-->

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Incêndio destrói área correspondente a 100 campos de futebol em Barbalha


Dois incêndios atingiram a Floresta Nacional do Araripe, consumindo até 123 hectares da área. O primeiro foco ocorreu no domingo, 27, por volta das 9 horas, e o segundo teve início na manhã desta terça-feira, 29; os dois foram combatidos nesta tarde.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que trabalhou na ocorrência, o incêndio de domingo se alastrou entre os municípios de Barbalha, a 503 km de Fortaleza, e Jardim, a 540 km da capital cearense, consumindo o correspondente a cerca de 100 campos de futebol.

Já o segundo incêndio, de menor proporção, ocorreu entre as localidades de Caldas e Arajaras, atingindo cerca de três hectares da área. A área da Floresta compreende cinco municípios: Barbalha, Jardim, Crato, Missão Velha e Santana do Cariri. A distância entre os dois focos registrados é de cerca de 10 km.

No local, 23 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trabalham com auxílio do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte. De acordo com o coordenador da Área Temática de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, Vicente Alves Moreira, o fogo foi controlado, mas não extinto, e as equipes permanecem monitorando a área.

Conforme o Corpo de Bombeiros, embora as chamas tenham sido apagadas e a umidade da noite ajude a controlar o fogo, durante o dia novas fagulhas podem reacender o incêndio, sendo necessário, portanto, o acompanhamento das equipes.

A Floresta Nacional do Araripe é uma área de preservação, de encosta e serra, o que, segundos os Bombeiros, dificulta ainda mais o trabalho de combate, por não se tratar de área plana.

O coordenador do Ibama, Vicente Alves, explica que os meses de julho a dezembro são considerados mais críticos e propícios a ocorrências como essas, por conta do tempo mais quente e da baixa umidade do ar. De acordo com ele, embora o mês de setembro tenha registrado diversos incêndios de menor magnitude, o pior período ainda deve estar por vir, em outubro, caso não haja chuva.

Ainda conforme o coordenador, não há confirmação da causa dos incêndios ocorridos desde o domingo, porém, há grandes indícios de que o fogo tenha sido provocado por ação negligente da própria população, ou mesmo criminosa.

Vicente destaca que dentro da unidade funciona um setor de fiscalização e, recentemente, algumas pessoas foram abordadas e receberam punições por algum flagrante de desrespeito à área, o que pode gerar multas. Por conta disso, o coordenador acredita que os incêndios possam ter sido provocados em possível retaliação.

O POVO Online

Ex-secretário de Quixadá contratou homens para matar ou dá uma surra no editor do portal Revista Central


Um plano criminoso contratado por um ex-secretário e que ainda é vinculado à administração municipal de Quixadá, tinha como objetivo atacar mais um comunicador no Ceará, nesse caso, o editor-chefe do portal Revista Central, que também é radialista profissional e advogado.

Durante toda a semana, dois indivíduos mapearam toda a rotina do editor, foi quando um homem (vamos preservar a sua identidade) fez o alerta. “Fiquei sabendo que tem dois caras te perseguindo para matar ou para te dá uma surra”, disse a fonte, o alerta ocorreu na sexta-feira, 25.

Ainda no mesmo dia [sexta-feira, 25], a fonte revelou que os dois indivíduos estavam a serviço de um político ligado a atual gestão e, que, era para fraturar as pernas e principalmente os braços do editor do portal Revista Central mediante a pauladas. A princípio, não se sabe exatamente se era para matar ou para dá uma surra de pau.

Quando foi no sábado, 26, pela manhã, os dois homens abordaram o editor da RC, momento em que tentaram o atacar, mas recuaram por perceber que tinham outras pessoas na rua e que o comunicador se refugiou na casa de um amigo. “Foi um momento de tensão, pensei que seria morto naquele momento”.

A dupla estava armada justamente como a fonte havia alertado, com um pedaço de madeira, de aproximadamente um metro. Após o fato, a mesma dupla ainda ficou fazendo rondas pelo bairro.

