-->

quinta-feira, 8 de julho de 2021

SETOR DA COORDENAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE RUSSAS

 Hoje dia 08/07/2021(Quinta-feira), A Prefeitura

Municipal de Russas Administração SÁVIO GURGEL, através da Secretaria de Infraestrutura Secretário GUILHERME CORDEIRO, e Setor da Coordenação da Iluminação Pública Municipal sob a COORDENAÇÃO de FLAVIO LOPES SERPA, PELA EMPRESA DUVALE O MOTORISTA PAULINHO e ELETRICISTA ALAN, estiveram realizando os serviços de recuperação e manutenção da ILUMINAÇÃO PÚBLICA nas seguintes ruas, bairros e localidades desse município;

 Iniciamos pela ZONA RURAL NA LOCALIDADE DE CANAFISTULA , TIMBAÚBA DE NOSSA SENHORA DAS DORES, SÃO JOÃO DE DEUS E SITIO BUIA.

 ZONA URBANA BAIRRO ALTO DO SÃO JOÃO (na comunidade conhecida como ZÉ DO EIXO), TRAVESSA JOÃO BATISTA DE LIMA N° 2728, BAIRRO DO TABULEIRO DA VAQUEJADA

As equipes da Coordenação da Iluminação Pública Municipal de Russas que hoje no COMANDO FLAVIO LOPES SERPA, e da EMPRESA DUVALE realizaram e concluíram os serviços com sucesso.

Administração SÁVIO GURGEL atendendo as demandas e solicitações das nossas comunidades com zelo, dedicação e pontualidade.

Blog; Erivando Lima.

Operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos a pedido do MPCE em combate à fraude em concurso público realizado em Baixio

 

FOTO: REDES SOCIAIS

Na manhã desta quinta-feira (08/07), foi deflagrada a “Operação Amigos do Rei”, no município cearense de Baixio e em Teresina, no Piauí, com o objetivo de combater fraude no resultado do Concurso Público realizado no Município de Baixio, regido pelo Edital nº 01/2019. Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, a pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os mandados são cumpridos em Baixio pela Polícia Civil do Ceará. Já em Teresina, por Polícia Civil do Ceará, Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e Polícia Civil do Piauí. Os alvos são o atual presidente da Câmara Municipal de Baixio, um ex-vereador de Baixio, além de mais três pessoas ligadas à empresa organizadora do concurso.

A pedido do MPCE, foram presos preventivamente Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira, conhecido como “Zico”, que é ex-chefe de Gabinete e atual presidente da Câmara Municipal de Baixio; e Francisco Bernardo dos Santos, ex-vereador da Câmara Municipal de Baixio. Em Teresina, estão sendo cumpridos os mandados de prisão preventiva contra Dirceu Iglesias Cabral Filho, Tiago Lima Iglesias Cabral e Diego Lima Iglesias Cabral, todos ligados à CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos, empresa responsável pela realização do concurso público com graves indícios de fraude.

FOTO: REDES SOCIAIS
FOTO: REDES SOCIAIS

Entenda a investigação

O Ministério Público apresentou denúncia com base no inquérito civil e na investigação produzida pela Polícia Civil, apontando fortes indícios de fraude no resultado do concurso público, com comprovada participação dos denunciados. O esquema criminoso teve origem antes mesmo do lançamento do Edital 01/2019. A quebra do sigilo de dados previamente autorizada judicialmente no aparelho celular de Dirceu Iglesias, sócio-administrador da empresa CONSEP, revelou que ainda em novembro de 2018, Francisco Bernardo entrou em contato com o empresário, comparecendo à sede da CONSEP, em Teresina, no dia 18 de dezembro de 2018, evidenciando direcionamento da contratação da empresa que realizaria o certame, o que de fato ocorreu.

