-->

sábado, 18 de março de 2023

Bancos públicos e privados suspendem crédito consignado no INSS

 SÁBADO, MARÇO 18, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

A redução do teto dos juros de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas está sendo mal recebida por instituições financeiras. Nesta sexta-feira (17), dois bancos oficiais, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal, confirmaram que suspenderam a oferta desse tipo de crédito a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Caixa e o BB seguiram diversos bancos privados que haviam interrompido a concessão de empréstimos na quinta-feira (16). A decisão ocorre após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduzir, de 2,14% para 1,7% ao mês, o teto dos juros no crédito consignado. A taxa para o cartão de crédito consignado também foi reduzida de 3,06% para 2,62%.

Em nota a Caixa informou que teve de suspender a linha porque o novo teto de juros é mais baixo que o cobrado pelo banco. Acrescentou que a possibilidade de retomar os empréstimos consignados a aposentados depende de estudos técnicos de viabilidade operacional e econômico-financeira, que estão sendo feitos para adaptar as concessões às novas normas do banco.

O Banco do Brasil informou que está fazendo estudos de viabilidade técnica sobre as novas condições do crédito consignado aos beneficiários do INSS e que, assim que tiver novidades, informará sobre a retomada das contratações.

Reação

Por meio das redes sociais, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reagiu. Em postagem no Twitter, ele defendeu que o governo use os bancos públicos para manter a oferta de crédito consignado do INSS. Lupi postou uma nota de repúdio assinada por centrais sindicais que afirma que a suspensão prejudica principalmente os aposentados e pensionistas que necessitam de crédito para complementar a renda e atualmente não têm acesso a outros tipos de linhas.

“Diante dessa situação, as centrais sindicais cobram do governo a utilização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para garantir as linhas de crédito para os aposentados e pensionistas que precisarem com as novas taxas em vigência”, escreveu Lupi. Ele também publicou um link de relatório do Banco Central (BC), segundo o qual os juros do consignado para o INSS variaram de 1,31% a 2,17% ao mês na semana entre 27 de fevereiro e 3 de março.

Média

Na quinta-feira (16), a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou nota, segundo a qual a redução do teto de juros comprometeria a oferta de crédito consignado e de cartão de crédito consignado a beneficiários do INSS.

De acordo com a entidade, a iniciativa pode distorcer preços de serviços financeiros, com os bancos tendo de aumentar juros de outras linhas de crédito para compensar o teto menor no consignado para o INSS.

“Iniciativas como essas geram distorções relevantes nos preços de produtos financeiros, produzindo efeitos contrários ao que se deseja, na medida em que tende a restringir a oferta de crédito mais barato, impactando na atividade econômica, especialmente no consumo”, informou a Febraban.

Segundo o relatório do Banco Central citado por Lupi, na semana de 27 de fevereiro a 3 de março, apenas quatro das 38 instituições financeiras que oferecem crédito consignado do INSS cobravam taxas abaixo de 1,7% ao mês: Sicoob (1,68%), Cetelem (1,65%), BRB (1,63%) e CCB Brasil (1,31%). Os juros mais altos ficaram com a financeira Zema (2,17%, acima do antigo teto de 2,14% ao mês) e Pan (2,14%).

Com informações do portal Agência Brasil 

Policial penal é morto no RN em meio a onda de violência

 SÁBADO, MARÇO 18, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Um policial penal de 49 anos foi assassinado a tiros por criminosos, nesta sexta-feira (17), na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, um dos municípios afetados pelos ataques violentos realizados desde a última terça (14) no estado. Carlos Eduardo Nazário estava em um comércio quando foi atacado a tiros.

Autoridades locais informaram que o policial foi morto por volta das 21h30 de sexta. Os tiros disparados contra ele o atingiram no tórax, braço e perna. Ele chegou a ser levado para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, capital potiguar, mas não resistiu.

Desde a última terça, bandidos têm feito atentados contra os serviços de transporte e de saúde no estado. Em razão da violência, escolas públicas, colégios particulares e postos de saúde têm ficado fechados. O transporte público também foi suspenso e parte do comércio não abriu nos últimos dias.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte informou em seu balanço mais recente que 104 suspeitos foram presos até às 6h deste sábado (18). Além disso, as forças de segurança apreenderam 29 armas de fogo, 87 artefatos explosivos e 23 galões de galões de gasolina ao longo da operação de combate aos ataques.

Hoje tem show de transmissão pela Tv Nativa direto de Flores em Russas - CE

Campeonato cearense de futsal Sub 15, Sub 17 e Sub 20

Tv Nativa aparti das 19;30 miutos.


Acesse; 

Facebook; www.radio&tvwebnativaderussas

Site; www.radioetvnativaderussas.com.br

Equipe esportiva; Erivando Lima, Claudio Moura, Bruno Damasceno e J Guilerme.

Sub 15; Russas x Aracati

Sub 17; Russas x Aracati ( Transmissão )

Sub 20; Russas X Aracati ( Transmissão )


(Pleno News)
Foto: EFE/ Ney Douglas


Hoje tem show de transmissão pela Tv Nativa direto de Flores em Russas - CE

Campeonato cearense de futsal Sub 15, Sub 17 e Sub 20

Tv Nativa aparti das 19;30 miutos.