Após algumas horas e com base em informação 100% segura, foi revelado que o mandante seria um ex-secretário municipal da atual administração. Esse por sua vez, ainda assume papel importante na gestão, principalmente nos bastidores, é tido como uma especie de "chefão". (O nome foi divulgado as autoridades)

Na tarde dessa segunda-feira, 28, a Delegada Regional de Polícia Civil, Dra. Ana Claudia Nery tomou o devido conhecimento do caso, sendo registrada a ocorrência. A delegada afirmou que ainda nesta terça-feira, 29, mandará buscar o político para os devidos procedimentos legais.

Os promotores de Justiça da Comarca de Quixadá, a Secretaria de Segurança Pública, órgãos de imprensa e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará serão comunicados sobre o fato.

Esse político vem desde 2014 perseguindo o editor do portal Revista Central, com ações judiciais por calunia e injuria. Como forma de calar a liberdade de comunicação, sem êxito, partiu para o crime.

Esse é mais um caso de desespero e de desequilíbrio de pessoas, que não tem qualquer capacidade para assumir cargos públicos. O próprio prefeito municipal,João Hudson, será comunicado sobre o caso. 

revistacentral.com.br

SEMANA DO TRÂNSITO – 18 A 25 DE SETEMBRO


LEGISLAÇÃO DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB - Art. 75. O CONTRAN estabelecerá, anualmente, os temas e os cronogramas das CAMPANHAS de âmbito nacional que deverão ser promovidas por TODOS os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos referentes às férias escolares, feriados prolongados e à Semana Nacional de Trânsito. § 2º. As campanhas de que trata este artigo são de caráter permanente, e os serviços de rádio e difusão sonora de sons e imagens explorados pelo poder público são obrigados a difundi-las gratuitamente, com a frequência recomendada pelos órgãos competentes do Sistema Nacional de Trânsito.

Nesta ocasião saudamos a equipe do DEMUTRAN local pelos serviços prestados à Comunidade, enquanto, paralelamente, no pleno exercício da nossa cidadania reivindicamos e sugerimos providências para correções de alguns aspectos não adequadamente observados pelo órgão de trânsito local, todos de fácil correção e tecnicamente factíveis. Atente-se que o DEMUTRAN é um órgão PÚBLICO e, por lei e sem qualquer vestígio de autoritarismo, deve prestar BONS SERVIÇOS e esclarecimentos aos que ele acorrem e voltado para o bem público COLETIVO e não individual e nem de uma minoria que se julgue privilegiada. Observamos algumas incoerências que se dispostos a corrigir redundariam em benefício coletivo da maioria absoluta dos usuários e não, injustificadamente, apenas de alguns. Note-se que não tivemos nenhuma campanha de iniciativa do DEMUTRAN – Distribuição de panfletos e/ou seminários orientadores em escolas, mídia etc., como determina a Lei. Nada foi feito.

Entre outros aspectos relevantes, em estrita observância do Art. 95 (e outros) do CTB é pugnar para FACILITAR o fluxo de veículos, com resguardo absoluto dos PEDESTRES, priorizando os usuários nos seus respectivos direitos e apenar os que infringem as normas (não é apenas lotar os blocos de multas simplesmente, sem antes encetar campanhas educativas ou ouvir os justos pleitos dos usuários – o DEMUTRAN existe em função da Comunidade, ou deveria ser).
Entre as providências que carecem de melhor avaliação e correção visto que têm priorizado uma MINORIA em detrimento da MAIORIA absoluta de usuários estão:

