-->

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Prefeito Savio Gurgel disse que paga salario de dezembro dos aposentados na proxima quinta feira 21 em Russas CE

O prefeito Savio Gurgel em entrevista o reporter Erivando Lima na radio Nativa na noite desta segunda feira 18, afirmou que vai pagar o salario referente a dezembro de 2020 na proxima quinta feira dia 21, segundo o prefeito o dinheiro ja estar na conta.

Blog; Erivando Lima


Voo da esperança: chegam ao Ceará doses da vacina contra Covid-19; vídeo

 

A vacinação começa ainda nesta segunda-feira, no Hospital Leonardo Da Vinci e no IJF.

Chegou ao Ceará no fim da tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro (18/01), o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com 229.200 doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19. As primeiras doses serão aplicadas em trabalhadores do Hospital Leonardo da Vinci. Uma técnica de enfermagem será a primeira a receber a vacina. Em seguida, serão vacinados trabalhadores do Instituto José Frota (IJF). O voo era previsto para 13h15min, mas houve atraso e chegou já perto de 18 horas.

As vacinas que chegaram a Fortaleza serão enviadas para 20 municípios, de onde serão distribuídos nas regiões. Veja lista dos primeiros a receber vacinas.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizou solenidade na manhã desta segunda-feira, 18, em São Paulo para encaminhar as vacinas contra Covid-19 aos estados brasileiros. As 6 milhões de doses serão distribuídas entre os estados. Pazuello informou que hoje, a partir das 17 horas, começa a vacinação nas capitais. Em princípio, a vacinação estava prevista para quarta-feira, às 10 horas.

Segundo o Ministério da Saúde, são 186.720 doses no Ceará para público geral e mais 42.480 separadas para população indígena. A soma dá 229.200 doses. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estimou 218 mil doses. A chegada das vacinas ao Ceará está prevista para 13h15min.

As doses no Ceará, segundo o Ministério, serão divididas assim:

Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em instituições de longa permanência (antigamente chamados asilos): 2.393

Pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência: 132

População indígena vivendo em terras indígenas: 20.250

Trabalhadores de saúde: 86.360

Cada pessoa receberá duas doses.

O Ministério da Saúde enviará ao Ceará 2,88 toneladas de material, em 96 volumes, de 2,88 toneladas, segundo a Sesa. É o oitavo maior carregamento do País, proporcional à população do Estado. O material chega ao Ceará em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O material será enviado aos municípios em rotas aéreas, de avião e helicóptero, e terrestre.

Em Fortaleza, a vacinação começará por profissionais de saúde da linha de frente.

Vacinas aprovadas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesse domingo, 17, o uso emergencial das duas primeiras vacinas no Brasil contra Covid-19. Tiveram aprovação a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, com acordo para ser fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Instantes após a aprovação, a primeira pessoa foi vacinada no Brasil. Mônica Calazans, 54 anos, recebeu a vacina em São Paulo. Ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e foi escolhida pelo Butantan para ser imunizada neste domingo, 17, a dose da Coronavac.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a previsão é de a vacinação começar nacionalmente na quarta-feira, 20, às 10 horas, dentro do Plano Nacional de Imunização. O País tem até o momento 6 milhões de doses.
(O Povo)

PF mira fraudes de R$ 19 milhões na compra de testes rápidos no Piauí

 Auditoria apontou contratações milionárias superfaturadas no Piauí.

A Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram, na última quinta-feira (14), a operação “Onzena”. 

O objetivo é investigar supostas fraudes em licitações e superfaturamento em contratos da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares e da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) para o combate à pandemia de coronavírus. 

Cerca de 70 agentes da PF e 8 auditores cumpriram 17 mandados de busca e apreensão nos Estados do Piauí e Maranhão. 

“As análises de licitações, contratos, processos de pagamentos e notas fiscais realizadas ao longo das investigações apontam um prejuízo efetivo de cerca de R$ 19 milhões”, informa a PF em comunicado. 

A investigação teve início após a auditoria apontar contratações milionárias superfaturadas beneficiando uma empresa específica.

(Renovamidia)



Radio e Tv Web Nativa transmite ao vivo a seção da câmara desta terça,19, em Russas-CE

 RADIO E TV WEB NATIVA DE RUSSAS DENTRO DA SUA CASA

radioetvwebnativaderussas

Acidente mata passageiro de caminhoneta na CE-085, em Paraipaba

 

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente de trânsito ocorrido no começo da manhã desta segunda-feira (18), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O desastre aconteceu na rodovia estadual CE-085, na localidade de Camburão, no Município de Paraipaba (a 130Km de Fortaleza).

