-->

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Controladoria quer impor ao governo a expulsão de agentes penitenciários pelo massacre nos presídios durante a greve em 2016



A primeira semana de setembro, é de decisão na vida de oito agentes penitenciários que, desde 2016, vêm sendo alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pela Controladoria dos Órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) por conta das fugas, mortes de presos e a destruição do patrimônio público nas unidades prisionais do estado durante a greve da categoria ocorrida naquele ano. Até hoje, o estado não oficializou o número de presos mortos durante a rebelião simultânea em vários presídios da Grande Fortaleza, entre os dias 21 e 22 de maio.

Com os interrogatórios finais dos oito servidores, que acontecem entre os dias 2 e 11 deste mês, o parecer definitivo será dado após um longo e desgastante processo que envolveu mais de 30 testemunhas arroladas pela CGD e réus.

Na portaria de abertura do PAD, através da quarta Comissão Disciplinar, o pedido é pela demissão sumária de todos os oito servidores, aonde de acordo com a CGD, seriam eles as lideranças do movimento paredista, no que teriam atuado de forma direta e indireta, sendo responsabilizados pelo governo do “resultado da greve e do pós-greve”.

Apesar de um processo criminal existir em paralelo, a maior preocupação desses agentes é o processo administrativo, visto que pode ocorrer ingerência do governador na decisão da Controladoria pela demissão dos servidores. Tal medida, serviria para o governo frear mobilizações futuras da categoria, usando a pena capital do grupo como exemplo, e além ainda, dar uma resposta à sociedade e às instituições, assim eximindo-se totalmente da culpa da situação de colapso que se encontrava o Sistema Penitenciário Estadual naquele período.

Gratificação

A pauta de reivindicação da categoria à época era pela integralidade da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (GAER), passando de 60% para 100%, e principalmente por melhores condições de trabalho, segurança e valorização profissional, era um grito de socorro dos agentes, porém, como represália da mobilização, o governo insiste em punir os oito agentes que teria m liderado a greve.

Para o governo, os oito agentes foram os culpados da barbárie anunciada (e denunciada há muito tempo pelos servidores), dentro dos presídios do estado. Fato incontestável, põem, é que as grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) se encontravam na sua maioria já com as celas quebradas e os presos soltos antes da greve, o que comprovava que o estado não tinha controle algum naquele ambiente.

No breve período de greve, que durou cerca de 6 horas, a manutenção das atividades que deveria ser assegurada, exigida pela legislação em casos de paralisação, por meio de 30% de trabalhadores, estava garantida. No entanto, a Polícia Militar, por determinação do governador, impediu a entrada desse percentual de servidores e, consequentemente, das visitas dos presos previstas no dia do movimento, causando revolta da massa carcerária, acabando por “virar a cadeia”, transformando-a num cenário de terror pior do que já exista na época, além de também aumentar o poder de dominação dentro dos presídios.

Foram momentos de muita tensão naquele período, mas que, com a força integrada de agentes de alguns estados brasileiros juntamente com os agentes daqui, foi possível controlar os presídios cearenses, o que é sentido até hoje, principalmente, após a criação de uma secretaria própria, a da Administração Penitenciária, que trouxe um novo momento para o Sistema local, por meio do domínio total dos agentes penitenciários cearenses, diminuindo em peso a violência fora dos presídios, refletindo significativamente no meio da sociedade.

(Fernando Ribeiro)


Turbina pega fogo quando avião iniciava a manobra de decolagem no aeroporto de Juazeiro do Norte


A decolagem de um avião que deixava o Aeroporto de Juazeiro do Norte (CE), com destino a Guarulhos, em São Paulo, se transformou em um grande susto para passageiros e tripulação. Uma turbina da aeronave pegou fogo logo após ser iniciada a manobra de começo do voo.


O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), no aeroporto Regional Orlando Bezerra, em Juazeiro (a 528Km de Fortaleza). A aeronave contava com 145 passageiros que tinham como destino final a capital paulista. Com o início do taxiamento, uma labareda pode ser vista em uma das turbinas. Os passageiros ficaram tensos, começaram a gritar e, com isso, o avião retornou ao pátio de embarque e desembarque.

O voo era o de número G3 1561 e seria feito por um avião modelo Boeing 737-800.

Após o susto, os passageiros desembarcaram e a areonave, já esvaziada, foi rebocada para fora da área de operação do terminal. A direção do aeroporto, todavia, informou que o aeroporto não foi fechado, nem houve atrasos de voos.

Limitação?

Em nota, a Gol afirmou que o voo G3-1561 (Juazeiro do Norte - Guarulhos) apresentou uma “limitação técnica” próximo à decolagem, tendo que retornar para avaliação da equipe de manutenção da companhia. A empresa afirmou que os clientes receberam a assistência necessária. A Gol lamentou os transtornos, mas reiterou que ações como essa visam garantir a segurança.

Até as 8h10, contudo, os passageiros continuavam no saguão aguardando mais informações da companhia.

