-->

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Botafogo contrata Carlinhos e Luiz Henrique, do Fortaleza, por empréstimo até o fim do ano

Jogadores chegam para suprir ausências no elenco do técnico Enderson Moreira

Por Caio Ricard e Davi Barros — Fortaleza e Rio de Janeiro

 


Carlinhos, lateral, Fortaleza — Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Carlinhos chega pra compor elenco na lateral do Botafogo. O clube estava buscando um jogador pra posição desde que Hugo quebrou a clavícula na semana passada. Ele tem 34 anos e não vinha sendo aproveitado no Fortaleza.

Luiz Henrique também não estava tendo muitas oportunidades com o técnico do Fortaleza, Vojvoda. O meia chega ao Botafogo para suprir as ausências de Ronald e Diego Gonçalves, dois atacantes de beirada que se machucaram. O clube buscava há um tempo no mercado, mas tinha dificuldade de encontrar. Além disso, pode fazer a função de armador. A diretoria considerava ser importante ter algum reserva para o Chay

Luiz Henrique, Fortaleza — Foto: Kid Júnior/SVM

Luiz Henrique, Fortaleza — Foto: Kid Júnior/SVM

Meia de origem e formado na base do Flamengo, o jogador também pode atuar aberto pela esquerda ou como segundo volante. A contratação do meia foi, inicialmente, veiculada pelo jornal O Dia.

Tiago Nunes é o novo treinador do Ceara para o restante da temporada 2021

 


PROFESSOR TIAGO NUNES É VOZÃO!

Campeão da Copa Sul-Americana (2018) e Copa do Brasil (2019), o novo Comandante Alvinegro já comandará os treinos nesta semana.

Jovem acusado de tocar as partes íntimas de outro homem é preso dentro de ônibus em Quixeramobim

 30/08/2021 - por Monolitos Post 


    
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante um homem suspeito de importunação sexual dentro de um ônibus. A ofensiva ocorreu na manhã desse sábado (28), no município de Quixeramobim

Os policiais iniciaram as diligências após serem informados acerca do caso de um homem que teria tocado nas partes íntimas de um passageiro que estava sentado ao seu lado. Rapidamente, os policiais se deslocaram ao encontro da vítima, onde constataram a veracidade do caso.


O suspeito foi capturado e identificado como Thiago Davyd Rosendo da Silva, 21 anos. Ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em flagrante pelo crime de praticar ato libidinoso para satisfazer a própria lascívia. O caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Quixeramobim.

Boletim Epidemiológico de Russas CE

 Russas quase zera os casos de COVID 19

Bolsonaro "chuta o pau da barraca" e ignora mediação de Temer no STF

 

A semana política começa ainda sob o impacto da declaração de sábado (28) do presidente Jair Bolsonaro ao afirmar que lhe restam três alternativas para seu futuro próximo: “estar preso, morto ou a vitória”. Ele fez a afirmação durante encontro com evangélicos em visita a Goiânia.

As palavras do presidente tiveram o significado de “ducha fria” aos que terminaram a semana passada com a notícia de que o ex-presidente Michel Temer iniciara um processo de retomada do diálogo entre Bolsonaro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com quem o presidente trava uma queda de braço.

A informação, revelada pelo jornalista Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band, foi a de que Temer jantou com seu ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes, que indicou para o STF, e dele recebeu aceno positivo em relação a eventual encontro com Bolsonaro.

Já no dia seguinte, o presidente demonstrou não estar muito interessado nas tratativas.

“Eu tenho três alternativas para o meu futuro: estar preso, estar morto ou a vitória”, afirmou Bolsonaro, para em seguida fazer uma advertência: “Pode ter certeza que a primeira alternativa não existe, advertiu o presidente. Ele não mencionou outra alternativa prevista na Constituição: sua derrota em eventual tentativa de se reeleger em 2022. “Estou fazendo a coisa certa e não devo nada a ninguém”, reforçou.

