"Uma oferta imperdível". A chamada é atraente, mas pode ser o início de um golpe. Por e-mail, uma suposta instituição conhecida orienta o consumidor a clicar em um link para participar de sorteios e atualizar dados cadastrais. Empolgado, o indivíduo do outro lado do computador acaba entrando em um site falso e fornecendo informações pessoais a criminosos. Resultado: vírus, desfalques bancários, compras realizadas sem o conhecimento do consumidor.
O alerta é do Programa Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (DECON), feito por causa do aumento de reclamações deste tipo de golpe, conhecido como phishing. De acordo com o órgão, na maioria dos casos, as vítimas demoram para perceber o golpe e a ida aos órgãos de defesa acaba não sendo suficiente para resolver a demanda (porque não é possível localizar o endereço do fornecedor). Um Boletim de Ocorrência (BO) deve ser feito e a Justiça, procurada.
DICAS DO PROCON:
• Desconfie de e-mails com solicitações urgentes sobre questões financeiras ou de ordem legal.
• Fique atento a erros de ortografia nas mensagens.
• Desconfie de preços muito baixos.
• Em vez de clicar no link contido no e-mail, digite o endereço da empresa na barra do navegador.
• Desconfie de sites que não ofereçam formas alternativas de contato, como telefone, endereço físico, e-mail.
• Desconfie de vendas praticadas através das redes sociais.
• Se duvidar da veracidade do site da instituição bancária, digite uma senha errada de propósito. Se ela for aceita, provavelmente o site é falso. Mas atenção: alguns sites chegam a recusar a primeira tentativa de senha, exatamente para tentar driblar esse truque.
• A Fundação Procon São Paulo mantém uma lista atualizada de sites que devem ser evitados. http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php