um achado de cadáver no interior de uma residência na Rua Padre Jessé , distrito de Mineirolandia . A composição se deslocou até o local informado , onde constatou ser a pessoa de A L da S , natural de Quixadá/CE . Familiares informaram que o mesmo morava sozinho no local e que era alcoólatra . Foi acionado pericia e rabecão , onde visualmente não foi constatado nenhuma marca de violência causada por arma de fogo ou arma branca

MORADA NOVA HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO.

Dia 18/08/2022 (quinta-feira), por volta das 17h50min, foi informado via COPOM (190) de um possível homicídio na localidade de Cipoada zona rural de Morada Nova, de imediato a VTR 9173 se deslocou até o local e foi confirmado a veracidade da denúncia. Se tratava de um homicídio por arma de fogo. Tratava-se de C A R, segundo informações repassadas, que por volta das 16:40 o indivíduo vinha em sua motocicleta. Quando foi interceptado e alvejado por disparo de arma de fogo, provavelmente cal. 12 no rosto e braço. O mesmo já responde vários artigos.  Atenderam a ocorrência na VTR 7107 da PEFOCE , e  o RABECÃO 7065.

Fonte; PM CE

Bolsonaro vira no Rio de Janeiro e tem 41% contra 39,9% de Lula

 

Pesquisa Modalmais/Futura Inteligência revelou que o presidente Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto no Rio de Janeiro com 41% contra 39,9% do ex-presidente Lula, situação que os coloca em empate técnico devido à margem de erro de 3,5%.

Ciro Gomes aparece em terceiro com 7,6%, seguido por Simone Tebet (1,8%), Pablo Marçal (1,1%), Soraya Thronicke (0,3%), Vera Lúcia (0,3%), Felipe d’Ávila (0,2%) e Leonardo Péricles (0,1%). Brancos e nulos somam 5,2% e 2,6% não souberam ou não quiseram responder.

A pequena variação dos números em relação à pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é apresentado a uma lista com os nomes, mostra que a maioria dos eleitores fluminenses já decidiu em quem vai votar.

Na espontânea o resultado é o seguinte:

Bolsonaro – 40,7%
Lula – 38,4%
Ciro – 3,8%
Tebet – 0,9%
Marçal – 0,2%
d’Ávila – 0,1%
Outros – 1%
Brancos e nulos – 3,6%

Não sabe/Não respondeu/Indeciso – 11,3%

A Futura Inteligência também simulou um cenário com apenas os quatro candidatos mais bem colocados. Nesse caso, Bolsonaro lidera com 42,1% contra 37,2% de Lula, 11,2% de Ciro Gomes e 3,1% de Simone Tebet. Brancos e nulos somam 4,5% e 2% não souberam ou não quiseram responder.

Na simulação de segundo turno, Bolsonaro e Lula aparecem numericamente empatados com 45,9%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 6,4% e 1,8% não souberam ou não quiseram responder.

O governo federal é avaliado como ótimo ou bom por 36,3% dos entrevistados. São 27,8% os que consideram o governo regular e 32,8% o avaliam como ruim ou péssimo. Apenas 3,2% não souberam ou não quiseram responder.

A avaliação pessoal do presidente Jair Bolsonaro é a seguinte:

Ótimo ou bom = 39,2%
Regular – 19%
Ruim ou péssimo – 40,3%
Não sabe – 1,5%

A Futura Inteligência ouviu 800 eleitores em 67 municípios do Rio de Janeiro entre os dias 11 e 15 de agosto. A pesquisa e os resultados estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo RJ-09186/2022. (Diário do Poder)

Russas - CE plantão policial 1º BPM

RUSSAS – RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBO

Dia 18/08/22, por volta das 13;30 minutos, o COPOM recebeu uma ligação via 190 com a informação de que havia uma motocicleta abandonada em um matagal na localidade de Lagoa do Toco nas proximidades da CONAB, a VTR 1902 se deslocou até o local para verificar a veracidade da informação, no local foi encontrada uma motocicleta do tipo Honda CG 150 TITAN, cor preta, ao verificar a placa da moto foi constatado que se trata de uma moto com queixa de roubo/furto no dia 14/08/2022,  a motocicleta foi conduzida à DRPC de Russas para apresentar à autoridade policial, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência .

RUSSAS – PRISÃO POR POSSE DE ARMA E TRÁFICO DE DROGAS

Dia 18/08/2022, por volta das 09h  a equipe Raio 02, recebeu informes, de que uma pessoa, estaria traficando drogas em sua residência e que portava uma arma de fogo na rua Samuel Fernandes de Oliveira, bairro Tabuleiro do Catavento. De pronto, a equipe RAIO 02 com o apoio da equipe RAIO 01 fez deslocamento até o endereço citado, onde foi visualizado a pessoa . Durante as buscas policiais, a composição conseguiu localizar no interior do imóvel mais de 700 papelotes de maconha escondidos em vários cômodos da casa, além de um tablete maior da mesma substância, uma porção de crack e uma porção de cocaína, que além disso foi encontrado um revólver calibre 38 e alguns estojos de mesmo calibre. Logo após a equipe seguiu para DRPC de Russas, e apresentou a arma e drogas juntamente com o acusado ao Delegado, onde foi realizado os  procedimentos cabíveis. O acusado foi indiciado com base no art 12 do estatuto do desarmamento e no art 33 da lei 11,343/2006.

Fonte; PM C