“Nenhum homem aqui na Terra vai me amedrontar”, afirmou Bolsonaro nesse evento, denunciando o que chamou de “medidas arbitrárias”


da justiça.

(Diário do Poder)


Dois homens são mortos neste domingo (29) em Morada Nova e Ibicuitinga

 

Os casos de violência crescem cada vez mais no Ceará, inclusive no Vale do Jaguaribe. Na tarde deste domingo (29), por volta das 14h, um homem foi morto a bala no distrito de Uiraponga, em Morada Nova.

José Robério Freire, de 51 anos, obreiro de uma igreja, seguia em sua motocicleta por uma estrada vicinal e foi baleado diversas vezes. O crime segue sendo um mistério por não saber nem uma possível motivação.

A Polícia Civil descartou a hipótese de latrocínio ao constar que nada foi levado. A investigação segue para elucidar o caso. Até o momento, ninguém foi preso.

Já em Ibicuitinga, no início da noite, em um bar do Sítio Canaçu, Antônio Rodrigues Maia foi morto a tiros. Conforme informações da Polícia Militar, dois indivíduos chegaram armados e efetuaram os disparos.


A vítima foi socorrida por populares para o hospital municipal e morreu após chegada a unidade hospitalar.

Araçatuba: Morador tem os pés amputados por explosivo deixado por assaltantes

 

Um jovem de 25 anos teve os dois pés e todos os dedos das mãos amputados, vítima de um dos explosivos espalhados por bandidos em onda de assaltos em Araçatuba (SP) nesta segunda-feira (30). O rapaz passeava de bicicleta pela cidade quando o artefato, que possui sensor de movimento e aproximação, disparou.

O ciclista foi levado à Santa Casa de Araçatuba, onde passou por cirurgia no início da manhã, e segue internado em estado grave. Além dos pés e mãos, ele teve o corpo ferido por estilhaços.

Em vídeo nas redes sociais, uma testemunha registrou o momento em que o rapaz foi socorrido por outras pessoas que passavam pelo local.

Os criminosos espalharam bombas por ao menos 14 pontos da cidade, durante ataques a agências bancárias nesta madrugada. Na ação, os assaltantes chegaram a utilizar reféns como escudo humano amarrados em cima de carros. Segundo a Polícia Civil, três pessoas morreram, entre elas, um dos bandidos. Outros três criminosos foram presos.

Além do ciclista, há ainda mais três vítimas estão internadas na Santa Casa, entre elas um homem de 31 anos que se encontra intubado em estado grave após receber disparo no rosto e braços.

Outro paciente de 38 anos, baleado nas pernas, braços e de raspão na cabeça, precisou passar por cirurgia no braço pois teve uma artéria rompida pelo projétil.

A terceira vítima hospitalizada é um jovem de 28 anos, que foi atingido por um tiro no abdômen, mas se encontra estável.

(Pleno News)

Ceará recebe novos lotes de vacinas contra COVID-19 com mais de 117 mil doses

O Ceará recebe nesta segunda-feira (30), dois novos lotes de vacinas contra a COVID-19 com 117.120 doses, de acordo com o Governador do Estado, Camilo Santana.

Um dos lotes será composto 75.000 doses da AstraZeneca, com chegada prevista para 17h; e outro com 42.120 da Pfizer (21h55). Essas vacinas serão utilizadas para D2, segundo o Ministério da Saúde. A chegada dos novos lotes irá garantir a imunização da população após a segunda dose.

Atualmente o Ceará já aplicou mais de sete milhões e trezentas mil doses, garantindo a vacinação com pelo menos uma dose da grande maioria da população do estado.

Prefeito sanciona lei que torna a vacinação contra Covid-19 obrigatória para servidores públicos municipais

 

 O prefeito Sávio Gurgel sancionou a Lei nº 1.924/2021, que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória para os servidores públicos municipais. A Lei prevê que, em caso de recusa, sem justa causa, a não imunização caracterizará falta disciplinar.