1. Há poucos dias afixaram placas de SENTIDO PROIBIDO em algumas ruas e travessas: Travessa Joaquim Ferreira de Matos, sentido da Rua João Maciel Pereira para a Perdigão Sobrinho/Riacho Araibu. Isto é, em função de UMA hora diária, apenas de segunda a sexta-feira, 5 horas por semana (3% do tempo de uso), a Travessa permanece obstruída por 163 horas semanais (97%) em prejuízo coletivo e especial dos moradores que ali residem que são forçados a dar uma volta no quarteirão expondo-se a riscos diversos. Simplesmente obstruem quando a solução mais racional e tecnicamente lógica seria a utilização de placa MÓVEL nos horários de maior fluxo (06:45h às 7:15h e 10:45h às 11:15h, exclusivamente no período da manhã), o que julgamos por demais oportuna a interferência do DEMUTRAN dado o fluxo de alunos nesses horários, preservando-lhes a integridade, EXCLUSIVAMENTE! Afora isso liberar a via facilitando e não complicar o fluxo de trânsito normal. Atente-se que o uso de PLACA MÓVEL já é adotado na Travessa 25 de agosto, no sentido da Rua Monsenhor João Luís/UNECIM, apenas nesse horário de pico (manhã).

2. Lembramos ainda que no Riacho Araibu com Rua Perdigão Sobrinho, entre a Funerária e a praça do Anfiteatro, estão os cruzamentos mais arriscados da cidade onde se tem SEIS fluxos de veículos que convergem e nenhuma placa de advertência (PARE, DÊ A PREFERÊNCIA etc.).

3. Travessas João Nogueira no sentido da Coronel Araújo Lima. O DEMUTRAN proíbe o fluxo nesse sentido em privilégio de somente 13 veículos que ali estacionam. Mais lógico seria proibir o estacionamento de ambos os lados, FACILITANDO o fluxo (objetivo maior) e já que o Fórum tem o seu próprio estacionamento interno. Atente-se que na Travessa do Mercado, paralela, que já comporta, adequadamente, bancas de comércio, mais prudente seria proibir estacionamentos de um dos lados permitindo-os na Rua Coronel Araújo Lima. Caberia sim!, afixar SINAIS PROIBITIVOS (parar  e estacionar) nesses espaços e abrir o tráfego nos dois sentidos.

4. Rever proibição de parte da Travessa Bruno Epaminondas no sentido da Avenida Dom Lino, iniciando na Rua Perdição sobrinho, pois sem justificas convincentes para manter a interdição.

5. Proibir estacionamentos nas Travessas Tabelião Santiago e Professor Aprígio. Melhor aproveitamento seria se toda a Padre Raul Vieira fosse exclusiva para motos. Os carros ficariam na Rua Zacarias Ramalho/Av. Dom Lino/Cel. Araújo Lima e Cônego Agostinho (local de descargas de caminhões, prioritariamente).

6. Atente-se ainda que parte da Travessa José Delfino Junior, próximo ao Mercantil, tem o seu fluxo prejudicado – apenas permite o uso de um veículo em qualquer direção – em razão de falta de proibição de estacionamento de um dos lados.

7. Alguns comerciantes e particulares simplesmente obstruem as pistas de rolamento destinadas ao fluxo de veículos com a afixação de correntes ou clones, privatizando o ESPAÇO PÚBLICO sob o olhar complacente do DEMUTRAN. Até vias públicas são interditadas para que comerciantes ostentem seus produtos ou mantenham serviços de cargas e descargas dificultando sensivelmente e mais uma vez, o fluxo de veículos.

8. A Travessa Gonçalves, grande via de escoamento, poderia ter fluxo nos dois sentidos até a altura da Rua Dr. José Ramalho permanecendo a interdição só até a Rua Perdigão Sobrinho. Raras são as vias amplamente largas de que dispomos e assim, com o aumento crescente da frota de veículos, as demais deverão, obrigatoriamente, ser ajustadas para um melhor fluxo e não obstruídas. Para isso basta proibir estacionamentos de um dos lados.

