-->

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Prefeitura de Russas realiza reunião virtual para definir estratégias de combate ao Aedes aegypti

 Nesta segunda-feira, 17 de maio, a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou uma importante reunião virtual, para falar sobre a atual situação epidemiológica do Município em relação as arboviroses (Dengue, Zika, e chikungunya), e definir estratégias de combate e prevenção ao Aedes aegypti, causador dessas doenças. O encontro contou com a participação do prefeito Sávio Gurgel, secretários municipais e profissionais da saúde.

O prefeito falou da necessidade de combater o mosquito da dengue, visto que, além dos números estarem subindo, os sintomas são muito semelhantes aos da covid-19, confundindo então a população. Diante do quadro, ele solicitou a colaboração de todos. “Peço a conscientização de todos os secretários e empenho para o controle da dengue no Município”.  Disse Sávio.

Na reunião foi apresentado o gráfico dos casos notificados de Dengue no Município, durante o período de janeiro a maio (até dia 13) de 2021. Os registros certificam o crescimento do número de notificações, sendo necessário a adoção de medidas imediata de combate ao Mosquito.

Sendo assim, ficou definido que será feito um trabalho conjunto envolvendo todas as secretarias e setores do Município. Entre as ações podemos destacar: Formação, em cada Secretaria, das brigadas de combate ao Mosquito; capacitação para os membros dessas brigadas ministrada pelos agentes de endemias; retorno da visita dos agentes de endemias às residências e solicitação do carro fumacê junto a Secretaria de Saúde do Estado.

O Município vem cumprindo com sua obrigação, mas o poder público sozinho não vencerá essa batalha. É necessário o engajamento de toda a população. Portanto seja parceiro dessa guerra, faça sua parte, vistorie sua casa, seu quintal e adote as medidas adequadas de combate e prevenção.  Lembre-se! A dengue mata e para combater o melhor remédio é prevenir.

Fachin autorizou Polícia Federal a buscar provas contra Toffoli

 

Ministro concordou com a alegação da PF de que o acordo de colaboração de Sérgio Cabral tinha cláusula que previa o uso de informações coletadas nas operações Calicute e Boca de Lobo.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a utilizar dados de duas operações ligadas à Lava Jato no Rio de Janeiro, na apuração que resultou no pedido de inquérito feito pela corporação contra o também ministro Dias Toffoli. A informação foi revelada pelo jornal Folha de São Paulo.

As informações foram usadas pela PF em um relatório em que a corporação defende que é preciso apurar suposto crime de corrupção do ministro em venda de decisões judiciais. ​Antes da permissão dada por Fachin, o juiz Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, negou o compartilhamento por envolver pessoas com foro.

Fachin, porém, concordou com o argumento da Polícia Federal de que o acordo de colaboração de Sérgio Cabral tem uma cláusula que prevê o uso de informações coletadas nas operações Calicute e Boca de Lobo – a primeira prendeu o ex-governador, em 2016, e a outra, seu sucessor, Luiz Fernando Pezão, em 2018.

A partir disso, o material foi utilizado nos pedidos de 20 inquéritos para apurar possíveis crimes praticados por pessoas com foro nas cortes superiores. ​No caso de Toffoli, a PF produziu um relatório em que elenca documentos que, na visão dos delegados, corroboram a acusação de Cabral sobre o ministro ter recebido R$ 3 milhões para beneficiar um prefeito com uma decisão.

A PF usou, por exemplo, e-mails apreendidos na operação Calicute para mostrar que o ex-secretário de Obras do Rio, Hudson Braga, reuniu-se várias vezes com José Luiz Solheiro. Braga, diz Cabral, foi responsável por operacionalizar os pagamentos a Toffoli; já Solheiro teria intermediado o contato entre o ex-governador e o ministro, por meio de sua mulher, a advogada Roberta Rangel.

Da operação Boca de Lobo, investigadores utilizam os registros no celular de encontros do ex-governador Luiz Fernando Pezão para mostrar seus vínculos com Solheiro e com o advogado Bruno Calfat, que defendia o prefeito de Volta Redonda no processo de cassação.

Apesar de ter autorizado a captação de provas, o ministro Fachin acatou, na sexta-feira (14), a posição da PGR e proibiu a PF de investigar Dias Toffoli, apesar de, durante a apuração preliminar, rechaçar a manifestação contrária da PGR e liberar o uso material no âmbito do acordo de Cabral.

(Paulo Moura/Pleno News)

Ciro Gomes dispara contra seu ex-chefe: “Lula é o maior corruptor da história moderna brasileira”

 

O governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), atacou o seu ex-chefe, Lula, durante uma entrevista concedida ao jornal Valor Econômico.

