-->

quinta-feira, 9 de março de 2023

Câmara de Quixadá desaprova contas da gestão de Ilário Marques que deverá ficar inelegível por 8 anos



A Câmara de Quixadá apreciou e votou na manhã dessa quinta-feira (09) as contas de gestão de 2018 do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT). No último dia 23 de fevereiro o plenário da Casa Legislativa já havia aprovado o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento pela desaprovação das contas do antigo gestor municipal.

Já na sessão ordinária dessa quinta-feira (09), como determina o rito de julgamento de contas, passado 10 dias da aprovação do parecer, o ex-prefeito enviou a Câmara Municipal seu advogado, Wilker Macêdo, que teve 30 minutos para apresentar sua defesa e logo em seguida foi realizada a votação pelos Edis da Casa Parlamentar.

Seguindo todo o rito que determina o Regimento Interno da Câmara Municipal de Quixadá, as contas de governo de 2018 de Ilário Marques foram reprovadas pelo placar de 12 x 5. Votaram a favor da desaprovação os vereadores Luiz Neto, Nazimar Nogueira, Jackson Perigoso, Tim, Zé Rogério, Ticão, Louro da Juatama, Jesyca Severo, Iranildo da Califórnia, Cida Bezerra, Renê Matias e César Filho.  Votaram a favor da aprovação os vereadores Ci, Rosa Buriti, Denis Dutra, Neto do Custódio e Iranildo Bacurim.

Com a desaprovação das contas por parte da Câmara Municipal, o ex-prefeito deverá ser incluso pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelo Tribunal de Contas do Estado, na lista dos candidatos “fichas sujas”, que tiveram suas contas reprovadas por órgãos colegiados, ficando impedido de concorrer a cargos eletivos pelos próximos 8 anos.

A desaprovação das contas do petista é reflexo de sua desastrosa administração entre 2017 e 2020, sendo marcada por inúmeros escândalos de corrupção, inclusive com afastamento do cargo do ex-prefeito e prisão de seus principais aliados, culminando inclusive com o pedido por parte do Ministério Público da condenação de Ilário Marques a 34 anos de prisão no caso da Operação “Fiel da Balança”.

O processo narra, com riqueza de detalhes, a maneira como a organização criminosa agia em Quixadá, o que pode indicar que tais fatos eram recorrentes em todas as gestões petistas ao longo dos anos na Terra dos Monólitos. Sobre quem comandava todo o esquema de corrupção e desvio de dinheiro público na Prefeitura Municipal, a denúncia é bastante objetiva: A procuradora deixa claro que o chefe do esquema investigado pelo Ministério Público é o ex-prefeito Ilário Marques. “A associação é comandada pelo prefeito de Quixadá/CE, José Ilário Gonçalves Marques”, revelou o órgão

Vereadoras denunciam ter encontrado "merenda escolar

 Uma das parlamentares relatou ter recebido informações de populares a respeito da prática e disse que, ao se deslocar ao local para averiguar o caso, encontrou os itens

As vereadoras Sabryna Rocha (PP) e Silvia Reis (PSB) denunciaram ter encontrado alimentos, que seriam destinados à merenda escolar, enterrados em uma escola localizada no distrito de Pratiús, em Pindoretama, distante 47,3 km de Fortaleza. Na última terça-feira, 7, as parlamentares alegaram ter recebido denúncias de populares sobre o caso e que, ao se deslocar até o local, encontraram gêneros alimentícios enterrados.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2023/03/08/vereadoras-denunciam-ter-encontrado-merenda-escolar-enterrada-em-escola-de-pindoretama.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Durante a busca, a vereadora disse ter encontrado um local com terra remexida e que, após escavá-lo, encontrou algumas embalagens e gêneros alimentícios misturados à terra. “Carne de soja, ovos e afins. (A comida) teria vencido no início de fevereiro”, relatou Rocha, que indicou ainda a intenção de “protocolar denúncia junto ao Ministério Público” do Ceará ainda nesta quarta-feira, 8.

Seja assinante O POVO+


Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2023/03/08/vereadoras-denunciam-ter-encontrado-merenda-escolar-enterrada-em-escola-de-pindoretama.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Russas - CE plantão policial 1º BPM


 RUSSAS - APREEENSÃO DE VEÍCULO COM SUSPEITA DE CLONAGEM 

Dia 08/03/2023 (quarta-feira), por volta de 08h30min, recebemos informações de que uma pessoa estaria de posse de uma moto com sinais de clonagem, que o individuo foi abordado  com a moto Honda 150 de cor vermelha de placa PNS-1775, onde foi conduzido a DRPC de Russas, para verificação da moto, sendo feita a apreensão para posterior envio à Pericia e registrado o B.O .

RUSSAS - PRISÕES POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE DE MUNIÇÕES 

Dia 08/03/2023 (quarta-feira), por volta de 20h, durante rondas na localidade de Jardim de São José, Russas-CE, as composições do RAIO 04 e da RP-1961, realizaram a prisão de um casal, sendo que com eles foi apreendido uma porção de maconha (quantidade não informada), 34 munições calibre 38, 14 munições calibre 12, um colete balístico, dois aparelhos celulares, um tablete, embalagens plásticas e um papel com anotações (possivelmente do tráfico). Os acusados juntamente com o material foram conduzidos à DPC em Aracati para os devidos procedimentos. 