9. Para os complicados estacionamentos na Rua Padre Raul Vieira, e se impossível destiná-las apenas ao estacionamento de motos em toda a sua extensão (o que seria o ideal), basta destinar um dos lados exclusivamente para motos e o outro para automóveis. Por vezes uma moto toma lugar de dois carros e um carro de várias motos. Atente-se que os carros estacionados são, na sua maioria, de proprietários de estabelecimentos e não da população que vai às compras. Seria do interesse desses próprios comerciantes propiciar essa regalia e estacionar seus caros nas outras vias mencionadas há poucos metros de distância. A frota de veículos (carros, motos etc.) não é mais o de uma cidade pequena. 

Urge providências lógicas objetivando facilitar.

Ademais é oportuno lembrar que TODAS as placas de conversões e sentidos proibidos, inclusive sinais, são sistematicamente desrespeitadas em função de falta de instalação de câmeras (investimento de pequena monta, mas de grande utilidade e retorno), ou até mesmo de manutenção de um guarda a punir os que desrespeitam, inclusive fazendo uso da Guarda Municipal que, por Lei, pode ser utilizada a serviço do trânsito. Deve-se, prioritariamente, encetar uma campanha educativa e de alerta para as implicações das infrações. É um trabalho EDUCATIVO, essencial e indispensável a todos!

Reiteramos nosso reconhecimento ao trabalho da equipe do DEMUTRAN, que dentre eles estão alguns de notável competência técnica, enquanto, publicamente, registramos nosso inconformismo com algumas providências adotadas sem a adequada ponderação e a falta de iniciativa para adoção de algumas mais que, se melhor analisadas, redundariam em benefício de TODOS da Comunidade. 

Vamos priorizar a MAIORIA dos legítimos usuários e não apenas uma MINORIA que se acha privilegiada.

Bom trabalho!

Por: José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Disponível em: http://blogdoaquino.blogspot.com

Agora sim, Raimundo Cordeiro é Eleitor de Russas


Agora é oficial, o ex-prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas acaba de pedir no Cartório Eleitoral a transferência do seu titulo eleitoral para a cidade de Russas, onde o mesmo já foi eleitor em um passado recente. Ele irá votar na seção 253 da 9ª zona que fica situada no colégio Raimundo de Deus. A cidade recebeu a notícia com queima de fogos em todo o munícipio, comemorando o retorno de Raimundinho para votar em nossa cidade.

Desemprego sobe para 8,6% no trimestre até julho, o maior desde 2012



RIO - A taxa de desemprego no Brasil aumentou para 8,6% no trimestre encerrado em julho, ante 6,9% no mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa desde o início da série histórica, iniciada em 2012. No trimestre encerrado em abril de 2015, o nível de desocupação estava em 8%.

O desemprego subiu porque mais pessoas entraram no mercado de trabalho à procura de uma vaga, mas apenas uma pequena parcela conseguiu emprego.

De acordo com a pesquisa, que abrange 3,5 mil municípios no país, a população desempregada no trimestre encerrado em julho aumentou em 26,6% na comparação o mesmo período do ano passado, para 8,6 milhões de pessoas. Foi a maior variação da série para esta comparação. Perante o trimestre de abril, houve expansão de 7,4%.

A quantidade de pessoas ocupadas era de 92,2 milhões no trimestre, 0,3% maior que no mesmo período do ano passado, quando foi 91,9 milhões. Ante abril, o número ficou estável.

O nível de ocupação - indicador que mede a parcela da população ocupada em relação àquela em idade de trabalhar - caiu para 56,1%, em relação aos 56,8% de mesmo período do ano passado e aos 56,3% no trimestre encerrado em abril.


Renda

A Pnad Contínua mostrou que o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos (R$ 1.881) ficou estável no trimestre de julho frente ao trimestre de fevereiro a abril de 2015 (R$ 1.897) e, em relação ao mesmo trimestre do ano passado (R$ 1.844), houve alta de 2,0%. 

A massa de rendimento real habitualmente recebida em todos os trabalhos para o trimestre encerrado em julho (R$ 167,8 bilhões) não apresentou variação significativa frente ao trimestre móvel anterior, segundo o IBGE. Em relação ao mesmo trimestre de 2014, houve elevação de 2,3%.