FOTO: REDES SOCIAIS
FOTO: REDES SOCIAIS

“A quebra de sigilo de dados ainda revelou que os integrantes da empresa CONSEP constituem uma associação criminosa destinada a fraudar o caráter competitivo dos concursos, fazendo acertos com outras bancas. Quanto ao concurso em apreço, em um dos diálogos extraídos, Tiago Iglesias chega a reclamar com o pai, Dirceu Iglesias, acerca do ponto de corte de 60% do concurso realizado em Baixio, pedindo para que o mesmo não colocasse mais esse ponto de corte em todas as matérias pois ficaria difícil arrumar o esquema”, narra o membro do MPCE. Os diálogos mostram ainda fraudes no ajuste da nota final de uma candidata que, de acordo com o gabarito verdadeiro colacionado ao inquérito civil, ficou muito distante de alcançar a aprovação, contudo trabalha normalmente exercendo o cargo efetivo.

A investigação do MPCE evidenciou que quem realmente geria todos os assuntos relativos ao concurso era Francisco Bernardo. “A extração de dados revelou que Bernardo foi quem definiu a data da realização do concurso, os aditivos ao edital, as inscrições e isenção de pagamento, os recursos, a arrecadação, as publicações, além de ter acesso por meio de login e senha ao e-mail criado para utilização da comissão do concurso”, detalha o promotor de Justiça. A apuração do Ministério Público constatou, ainda, que durante a realização do concurso, o denunciado manteve contato telefônico com dez candidatos nomeados e beneficiou dois familiares com a nomeação fraudulenta, incluindo a esposa dele, Eliane Oliveira Bernardo dos Santos, que é vereadora de Baixio. “Em um dos diálogos, Bernardo escolhe até mesmo a colocação em que a esposa deveria ser aprovada para não chamar atenção”, complementa João Eder Lins dos Santos.

O envolvimento de Raimundo Amaurílio com a fraude restou comprovado para o Ministério Público, considerando que em uma das conversas entre Bernardo e Dirceu acerca das tratativas do concurso, Bernardo diz que está com Zico, chefe de Gabinete. Além disso, no mesmo dia da realização do concurso, ocorreu um encontro às escondidas com Dirceu Iglesias e Francisco Bernardo para uma suposta entrega de “ofício”, em local ermo, após a realização das provas, por volta das 13h, no município cearense de Barro, conforme relatórios das Estações Rádio Base (ERB) dos aparelhos celulares dos denunciados. “Vale salientar que os candidatos que se julgavam prejudicados com o resultado procuravam ‘Zico’ para resolver assuntos relacionados à fraude e ele, mesmo na condição de chefe de Gabinete, em vez de levar os fatos ao conhecimento das autoridades, tentou encobrir a burla ao concurso, garantindo aos prejudicados, mesmo fora das vagas, a garantia da nomeação e ainda a inserção de gratificação para compensar o candidato pelo ‘transtorno’”, destaca o membro do MPCE.

Denúncia

O MPCE denunciou Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira pelos crimes de falsidade ideológica qualificada em continuidade delitiva, fraudes em certames de interesse público qualificado, peculato, prevaricação, advocacia administrativa e usurpação de função pública qualificada. Já Francisco Bernardo dos Santos foi denunciado pelos delitos de frustração do caráter competitivo de licitação, falsidade ideológica qualificada em continuidade delitiva, supressão de documento público, fraudes em certames de interesse público qualificado e usurpação de função pública qualificada.

Por fim, Dirceu Iglesias Cabral Filho, Tiago Lima Iglesias Cabral e Diego Lima Iglesias Cabral foram denunciados por associação criminosa, falsidade ideológica qualificada em continuidade delitiva, supressão de documento público e fraudes em certames de interesse público qualificado. O Ministério Público também denunciou Dirceu Iglesias Cabral Filho por frustração do caráter competitivo de licitação.

Ação Civil Pública

Além da denúncia apresentada, o MPCE ingressou com Ação Civil Pública (ACP) nesta quinta-feira (08/07) para anular o concurso e exonerar os nomeados. O Ministério Público requer à Justiça o imediato afastamento de todos os servidores efetivos nomeados por meio do concurso fraudado, bem como a anulação definitiva do certame, com a consequente exoneração de todos os nomeados. As condutas de improbidade administrativa também são objeto de investigação do Ministério Público nos autos de Inquérito Civil que tramita na Promotoria de Justiça de Ipaumirim.