O acidente aconteceu no momento em que chovia naquela região e a pista estava escorregadia. Uma caminhonete modelo L-200 acabou saindo da pista e se chocando contra o poste de sustentação de placas da sinalização da rodovia. Um dos passageiros ficou preso nas ferragens e morreu no local, enquanto o guiador saiu ferido e foi levado para um hospital da região, de acordo com moradores da localidade.

Uma equipe da Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros foi acionada para fazer o resgate do corpo da vítima, que ficou preso nas ferragens da caminhonete. Os bombeiros tiveram que usar um desencarcerador hidráulico para corta os destroços da caminhoneta e retirar o corpo.

Os ocupantes da caminhoneta não tiveram as identidades reveladas.

Fim de semana

No fim de semana,nove pessoas morreram em consequência de acidentes de trânsito nos seguintes Municípios: Horizonte (dois mortos num choque de moto contra um poste), Capital (colisão moto x ônibus na Avenida Doutor Silas Munguba, no bairro Serrinha), Russas (colisão envolvendo motocicleta na Estrada da Fruta), Jaguaribe (queda de moto no Distrito de Feiticeiro), Quixeramobim (choque de moto, na CE-060), Araripe (pedestre atropelado por motocicleta no Distrito de Pajeú), Salitre (capotamento de veículo na CE-187) e Potengi (choque de moto na CE-292, na localidade de Vila Central).

(Fernando Ribeiro)



Violência no fim de semana provoca 30 mortes no fim de semana no Ceará

 

Vinte e uma pessoas foram assassinadas no Ceará durante o fim de semana. Outras nove morreram vítimas de acidentes de trânsito, totalizando 30 óbitos decorrentes da violência no estado. Entre as vítimas dos acidentes está um ex-jogador de futebol.

Em Fortaleza, sete pessoas foram assassinadas entre a última sexta-feira (15) e a noite do domingo (17). Os crimes aconteceram nos bairros Serrinha (Rua Júlio Verne), Parque São José (Avenida Cônego de Castro), Conjunto Ceará (Rua 1074), José Walter (Conjunto Cidade Jardim 2), Genibaú (Rua da Paz), Pirambu (Avenida Pasteur) e Quintino Cunha.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, mais seis homicídios foram registrados pela Polícia nos seguintes Municípios: Maracanaú (três dois casos, um no Jardim Bandeirantes e dois no Distrito de Pajuçara), Horizonte (dois casos. Um no bairro Diadema e o segundo, na entrada da cidade) e Caucaia (No Distrito de Capuã/Jandaiguaba).

Interior

Oito pessoas foram assassinadas no fim de semana no Interior do Ceará nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (no Bairro Pio XII), Icó (achado de cadáver na BR-116), Jaguaruana (na localidade de Poró), Acopiara (Sítio Riacho Verde, no Distrito de Solidão), Canindé (bairro Alto doMoinho), Independência (bairro Mutirão), Ararendá (Fazenda Nova) e Crato (Bairro Gizélia Pinheiro).

Acidentes

Nove pessoas morreram em consequência de acidentes de trânsito nos Municípios a seguir: Horizonte (dois mortos num choque de moto contra um poste), Capital (colisão moto x ônibus na Avenida Doutor Silas Munguba, no bairro Serrinha), Russas (colisão envolvendo motocicleta na Estrada da Fruta), Jaguaribe (queda de moto no Distrito de Feiticeiro), Quixeramobim (choque de moto, na CE-060), Araripe (pedestre atropelado por motocicleta no Distrito de Pajeú), Salitre (capotamento de veículo na CE-187) e Potengi (choque de moto na CE-292, na localidade de Vila Central).

(Fernando Ribeiro)



Carro de família desaparecida é encontrado próximo a Formosa do Rio Preto

 

Na tarde desta segunda-feira (18), foi encontrado o carro da família desaparecida que saiu de férias de Brasília com destino ao Ceará. O veículo Honda Civic foi encontrado a cerca de 20 quilômetros da cidade de Formosa do Rio Preto, sentido Piauí.

