-->

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Senador consegue assinaturas para CPI de estados e municípios

 

O senador Eduardo Girão (Podemos) conseguiu, na manhã desta segunda-feira (12), o número necessário de assinaturas para protocolar o pedido de criação de uma CPI para investigar a conduta de estados e municípios na pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada pelo o site O Antagonista, ao qual o senador confirmou a informação.

– Com essa CPI, o Senado atende à determinação do Supremo, mas faz uma investigação mais abrangente. Ou seja: atende ao Supremo e não se apequena, recebendo uma interferência direta da corte – relatou Girão.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou, na semana passada, a instalação da CPI da Covid, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede), destinada a apurar a ação do governo federal especificamente.

Já no domingo (12) à noite, o senador Jorge Kajuru (Cidadania) divulgou a gravação de uma conversa dele com Jair Bolsonaro, na qual o presidente cobrava do parlamentar uma investigação mais ampla, que incluísse os gestores locais na apuração de possíveis irregularidades.

A CPI, que foi encampada inicialmente por senadores do Podemos, foi proposta ainda no início de março e, até então, não tinha o número mínimo de assinaturas exigido pelo regimento do Senado para ser protocolada: 27. Entretanto, há pouco, o requerimento recebeu novas adesões e chegou a 33 assinaturas.

(Paulo Moura / Pleno News)



Queiroga garante 30,5 milhões de vacinas contra covid-19 para abril

 

Cronograma divulgado no portal do Ministério da Saúde, sem atualização desde 19 de março, prevê a entrega de 47,3 milhões de imunizantes contra o novo coronavírus.

Sob pressão para acelerar o ritmo de vacinação contra a covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (12/4), que o governo federal tem assegurado para o mês de abril 30,5 milhões de doses do imunizante contra a covid-19. Segundo o cardiologista, a quantidade é a que a pasta da Saúde tem como “certa” e será produzida pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz.

“Em relação ao cronograma, o que nós temos são doses estimadas porque isso depende das entregas. [...] Agora, no mês de abril, nós temos asseguradas 30,5 milhões de doses dessas vacinas, que são produzidas nas nossas duas instituições, Fiocruz e Instituto Butantan. Isso é o que a gente tem certo”, declarou durante coletiva de imprensa no evento de lançamento da campanha de vacinação contra a gripe.

O ministro explicou que havia uma possibilidade do Ministério da Saúde contar com a vacina Covaxin, da Bharat Biotech, porém o imunizante não obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser importado e aplicado na população brasileira.

“Houve problema de registro. Isso estava tratado com a Bharat Biotech. Infelizmente, a Anvisa não autorizou e a gente teve que retirar essa previsão de doses”, disse.
Cronograma sem atualização

Apesar de afirmar que retirou a previsão do recebimento dessas doses, o cronograma de recebimentos de imunizantes contra a covid-19, divulgado no portal do Ministério da Saúde, ainda conta com os 8 milhões de doses da Covaxin que seriam entregues até o final deste mês. Isso porque o documento não é atualizado desde 19 de março.

No cronograma divulgado está prevista a entrega de 47,3 milhões de imunizantes contra o novo coronavírus. Questionado pelo Correio na última semana, o Ministério da Saúde respondeu que ainda não sabe se o documento irá prosseguir com as atualizações.

A orientação da pasta aos jornalistas foi para que buscassem atualizações do cronograma junto aos respectivos laboratórios que fecharam acordo com o governo federal, a fim de confirmar o número de vacinas que serão entregues ao país.

Campanha “acelerada”

Apesar de reconhecer que tem capacidade para vacinar mais brasileiros, o ministro Queiroga acredita que a campanha de vacinação contra a covid-19 está “acelerada” no Brasil. “O Brasil já é o quinto país que mais vacina e o nono país que mais vacina por 100 mil habitantes, e nós já vacinamos 1 milhão de pessoas por dia”, disse.