*Conteúdo “MPCE

Oportunidades de Emprego IDT/Sine Limoeiro do Norte/CE 09/07/2021

 

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está com vagas abertas para a Região Jaguaribana. Os interessados devem fazer a sua inscrição através do link, leia atentamente o perfil, caso o seu perfil esteja compatível com o perfil da vaga, preencher o formulário eletrônico, anexar o currículo em formato PDF e enviar.

#vagasidt

Contato:

(85) 98726.2270 (whatsApp)

LIMOEIRO DO NORTE – CE

5760344_AÇOUGUEIRO - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/5A455VkZspDmhNeQ7

5787180_ANALISTA DE NEGÓCIOS - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/eiiguyRFNjDuvf7M9

5769137_AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/vq7skM2dgUTzJPiw9

5760793_CHEFE DE COZINHA - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/zvcQh7obJK4riPXz6

5733731_COZINHEIRO GERAL- Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/MWtqe87rQgqyJN9m8

5788327_DESENHISTA GRÁFICO PROMOCIONAL - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/VbwTFoGW4qJ7mv63A

5731345_MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE APARELHOS DE REFRIGERAÇÃO - Inscrições até 09/07/2021

https://forms.gle/Pqd8bDBYDRyYt5px5

5754370_MÉDICO DO TRÁFEGO - Inscrições até 08/08/2021 - https://forms.gle/xpufMGuApBrvyxjE8

5784596_VENDEDOR INTERNO - Inscrições até 09/07/2021 - https://carreiras.magazineluiza.com.br/vagas/151778-vendedor

5749016_VENDEDOR PRACISTA - Inscrições até 15/07/2021 - https://forms.gle/8yZQWfxoycPciaZd6

5750454_VENDEDOR PRACISTA - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/VKq8f29hV7B4ssmW8

5763597_VENDEDOR PRACISTA - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/TuZsRVDm4JQxGsQL9

5740556_VENDEDOR PRACISTA - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/gw85ZHRGef7s7vgp9

VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5682325_ATENDENTE DE LOJA - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/tYnjPHe9BzQA5sPQ8

5764257_AUXILIAR DE LIMPEZA - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/yq8hKuEPc6WHy1716

5784543_AUXILIAR DE LIMPEZA - Inscrições até 31/07/2021 - https://forms.gle/w1UpyKbd2hkNNXme7

5764337_ESTOQUISTA - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/HS4sgKWHXXAsUjwR6

5645353_TRABALHADOR RURAL - Inscrição até 09/07/2021 - https://forms.gle/oyfradiJyf2sQP2f8

5764443_VENDEDOR PRACISTA - Inscrições até 16/07/2021 - https://forms.gle/hgYCLBvQ7RemapzB7

ALTO SANTO – CE

5777843_AUXILIAR DE COZINHA - Inscrições até 28/07/2021 - https://forms.gle/Vt4pqe6ZaD5Dy6SJ8

5777740_AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS(LIMPEZA) - Inscrições até 28/07/2021 - https://forms.gle/scQA2Pn4pnSL7tva8

5777940_COZINHERO GERAL(RESTAURANTE) - Inscrições até 28/07/2021 - https://forms.gle/HEtKpHyoJ198mcjp6

5778225_ESTOQUISTA - Inscrições até 28/07/2021 - https://forms.gle/Jux8YF298bLPXRHu8

5777971_MOTORISTA ENTREGADOR - Inscrições até 28/07/2021 - https://forms.gle/6CTjZyt8G3kWhfc5A

5777697_NUTRICIONISTA - Inscrições até 28/07/2021 - https://forms.gle/4h364Lm6jXhPHFAK6

5754690_REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO - Inscrições até 08/07/2021 - https://forms.gle/GdiWrfTR89iC958e7

5778083_TÉCNICO EM NUTRIÇÃO - Inscrições até 28/07/2021 - https://forms.gle/Y4JHPzeWY2Mwzw2e8

MORADA NOVA - CE

5779510_AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA - Inscrições até 15/07/2021 - https://forms.gle/sCvLwCJAr7DcbZYm6

5776541_MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/Mkiwtb81UkJ1bPCj7

VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5685493_TRABALHADOR POLIVALENTE NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS - Inscrições até 09/07/2021 :https://forms.gle/sAimZaGnEqtv1dFv7

