-->

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sobe para 27 o numero de mortes de covid em Russas CE

Boletim epidemiológico de Russas CE
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Blog; Erivando Lima; 


Violência deixa 33 mortos em acidentes e homicídios no fim de semana no Ceará

Trinta e três pessoas morreram de forma violenta neste fim de semana no Ceará. As autoridades a da Segurança Pública registraram no intervalo entre a sexta-feira passada (3) e o começo da madrugada de hoje (6), ao menos, 25 casos de assassinos e oito mortes em acidentes de trânsito em todo o estado.

Das 25 pessoas assassinadas no estado, 15 foram mortas no interior, nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (dois casos), Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Itapajé (caso de latrocínio), Sobral, Jucás (morte por intervenção policial), Baturité, Itapipoca, Cedro, Ipaumirim , além de achados de cadáveres em Crato, Icó e Reriutaba.

Na Grande Fortaleza, foram mais 10 casos de assassinatos, sendo quatro casos na Capital (nos bairros Parque Dois Irmãos, Planalto Pici, Parque São José e Pirambu) e seis na Região Metropolitana (três em Itaitinga, dois em Maranguape e um em Caucaia).

Duas tentativas de chacinas foram registradas neste fim de semana. Ainda na sexta-feira (3), duas pessoas foram mortas e outras cinco baleadas durante um ataque de bandidos de uma facção criminosa na localidade de Barrocão, no Município de Itaitinga.

Já na noite deste domingo (5), sete pessoas ficaram feridas a tiros quando dois homens passaram numa motocicleta atirando num grupo de moradores do bairro Pirambu. A tentativa de chacina aconteceu na esquina da Avenida Pasteur com a Rua Marcílio Dias.

Acidentes

Outras oito pessoas foram vítimas de acidentes com mortes no estado, nos seguintes Municípios: Jardim (dois mortos), Hidrolândia, Penaforte, Juazeiro do Norte, Araripe, Várzea Alegre e Araripe.

Um dos casos mais graves ocorreu no Centro da cidade de Jardim, no Cariri, onde a cabeleireira Luciana Bernardino da Silva, 26 anos; e sua filha, a pequena Joyce Bernardino da Silva, 7 anos, morreram vítimas de um atropelamento por uma caminhoneta. O caso ocorreu na manhã do último sábado (4).

(Fernando Ribeiro)


Forte chuva banha a cidade de Russas CE


A imagem pode conter: céu, árvore, atividades ao ar livre, água e naturezaUma forte chuva banhou a cidade de Russas, no dia de hoje 6 de Julho, varias ruas ficaram alagadas como sempre acontece quando chove na cidade. As ruas mais alagadas, Francisco Raimundo de Oliveira ( Catumbela ), Travessa Gonçalves, Vila Matoso, 25 de Agosto,  Travessa Antonio Gonçalves  Ferreira ( Cabelo de Negro),  Cônego Augustinho etc.


Blog; Erivando Lima.

Filha reencontra mãe 38 anos depois de ter sido sequestrada pelo pai no Ceará

Jucilene Vieira foi levada da casa de Francisca Pereira, hoje com 75 anos, quando tinha apenas dois anos de idade.
No último domingo (5), a autônoma Jucilene Vieira, 40, participou de um almoço de família especial: 38 anos depois de ter sido sequestrada pelo pai, ela voltou a dividir a mesa com a mãe, a aposentada Francisca Pereira, de 75 anos. Jucilene foi levada da casa onde residia com Francisca, no município de General Sampaio, para Fortaleza - uma distância de 120 Km - quando tinha apenas dois anos de idade. 

“Foi uma alegria tão grande que até agora não caiu a ficha”, conta sobre o momento do reencontro, que aconteceu no atual endereço da mãe, em São Gonçalo do Amarante, localizado na Região Metropolitana da Capital. “Parecia que a gente já se conhecia faz tempo. Ver meus sobrinhos, reconhecer os meus traços neles foi muito forte. Me senti muito acolhida”, relembra, emocionada. 