O cardiologista lamentou não ter mais vacinas disponíveis para poder imunizar os brasileiros, mas reforçou que este não é um problema só do Brasil. “É claro que nós queríamos vacinar mais. [...] Lamentavelmente nós não temos essa quantidade de vacinas. Nem nós, nem a maioria dos países do mundo”, ponderou.

Segundo Queiroga, se o país tivesse garantido entre 40 e 50 milhões de vacinas nos próximos três meses, ele atingiria a capacidade de imunizar 2,4 milhões de indivíduos por dia. Para sanar a falta de vacinas disponíveis, o ministro garantiu que busca na diplomacia com outros países, a entrega mais célere de insumo farmacêutico ativo (IFA), necessário para a produção das vacinas no Brasil, e até mesmo imunizantes prontos.

“Eu não quero aqui me ater a detalhes dessas negociações porque são negociações internacionais sensíveis, e que nós não podemos estar antecipando essas questões sob pena de perder a oportunidade de negócio. Nenhum de nós aqui quer que o Brasil perca a oportunidade de adquirir uma dose sequer de vacina”, justificou a falta de informações sobre acordos com outros países.

Queiroga se retirou um pouco antes do fim da coletiva de imprensa por causa de uma reunião e pediu “licença” aos jornalistas presentes a fim de buscar mais vacinas para o país. “Eu vou pedir desculpas a vocês porque eu preciso conseguir mais vacinas para o Brasil. Se eu tiver alguma coisa certa, pode ter certeza que vou falar para vocês”, completou antes de se retirar do evento.

Fonte: Correio Braziliense

Presidente Jair Bolsonaro avisa a população para “se preparar

 

O presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (12), para fazer um alerta ao seus seguidores. Em um vídeo publicado no Facebook, ele pediu união, criticou as medidas de lockdown, defendeu a liberdade e avisou aos apoiadores para se preparem.

A manifestação foi feita ao compartilhar uma gravação defendendo a liberdade da população brasileira.

– Nos momentos difíceis deve-se unir forças, nunca ofender exatamente aquele que pode ser decisivo nesse salvamento. Se a facada tivesse sido fatal, hoje você teria como Presidente Haddad ou Ciro. Sua liberdade, certamente, não mais existiria. Não desagregue, some, acredite (…) Convença aqueles que estão ao seu lado a defender a Constituição, em especial seu art. 5°, a nossa Bandeira verde e amarela – afirmou.

O presidente então lembrou que a população do país está passando por cada vez mais dificuldades.

– Hoje você está tendo uma amostra do que é o comunismo e quem são os protótipos de ditadores, aqueles que decretam proibição de cultos, toque de recolher, expropriação de imóveis, restrições a deslocamentos, etc (…) Cada vez mais a população está ficando sem emprego, renda e meios de sobrevivência. o caos bate na porta dos brasileiros. Pergunte o que cada um de nós poderá fazer pelo Brasil e sua liberdade e (…) prepare-se – concluiu.
(Pleno News)

Seguindo Decreto do Governo do Estado município reabre gradativamente comércio local

 

Prefeitura de Russas informa as medidas do novo decreto publicado pelo Governo do Estado no último dia 10 de abril e que estão em vigência a partir de hoje (12). As novas regras valem até o próximo domingo (18). Entre as principais mudanças estão a retomada gradual de setores econômicos e comportamentais, como escolas, igrejas e restaurantes e a continuidade do lockdown nos fins de semana.