PALHANO - CE

5764580_GERENTE DE SUPERMERCADO - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/91brgffMKoG4bUaM8

5739414_OPERADOR DE CALDEIRA - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/i2fSVqT4AEsZrxLm8

5739567_OPERADOR DE MAQUINAS FIXAS - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/PnksdupZ2o64BZKu7

QUIXERÉ – CE

5790925_OLEIRO(FABRICAÇÃO DE TELHAS) - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/yq3dAXdrud1f897M7

VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5685447_TRABALHADOR POLIVALENTE NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS - Inscrições até 09/07/2021: https://forms.gle/8fBVW3Yudj55KxTp6

RUSSAS – CE

5786781_AJUDANTE DE MOTORISTA - Inscrições até 20/07/2021 – https://forms.gle/bM4unoZPQuqL1YEE7

5785336_ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO - Inscrições até 09/07/2021 -https://forms.gle/TwAcYEUDG5CX78CG9

5786841_AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (LIMPEZA) - Inscrições até 20/07/2021 – https://forms.gle/nRpubTiZdRMcDih48

5757241_CONSULTOR DE VENDAS - Inscrições até 09/07/2021: https://forms.gle/rQYp3SWsP58Jctzu9

5751826_GERENTE DE LOJA - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/kf3nMKz6DH2KbBoH6

5786369_GERENTE DE LOJA - Inscrições até 20/07/2021 – https://forms.gle/jkdg5RtDo7UkrUJ19

5786493_MOTORISTA ENTREGADOR - Inscrições até 20/07/2021 – https://forms.gle/BWe3TCKnRBfoxpgQ6

5786664_OPERADOR DE CAIXA - Inscrições até 20/07/2021 – https://forms.gle/95SXsXX6Cz4eAWst8

5752837_REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO - Inscrições até 09/07/2021 - https://forms.gle/zeTxA6UTm7fcNcce7

5786589_VENDEDOR INTERNO - Inscrições até 20/07/2021 – https://forms.gle/kCTNF1d9McuPe7fr8

5736013_VENDEDOR PRACISTA - Inscrições até 09/07/2021- https://forms.gle/ghYDLieDHrdPUdyX8

VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5753855_AUXILIAR DE ESCRITÓRIO -Inscrições até 09/08/2021 - https://forms.gle/7UbaTL6hVzSWgtPm6

5776581_AUXILIAR DE ESCRITÓRIO - Inscrições até 25/07/2021- https://forms.gle/WFz6pFHFbhPH7Ktr8

5760533_AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - Inscrições até 13/07/2021 - https://forms.gle/NZAHXGaX2UmkncSc6

5760737_AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - Inscrições até 13/07/2021 - https://forms.gle/fjeQ1M8DKFF8Ar8e6

5755268_FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS (MONITORAMENTO) - Inscrição até 09/08/2021 - https://forms.gle/ivZNNL9x5HzYfLPL9

5752080_OPERADOR DE CAIXA - Inscrições até: 09/08/2021 - https://forms.gle/3JoWgd7q8zwYhxvW6

5752129_RECEPCIONISTA - Inscrição até 09/08/2021 - https://forms.gle/ygAq11J18uvFPGNg6

5760622_VENDEDOR INTERNO – Inscrições até 13/07/2021 - https://forms.gle/xizwxwiaL4Quej14A

Blog; Erivando Lima.

Bolsonaro: "Ou fazemos eleições limpas, ou não temos eleições"

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a reforçar a necessidade da adoção do voto impresso e auditável para as próximas eleições, no ano que vem.

Em conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (8), Bolsonaro exigiu que o próximo pleito seja “limpo”.

– Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil, ou não temos eleições – disse Bolsonaro.

Nos últimos meses, o chefe do Executivo lançou uma ofensiva para mudar a forma de contabilização dos votos. Já tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a adoção do voto impresso e auditável. Nele, o eleitor continua usando a urna eletrônica, mas o equipamento passa a emitir um “recibo” confirmando qual candidato foi votado. Este “recibo” não fica em posse do eleitor; serve apenas para fins de checagem, se necessário. Desta maneira, segundo Bolsonaro, é possível auditar os votos, evitando-se fraudes.

