-->

domingo, 19 de junho de 2016

Liro Paz desmente boatos de que estaria apoiando Weber para prefeito


O pré-candidato a prefeito de Russas Liro Paz, em conversa hoje pela manhã com nossa equipe disse não passar de boatos e fofocas a história de que o mesmo juntamente com a também pré-candidata Guida Maia Rocha estariam fechados com o atual prefeito Weber Araújo um acordo para apoia-lo nas eleições deste ano. Liro revelou que ainda esta semana, estará ele e Guida participando de uma reunião com o ex-governador Cid Gomes, e disse não haver possibilidades de apoiar o atual gestor. 

Com Informações do 1ºBPM

Mototaxista é vítima de Latrocínio em Russas


Neste domingo, dia 19, por volta das 16h40min, na localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, mais precisamente na Sucurujuba, zona rural de Russas-CE, foi vitima de latrocínio, o mototaxista João Batista de Lima Cunha, 29 anos, natural de Russas. A vitima seguia com a passageira de iniciais G.F.M., 21 anos, natural de Russas, da localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, quando passou por dois indivíduos em uma motocicleta Honda Bros, cor vermelha, demais dados não informados, sendo que o garupeiro anunciou o roubo mandando a vitima parar, o qual não parou e foi alvejado com um disparo de pistola calibre 380 na cabeça, vindo o mesmo a óbito no local. A passageira sofreu apenas escoriações leves. Os indivíduos após as vitimas caírem voltaram e roubaram os aparelhos celulares, a bolsa da passageira e uma quantia em dinheiro do mototaxista, em seguida fugiram em direção a localidade de Macambira zona rural de Russas. Os PM da F.T.A. atenderam a ocorrência, e em seguida saíram em diligencias no intuito de localizar os indivíduos. 

Com Informações do 1ºBPM

Piauí tem 23 cidades com número maior de eleitores que habitantes


O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí identificou 23 cidades onde o número de eleitores é maior que o de habitantes.De acordo com o TRE-PI, 29 municípios piauienses estavam nessa situação. A Justiça Eleitoral fez revisões em algumas delas e o número caiu para 23.

A reportagem do PI TV 2ª Edição esteve em uma dessas cidades: Nazária. Por lá, tem muita gente insatisfeita. Segundo os moradores, muitas pessoas só aparecem no município no dia da eleição.

Maria Do Carmo mora em Teresina, mas é professora em Nazária. Ela optou em votar lá porque acredita ser mais fácil cobrar dos gestores. “Votando aqui acho mais fácil cobrar que me deem subsídios, não só para mim, mas para os demais servidores do município, pra que a gente possa desenvolver um bom trabalho”, falou.

Assim como a professora, o número grande de pessoas que não moram em Nazária são eleitores do município, que foi desmembrado da capital. A cidade é a mais nova do estado, com apenas oito aos de emancipação e é também o que mais apresenta distorção entre população e eleitorado. São 8 mil habitantes e mais de 9 mil pessoas aptas a votar.

Na lista estão também São Félix do Piauí e Bocaína. O próprio TRE reconhece que a situação é um indício de irregularidade.

“O que o TRE pode fazer é identificar esses eleitores e ver em que situação eles foram transferidos. Se constatar irregularidade, ele terá o título cancelado”, disse o desembargador do TRE-PI,Valério Chaves.

Quem acaba prejudicado são os moradores de cidades nessa situação. Em Nazária, famílias que há anos aguardam por um calçamento na rua em que moram, não acham justa a forma com que prefeitos e vereadores são escolhidos. “O ideal é quem é daqui votar aqui mesmo. Eu moro aqui e não vou votar em Teresina”, falou a agricultora Francisca Sousa.

Para o cientista político Valter Carvalho, esse tipo de distorção revela uma fragilidade na fiscalização das eleições. “Isso não era mais para estar acontecendo porque é simplesmente questão de verificar o domicilio eleitoral e ter critérios básicos para identificar isso, por exemplo, se a pessoa tem uma casa e alugou, que mostre o comprovante", falou.

G1/Piauí

Detentos fogem de prisão em Itaitinga usando escadas


Um grupo de detentos fugiu, na noite de sexta-feira (17), do Centro de Execução Penal e Integração Social, no Complexo Penitenciário Itaitinga II. Eles teriam escapado amarrando escadas na parte externa da unidade. Uma fonte da Polícia informou que mais de 30 escaparam da unidade onde estavam provisoriamente desde as rebeliões do dia 21 de maio. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), entretanto, não confirmou o número exato, mas estimou em sete. Uma contagem ainda será realizada para confirmar a quantidade.