Veja o que muda com o novo decreto:

  • Serviços não essenciais vão poder retornar às atividades de forma gradual a partir de segunda-feira (12);
  • Isolamento social rígido continua nos fins de semana;
  • Haverá toque de recolher das 20h às 5h diariamente;
  • Algumas atividades, ainda não divulgadas, vão continuar com os serviços suspensos;
  • Restaurantes abrirão de 10h às 16h;
  • Para o comércio de rua no interior, há um horário alternativo, das 7h às 13h;
  • Estabelecimentos vão poder conter no máximo 25% do público;
  • Igrejas e templos religiosos vão poder receber até 10% da capacidade máxima;
  • Escolas da educação infantil poderão ampliar o funcionamento presencial para crianças de 4 e 5 anos.
  • Escolas que ofertem 1º e 2º do ensino fundamental, poderão reabrir as turmas, com limitação de 35% da sua capacidade.
  • Espaços públicos e condomínios particulares seguirão restritos.

 

Acesse os decretos Estadual e Municipal nos links abaixo:
Decreto Estadual Nº34.031

do20210410p01-15419175

Decreto Municipal Nº 054:

DECRETO Nº 054.2021 – REABERTURA DO COMÉRCIO

Boletim Epidemiológico

 


Homicídio a bala na cidade de Russas CE

 O crime ocorreu por volta das 17;30 min na rua Raimundo Pereira de Araújo no bairro Várzea Alegre zona urbana do municipio. A vitima identificada como sendo o senhor João Paulo de Lima 37 anos ( Paulinho dos parafuso a ), o mesmo estava na calçada  de sua residência quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo ninguém sob informar quantos, após ser atingido por alguns disparos a vitima veio a óbito no local.

A policia Militar compareceu o local do crime e agaurda a chegada do RABECÃO co o Perito.

Blog; Erivando Lima;


Ceará tem chuva em mais de 90 cidades pelo segundo dia seguido

 As precipitações se concentraram-se na Região Centro-Sul e Vale do Jaguaribe.

Por G1 CE

 


Cidade de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, na manhã desta segunda-feira (12). — Foto: Daniel Silva/Arquivo Pessoal

Cidade de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, na manhã desta segunda-feira (12). — Foto: Daniel Silva/Arquivo Pessoal

Mais de 100 municípios receberam chuva entre as 7h deste domingo (11) e as 7h desta segunda-feira (12), segundo o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Choveu em pelo menos 105 municípios, e é o segundo dia seguido com precipitação em mais de 90 cidades. Os dados serão atualizados no decorrer do dia pelo órgão.

Até o momento, as maiores precipitações informadas aconteceram em Icó (90 milímetros), Iracema (87 milímetros) e Iguatu (82 milímetros), que são municípios da Região Centro-Sul. Entre o sábado e domingo – considerando o mesmo intervalo de 7h às 7h -, houve registros de chuvas em 98 municípios.

De acordo com a Funceme, as chuvas de domingo para segunda-feira, na porção Centro-Sul do Estado, estão relacionadas à formação de áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste.

Maiores chuvas por Municípios no dia:
909087878282818178,678,6IcóIracemaIguatuJaguaribeArneiroz020406080100
Icó
90
Fonte: Funceme

Marcha da Família faz ato contra decisão do STF sobre igrejas

 

A Marcha da Família Cristã reúne neste domingo (11) manifestantes de todo o país, em ato contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou governadores e prefeitos a proibirem cultos e missas durante a alta de contágios por Covid-19.

No Distrito Federal, cerca de 300 pessoas participam do ato nesta manhã, segundo informações do Metrópoles. Eles se reuniram por volta das 10h, e se deslocaram até a Esplanada em carreata e a pé, liderados por um carro de som. O grupo reúne católicos e evangélicos nas seis faixas do Eixo Monumental no sentido Museu da República a Praça dos Três Poderes, onde fica o prédio do STF.

A marcha ocorrerá ao longo do dia em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, João Pessoa e demais cidades em todo o Brasil. A manifestação reúne 50 entidades conservadoras do país, com núcleos organizados.

(Pleno News)



Ex-esposa de Tom Veiga, Cybelle Hermínio foi às lágrimas após ser acusada de envenenar o intérprete de Louro José

 

Ex-esposa de Tom Veiga, Cybelle Hermínio foi às lágrimas após ser acusada de envenenar o intérprete de Louro José. Em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini neste domingo (11), ela relatou que tem sido chamada por nomes ofensivos e xingamentos nas redes sociais.