Moradores encontraram o carro com a ajuda das forças de seguranças da região, que está numa ribanceira de difícil acesso. As equipes especializadas tentarão chegar até o carro para tentar confirmar se os três desaparecidos estão a bordo. Em breve, traremos novas informações.

(Portal Mais Oeste)
Vídeo YouTube

Radio e Tv Web Nativa de Russas e uma realidade


             radioetvwebderussas

Russas se prepara para vacinação contra Covid-19

 A Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), está organizando a campanha de vacinação contra a Covid-19. Apesar de ainda não haver uma data definida, o Município está seguindo todas as normativas do Ministério da Saúde.

Para a campanha de vacinação, foram envolvidas as Coordenadorias de Imunização, Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS), entre outras, para traçar estratégias, com base nas determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SESA). Para executar as ações da Campanha, o Município já realizou o cadastramento dos vacinadores e dos estabelecimentos de saúde, todos inseridos nas Equipes de Saúde da Família.

As vacinas serão fornecidas pelo Ministério da Saúde, de onde serão distribuídas aos estados e, posteriormente, aos municípios. Sobre a chegada das vacinas, insumos e a data de início da vacinação, a Coordenadora de Imunização da SEMUS, Lana Michelle, informou que todo o processo está aguardando as liberações das doses para o município. “Estamos aguardando a definição e liberação das doses que serão destinadas para vacinação em Russas, mas até lá, já estamos preparando nossas equipes para o início da Campanha. Sobre os insumos, o Estado vai nos fornecer as seringas, que devem chegar através das Superintendências Estaduais.” Informou.

A Coordenadora acrescentou que todas as coordenadorias envolvidas na vacinação, estarão reunidas na tarde desta segunda-feira (18), para traçar as estratégias de logística da campanha e que novas informações sobre o início da campanha serão divulgadas no site www.russas.ce.gov.br.

 

Estrutura

O município conta com Rede de Frio, equipada com câmaras refrigeradas de altíssima tecnologia para receber, armazenar e distribuir os imunobiológicos, para as 20 salas de vacina presentes nas Unidades Básicas de Saúde, também adequadas para a campanha de vacinação contra a COVID-19.

 

Grupos Prioritários

No Ceará, a prioridade de vacinação será para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, de unidades de saúde públicas e privadas. Estes serão vacinados em seus locais de trabalho. Além deles, serão vacinados idosos que residem em asilos e idosos com idades acima de 75 anos. Todos os grupos da primeira fase serão vacinados à medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

Lote de 218 mil doses da CoronaVac chega ao Ceará nesta segunda e imunização começa em todos os municípios na quarta

Profissionais de saúde e idosos que vivem em asilos vão ser vacinados com essa primeira remessa.

Por G1 CE


Enfermeira do Hospital das Clínicas (HC), em SP, exibe ampola da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês SinoVac. — Foto: Divulgação/GESP

Um primeiro lote com 218 mil doses da vacina CoronaVac está previsto para chegar ao Ceará até o fim da tarde desta segunda-feira (18) e começa a ser distribuído aos municípios no mesmo dia. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, na noite deste domingo (17), que o plano é que a vacinação se inicie nas cidades simultaneamente na manhã da quarta-feira (20).

Com as doses do primeiro lote, serão vacinadas 109 mil pessoas, assegurando que este mesmo grupo receba a aplicação da segunda dose do mesmo tipo de vacina, garantindo assim maior eficácia, segundo a Sesa. Importante ressaltar que o imunizante não deve ser aplicado em gestantes.

Serão vacinados com este primeiro lote:

  • Profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham
  • Idosos que residem em asilos

Todos os grupos da fase 1 do plano nacional de imunização vão ser vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

Na tarde deste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac (desenvolvida pelo Instituto Butantan) e AstraZeneca (da Universidade de Oxford). Logo após a aprovação, o governador Camilo Santana anunciou que a liberação do primeiro lote do imunizante chinês para o Ceará deve acontecer na próxima segunda-feira (18)


A logística da distribuição envolve aviões, helicópteros e caminhões, e foram traçadas seis rotas aéreas e duas terrestres contemplando Fortaleza e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. O Ceará segue o Plano Nacional de Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Além das doses, outros itens como refrigeradores e insumos para a vacinação — seringas, agulhas, luvas e algodão — já começaram a ser distribuídos no Ceará na semana passada. O Estado vai receber 96 volumes (2.880 kg) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País, de acordo com a Sesa.