ALTO SANTO  - ROUBO A PESSOA 

Dia 08/03/2023 (Quarta-Feira), por volta das 19h45min, o destacamento de Alto Santo recebeu a informação via 190, sobre um assalto nas proximidades da Lagoa Grande zona rural de Alto Santo – CE, o policiamento, desloucou-se ao local e encontrou a vítima, que encontrava-se fora de sua residência, e indagado  sobre o fato ocorrido naquele local o mesmo afirmou que foi assaltado por quatro elementos que estavam em duas motos que não soube informar modelos e características das mesmas, e que portavam armas de fogo, detalhando uma espingarda calibre .12, pistola e revolver. Foi levado da vítima, uma Honda Bros cor AZUL Ano 2018, o mesmo não informou a placa, uma TV 43° de LED, e um celular. Os suspeitos empreenderam fuga tomando sentido ignorado, a composição fez diligências na localidade mais sem lograr êxito.

LIMOEIRO DO NORTE  - APREENSÃO DE VÁRIAS ARMAS DE FOGO E PRISÃO POR POSSE DE ARMAS 

Dia 08/03/2023 por volta das 15h30min. A equipe da RP 1952, , após informações dando conta que no sítio Cabeça Preta, zona rural de Limoeiro do Norte/Ce, havia uma pessoa que estava praticando vários furtos de criação na zona rural de Limoeiro do Norte e que o mesmo estava de posse de algumas armas de fogo. De pronto a composição foi averiguar, e ao chegar no local, constatou-se a veracidade da informação, dando foz de prisão a umaa pessoa. O mesmo responde por Posse ilegal de arma fogo. O mesmo estava de posse de três armas de fogo artesanal, sendo 01 (uma) Espingarda cal 32, 01(uma) Espingarda Cal. 36 e outra Cal. 40, vários estojos contendo chumbos e pólvora. O mesmo foi conduzido a Delegacia de Aracati/Ce.

Fonte; PM CE

Quixadá - CE plantão policial 9º BPM

QUIXERAMOBIM PRISÃO POR CUMPRIMENTO DE MANDADO

Dia 08/03/2023, por volta das 14h, o Destacamento de polícia Militar de Quixeramobim-CE, foi informado via 190, que uma pessoa, residente no Monteiro de Morais, tinha um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia, sendo a pessoa identificada, sendo portanto conduzido a DP de Quixeramobim.

QUIXERAMOBIM CONDUÇÃO POR APROPRIAÇÃO INDÉBITA.

Dia 08/03/2023, por volta das 10h30min, o Destacamento de polícia Militar de Quixeramobim-CE, foi informado via 190, através do proprietário que um homem estava extraindo de forma indevida areia de sua propriedade, o acusado foi identificado. As partes foram conduzidas para a DP de Quixadá.

QUIXADÁ PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Dia 08/03/2023, por volta das 16h45min, em patrulhamento de rotina se depararam com o indivíduo, foi abordado e indagado se estava armado, respondendo que estava dentro da bolsa, foi apreendido um REVÓLVER TAURUS CAL.38 , foi dada voz de prisão ao mesmo e em seguida foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

QUIXADÁ LESÃO CORPORAL POR GOLPE DE FACA

Dia 09/03/2023, por volta das 00h45min, deu entrada na UPA de Quixadá, um senhor que sofreu uma facada na perna esquerda. A composição da polícia militar foi acionados ao local, a vítima apresentava estado de embriaguez, não sabendo informar autoria nem motivo por ter sofrido a agressão. Foram realizadas buscas nas imediações no intuito de localizar, algum suspeito, contudo, ninguém foi localizado, a vítima foi orientada a registar o ato na Delegacia Regional de Quixadá.

Fonte; PM CE

Homem é preso com 5,2 kg de pasta base de cocaína em Mombaça

  - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa terça-feira (07), um homem suspeito de tráfico de drogas em Mombaça. Na ocasião, a equipe policial apreendeu 5,2 kg de pasta base de cocaína no terminal rodoviário da cidade. O suspeito e a droga apreendida foram apresentados a uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE recebeu informações de que um indivíduo, no terminal rodoviário da cidade, transportava drogas tendo como destino a cidade de Juazeiro do Norte. Durante as diligências, foi encontrado um homem com as mesmas características informadas carregando uma mochila.

Ele tentou fugir da composição policial se desfazendo da bolsa, mas foi contido pelos policiais militares. Durante a abordagem, o homem suspeito foi identificado como sendo Antônio Pinheiro Jota, de 57 anos, mais conhecido como “Banda”. Na mochila apreendida, os raianos encontraram 5,2kg de pasta base de cocaína.

Diante dos fatos, Antônio Pinheiro Jota, o entorpecente e um celular foram apresentados na Delegacia Regional de Tauá. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e segue à disposição da Justiça. O caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Mombaça, unidade da PC-CE responsável pela área.