Na quarta-feira (7), em entrevista à rádio gaúcha Guaíba, Bolsonaro chegou a afirmar que “seu lado pode não aceitar” o resultado das próximas eleições se não houver alguma maneira de auditar os votos.

– Algum lado pode não aceitar o resultado. Esse algum lado obviamente é o nosso lado… – sustentou o mandatário brasileiro.

(Pleno News)

Bolsonaro garante ter provas que eleição de Dilma foi fraudada, Aécio venceu em 2014 e desafia Barroso

 

Bolsonaro afirmou, na tarde desta quarta-feira, que Aécio Neves (PSDB) “foi eleito em 2014”. A manifestação foi feita durante entrevista exclusiva à Rádio Guaíba, no programa Boa Tarde Brasil, quando reforçou as críticas ao sistema eleitoral brasileiro e defendeu o voto auditável. Bolsonaro disse que não pode adiantar, mas que há levantamento que garante que houve fraude no segundo turno da disputa de 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi eleita.

Ele também afirmou ter provas de fraude na eleição, sem especificar o que seria. “No meu entender, e vai ser comprovado nos próximos dias. Vai ser comprovado da minha parte fraudes na eleição. E daí eles falam que eu não tenho como apresentar provas de fraude. Eu vou apresentar. Mas eu desafio o Barroso antes, me apresente uma prova que não há fraude. Que o voto eletrônico é seguro”, enfatizou.

Ao fazer críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso, que preside o TSE, o presidente disse que “ganha a eleição quem conta o voto”. “E quem conta o voto é o TSE. E nós sabemos qual a vida preguessa do Barroso”. Antes, Bolsonaro já havia questionado as razões que levaram Barroso aatuar contra a discussão da PEc do voto impresso no Congresso. “A democracia sim se vê a ameaçada por parte de alguns de toga que perderam a noção de onde vai os seus deveres e direitos. Quando você vê o ministro Barroso ir ao Parlamento brasileiro negociar com algumas lideranças partidárias para que o voto impresso ou auditável não fosse votado na comissão especial, o que ele quer com isso?”, questionou, em seguida, dizendo que é por causa de fraudes.

Sobre o voto eletrônico, questionou o fato de muitos países não o utilizarem. “Um dos raros países que adota esse sistema é o nosso. E as coisas precisam ser atualizadas, aperfeiçoadas”, pontuou. Em seguida, voltou a criticar a postura do presidente do TSE sobre o assunto. “Porque o Barroso não quer mais transparência nas eleições? Porque tem interesse pessoal nisso. Ele está se envolvendo numa causa como essa e interferindo no Legislativo, e isso é concreto, porque após a ida dele ao Parlamento, várias lideranças partidárias trocaram os integrantes na comissão que analisa o voto auditável por parlamentares que vão votar contra o voto auditável”, ressaltou. (Folha da República)

Corpo de Bombeiros de Quixadá, Quixeramobim e Canindé recebem novos equipamentos do Estado

 

As bases do Corpo de Bombeiros de Quixadá, Quixeramobim e Canindé foram beneficiados com a entrega de novos equipamentos por parte do Governo do Estado. Com investimento total de R$ 6.623.705,84, o estado entregou, para reforçar e ampliar o trabalho na Capital e no Interior, nove viaturas tipo Pick Up, cinco veículos Auto Bomba Tanque e Salvamento, 14 kits de desencarceramento e 109 equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma.

A 6ªCia/3ºBBM, sediada em Canindé foi agraciada com 01 viatura tipo Pick Up, além de 01 kit desencarcerador, que permite  a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros, além de 03 Equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma que servem tanto para atividades de combate a incêndio quanto para resgate em ambiente confinado e gasado.

Já o Batalhão de Combate a Incêndio Florestal – BCIF, sediado em Quixadá, recebeu 01 kit desencarcerador e ainda 03 Equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma. Já o 4ªCia/4ºBBM, sediado em Quixeramobim, foi agraciado com 03 Equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma.

Em Canindé, o Frei Antônio e o Freio Gilmar abençoaram e benzeram a viatura, tendo a Basílica de São Francisco por testemunha.