Estão sujeitos às determinações dessa lei todos os servidores públicos da gestão municipal, sendo eles efetivos, contratados ou comissionados. A punição prevista será a notificação, e em caso de reincidência da recusa do imunizante, será instaurado Processo Administrativo Disciplinar. A lei destaca que o servidor deverá seguir fielmente o cronograma oficial de vacinação divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). 

A Lei nº 1.924/2021 foi assinada na presença do vereador Paulo Santiago, líder do Governo na Câmara e do vereador Rodrigo Bandeira, autor do projeto.

Para o prefeito Sávio Gurgel, a vacinação de todos os servidores do município é uma medida de resguardo da salubridade e de proteção da saúde no trabalho, tanto dos usuários quanto de todos os demais prestadores de serviço público.

LEI Nº 1.924_2021 DE 30 AGOSTO DE 2021 – DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA VACINAÇÃO CONTRA COVID – 19 NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE RUSSAS E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS (1)

SECULTE homenageia poeta russano Dimas Mateus, que faleceu no último dia 27

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), presta uma merecida homenagem ao poeta russano Dimas Mateus, que faleceu na sexta-feira, 27 de agosto. A pasta, por meio do seu gestor Frank Lourenço, escreveu uma mensagem em alusão ao grande poeta. Confira na íntegra.

AO GRANDE MENESTREL

Por: Frank Lourenço

Na tarde de sexta-feira 27 de agosto de 2021 Russas perdia mais um dos seus grandes artistas, nessa noite encantou-se o Poeta maior, Gerardo Dimas Mateus ou simplesmente Dimas Mateus, poeta de rima fácil, de voos rasantes, pensamento ágil e versos ligeiros, era um tecelão de oralituras.

Seu Dimas era um construtor de sonhos, um militante incansável da cultura, um defensor da cantoria de viola e da poesia popular. Diversas vezes fomos juntos a Brasília para as Conferências Nacionais de Cultura e em vários outros momentos, o encontrei na esplanada dos Ministérios, em busca de recursos para sua tão sonhada Casa do Cantador do Nordeste, erigida com muito esforço no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. Casa que, na verdade, é um centro cultural com auditório para apresentações, biblioteca e alojamentos para cantadores de passagem pela cidade.

Seu Dimas era um homem alegre, sempre de bom humor e sorriso nos lábios, atento a todos os movimentos de seu tempo, ligeiro no repente e experiente nas negociações com políticos e com os órgãos públicos, sempre na busca por melhorias para a categoria.

Partiu um baluarte, um líder, um visionário. Russas, Ceará e o Nordeste perdem um grande menestrel e um incansável timoneiro que agora vai arregimentar em outra dimensão uma legião de poetas e aqui vai continuar inspirando com seus exemplos de artista e militante, novos poetas e trovadores…Que o sonho de um mundo melhor, com mais arte e poesia continue nos anseios dos jovens artistas, que despontem novos Dimas, para que a luta por liberdade e paz nunca cesse.

Viva o toque da viola!

Viva o repente!

Viva a poesia e os poetas populares!

E nesse clima de deferência a esse grande Menestrel, convido três poetas jovens que foram atravessados e afetados pelo Grande Dimas Mateus para juntos prestar-lhes essa homenagem em forma de poesia:

Dimas Mateus é poeta de fibra, de peleja, poeta de briga.

Dimas Mateus é poeta de classe, poeta operário, poeta construtor.

Dimas Mateus é poeta de rua, é poeta de casa.

Dimas Mateus é a casa do cantador.

Dimas Mateus é poeta da sede, poeta da rede, poeta martelo.

É poeta cangaceiro, poeta romeiro, poeta parabelo.

Poeta menino, do sertão de Dom Lino, do vale do rio seco.