O caminho para esse reconhecimento começou já em 2020, quando a autônoma rompeu com o medo para entender melhor o paradeiro da mãe. “As histórias que eu sabia era que meu pai me tirou dela porque eu passava fome, que ela tinha me abandonado. Mas eu sentia que ali tinha mentira. Quem me criou foi minha tia, irmã do meu pai. Reuni toda a minha coragem e decidi perguntar para ela a verdadeira história”, explica.

Decisão feita, contou com a ajuda de dois amigos para encontrar o paradeiro de Francisca. “A única coisa que eu tinha dela era o nome e o nome dos meus avós na certidão de nascimento”, recorda. A empreitada envolveu parte da família e o filho, Yulli, de 18 anos. Todos participaram da busca. “Nunca quis que fosse segredo essa procura porque não era só sobre mim, envolvia muita gente”, aponta. 

A partir de buscas na Internet, ela chegou a um endereço, perto de onde mora. Apesar das informações baterem, sentiu que ainda não era ali. “Eu nem desci do carro. Disseram que a mulher que eu achei tinha falecido. Sabia que não era ali. Eu sentia minha mãe viva em mim”, conta Jucilene. 

Certeza

É nesse ponto da história que entra Marcos Aurélio, capitão da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Após a tentativa frustrada, um dos amigos de Jucilene entrou em contato com o policial para uma investigação mais aprofundada. “A pessoa que tinha morrido tinha o mesmo nome da Dona Francisca, era homônima”, explica o Capitão. “Então fui enviando as informações que tinha no sistema sobre outras mulheres com nome similar para o nosso amigo em comum”. 

O policial remeteu as fotos de quatro pessoas para a autônoma. Como nunca tinha visto a mãe crescida, Jucilene não podia contar com a memória para reconhecer Francisca. Contudo, o laço familiar falou mais alto.

“Eu disse que poderia mandar as fotos que eu ia reconhecer com coração. Assim que eu vi o rostinho dela, com meus traços, veio um filme. Aí, eu disse ‘Capitão, pode esquecer as outras três. É essa, mesmo”, recorda a autônoma. 

Aurélio ficou responsável por entrar em contato com as pessoas possivelmente relacionadas à Francisca. “Meu receio era que houvesse algum ressentimento. Ela, Jucilene, estava com muita expectativa e eu queria poupar ela de uma frustração. Mas assim que eu liguei para a pessoa que eu consegui, que era a irmã mais velha dela, a Maria, a primeira coisa que ela me falou foi que estava procurando pela Jucilene fazia 30 anos”, recorda o policial. 

Laços

Após o contato, Aurélio, Jucilene e o filho, Yulli partiram para São Gonçalo do Amarante em busca da outra parte da família. À primeira vista, o estranhamento foi substituído por uma grande emoção “Lá vende almoço. A gente chegou como se fosse cliente. Aí depois, quando caiu a ficha, nos abraçamos, nos reencontramos. Parecia que eu conhecia o pessoal faz muitos anos”, sente a autônoma. 

Ver a mãe pela primeira vez foi uma experiência à parte. Foi nas conversas com Dona Francisca que Jucilene descobriu o outro lado da história, escondido durante a infância. “Minha mãe nunca deixou de ir atrás de mim. Botava os anúncios de desaparecida. Elas nunca desistiu. Disse que sabia que eu tava viva e que iria me encontrar antes de morrer”, conta Jucilene. 

Desde então, muitas conversas e oportunidades para colocar o tempo em dia. “Agora, a família aumentou. Eu descobri que tenho outros dois irmãos que moram fora aqui do Ceará. Conheci meus tios, sobrinhos. Você se sente acolhida, abraçada. Eu estou muito grata”, confirma.

Apesar das circunstâncias, Jucilene confessa estar em paz com o passado. 

“Meu pai morreu quando eu tinha 14 anos. Foi tudo muito duro. Eu não quero encontrar culpados, eu sinto que Deus me honrou, agora tenho duas famílias. Sinto que a jornada fez parte porque se eu não tivesse um passado de escuridão, não conseguiria ver a luz Deus colocou nesses momentos”, avalia.