Acesse; 

Facebook; www.radio&tvwebnativaderussas

Site; www.radioetvnativaderussas.com.br

Equipe esportiva; Erivando Lima, Claudio Moura, Bruno Damasceno e J Guilerme.

Sub 15; Russas x Aracati

Sub 17; Russas x Aracati ( Transmissão )

Sub 20; Russas X Aracati ( Transmissão )

URGENTE: Decretada prisão de Vladimir Putin por Tribunal Internacional

 SÁBADO, MARÇO 18, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O presidente da Rússia Vladimir Putin foi agraciado com um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), nesta sexta-feira, 17, e também determinou a detenção da comissária de direitos das crianças na Rússia, Maria Alekseyevna Lvova-Belova, pela “deportação ilegal” de crianças ucranianas.

A decisão da corte de Haia pontua que há “motivos razoáveis para acreditar que cada suspeito é responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população e transferência ilegal de população de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa, em prejuízo de crianças ucranianas”.

De início os magistrados consideraram emitir mandados secretos, mas prevaleceu o entendimento de que dar publicidade pode “contribuir para a prevenção de novos crimes”. Moscou não reconhece a jurisdição do Tribunal e nega as acusações de que soldados russos cometeram atrocidades durante a invasão da Ucrânia.

O promotor do TPI, Karim Khan, responsável pelo caso, tem feito viagens constantes para a Ucrânia e manifesta-se pelo entendimento de existem crimes contra crianças e condenou os bombardeios russos à infraestrutura civil ucraniana, como usinas de energia e prédios residenciais. “Deixo a Ucrânia com a sensação de que o ímpeto em direção à justiça está se acelerando”, disse ele em um comunicado.

Na quinta-feira 16, uma investigação apoiada pelas Nações Unidas citou ataques russos contra civis na Ucrânia, incluindo tortura sistemática e assassinato em regiões ocupadas, entre potenciais crimes de guerra e possivelmente crimes contra a humanidade.

O inquérito também registrou crimes cometidos contra ucranianos em território russo, incluindo crianças ucranianas deportadas que foram impedidas de voltar a ver suas famílias. Além disso, denunciou um sistema de “filtragem”, destinado a selecionar ucranianos para detenção e tortura, bem como presos vivendo sob condições desumanas.

(Hora de Brasília)
Foto: Mikhail Metzel SPUTNIK AFP


Russas - CE plantão policial 1º BPM



LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO COM BASE NA LEI SECA – CTB (Art. 306)  

Dia 18/03/2023, (Sexta-feira), por volta das 23h10min, em patrulhamento de rotina o policiamento se deparou com algumas pessoas em uma praça ingerindo bebida alcoólica, que ao se aproximar do local um homem, subiu em sua motocicleta e empreendeu fuga, sendo abordado na Rua Padre Joaquim de Menezes, o mesmo conduzia uma Motocicleta HONDA CG 125 Titan, de cor vermelha, de placa HVC-9026, e apresentava sinais de embriaguez, que no momento da abordagem ainda ameaçou o Sgt PM. O abordado foi conduzido a sede da PRE de Limoeiro do Norte-CE, onde foi realizado o teste de etilômetro cujo o resultado foi 0,51mg/l. Diante de tal situação, foi conduzido a Delegacia Regional de Russas-CE onde foi autuado em flagrante por infração, em tese, ao Art. 306, § 1º, inciso I do Código de Trânsito Brasileiro, haja vista ter sido surpreendido conduzindo veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólica.

Fonte; PM CE

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM

 

QUIXERAMOBIM - PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS.

Dia 17/03/2023, por volta das 20h50min, a Equipe do RAIO, se encontravam realizando o patrulhamento de rotina na Rua Antônio Zuza, S/N, Bairro Depósito, Quixeramobim-CE, quando visualizaram 01 (um) indivíduo em atitude suspeita, tentando se desfazer de 01 (um) objeto, realizaram uma abordagem ao  um indivíduo, o mesmo foi identificado durante a abordagem,  foi localizado o um frasco contendo 13 (treze) papelotes de cocaína (objeto que o suspeito tentou se desfazer), pesando 2,6 gramas;  e com o mesmo foi encontrada 01 (uma) trouxinha de maconha, pesando 01 grama.  Foi dado voz de prisão ao suspeito e em seguida, o mesmo foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil do município de Quixadá-CE, onde juntamente com o material apreendido, foram apresentados e entregues à Autoridade Policial de Plantão, para que fossem realizados os Procedimentos cabíveis ao caso. 

QUIXADÁ - PRISÃO POR ARROMBAMENTO E TENTATIVA DE FURTO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 18/03/2023, por volta das 03h30min, uma denúncia via 190, informava que 03 elementos tornozelados estariam cometendo um arrombamento no estabelecimento comercial  na Rua Rodrigues Junior, Centro de Quixadá, dessa forma a composição da VTR  FT, foram acionados ao local, confirmando o fato e identificando os suspeitos. Os três abordados já possuem extensa ficha pela prática delitiva do crime de furto. Informo que os mesmos confessaram estarem cometendo o crime, dessa forma, receberam voz de prisão, onde foram conduzidos a Delegacia Regional de Quixadá, e após serem apresentados a autoridade Policial, foram autuados em flagrante delito.

Fonte; PM CE