Ciro, que já foi ministro do líder petista, afirmou que seu antigo chefe “é o maior corruptor da história moderna brasileira”

“Quem vai ter que se explicar agora é o Lula porque vou para cima dele. Vamos derrotar Bolsonaro e vou propor mudança. Lula é parte central da corrupção. Lula é o maior corruptor da história moderna brasileira. E não aprendeu nada. Fica na lambança, prometendo a volta de um passado idílico que é mentira” — afirmou o presidenciável.

Eterno candidato à Presidência do Brasil e um grande sonhador, o político cearense falou que considera a possibilidade de disputar o segundo turno da eleição presidencial contra o líder petista, ignorando o imenso apoio que o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, tem em certos setores chaves da sociedade brasileira, como o eleitorado evangélico e o agronegócio.

“Acho que Moro e Huck não são candidatos. Nem Doria. Se ele for, será fragilizado porque está muito mal em São Paulo e nunca teve entrada no Brasil. O único organizado, com o partido harmônico, sem confusão, sou eu. O que se vê com a ciência que é possível nessa área? Hoje, a tendência consistente é que Lula está em seu [patamar] máximo e Bolsonaro, em processo de derretimento” — disse Ciro.

Ciro Gomes disse que o publicitário João Santana, que ele trouxe para fazer sua campanha “é o melhor do mundo. Em nove campanhas presidenciais que fez, venceu oito. Não foi condenado por corrupção, foi condenado por receber caixa 2 [na realidade, Santana foi condenado por lavagem de dinheiro]. E ele já pagou pelos erros que cometeu. Não deve mais nada para a sociedade” — encerrou.

(Folha da República)



17 de maio Dia Internacional da Reciclagem

 

O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Em alusão a importante data, a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), vem nos últimos dias promovendo diálogo com a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas (ADCAMARRU), no intuito de garantir a ocupação e operacionalização da Central Municipal de Reciclagem (CMR), por meio da implementação do “Programa Recicla Russas”, que tem por objetivo instalar a coleta seletiva no Município.

O Recicla Russas, por meio de ações educativas, buscará promover a separação certa dos diferentes tipos de lixo e seu descarte correto, contribuindo diretamente com a preservação do meio ambiente.

Esposa dá suco com sonífero para marido e coloca em forno à 360º

 


Uma mulher de 35 anos foi presa temporariamente, nesta terça-feira (11), em Dom Feliciano, no sul do Estado. Ela confessou ter dopado e assassinado o marido, Erni Pereira da Cunha, 43 anos. O crime teria ocorrido em 15 de fevereiro, última vez em que o homem teria sido visto.

Conforme a delegada Vivian Duarte, após a prisão, a mulher admitiu o crime. De acordo com o depoimento, ela teria dado comprimidos ao homem misturados em um suco de laranja. Com ele dopado, teria arrastado o companheiro até uma fornalha de fumo, que fica nos fundos da residência, e colocado fogo. O corpo teria sido queimado durante três dias. A mulher teria relatado que não teve ajuda de outras pessoas.

O caso é investigado como homicídio doloso qualificado, por recurso que impossibilitou a defesa da vítima e premeditação. O casal estava junto havia 21 anos e tinha dois filhos, uma jovem de 16 e um de 20. O rapaz também foi preso nesta terça, temporariamente, por suspeita de envolvimento no caso. Todos moravam no mesmo local.

— Ela relatou que foi agredida e ameaçada durantes esses 20 anos, e que recentemente o homem teria ameaçado agredir também os filhos, o que ela disse que não admitiria. Por isso, afirmou que cometeu o crime — afirma a delegada, acrescentando que a mulher não fez registros contra o marido na polícia.

Segundo Vivian, os filhos confirmaram que a mãe era agredida. Na data do crime, a mulher chegou a registrar uma ocorrência por desaparecimento do marido. A polícia aguarda resultados da perícia para concluir o inquérito.

Ceará vence Sampaio e se classifica para segunda fase da Copa do Brasil de Futsal

 

Por 3 a 1, Alvinegro dominou a partida e avançou na competição

futsal ceará
Legenda: Alvinegrou dominou a maior parte da partida e avançou na Copa do Brasil
Foto: Stephan Eleirt/CearaSC

Com domínio em quase toda a partida, o Ceará venceu o Sampaio Futsal por 3 a 1 e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil de Futsal. O jogo foi disputado no Ginásio Vozão, e teve os gols de Vini, Jeffin e Domar. Na sequência, o próximo adversário sairá do confronto entre JES 

Futsa e Balsas Futsal

.

A agressividade deu o tom do início da partida, com o Ceará tomando a iniciativa e forçando o Sampaio Futsal a se defender. As chances de gol foram aparecendo e o Alvinegro abriu o placar com o ala Vini, em rebote do goleiro. No segundo tempo, com a mesma intensidade, o segundo gol veio com chute forte de Vini, desviado por Jeffin para o fundo das redes. 