Valor Economico

Por título do Russano da 1ª Divisão, Portuguesa e Boqueirão duelam nesse domingo (04/10)


A partida da grande decisão do Campeonato Russano de Futebol Amador da 1ª Divisão, entre as equipes Portuguesa de Flores e Boquieirão será disputada nesse domingo, 04 de outubro, a partir das 17h30min, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, centro de Russas.

As expectativas são de um grande duelo, haja visto, que estarão em campo as duas melhores campanhas da competição, o que possivelmente garantirá um confronto cercado de muito equilíbrio, emoção e rivalidade.

De um lado a lusa florense, invicta com 07 vitórias e 02 empates, e bastante motivada após eliminar nas semifinais o bicampeão russano Corinthians por 4 a 2. A Portuguesa terá como principal arma para a conquista desse título inédito, a força do seu elenco e os gols do atacante Gugu, principal artilheiro do certame com 15 gols.

Do outro a equipe do Boqueirão, que obteve a 2ª melhor campanha, com 07 vitórias, 01 empate e apenas 01 derrota, justamente para a Portuguesa na fase classificatória por 2 a 0. O Boqueirão está otimista após desbancar nas semifinais a equipe do Guarani de Lagoa Grande por 2 a 1, e tem como principal trunfo para a conquista do também título inédito, a coletividade e a garra de seu grupo.

Nos bastidores do meio futebolístico da cidade de Russas, o favoritismo se volta para o time da Portuguesa, pelo fato de está invicto e também por já ter vencido o Boqueirão nessa edição da competição, mas é bom lembrar que futebol é um esporte surpreendente e imprevisível, nesse caso a lusa precisa tomar cuidado, pois o Boqueirão entrará em campo com sede de revanche.

Pelo regulamento oficial da competição, não haverá vantagem alguma para nenhuma das equipes, em caso de empate o título será decidido através das cobranças dos pênaltis. 

O Russano da 1ª Divisão é promovido pela Liga Desportiva Russana – LIDER, presidida pelo desportista Fernando Leite, que desde já tem a honra de convidar o torcedor jaguaribano, em especial o russano, bem como toda a imprensa da região para prestigiarem mais essa grande decisão do futebol russano.

Blog Vale em Notícia

PM e motociclista morrem em acidente na BR-116


Um acidente envolvendo um caminhão, uma viatura do Ronda do Quarteirão e uma motocicleta deixou duas pessoas mortas na manhã desta terça-feira, 29, no km 40 da BR-116, próximo ao município de Horizonte. Um policial militar e o condutor da moto morreram, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

De acordo com a PRF, o PM ficou preso nas ferragens do veículo e não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e um helicóptero da Ciopaer foram encaminhados ao local. 

Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados pela PRF. A rodovia está interditada no trecho do acidente, no sentido decrescente, ainda conforme a PRF. 

Mais informações em instantes.

PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em 19 cidades do CE


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 28, a ''Operação Cardume'', que visadesarticular uma organização criminosaespecializada em tráfico internacional de drogas. Ao todo, são cumpridos mandados deprisão preventiva e temporária, busca e apreensão, além de condução coercitiva, em 19municípios cearenses. 

A operação é realizada também nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Os detalhes da investigarão serão apresentados a partir das 11 horas, em coletiva de imprensa na sede da PF cearense, na avenida Borges de Melo. 

Segundo a PF, a quadrilha tem conexões entre Bolívia/Ceará - Rio Grande do Norte/Europa. Ao todo, foram expedidos 5 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de prisão temporária, 22 mandados de condução coercitiva e 51 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas. 

Para a execução, foram mobilizados 230 policiais federais. Os envolvidos nos crimes devem responder por tráfico internacional de entorpecentes e associação criminosa. 

Investigação 
De acordo com a PF, a investigação foi iniciada em outubro de 2013, com apreensão, até o momento, de mais de uma tonelada de cocaína, 21 quilos de maconha, 300 quilos de substâncias químicas utilizadas no processo de refino de cocaína, interdição de dois laboratórios de crack. 