Planejamento da vacinação

A Sesa garantiu que a logística de vacinação no Estado já estava planejada, e a reunião virtual aconteceu para finalizar detalhes de distribuição depois da decisão da Anvisa. O encontro envolveu gestores de secretarias municipais e de órgãos estaduais que terão participação na operacionalização do envio das doses e dos insumos aos municípios.

“Nosso foco principal é imunizar o quanto antes os grupos prioritários, com segurança e organização, para que tenhamos uma nova fase na luta contra essa pandemia. Nosso foco principal neste momento é salvar vidas, por isso estamos priorizando as pessoas mais expostas ou mais vulneráveis ao vírus”, explicou o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Fizemos um trabalho de antecipação da logística para que pudéssemos agir rápido na distribuição da vacina e iremos repetir esse procedimento para que sejamos eficientes também nos próximos lotes”, complementou o titular da Sesa.


Após aprovação, Camilo diz que lote de vacinas contra Covid será liberado para o Ceará amanhã

 

Governador viaja neste domingo para São Paulo. Uma reunião emergencial definirá como será a logística da vacinação no estado.

Após a aprovação pela Anvisa das vacinas de Oxford e do laboratório Sinovac (Coronavac) no Brasil, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) informou que o lote de imunizante para o Ceará será enviado nesta segunda-feira (18), às 7 horas, para o Estado.

Ainda neste domingo, haverá uma reunião de emergencial coordenada pela Secretaria da Saúde do Ceará, para definir como será executada a logística da vacinação contra a Covid-19 para os municípios cearenses. 

Nas redes sociais, o governador informou que viaja neste domingo para São Paulo, onde acompanhará presencialmente o envio das doses do imunizante.

"Enquanto isso nossa Secretaria da Saúde também está preparada para colocar em prática o Plano de Vacinação aqui no Ceará, com o apoio de aeronaves para distribuição nos municípios", informou. 

"Um dia importante para o Brasil: a aprovação, pela Anvisa, do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid (CoronaVac/Butantan e Oxford/Fiocruz), para que possamos começar imediatamente o processo de vacinação da nossa população", acrescentou.

O governador ressaltou que o Governo do Estado já adquiriu seringas, agulhas e refrigeradores para armazenar as vacinas. "Faremos todos os esforços possíveis para que essa vacinação aos cearenses ocorra de forma rápida e segura", disse. 


Vacinas

Neste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e do laboratório Sinovac. Os cinco diretores da instituição deram parecer favorável à liberação das vacinas, seguindo voto da relatora Meiruze Sousa Freitas. 

Em seu voto, a diretora foi favorável à aprovação, mas condicionou a autorização para o Instituto Butantan à assinatura de um termo de compromisso. O diretor da Anvisa Romison Mota argumentou que os benefícios dos imunizantes superam os riscos.

Terceiro a votar, o diretor Alex Campos mencionou a crise em Manaus, e criticou a "falha" e "incúria" do Estado.
São Paulo

Minutos após a aprovação pela Anvisa, o Governo de São Paulo começou a vacinação no Estado. Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira vacinada. Ela é enfermeira do hospital Emílio Ribas, em São Paulo, e há oito meses trabalha na linha de frente do combate à pandemia. 

Mulher negra, Calazans tem perfil de alto risco para Covid-19. Ela é obesa, hipertensa e diabética. A vacina foi aplicada no Hospital das Clínicas. A enfermeira foi recebida pelo governador de São Paulo, João Dória, que fez um pronunciamento no local.

(Diário do Nordeste)



Candidato de 70 anos do Enem é preso dentro de sala de aula no Piauí

 

Segundo informações da Polícia Civil, JFFL possuía mandado de prisão em aberto e encaminhado para Central de Flagrantes do município.

O Centro Integrado de Comando e Controle – Operação ENEM informa que durante as primeiras duas horas de prova do Enem, neste domingo (17), ocorreu uma prisão de um homem de iniciais JFFL, 70 anos, no Colégio Diocesano, sala 01, na cidade de Parnaíba. Segundo informações da Polícia Civil, JFFL possuía mandado de prisão em aberto e encaminhado para Central de Flagrantes do município.

Na cidade de Teresina, duas salas na Universidade Federal do Piauí, ocorreram problemas com energia elétrica, sendo os alunos substituídos imediatamente para outras salas não havendo prejuízo com tempo com o horário da prova.

Via Fala Piauí