Atrás no placar, o Sampaio saiu mais para o jogo e colocou um goleiro linha em quadra. A estratégia deu mais posse de bola, mas deixou a defesa vulnerário para o terceiro tento do Alvinegro. O ala Domar aproveitou roubada de bola e guardou. O gol de honra dos visitantes foi de Markinhos.

O técnico do Ceará, Deividy Hadson, destacou a importância da vitória em uma competição que "é uma final todo jogo".

"Importância grande porque são nossos dois primeiros jogos do ano. Estamos ainda em ritmo aquém do que podemos chegar e o grau de dificuldade do jogo a gente sabia que seria alto, pela qualdiade, voce vê que a equipe deles tem muita qualidade, mas a gente suportou bem".

FICHA TÉCNICA:

Ceará x Sampaio Futsal

Local: Ginásio Vozão
Data: 16 de maio de 2021
Horário: 10h
Árbitros: Marcos Brigido e Anderson Lima
GOLS: Vini, Jeffin e Domar (CEA); Markinhos

Escalações

Ceará: Bruno Lambão; João César (Jeffin) , Gabriel (Railton), Domar (Vini) e Dedezinho (Erverson). Técnico: Deividy Hadson
Sampaio Futsal: Edgar; Profeta, Fredson, Vitinho e Sula . Técnico: Júnior Cearen

Russas CE; plantão policial


TABULEIRO DO NORTE HOMICÍDIO A BALA

Por volta das 06h20min de sábado, no Sítio Jenipapeiro, as margens da CE 377 em Tabuleiro do Norte, foi encontrado um corpo do sexo masculino com uma perfuração a bala na cabeça, no momento sem a possibilidade de identificação, pois o mesmo não portava nenhum documento. Ao lado do corpo estava uma motocicleta cor cinza. Populares que estavam no local não souberam informar sobre ocorrido.

TABULEIRO DO NORTE FEMINICÍDIO

Durante a madrugada de domingo, na Vila Zé Mendes em Tabuleiro do Norte, policiais militares foram acionados para uma ocorrência no interior de uma residência. Ao chegar no local, foi encontrada uma mulher caída dentro de casa, já sem vida, apresentando vários cortes e perfurações causadas por um objeto cortante (faca ou facão), sendo identificada como, MARIA DA CONCEIÇÃO MAIA DE FRANÇA, 49 anos, residente no referido endereço. A polícia está investigando e não descarta um feminicídio. 

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE HOMICÍDIO A BALA

Na tarde de domingo, aconteceu um homicídio a bala na comunidade de Sítio Cocos em São do Jaguaribe, a vítima foi do sexo masculino. O mesmo foi assassinado por indivíduos desconhecidos que fugiram logo em seguida.

RUSSAS ACIDENTE DE TRÂNSITO

No final da tarde de ontem aconteceu um acidente de trânsito na CE 356 (Estrada da Fruta) em Russas. Um caminhão colidiu na traseira de uma Hilux. No acidente houve apenas danos materiais.

Fonte; PM CE

Cidade do México: Ivermectina reduziu internações em até 76%

 

A prefeitura da Cidade do México informou nesta sexta-feira (14) que, de acordo com um estudo no qual foi analisado o uso de ivermectina em pessoas com Covid-19, houve uma redução de 52% a 76% na probabilidade de internações.

Em entrevista coletiva, a prefeita da capital do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que um grupo médico do Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS) e da secretaria de Saúde da capital se reuniu em janeiro deste ano com especialistas médicos nacionais e internacionais que administravam ivermectina e ácido acetilsalicílico aos pacientes com a doença transmitida pelo novo coronavírus.

Após detectar que “praticamente não havia efeitos colaterais, foi decidido incluir estes medicamentos no kit médico” distribuído pelo governo da capital a pacientes com Covid-19, além de fornecer acompanhamento médico especializado.

Já o chefe da Agência Digital de Inovação Pública da capital mexicana, José Merino, explicou também na coletiva que, através de mais de 220 mil observações em pessoas, foi detectada uma redução na probabilidade de hospitalização de 52% a 76% para as pessoas que receberam o kit com os medicamentos.

OMS REJEITA FÁRMACO

Em relação ao uso do medicamento, em 31 de março a Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou contra o uso de ivermectina em pacientes que sofrem de Covid-19, independentemente da gravidade dos sintomas que eles desenvolvem e de sua duração.

Em uma diretriz sobre o tratamento de pessoas com Covid-19, a OMS disse que a ivermectina só deveria ser utilizada no contexto de ensaios clínicos.

– A recomendação de usar um medicamento somente no contexto de um ensaio clínico é apropriada quando há poucas evidências para proporcionar certeza – alegou a organização.

O governo da capital mexicana também anunciou que em breve informará sobre os resultados de um estudo realizado pela secretaria da Saúde da cidade com a aplicação do medicamento remdesivir que mostram um impacto na redução da mortalidade.

*Com informações da agência EFE