(DN)


Polícia caça bandidos que balearam 7 pessoas em tentativa de chacina no Pirambu

A Polícia Militar continua em buscas no bairro Pirambu, na zona Oeste de Fortaleza, para identificar e prender os dois atiradores que praticaram uma tentativa de chacina na noite deste domingo (5). Sete pessoas – sendo cinco homens e duas mulheres – foram baleadas por volta das 19 horas, na esquina da Avenida Pasteur com a Rua Marcílio Dias, a apenas um quarteirão da Avenida Presidente Castello branco (a Leste-Oeste), uma das mais movimentadas da Capital.

De acordo com a Polícia, dois homens em uma motocicleta foram os responsáveis pelo atentado. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) recebeu a primeira ligação exatamente às 19h03, momento em que um clima de pânico se instalou no local com várias pessoas baleadas estendidas nas calçadas. Rapidamente, patrulhas do 20º Batalhão da PM (Cristo Redentor) chegaram ao local do tiroteio.

No momento da chegada da primeira equipe da PM no local havia apenas uma mulher ainda no aguardo de socorro. As demais foram socorridas por meios próprios, isto é, em carros particulares e táxis, com a ajuda dos vizinhos. A PM socorreu a vítima que apresentava tiros nas pernas.

Baleados

No Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), deram entrada na Emergência, com ferimentos a tiros e procedentes do local do atentado, no bairro Pirambu, as seguintes pessoas: Wellington Vítor do Nascimento, Fabiana Alves da Silva Tavares, Mateus Cauã da Silva, Walcir Jardelino do Nascimento, Geisse Henrique da Silva, Gilson da Silva Gonçalves e Luís Felipe Margareth de Sousa. Ao menos, dois deles estavam em estado grave.

A Polícia não tem dúvidas de que o atentado está ligado à guerra de facções no bairro.

Outro caso

Na noite da última sexta-feira (3), dois irmãos foram baleados e outras quatro pessoas ficaram feridas em uma tentativa de chacina ocorrida na localidade de Barrocão, no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Bandidos armados chegaram ao Campo do Dedé, por volta de 20 horas, e passaram a disparar tiros contra as pessoas que estavam no local. Após a fuga dos atiradores, foram encontrados os corpos dos irmãos Jair Gregório do Nascimento, 28 anos; e Josivan Gregório do Nascimento, 31. Os dois seriam, supostamente, chefes de uma facção que vinha comandando crimes na região. Outras pessoas baleadas foram socorridas para a Capital.

(Fernando Ribeiro)


Salmo do dia

Versículos de Salmo 7 do livro de Salmos da Bíblia.
1
Senhor, meu Deus, em ti me refugio;
salva-me e livra-me de todos
os que me perseguem,
2
para que, como leões,
não me dilacerem nem me despedacem,
sem que ninguém me livre.
3
Senhor, meu Deus, se assim procedi,
se nas minhas mãos há injustiça,
4
se fiz algum mal a um amigo
ou se poupei sem motivo o meu adversário,
5
persiga-me o meu inimigo até me alcançar,
no chão me pisoteie e aniquile a minha vida,
lançando a minha honra no pó.
6
Levanta-te, Senhor, na tua ira;
ergue-te contra o furor dos meus adversários.
Desperta-te, meu Deus! Ordena a justiça!
7
Reúnam-se os povos ao teu redor.
Das alturas reina sobre eles.
8
O Senhor é quem julga os povos.
Julga-me, Senhor, conforme a minha justiça,
conforme a minha integridade.
9
Deus justo,
que sondas a mente e o coração dos homens,
dá fim à maldade dos ímpios
e ao justo dá segurança.
10
O meu escudo está nas mãos de Deus,
que salva o reto de coração.
11
Deus é um juiz justo,
um Deus que manifesta cada dia o seu furor.
12
Se o homem não se arrepende,
Deus afia a sua espada,
arma o seu arco e o aponta,
13
prepara as suas armas mortais
e faz de suas setas flechas flamejantes.
14
Quem gera a maldade concebe sofrimento
e dá à luz a desilusão.
15
Quem cava um buraco e o aprofunda
cairá nessa armadilha que fez.
16
Sua maldade se voltará contra ele;
sua violência cairá sobre a sua própria cabeça.
17
Darei graças ao Senhor por sua justiça;
ao nome do Senhor Altíssimo
cantarei louvores.