-->

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Bairro de Fatima tem ruas recuperadas na cidade de Russas CE

 

O vereador Justo Paz Rebolças em parceria com a secretaria de infraestrutura e o prefeito Sávio Gurgel, estão fazendo uma geral nas ruas do bairro de Fatima no municipio de Russas. O trabalho terá continuidade no dia de amanhã.

Blog; Erivando Lima

Superlua de sangue: Raro fenômeno astronômico atinge seu pico nesta quarta (26)

 

O grande evento "Superlua de sangue" atingirá seu ponto mais próximo da Terra nesta terça-feira (26) e poderá ser acompanhada não só no Brasil, mas no mundo. Seu ápice será as 22h49, no horário de Brasília e será acompanhado de um eclipse lunar total - este não visível em terras brasileiras - mas que será visto pelos moradores da Austrália e no leste da Ásia. As informações são do portal R7.

De acordo com Rodolfo Langhi, professor e coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), este evento astronômico é considerado muito raro. A próxima junção entre um eclipse lunar total com uma superlua ocorrerá novamente apenas em 08 de novembro de 2033.

"Uma superlua, por si só, já não é um fenômeno que acontece com tanta frequência, pois é preciso que a Lua esteja na fase cheia e em seu ponto mais próximo da Terra — o chamado perigeu. Quando isso ocorre, a Lua aparenta estar maior e mais brilhante para nós, observadores", explica Langhi. "No caso desta superlua de sangue, trata-se de algo ainda mais raro, pois coincide com um eclipse lunar total."

Para quem deseja observar o fenômeno , será necessário apenas observar os céus e não será necessário se desclocar para nenhum ponto em específico dos grandes centros.

"Às 22h49, quando a superlua atingirá seu pico, a Lua estará quase no ponto mais alto no céu. A orientação é virar o rosto para leste e levantar a cabeça levemente para cima", afirma o pesquisador. "Vale ressaltar, no entanto, que a partir do pôr-do-Sol, o satélite natural da Terra já estará visível e, independentemente do horário, a visão será praticamente a mesma."

Será possível observar a junção dos dois fenômenos através da página da internet chamado Virtual Telescope Project, que transmitirá, na Itália, as imagens do raro evento atmosférico através de telescópios na Austrália, Nova Zelândia e nas Américas.

Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


SEMA/CE suspende Campanha Educativa da Semana do Meio Ambiente 2021

 

A Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, devido a pandemia da Covid-19 em todo o Estado, suspendeu a realização da Campanha Educativa da Semana do Meio Ambiente 2021, que estava prevista para acontecer no período de 30 de maio a 06 de junho. A decisão foi oficializada aos municípios por meio do ofício circular n° 137/2021. (Anexo abaixo).

Sendo assim, a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que de acordo com a determinação estadual, excepcionalmente neste ano, o Município não realizará a Semana do Meio Ambiente.

A Prefeitura informa ainda, que o Município realizará ações educativas em alusão ao “JUNHO VERDE” e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente na data de 05 de junho.

Oficio sema

Prefeitura inicia entrega de kits alimentícios na próxima segunda-feira (31)

 

A prefeitura de Russas, através da Secretaria de Educação, iniciará no dia 31 de maio a entrega de Kits de alimentação escolar para alunos da rede pública do município. O objetivo é garantir o direito à alimentação diante do momento de pandemia.

São 12.040 kits que chegarão à mesa das famílias dos alunos das escolas públicas do município. A distribuição será realizada pelas unidades escolares de forma agendada, para que não haja aglomeração, seguindo todos os protocolos de segurança. Consulte os dias da entrega por escola no link abaixo: CRONOGRAMA DA ENTREGA DOS KITS – 2021 – MAIO

Orientações

Para evitar aglomerações, os pais devem comparecer à Escola somente no horário agendado, portando RG ou CPF. Para o recebimento do kit, cada família deve ser representada por apenas uma pessoa, que não esteja no grupo de risco de contaminação.

O pai ou responsável que possui mais de um filho(a) matriculado na escola, pode receber todos os kits de uma só vez, no horário de entregada turma do(a) filho(a) mais novo(a).

Quem não puder comparecer à Escola no horário agendado, deve aguardar a nova chamada de entrega.

Saiba como fazer boletim de ocorrência pela internet

 Simples e prático, fazer boletim de ocorrência digital evita que o cidadão perca tempo indo a uma delegacia.


Em quais casos posso fazer um boletim de ocorrência?

Todos os casos abaixo podem ser registrados pela internet no portal da Polícia Civil:

- Extravio
- Dano
- Acidente de trânsito
- Injúria
- Furto
- Difamação
- Roubo a pessoa
- Calúnia
- Desaparecimento de pessoa
- Roubo a residência
- Violação de domicílio
- Maus-tratos aos animais
- Estelionato 
- Ameaça
- Furto qualificado (arrombamento)
- Crime contra o idoso
- Apropriação indébita
- Crime contra o consumidor
- Preconceito - Raça ou Cor
- Preconceito - Conduta Homofóbica
- Preconceito - Conduta Transfóbica
- Outros fatos não delituosos


Como registrar o B.O.?

Para fazer o registro de um boletim de ocorrência pela internet, o usuário deve obrigatoriamente ser maior de 18 anos, ter documentos válidos e possuir endereço fixo e endereço de e-mail válidos.

Os dados são importantes por dois motivos: com eles, a polícia tanto pode entrar em contato com o cidadão, caso necessário, como pode investigá-lo em casos em que a denúncia se prove falsa.

Em seguida, é necessário descrever a ocorrência com todos os detalhes possíveis.

Russas CE; plantão policial


RUSSAS INVASÃO DE DOMICÍLIO E DISPARO DE ARMA DE FOGO

Por volta das 02h20min de hoje, na localidade de Sítio Buía, zona rural de Russas, um indivíduo desconhecido pilotando uma moto, invadiu uma residência e efetuou um disparo de arma de fogo, o qual atingiu uma porta, em seguida fugiu fazendo ameaças que em breve voltaria. Nada se sabe sobre o motivo dessa ação. Os policiais militares estiveram no local, mas até o momento o acusado não foi identificado.

 Fonte; PM CE


Boletim Epidemiologico de Russas CE

 


Atenção você jovem que estar prestes a entrar na policia miltar

 


Blog; Erivando Lima;