A operação também já resultou na apreensão de meio milhão de reais, bem como a identificação de esquema de compras de alvarás judiciais em plantões do Tribunal de Justiça do Ceará.

Na última sexta-feira, 25, o juiz Francisco Chagas Barreto, um dos suspeitos de venda de liminares, foi submetido à pena de censura pública. O desembargador Carlos Feitosa, também investigado, segue afastado do cargo. 

O POVO Online

Homem é morto a golpes de picareta e mulher fica gravemente ferida em assalto


Uma tragédia foi registrada por volta das 21 horas desta segunda-feira, em Crato, com um morto e uma mulher ferida a golpes de picareta por um homem que se encontra foragido, provavelmente usuário de drogas. O suspeito de ter cometido latrocínio é Cícero Bruno Bezerra Silva.

Ele é apontado como assassino do guarda municipal aposentado, Miguel Ferreira de Sousa, que se encontrava em sua própria casa, com a esposa, Leonildes Sobreira Lobo, irmã de Joquinha, figura popular do Crato, já falecida. Ela ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo SAMU e levada para o hospital da cidade.

Segundo informações preliminares, o acusado esteve durante o dia realizando serviços na residência e à noite retornou ao local para assaltar. Ele se encontra foragido. O aposentado trabalhava no Centro de Zoonoses do Crato.

Diário do Nordeste

Servidores dos Correios encerram greve a partir desta terça-feira


Até o início da noite desta segunda-feira (28), pelo menos 11 dos 36 sindicatos de servidores dos Correios decidiram encerrar a greve, iniciada há cerca de 15 dias. Segundo as federações da categoria, os servidores aceitaram proposta de acordo coletivo apresentada na sexta-feira (25), em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Nove sindicatos ainda farão assembleia para definir se encerram a paralisação.

Hoje, funcionários dos Correios no Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, em Sergipe, Mato Grosso, da Bahia e de Campinas (SP) decidiram retornar ao trabalho a partir desta terça-feira (29), informou o Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos.

Os servidores da Região Metropolitana de São Paulo, de Bauru (SP) e do Tocantins também aceitaram a proposta, conforme a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios.

Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, São José do Rio Preto e Vale do Paraíba (SP), Paraná e Rio de Janeiro ainda não definiram se aceitam a proposta dos Correios. Nas demais regiões, a greve terminou.

A proposta apresentada pelo TST prevê aumento linear dos salários em R$ 150 retroativo a agosto deste ano e em R$ 50 a partir de janeiro de 2016, a título de gratificação, com aumento incorporado ao salário base (50% em janeiro de 2016; 25% em agosto de 2016 e 25% em janeiro de 2017).

Ceará Agora

Homicídio à bala em Morada Nova


Nesta segunda-feira, dia 28, por volta das 21h15min, à altura do Km 40 da CE-138, foi vítima de homicídio a bala, Cícero Evangelista Monteiro, 21 anos, natural de Morada Nova-CE, e residia em Fortaleza-CE. 

Segundo informações chegadas à polícia, Cícero e um comparsa, teriam tomado de assalto em São João do Aruaru, uma motocicleta Honda/NXR 125 Bros ES, cor vermelha, de placa HXL7749, e fugiam sentido Morada Nova, quando foram seguidos por três indivíduos em um veículo GM/Classic Spirit, cor cinza, de placa HYN-1081, carro este roubado, que colidiram contra a motocicleta ocasionando a queda dos ocupantes. 

Os indivíduos desceram do carro e efetuaram cerca de três tiros contra “Cícero” que veio a óbito no local. O outro indivíduo que estava com “Cícero”, ainda não identificado conseguiu fugir por um matagal e ainda não foi localizado. Os autores do crime fugiram tomando rumo ignorado, e o caso agora está sob investigação policial. 

Com Informações do 1º BPM