(Blog do Fernando Ribeiro)


Programa Trovão de notícias na TV TROVÃO do Vale de 13hs às 15hs com Rozil Bezerra, Erivando Lima, Genilson Marque e Jota Damasceno na Técnica. - 02 de setembro

A batata-doce é a chave para o fim da gastrite, refluxo e azia


Você com certeza conhece alguém que sofre sérios problemas estomacais no seu dia a dia. São problemas como úlceras, gastrites e refluxos. A batata-doce, pode ser a chave para o fim da gastrite, refluxo, azia, e até mesmo úlceras!


E tudo de uma maneira muito fácil! A batata-doce junto com 600 ml de água filtrada são capazes de curar estes distúrbios. 

Modo de preparação 

1-Comece descascando a batata, coloque-a com um pouco de água numa tigela: desse jeito a batata não vai escurecer. 

2-Depois, coloque a batata e os 600 ml de água num liquidificador e com um pano, coe a mistura. A parte escura vai corresponder ao líquida, já a parte branca é o polvilho. 

3-Jogue a parte liquida fora, e fique apenas com o polvilho. Leia também: Troca inteligente na alimentação-por Karina Peloi Nutricionista 

4-Ponha o polvilho em um lugar seco. 

5-Assim que secar, dissolva uma colher do polvilho de batata-doce em 200 ml de água e mexa bastante. 

Agora é só beber! Mas lembre-se de tomar um copo em jejum, um antes do almoço e outro antes de jantar. O resultado não vai demorar, e vai eliminar alguns problemas estomacais, como os que já foram citados. 

Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. 

(TUDO PELA CURA)

Blog; Erivando Lima


Russas CE plantão policial


RUSSAS PRISÃO COM BASE NA LEI SECA

Por volta das 15h de sábado, na avenida Governador Raul Barbosa em Russas, a polícia abordou o veículo F-4000, azul, dirigido por MIKAEL JONATHAN DE LIMA, 31 anos, o mesmo apresentava sintomas de embriaguez e após realizar o exame na Perícia Forense foi constatado a embriaguez. MIKAEL foi conduzido para Delegacia para os procedimentos administrativos.


RUSSAS ACIDENTE DE TRÂNSITO

Por volta das 19h30min de sábado na CE-356 em Russas, ocorreu uma colisão envolvendo dois veículos, um Astra Sedan, cor cinza, que era conduzido por FRANCISCO DEUZIMAR FERNANDES DA SILVA, 34 anos, tendo como passageira MARIA AURINEIDE DA SILVEIRA DA SILVA, 41 anos, e uma F-4000. O veículo Astra veio a colidir na traseira do caminhão que estava com as lanternas traseiras apagadas. DEUZIMAR fraturou a mandíbula e foi transferido para Fortaleza, enquanto AURINEIDE teve escoriações pelo corpo ficou em observação no hospital de Russas.


RUSSAS ACIDENTE DE TRÂNSITO

Por volta das 18h35min de domingo, na avenida Coronel Antônio Cordeiro em Russas, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo duas motos, onde saíram feridos: JOSÉ ARLINDO DA SILVA, 40 anos, o qual sofreu uma lesão no pé e ANTÔNIO ÂNGELO DE OLIVEIRA NETO, 36 anos, que sofreu uma fatura exposta na perna. As vítimas receberam atendimento médico.


PALHANO PRISÃO POR FURTO

Por volta das 13h30min de domingo, na localidade de Luzilândia, zona rural de Palhano, foi preso JOSÉ RIBAMAR SALVIANO DA COSTA, 26 anos, o mesmo furtou uma Moto CG 125, Titan, vermelha, placa HVX-5350, na estrada do açude do Boi Morto em Palhano, o acusado estava em um bar quando foi preso, a moto foi recuperada, sendo foi conduzido à Delegacia Regional em Russas onde foi autuado em flagrante.

LIMOEIRO DO NORTE ROUBO A PESSOA

Por volta das 09h de sábado, uma jovem de 21 anos foi vítima de roubo, a mesma estava no centro de Limoeiro do Norte, quando um indivíduo desconhecido roubou sua carteira com documentos pessoais e um documento de uma moto, em seguida fugiu sem deixar pistas.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE TENTATIVA DE HOMICIDIO A BALA

Por volta das 19h40min de sábado, no Sítio Mocós, zona rural de São João do Jaguaribe, foi vítima de disparos de arma de fogo, JADSON MÁRCIO OLIVEIRA, 23 anos, o mesmo relatou que estava no quintal de sua residência quando foi alvejado pelos disparos, não sabendo informar a autoria. A polícia esteve no local e adotou as devidas providências.


TABULEIRO DO NORTE ROUBO SEGUIDO DE LESÃO CORPORAL

Por volta das 16h30 de domingo, no Sítio Cajueiros, zona rural de Tabuleiro do Norte, aconteceu um roubo, onde a vítima foi lesionada à bala no braço e no abdômen por disparos provavelmente de revólver. Segundo informações colhidas pela polícia, um indivíduo chegou a pé num bar onde a vítima se encontrava, e após os disparos fugiu roubando a Moto CG 150, FAN, 2012, vermelha, placa OIH-6343. Diligências foram realizadas, mas sem êxito até o momento.

Blog; Erivando Lima

Os melhores PNEUS e Baterias de Russas
Rua 25 de Agosto
Fale com; Ricardo Amaral