Dimas Mateus é cheio de verso no reverso do medo.

Dimas Mateus das Catirinas, dos reisados da terra menina.

Poeta das pedras russas, terra de histórias turvas,

dos homens do disse não disse,

mas terra do poeta Francisco, do corisco da voz do Leite e do mundo Liduíno.

Dimas Mateus é o caminho do Rio Jaguaribe, é o alpiste do passarinho cantador.

Poeta a quem peço a benção por cada verso meu mais diferente,

poeta valente da lira que embola, ligeiro na faca repente,

santo que mora no ventre maravilhado da viola.

 

Alan Mendonça

Escritor e compositor

 

Dimas Mateus de tantas rimas e versos

Acompanhados pelo dedilhar da Viola

Que fazia da sua arte uma bandeira de luta

Sempre hasteada e fincada por onde passava

Resistindo e insistindo, para a cultura popular manifestar.

A viola hoje calou, seus dedos não tocam suas cordas, e se pudesse se expressar, com certeza iria chorar.

Chora viola, chora cultura, chora toda criatura que aprendeu com os versos seus o valor de um poeta popular.

Hoje o silêncio da Viola nos toca.

Quem tocava a viola e verbalizava uma rima inspirada, agora virou uma inspiração nos versos do cordel da saudade.

 

Ricardo Torres

Comunicador

 

A VIDA DE UM POETA.

A vida de um poeta

É um labirinto sem formas

Sem medo cria suas normas 

De criar formas concretas

Pra falar em linhas retas

Tudo que as pareça “tortas”.

 

Na vida de um poeta

Tudo é mero desafio

Do vazio cheio de brio

Gostoso do improviso

D’onde tira do juízo

O seu brilho reluzente

Falo de forma discreta

Há quem diga que um poeta

É deus disfarçado de gente.

 Mas acredite, meu povo

O poeta sente dor

Quando vê seu professor

Partir para a eternidade

Dos versos fica a saudade

Na voz que ficou marcada 

Sem puder ser completada

Canto agora pela metade

De tudo isso a verdade

Que me traz certa Alegria

Vivo agora a nostalgia

De um ser que se faz Forte

Pois um poeta “inté” na morte

VIVE!

em estado de poesia…

 

Kennedy Costa

Regente/técnico da SECULTE.

Setor de iluminação publica de Russas CE

 

Hoje 30 08 2021 a equipe do Setor da Iluminação Pública terá no comando o coordenador FLAVIO LOPES SERPA e da EQUIPE DA DUVALE, estarão realizando serviço de recuperação e manutenção nas seguintes  localidades desse município;

MACAPÁ, MIGUEL PEREIRA E DISTRITO DE FLORES E REGIÃO NA ZONA RURAL

ADMINISTRAÇÃO SÁVIO GURGEL proporcionando um atendimento mais HUMANITÁRIO e de QUALIDADE para nossas comunidades na área da iluminação pública.

Público Geral de 22 anos recebe a primeira dose da vacina contra Covid próxima segunda-feira (30)

 

A prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, na próxima segunda-feira (30), a imunização do público geral com idade de 22 anos contra a Covid-19. Para receber a vacina é preciso apresentar um comprovante de cadastro na Plataforma Saúde Digital.

A vacinação acontece no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no horário de 07h30 às 17h. A lista para o público de 22 anos, cadastrado no Saúde Digital, pode ser consultada através do link:

LISTA VACINAÇÃO 22 ANOS

Documentação

No ato da vacinação, é preciso apresentar o comprovante de cadastro no Saúde Digital, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

‘Vacinação Solidária’

A Campanha ‘Vacinação Solidária’ continua! Quem quiser e puder, pode realizar a doação de 1kg (um quilo) de alimento da cesta básica para ser doado às famílias em situação de vulnerabilidade social do município e que são acompanhadas pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). As doações podem ser feitas em todos os pontos de vacinação do município.