COVID-19: Funcionários dos Correios e bancários são inclusos entre as prioridades para vacinação

 

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (6) que incluiu as categorias dos bancários e dos trabalhadores dos Correios entre os grupos prioritários do Plano de Operacionalização da campanha de vacinação contra a covid-19.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto pelo ministro Marcelo Queiroga, ao lado de outros ministros, e comunicado por meio das redes sociais da pasta.

Não foi detalhado nos comunicados pelas redes sociais em que ordem de prioridade essas categorias foram inseridas.

O Ministério da Saúde informou que ainda nesta semana deve ser divulgada uma nota técnica detalhando os procedimentos e critérios para imunização dessas categorias. Em seguida, a pasta afirmou que já deve começar a enviar doses para dar início à imunização.

O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, lembrou durante a entrevista do ministro Marcelo Queiroga que os trabalhadores da instituição mantiveram o atendimento durante a pandemia. “Estivemos à frente dos atendimentos junto da população brasileira durante toda a pandemia. É uma vitória de todos os bancários”, comentou.

“Essa vacinação contempla uma categoria que não parou em nenhum dia desde o início da pandemia para que a sociedade continuasse sendo atendida”, completou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.


07/07/2021 - por Agencia Brasil

Polícia Civil desarticula esquema que fraudava licitações em prefeituras cearenses e movimentou cerca de R$ 132 milhões

 

A Polícia Civil deflagrou, nessa terça-feira (6), a Operação Hasta que investiga fraudes em licitações, peculato (desvio de dinheiro público), corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ofensiva ocorreu simultaneamente em Fortaleza, Caucaia, Itatira e Pacatuba. As investigações apontam que o grupo teria movimentado R$ 132 milhões nos últimos oito anos. O resultado da Operação Hasta foi apresentado nesta quarta-feira (7), em coletiva de imprensa, na sede da Superintendência da PC-CE, em Fortaleza.

A ofensiva, realizada na manhã dessa ontem, contou com 75 policiais civis que deram cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão domiciliares, resultando no sequestro de 38 veículos e de um imóvel, bem como o bloqueio de R$ 2 milhões em ativos financeiros de centenas de contas bancárias relacionadas aos alvos da investigação.

Uma quantia de dinheiro em espécie em moeda nacional, 1.500 dólares em cédulas falsificadas, oito armas de fogo (duas espingardas calibre 12, uma espingarda calibre 28 e uma espingarda calibre 22; dois revólveres, um de calibre 32 e o outro de calibre 38; uma pistola calibre 22 e um rifle calibre 40), várias munições, diversos aparelhos celulares, computadores e uma vasta documentação relativa aos crimes investigados foram apreendidos.

Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante. Uma por falsificação de moeda, no qual o flagrante foi lavrado na sede da Superindentência da Polícia Federal (PF) no Ceará, e outra pessoa por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Essa última atirou contra os policiais no momento da abordagem em Itatira. O flagrante foi registrado na Delegacia Regional de Canindé. A identidade dos presos é preservada para não atrapalhar a investigação em andamento.

Investigação 

De acordo com os levantamentos policiais, coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), um grupo comandado por membros da mesma família se valia de terceiros, popularmente conhecidos como “laranjas”, para fundarem e/ou assumirem empresas que concorriam e ganhavam licitações milionárias nos municípios investigados. A investigação, que vem sendo realizada há cerca de um ano, aponta que este grupo já teria movimentado o montante de R$ 132 milhões nos últimos oito anos.

“A partir da operação dessa terça-feira, nos quatro municípios, e com a análise de todo o material apreendido conseguiremos chegar a outras pessoas e também a outras empresas que participam desse esquema criminoso. A expectativa é que consigamos agora alavancar a investigação no sentido dos crimes contra a administração pública”, destacou o delegado Osmar Berto, titular da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor).

Hasta, o nome da operação, é uma referência a uma expressão de origem árabe que significa “sob a lança”, o que quer dizer que debaixo da lança nada deveria ser oculto, não podendo haver suspeitas em um contrato ou em um negócio. A Operação Hasta contou com o apoio do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), vinculado ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da Polícia Civil do Estado do Ceará.


