-->

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Três municípios cearenses vão reduzir o número de vereadores a partir das eleições deste ano

 

A atuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) resultou na redução do número de vereadores, a partir das eleições de 2024, em três municípios cearenses: Acarape, Aracati e Maranguape. A diminuição do quantitativo de parlamentares nas câmaras dessas cidades atende a Constituição Federal, que exige que o número de vereadores seja proporcional à população dos municípios. Acarape, que conta atualmente com 11 vereadores, deverá ter nove membros no mandato eletivo de 2025-2028, Aracati reduzirá o número de parlamentares de 16 para 15, e Maranguape de 19 para 17.

Em outras três cidades – Barroquinha, Catarina e Saboeiro – a Justiça acatou ações civis públicas ajuizadas pelo MP do Ceará e determinou que sejam adotadas as medidas necessárias para implementar o número limite de vereadores nas câmaras municipais, conforme prevê a Constituição Federal. O Ministério Público também vem atuando para que em Acopiara, Auiaba, Alto Santo e Graça a redução do número de parlamentares ocorra.

O quantitativo irregular de vereadores nas casas legislativas municipais foi detectado pelo Ministério Público, por meio dos Centros de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP) e Eleitoral (Caopel), em julho de 2023. A constatação ocorreu após consulta aos dados da população dos municípios cearenses no Censo Demográfico de 2022 e o número de vereadores das Câmaras Municipais na legislatura atual no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

Assim, os dez municípios citados precisariam reduzir o número de vagas de vereadores para as eleições municipais de 2024 (mandato eletivo 2025-2028), para que seja respeitado o artigo 29, inciso IV, da Constituição Federal.

Tendo como base as consultas realizadas, os municípios de Aiuaba, Alto Santo, Barroquinha, Catarina, Graça e Saboeiro, que contam atualmente com 11 vereadores, deverão ter nove membros no mandato eletivo 2025-2028, de acordo com as regras constitucionais. Já Acopiara, que possui 15 vereadores, deverá ter 13 segundo a Constituição Federal.

 - por 

Laércio Oliveira assume cadeira na Câmara de Quixadá após licença de 120 dias do vereador Ticão

     
  •  

A Câmara Municipal de Quixadá passou por nova mudança em sua composição. Em sessão ordinária desta quarta-feira (03) tomou posse o suplente de vereador Laércio Oliveira (PDT). Ele assume a vaga do vereador Ticão, do mesmo partido, que solicitou licença do cargo pelo prazo de 120 dias para tratar de assuntos particulares.

Laércio Oliveira tirou 760 votos na eleição de 2020 e tem como seu reduto eleitoral os bairros Renascer e São João, sendo uma pessoa bastante conhecida no bairro e de grande carisma junto a população.

Laércio Oliveira está em sua terceira passagem pela Câmara Municipal de Quixadá, antes ele já havia passado 8 anos na Casa Legislativa, entre os anos de 2013 e 2020.

 - por 

Homem invade júri para atirar no assassino do pai e é preso

 QUARTA-FEIRA, ABRIL 03, 2024  NENHUM COMENTÁRIO

Câmeras de segurança captaram o momento em que um homem invade um julgamento para atirar em réu que estava sendo julgado pela acusação de ter matado o pai do atirador. O caso aconteceu no Fórum de São José do Belmonte, no interior de Pernambuco. O atirador foi detido em flagrante e permanece preso.

O réu foi atingido por seis disparos de arma de fogo e encaminhado para unidade de saúde. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi registrado como tentativa de homicídio. Com o atirador foi apreendido um revólver calibre 38.

O caso ocorreu em novembro de 2023 e voltou a repercutir após imagens de segurança serem divulgadas nesta semana, mostrando o momento do crime. No vídeo é possível ver o homem sentado acompanhando o júri ao lado de uma mulher, logo depois ele se levanta e vai em direção aonde o réu estava sentado e atira na direção dele.

O atirador foi detido em flagrante e permanece preso preventivamente. O réu, que já estava aguardando o júri em liberdade antes do ocorrido, continua em liberdade.

Segundo a denúncia, a motivação para o crime foi vingança, devido o pai do atirador ter sido vítima de homicídio em 2012, cuja autoria foi do réu que estava sendo julgado.

(O Povo)

Cães farejadores da PRF localizam cocaína em mala de viagem, na BR-116

 Graças ao seu olfato apurado, os cães conseguem detectar uma variabilidade maior de cheiros e se tornaram cruciais nas operações policiais.