– Nesse momento eu tenho jornalistas que me chamam de monstro, e pessoas que me definem como assassina, vagabunda, usurpadora – declarou.

Cybelle afirmou que não apenas apoia a exumação do corpo do humorista, como é uma das principais interessadas.

Ela ainda disse que os episódios de violência no casamento não procedem.

– Nada disso é verdade. Nunca houve violência de ambas as partes. Uma pessoa que realmente é agredida tem interesse em perguntar como a outra está, ir até você? Eu diria que é contraditório.

Amanda Veiga, filha do artista, descarta a teoria de homicídio e garantiu que ela e os irmãos não pediram exumação do corpo.

Alessandra Veiga, segunda ex-esposa de Tom e responsável por publicar áudios e prints de conversa com relatos do artista sobre agressões, disse que o intérprete de Louro José sofreu violência por parte de Cybelle, mas não acredita que tenha ocorrido envenenamento. Ela também não apoia a exumação do corpo de Tom. (Pleno News)

Russas CE; plantão policial


ALTO SANTO

HOMICÍDIO A BALA

Na manhã de sábado, na Travessa Nonato Freire, centro de Alto Santo, ocorreu um homicídio a bala, tendo como vítima a pessoa de EDIVALDO RODRIGUES DE OLIVEIRA, 46 anos. Segundo informações colhidas no local, a vitima havia chegado para abrir o frigorífico, quando foi surpreendida por 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta, onde efetuaram vários disparos, executando a vítima no local. Em seguida a dupla fugiu.

RUSSAS

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Por volta das 16h de sábado, 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta cor preta, armados, realizaram um roubo à um Mercadinho no Bairro de Fátima em Russas, levando uma quantia em dinheiro não informado.

LIMOEIRO DO NORTE

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Por volta das 20h de sábado, na BR-116, região de Limoeiro do Norte, ocorreu um acidente de trânsito tendo como vítima fatal a pessoa de CLAUDIMAR VIDAL DE MOURA, 44 anos. O mesmo foi encontrado já em óbito dentro de um matagal e próximo ao corpo, sua Moto NXR 150 BROS, vermelha. Nada se sabe acerca do acidente.  

RUSSAS

RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS FURTADOS

Por volta de 12h de domingo, no Bairro Tabuleiro do Catavento em Russas, policiais militares da Força Tática (FT), abordaram um indivíduo o qual foi reconhecido em imagens de circuito de filmagens de câmera de segurança, que o mesmo havia furtado câmeras de filmagens de uma residência, vindo a confessar o furto, também foi reconhecido em outros furtos. Foram apreendidas em sua residência cerca de 07(sete) câmeras de filmagens, as quais foram apreendidas e levadas juntamente com o acusado à Delegacia para os procedimentos legais.


 Fonte; PM CE




Cidadão que mora no Pará tenta encontrar família em Nova Russas CE

 Eu, Francisco Ferreira de Souza sou Natural de Cachoeirinha Município de Nova Russa Ceará, sai da Cidade quando eu tinha  17anos , Moro atualmente na Santa Luizia Município de Breu Branco. Aqui sou conhecdio como Antonio Balinha . Peço para compartilharem para que eu posso encontrar minha família.  Minha mãe Osoria Ferreira Albino, meu pai Sintonio Conrado de Sousa, eu tenho 04 irmãos 

Luiz Ferreira Albino 

Fátima Ferreira Albino 

Antonio Neuza Ferreira Albino 

Cesário Ferreira Albino 

Meus primos são de Brasília Gaminha 

Damásio Rodrigues de Sousa 

Jose Maria Rodrigues de Sousa 

Comprtilhem por favor !! Deus abençoe pela ajuda


Telefone para contato; O21 94 9 9188 2005