Russas - CE plantão policial


 PRISÃO POR VIAS DE FATO E PORTE DE DROGAS 

O fato ocorreu no dia 06/07/2021(Terça- feira), por volta das 19h, a polícia recebeu uma denúncia  via 190, informando que duas pessoas estavam brigando no meio da rua no bairro Luiz Alves de Freitas, sendo que se tratava de mãe e filho. O policiamento compareceram ao local e constataram a veracidade dos fatos, vindo abordar um indivíduo que portava maconha, alegando o mesmo que era para seu consumo próprio. Ambos foram conduzidos a DPC de Russas/CE, e apresentado a Autoridade Policial. Sendo  realizado o auto de prisão  por infração ao Art.21 e Art.28 do CODIGO PENAL.

 Russas – CE

PRISÃO POR AMEAÇA  

O fato ocorreu dia 07/07/2021(QUARTA) por volta das 11h00, Uma senhora compareceu na sede do 1° BPM de Russas relatando que seu companheiro estava lhe ameaçando de morte e haveria quebrado os bens de sua residência. De imediato a composição  fizeram diligência até o local onde encontraram o suposto acusado onde foi dada voz de prisão e conduzida as partes para delegacia de Russas – CE. Vale salientar que o mesmo foi preso com base nos artigos 163 e 147 do CÓDIGO PENAL.


Fonte; PM CE

Blog; Erivando Lima

Na CPI, Omar Aziz dá voz de prisão a ex-diretor da Saúde

 

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz, deu voz de prisão ao ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, que estava sendo ouvido pela comissão nesta quarta-feira (7).

Antes de encerrar a sessão, Aziz acionou a polícia contra Dias, afirmando que ele estava mentindo em seu depoimento. A advogada do ex-diretor tentou argumentar, sem sucesso.

Aziz embasou seu pedido apontando a contradição entre os áudios obtidos no celular do policial militar Paulo Dominghetti e o testemunho de Dias.

Dominghetti acusa o ex-diretor de pedir propina no contrato para a compra de 400 milhões de doses da vacina Astrazeneca.

Em seu depoimento, Dias afirmou que seu encontro com Dominghetti, em fevereiro deste ano, quando ocorreu o suposto pedido de propina, foi coincidência.

– Não era um jantar com fornecedor; era um jantar com um amigo – disse Dias aos senadores.

O presidente da CPI, porém, expôs as mensagens no celular de Dominghetti, em que ele avisa seus superiores na Davati sobre a reunião marcada com o ex-diretor. (Pleno News)

Bolsonaro: "A democracia se vê ameaçada por alguns de toga"

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer um duro discurso, nesta quarta-feira (7), contra os ministros do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista a uma rádio gaúcha, Bolsonaro criticou a interferência do STF na pauta do voto impresso auditável, bandeira defendida pelo presidente como solução para se evitar fraudes eleitorais em 2022.

– Realmente é preocupante a interferência absurda por parte de alguns ministros, ou vários do Supremo Tribunal Federal – iniciou o chefe do Executivo.

Como exemplo da postura invasiva de alguns ministros, Bolsonaro citou o decreto que tinha a intenção de assinar para impedir que governadores e prefeitos pudessem impor medidas restritivas durante a pandemia. Na ocasião, o STF deliberou que autoridades locais tinham autonomia para decretar as restrições.

O presidente ainda citou diretamente o ministro Luís Roberto Barroso, que atualmente é presidente Tribunal Superior Eleitoral e promove uma ampla articulação com o Congresso Nacional para que o voto impresso e auditável não seja aprovado nas Casas legislativas.

– A democracia, sim, se vê ameaçada por parte alguns de toga que perderam a noção de onde vão os seus deveres e os seus direitos. Quando você vê o ministro Barroso e o Parlamento brasileiro negociar com algumas lideranças partidárias para que o voto impresso ou auditável — é a mesma coisa — não fosse votado na comissão especial, o que ele quer com isso, no meu entender? Que vai ser comprovado nos próximos dias, vai ser comprovado da minha parte: fraude nas eleições – disse o presidente. (Pleno News)