Na fuga, os detentos foram vistos por membros da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Por meio de nota, a PRF disse ter capturado seis deles nas proximidades do complexo prisional no fim da noite. 

A ação foi iniciada após a denúncia de motoristas que trafegavam na BR-116, que disseram ter visto cerca de 15 homens saindo do matagal próximo ao presídio. Os seis fugitivos foram capturados em três momentos diferentes, se deslocando sempre em duplas. Todos foram encaminhados à CPPL 3, que seria, ainda segundo a PRF, a unidade de origem deles antes das rebeliões.

De acordo com a Sejus, todos foram levados de volta à unidade prisional. 

Diário do Nordeste

Ambulância em emergência é atingida por carro em cruzamento da Aldeota


Uma ambulância em emergência, com as sirenes ligadas, foi atingida na manhã deste sábado (18) por um carro no cruzamento das ruas José Lourenço e Padre Valdevino, na Aldeota. Com a colisão, o veículo de socorro ainda se chocou contra o muro de um condomínio. 

Nas imagens é possível ver quando o veículo cruza a preferencial e é atingido por outro carro. 

Segundo testemunhas, ninguém se feriu e o paciente foi retirado do veículo e levado a uma clínica localizada próximo ao local do acidente, ficando lá até a chegada de outra ambulância, que o socorreu em seguida. 

A ocorrência foi atendida por uma equipe da Guarda Municipal. 

Diário do Nordeste

Quadrilhas arrombam três bancos e fogem com dinheiro no Ceará


Três agências bancárias foram atacadas no sábado (18) em Fortaleza e nos municípios de Fortim e Várzea Alegre, no interior do Ceará. Segundo a Polícia Militar (PM), em todas as três ações criminosas as quadrilhas conseguiram furtar o dinheiro dos bancos.

Em Fortin, distante 178 quilômetros da capital, os assaltantes invadiram a agência do Banco do Brasil durante a madrugada, por volta de 1h. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os homens violaram um dos caixas eletrônicos utilizando maçaricos. O grupo roubou o dinheiro do estabelecimento bancário e depois fugiu.

A ação em Várzea Alegre, a 435 quilômetros de Fortaleza, também foi com uso de maçaricos. Segundo o 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), um grupo de assaltantes invadiu a agência do Banco do Brasil, arrombou um dos caixas eletrônicos e em seguida fugiu.

Banco do Crea-CE é arrombado

Já na manhã de sábado, cinco homens arrombaram um caixa eletrônico localizado dentro da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CreaCE), no Centro de Fortaleza. De acordo com a Polícia Militar, cinco homens armados de revólveres e escopetas renderam o vigilante e conseguiram retirar o dinheiro do caixa.

A polícia afirmou que além do dinheiro, a quadrilha levou uniformes e a arma do vigilante. Ninguém ficou ferido e o grupo acabou fugindo.

Equipes da Polícia Militar e Polícia Civil realizaram buscas pelas regiões após os ataques, mas até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso.

43 ataques contra bancos

Com estes ataques, subiu para 43 o número de ações criminosas contra estabelecimentos bancários neste ano no Ceará, conforme Sindicato dos Bancários do Ceará. O mais recente havia acontecido na sexta-feira (17), na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Conforme a polícia, os vigilantes da universidade foram rendidos por pelo menos cinco criminosos armados que invadiram o Campus Pimenta, no Crato, e arrombaram um caixa eletrônico que fica na unidade. A quadrilha usou um maçarico para arrombar o caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.


Os vigilantes foram amarrados enquanto os criminosos tentaram abrir o caixa. O material usado na ação foi abandonado no local, mas ninguém foi preso.

G1/CE

Homem é rendido por meliantes a pé e armados e tem moto tomada de assalto no Borges, Jaguaruana


Por volta das 14h40min deste sábado, dia 18, na localidade de Borges de Jaguaruana-CE, foi vitima de roubo um homem de 25 anos, que teve sua moto Honda CG 150 Fan de cor preta, ano 2006, de placa HXN-8173, roubada, além da quantia de R$ 590,00, quando foi rendido por dois indivíduos a pé, sendo um de blusa vermelha e outro de blusa branca, um deles armado com revolver. Os elementos seguiram em direção à localidade de Bom sucesso, Russas-CE. A polícia está em diligências.

Com Informações do 1ºBPM