O DISTAR – Distrito de Irrigação Tabuleiro de Russas, nesta quarta-feira (16/06), lançou oficialmente as ações do Programa AgroNordeste do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com a parceria da Prefeitura Municipal de Russas e do Escritório Regional do Sebrae Ceará, o Programa vai atender a 40 fruticultores do perímetro irrigado.

O Sebrae é um dos parceiros do AgroNordeste na região e ajudará a elevar a competitividade dos pequenos produtores da fruticultura irrigada, através da melhoria do processo de gestão dos negócios, por meio da implantação de uma Central de Negócios voltada para as compras coletivas de insumos no Distrito Irrigado de Tabuleiros de Russas.

A Central de Negócios é estratégica porque ajuda a promover ganhos de competitividade a partir do compartilhamento dos processos de compra e venda, entre outros. Através dessas ações está o estímulo à cultura da cooperação, que possibilita o fortalecimento dos fruticultores de uma mesma atividade econômica, destacou a articuladora regional do SEBRAE, Wandrey Pires.

O prefeito Sávio Gurgel destacou a importância da parceria com o SEBRAE e o DISTAR: “é compromisso da gestão fortalecer o desenvolvimento local, e o Distrito de Irrigação Tabuleiro de Russas é sem dúvida um grande propulsor da economia local e estamos determinado a trabalhar para dar todas as condições para o crescimento do Agronegócio em nossa cidade e na região como um todo”, falou o prefeito.

Nosso objetivo é expandir o negócio de pequenos e médios produtores, gerando mais renda e emprego em nossa cidade, o empreendedorismo será estimulado por meio da identificação de oportunidades nas cadeias, possibilitando a inclusão produtiva do jovem no campo e a valorização de gênero, enalteceu Ari Célio, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio de Russas.

O gerente executivo do DISTAR, Aridiano Belk, ressaltou a importância do programa para os produtores do Distrito de Irrigação Tabuleiro de Russas, agradeceu toda a disponibilidade da Prefeitura, através do prefeito Sávio Gurgel e de sua equipe, e ao SEBRAE por ser um grande parceiro nas ações que vem sendo desenvolvidas no DISTAR: “estamos felizes por todo o esforço da Prefeitura de Russas e do SEBRAE em fomentar o desenvolvimento econômico de nossa cidade e para nós do DISTAR é uma grande satisfação em contribuir com a economia local, pois sabemos da força que o agronegócio tem e o que ainda podemos oferecer”, comentou Aridiano Belk.

O programa foi desenvolvido a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis, a disseminação de inteligência estratégica será feita com base no potencial de produção, produtos, mercado, agroindústrias e tendências de consumo. A instituição também se propõe a fortalecer a transformação digital no agronegócio, bem como estimular redes de cooperação

O evento contou ainda com as presenças do Sr. Régis Dias – Articulador da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae-Ce, Sr. Reginaldo Lobo – Assessor da Diretoria do Sebrae-Ce,  Sr. Paulo Jorge – Gestor Estadual do Agronordeste do Sebrae-Ce, Sr. Roque Edson – Gerente do BNB-Russas, Ravel Mendonça – Agente de Desenvolvimento do BNB-Russas, Secretários da Gestão, produtores do DISTAR, entre outras autoridades locais.

A Mudança se faz com Trabalho!