Na tarde desta quarta-feira (03), na Unidade Operacional da PRF em Chorozinho, localizada na BR 116, uma equipe da PRF prendeu uma traficante com drogas em um ônibus de viagem. A mulher levava 10,86 Kg de cocaína.

Durante a fiscalização com foco em veículos de transporte coletivo, foi abordado um ônibus que fazia a linha Rio de Janeiro (RJ) x Fortaleza (CE). Na fiscalização das bagagens, os cães Faisão e Guerra sinalizaram a presença de um ilícito em uma mala de cor preta. Ao realizarem a vistoria, os policiais encontraram tabletes de cloridrato de cocaína escondidos dentro da mala, que posteriormente somaram 10,86 Kg da droga.

Uma mulher de 26 anos de idade, natural de Fortaleza, foi identificada como proprietária da mala. Aos policiais, com o fim de ludibriá-los, ela apresentou a identidade da sua irmã. Ao analisarem os documentos, os policiais perceberam a inveracidade das informações, pois se tratava do documento de outra pessoa. Por último, ela acabou admitindo a posse da droga e que levaria a cocaína para Fortaleza (CE). 

A mulher presa e a droga apreendida foram encaminhados à polícia judiciária para registro do flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A pena prevista para este tipo de crime é de até 15 anos de prisão. Ela também foi enquadrada pelo crime de falsa identidade, que tem pena de detenção de três meses a um ano.

 

Justiça e Segurança
Tags: Ceará

Azul inicia venda de passagens aéreas para o voo entre Quixadá/Fortaleza com valores a partir de R$ 312,90

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Um dia após anunciar para 08 de julho o início da operação do novo voo entre Quixadá/Fortaleza e de Fortaleza/Quixadá, a Azul Linhas Aéreas iniciou através de seu site oficial a venda de passagens para o novo itinerário. As passagens estão sendo comercializada com valores a partir de R$ 312,90.

Os voos estão programados para operar às segundas e quintas-feiras. A decolagem está prevista para 13h15 em Fortaleza, com aterrissagem em Quixadá às 14h05. O retorno acontecerá às 14h30, com previsão de desembarque na capital cearense às 15h20. Os passageiros viajarão a bordo de aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.

Com a adição de Quixadá, a Azul Conecta estabelecerá sua oitava base no estado do Ceará. A companhia já opera voos de Fortaleza para destinos como Cruz (Jericoacoara), São Benedito, Sobral, Crateús, Iguatu e Aracati. A inclusão de Quixadá na malha aérea representa um passo importante para conectar ainda mais as regiões do interior do estado à capital.

Quixadá Futebol Clube é confirmado no Campeonato Cearense Série C e voltará a disputar competições oficiais

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Nesta terça-feira (02) a Federação Cearense de Futebol divulgou a lista dos clubes que disputarão o Campeonato Cearense da Série C em 2024. Entre as equipes inscritas na competição está o Quixadá Futebol Clube que voltará a disputar competições oficiais após três anos. A última vez que o Canarinho do Sertão havia entrado em campo havia sido no ano de 2021 onde naquela oportunidade também disputou a terceira divisão cearense mas acabou não conseguindo o acesso.

O Canarinho do Sertão está com nova diretoria e através de uma soma de esforços com a Prefeitura de Quixadá e a Liga Quixadaense de Desportos, todos os débitos junto a federação foram quitados e o clube ficou apto a disputar a competição, onde mais uma vez brigará pelo acesso. A prefeitura por meio da Secretaria de Esportes agora ficará responsável pelas adequações necessárias no Estádio Abilhão para que a equipe possa mandar seus jogos na praça esportiva, o que não deverá ser problema.

Além do Quixadá outras seis equipes estão confirmadas na competição, são elas: Aliança Atlética Futebol Clube, Crato Esporte Clube, Esporte Clube Limoeiro, Itarema Esporte Clube, Sociedade Esportiva e Cultural Terra e Mar Clube e Tianguá Esporte Clube.

O Conselho Técnico está agendado para acontecer no dia 8 de abril, próxima segunda-feira. A competição está prevista para iniciar no dia 15 de junho.

Mensagem do dia.

O Que você pode fazer para mudar o mundo

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo. Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração.

Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres.

Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo.

Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos.

Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida. Defenda, participe, entregue-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor