-->

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Lateral-direito Renato não faz mais parte do elenco do Ceará


Jogador atuou apenas em três partidas com a camisa do Vovô
Renato
O lateral-direito Renato não é mais atleta do Ceará. Na tarde dessa sexta-feira (6), o clube informou que a decisão foi tomada em comum acordo entre clube e atleta. O jogador atuou somente em três partidas com a camisa alvinegra. Foram 225 minutos jogados ao todo.

Renato chegou para disputar a posição com Pio e Leandro Silva. Após atuações iniciais contestadas, o jogador vindo do Fluminense perdeu espaço e agora deixa o Vovô. 

Red; DN



Atos contra a prisão de Lula são registrados no CE

Pelo menos 17 cidades do Estado realizaram manifestações, incluindo Fortaleza, onde manifestantes se concentraram na Praça da Gentilândia e na Av. da Universidade
A sexta-feira (6) está sendo marcada por protestos contrários e favoráveis à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinada pelo juiz Sergio Moro.

O PT do Ceará fez vigília até a madrugada desta sexta-feira, 6, na sede do partido, em Fortaleza. As manifestações continuaram em 17 cidades cearenses ao longo do dia: Caucaia, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Boa Viagem, Crateús, Maranguape, Maracanaú, Madalena, Iguatu, Nova Russas, Tamboril, Ipaporanga, Morrinhos, Sobral, Redenção e Fortaleza.

O ato em Fortaleza foi na Praça da Gentilândia, onde os petistas defenderam a liberdade de Lula. Teve ainda manifestação de estudantes universitários que fecharam o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio. A via foi bloqueada por manifestantes. Uma fila de cadeiras atravessava a pista em frente ao Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem em defesa do ex-presidente. O trânsito no local ficou complicado devido à interdição da via, os veículos tiveram que realizar desvio pela Av. 13 de maio. O protesto se dispersou por volta do meio dia.
Em Boa Viagem, dezenas de pessoas fecharam o trecho da BR-020.

Red; DN


Manifestante contrária à prisão de Lula é baleada em um dos bloqueios da BR-101


Uma das coordenadoras do Movimento Sem Terra (MST) na Paraíba, Eva Wilma, diz que um motorista furou o bloqueio e atirou em direção a militante

Manifestantes contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expedida pelo juiz Sergio Moro após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ter enviado ofício permitindo o início da pena de 12 anos e um mês, organizaram protestos por todo o país nesta sexta-feira, 6. Na Paraíba, uma manifestante de 35 anos foi baleada em um dos bloqueios na BR-101. As informações são do portal G1 e do Jornal da Paraíba. 
Integrantes do MST bloquearam a BR-101, em Goiana, no Grande Recife, em protesto nesta sexta-feira (Foto: PRF/Divulgação)

Eva ainda relatou que o homem não conversou com os manifestantes pedindo para passar. Segundo ela, ele apenas sacou a arma e abriu fogo. 
Conforme informações da assessoria de comunicação do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, a vítima chegou consciente e passa pelos primeiros atendimentos. O suspeito fugiu do local.


Redação O POVO O

Dono de helicóptero pego com cocaína vira diretor da CB


 helicóptero


Gustavo Perrella ex-deputado estadual ficou conhecido nacionalmente em 2013, quando a Polícia Federal apreendeu um helicóptero de sua empresa com um total de 445 kg de cocaína

Ex-secretário nacional de futebol, Gustavo Perrella, 34, foi nomeado diretor da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Filho do senador Zezé Perrella (MDB-MG), ex-presidente do Cruzeiro, ele ocupa agora o cargo de diretor de Desenvolvimento e Projetos da entidade nacional. O dirigente tomou posse na confederação há cerca de três meses, após deixar o cargo que ocupava no governo do presidente Michel Temer.

O ex-deputado estadual ficou conhecido nacionalmente em 2013, quando a Polícia Federal apreendeu um helicóptero de sua empresa com um total de 445 kg de cocaína, no Espírito Santo. Ele e seu pai foram investigados na ocasião, mas não foram encontrados indícios de autoria criminal dos dois no caso. Por isso, eles não responderam judicialmente.

A nomeação de Gustavo foi feita sem divulgação. A CBF só colocou no seu site o nome do novo dirigente entre os seus diretores na noite desta quarta-feira (4), horas depois de a Folha confirmar a contratação e questionar a ausência do cartola na relação.

Em nota, a CBF disse que a escolha de Gustavo se deu pela sua experiência na condução de programas de desenvolvimento do esporte, mais especificamente o futebol. A entidade afirmou que o dirigente liderou muitos projetos durante seu período no Ministério do Esporte e também destacou seu trabalho como conselheiro vitalício do Cruzeiro, onde exerceu vários cargos nos departamentos de gestão e de futebol.

Na teoria, o novo diretor seria o elo de ligação entre a entidade e os presidentes das federações estaduais. Desde a última quarta-feira (4) a reportagem tenta entrar em contato com Gustavo, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.

Ele não cumpre expediente na sede da entidade. Outros diretores também não têm a necessidade de trabalhar diariamente no prédio, localizado na barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A diretoria da CBF conta também com presidentes de federações e outros políticos.

Em 2016, o pai de Gustavo foi um principais articuladores políticos para que a CPI do Futebol do Senado encerrasse suas atividades sem nenhum pedido oficial de indiciamento e sem apontar culpados. A comissão investigava contratos e negociações da CBF e seus dirigentes.

O trabalho teve início após José Maria Marin, ex-presidente da entidade, ser preso na Suíça. Marin, Marco Del Nero e Ricardo Teixeira, que dirigiu a CBF por mais de duas décadas, foram acusados de receber propina na venda de direitos de transmissão. Último presidente eleito da CBF, Del Nero está suspenso pela Fifa. Ele deve ser banido do esporte neste mês por causa das acusações do FBI.
Apesar de ter sido escolhido por Del Nero, Gustavo deverá ser mantido na nova diretoria de Rogério Caboclo, que assumirá a confederação a partir de abril de 2019. No próximo dia 17, os presidentes de federações e os clubes das Séries A e B do Brasileiro vão eleger o próximo presidente da entidade. Homem de confiança de Del Nero, Caboclo é o candidato único. Diretor Executivo de Gestão da confederação, ele tem o apoio de 27 federações e da maioria dos clubes.

Formado em administração de empresa, Gustavo foi eleito em 2010 deputado estadual em Minas Gerais, com 82.864 votos. Quatro anos depois, ele se candidatou a deputado federal pelo mesmo estado, mas não se elegeu.

RÉU

Gustavo é réu em dois processos na Justiça -um por uso de dinheiro público para fins pessoais e outro pela criação de um cargo fantasma. As ações correm ainda na primeira instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Segundo a primeira acusação, o diretor da CBF seria responsável por desvios de cerca de R$ 15 mil dos cofres públicos para abastecer o helicóptero da empresa da sua família com verba indenizatória da Assembleia durante o seu mandato de deputado. Ele também é acusado de criar um cargo fantasma para o piloto preso na operação da Polícia Federal em 2013.

Em depoimento a promotores, Rogério Antunes disse que nunca prestou serviço para a Assembleia de Minas Gerais e que sua função era pilotar o helicóptero em viagens até a praia, chácaras de amigos, fazenda da família e compromissos políticos. Antunes foi nomeado em março de 2013 e só foi exonerado em 25 de novembro de 2013, um dia depois da apreensão da aeronave pela PF.

Red; DN

Chove em várias regiões do Estado nas últimas 24 horas; Cariri volta a concentrar precipitações






Após apontar precipitações em mais de 100 cidades cearenses em seu último levantamento, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a registrar chuvas em várias regiões do Estado nas últimas 24 horas, mesmo que em menor intensidade. Segundo o órgão, choveu em pelo menos 59 municípios no período das 7h desta quinta-feira (6) às 7h desta sexta-feira (6). 
O principal destaque das últimas 24 horas foi o município de Granjeiro, no Cariri, com um volume de 45 mm. Outra cidade que registrou chuvas consideráveis foi Juazeiro do Norte, na mesma região, onde a Funceme computou um volume de 44 mm no período analisado.

O Cariri, inclusive, foi a região do Estado que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, tendo em vista que quatro municípios registraram precipitações acima de 30 mm. São eles:

Granjeiro (45.0 mm)
Juazeiro Do Norte (44.0 mm)
Crato (36.0 mm)
Farias Brito (30.0 mm)

Fortaleza amanhece chuvosa

Na Capital cearense, o dia amanheceu 'fechado' e chuvoso, mas, até o momento, a Funceme registrou precipitações de apenas 7.4 mm no posto Água Fria. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), inclusive, choveu pouco nas últimas 24 horas, tendo em vista que o maior volume registrado foi de apenas 19.8 mm, em Horizonte.



Dia amanhece chuvoso em Fortaleza; até o momento, Funceme registrou volume apenas 7.4 mm https://t.co/V1CU8rlJsL pic.twitter.com/aOs1vO2dqH

— Diário do Nordeste (@diarioonline) 6 de abril de 2018
Próximos dias

Para este sábado (7), a expectativa é de chuva em todas as regiões do Estado. Para o domingo (8), a Funceme também projeta precipitações em todo o Ceará e nebulosidade variável.

As maiores chuvas registradas nesta sexta-feira (6):


A coluna do Aquino


A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
Hildeberto Aquino

O Tribunal Regional Federal -TRF-4 encaminha ofício e AUTORIZA Moro a decretar a prisão de Lula e Moro CUMPRE. Quem não cumpriria?

E vejam como o Moro agiu: “...Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão. Vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese.
Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física.
Ciência ao MPF, Assistente de Acusação e Defesas.
Curitiba, 05 de abril de 2018.


Blog Erivando Lima



URGENTE! Gilmar Mendes Diz Que “Manobra Macabra” De Cármen Lúcia Será Desfeita; CONFIRA! Por Redação Click Política Última Atualização 5 abr, 2018


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes previu há pouco, em Lisboa, que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá pedir ainda na tarde de hoje a pauta das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que tratam do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. A medida, de acordo com ele, deve ocorrer porque a Corte decidiu ontem que julgaria o habeas corpus do petista, mas que trataria da ADC em outro momento, como foi deixado claro, principalmente, pela ministra Rosa Weber. Ao comentar a decisão da Corte, Gilmar disse: “Nos fingimos 
Blog Erivando Lima


Maradona presta apoio a Lula e chama Temer de 'traidor'


O ex-jogador Diego Armando Maradona manifestou seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e chamou o atual chefe de Estado do Brasil, Michel Temer, de "traidor", informou o jornal "Clarín" nesta quinta-feira, 5.

Diego Maradona com a bola na mão
"É uma loucura. O povo brasileiro não pode apoiar que uma pessoa honesta como Lula da Silva seja visto como corrupto número 1, enquanto o traidor Michel Temer foi acusado e poupado", disse Maradona.
Essa não é a primeira vez em que o argentino presta apoio ao petista. Em janeiro, Maradona postou em suas redes sociais uma foto com a camisa da seleção brasileira, que tinha o nome de Lula e o número 18.
O ex-craque ainda criticou os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que a movimentação política na América Latina é um "joguinho" do magnata republicano.
Além de Maradona, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; da Bolívia, Evo Morales; e de Cuba, Raul Castro, também enviaram mensagens de apoio a Lula.
Nessa quinta-feira, 5, o juiz federal Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula, condenado a 12 anos e um mês de detenção por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no "caso tríplex". Fonte: Ansa


Red; O povo.com



Governo publica exoneração de sete ministros; saída de Meirelles ainda é incerta


O governo publicou no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (6), a exoneração de sete ministros que pretendem concorrer as eleições de outubro.

Deixaram as pastas que ocupavam os seguintes ministros: Mendonça Filho (Educação), Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Leonardo Picciani (Esportes), José Sarney Filho (Meio Ambiente), Dyogo Oliveira (Planejamento) e Marx Beltrão (Turismo).

Esta sexta é o prazo máximo para que ocupantes de cargos no Executivo se desincompatibilizem para se candidatarem a cargos eletivos.

O Palácio do Planalto aguarda ainda o pedido de exoneração de Helder Barbalho (Integração Nacional), o que deve acontecer à tarde, e sua exoneração sairá em edição extra no Diário Oficial.

Segundo a reportagem apurou, os ministros Alexandre Baldy (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores), decidiram não disputar eleições e permanecer o no governo. O mesmo gesto foi anunciado por Gilberto Kassab (Comunicações) esta semana, que não será mais candidato a vice na chapa de João Doria ao governo de São Paulo.

Meirelles

O governo aguarda ainda a decisão de Henrique Meirelles sobre se sairá da Fazenda para disputar as eleições. Ele se reúne na manhã desta sexta com o presidente Michel Temer para definir seu futuro.

O chefe da equipe econômica se filiou ao MDB na última terça (3), sem garantias de que seria candidato, mas dizendo que sairia da pasta na sexta (6).

Como a Folha de S.Paulo mostrou na quinta (5), ele mudou o tom após o tratamento recebido na cerimônia em que se filiou ao MDB.

Recebido em clima de campanha, ele se sentiu em segundo plano. A ausência de consultas do partido a ele para uso de usa imagem do evento e o jingle que dizia "M de Michel, M de Meirelles, M de MDB" o incomodaram. Para o ministro, a legenda e o próprio presidente não cumpriram o combinado de que os dois teriam o mesmo tratamento até que fosse definida a candidatura para o Palácio do Planalto.

Com apenas 2% das intenções de voto, segundo Datafolha, Meirelles sabia que Temer tem preferência para disputar a Presidência da República, mas ele havia combinado com o partido que tentaria se viabilizar eleitoralmente até julho.
Governo publica exoneração de sete ministros; saída de Meirelles ainda é incerta
Red; DN


Suspeito de participação na execução de PMs em Quixadá é preso no Amazonas

Um dos homens mais procurados pelos órgãos de segurança pública do Ceará, Veridiando Rabelo Cabral Júnior, conhecido como “Júnior Veridiano“, 31 anos, foi preso nesta quinta-feira (6) no município de Apuí, no sul do estado do Amazonas. A prisão dele foi confirmada pelo delegado Francisco Rocha, do 71º Distrito Integrado de Polícia, naquele Município, distante cerca de 408Km da capital, Manaus.

Veridiano Júnior vinha sendo procurado desde o dia 30 de junho de 2016, quando naquela data os policiais militares sargento Francisco Guanabara Filho, 50 anos, o cabo Joel Oliveira Pinto, 33, e o soldado Antônio Lopes Miranda Filho, da mesma idade, foram assassinados durante um confronto com bandidos na zona rural de Quixadá. De acordo com as investigações da Polícia Civil ele é um dos mentores e autores da morte dos policiais.

Passados quase dois anos, Veridiano Júnior foi localizado durante operação conjunta realizada pela Polícia Civil e Polícia Militar de Apuí. Os detalhes da ação policial não foram informados. Outras 11 pessoas também foram indiciadas pela morte dos policiais.
Red; DN


JAGUARIBE-CE PRISÃO EM FLAGRANTE DOS PARTÍCIPES DE HOMICÍDIO DO COMERCIANTE PAULO ÁTILA


 Após ter ocorrido o homicídio no último dia 02/04/2018 nesta Urbe, uma força tarefa das Polícias Militar e Civil de Jaguaribe-CE, colheu informações que levaram até um indivíduo conhecido por “Valbinho” ou “Fumaça”, que minutos antes do homicídio estava conversando com a vítima em seu comércio. Ao ser localizado, o mesmo foi conduzido à DRPC de Jaguaribe-CE, para prestar depoimentos a respeito da conversa que ele teve com a vítima minutos antes. Durante seu depoimento, “Fumaça” confessou que era membro da facção criminosa denominada “GDE” (Guardiões do Estado), disse que a Rebeca, esposa do Michael Jonathan Alves de França, vulgo “Mike”, lhe deu um aparelho celular para que mantivesse comunicação com o “BOB”,  e que o teor de sua conversa com a vítima do homicídio, se tratava de uma cobrança da quantia de R$ 600,00 (Seiscentos Reais) de uma dívida de droga que ele havia contraído com o detento do regime fechado conhecido por “BOB”. Após essas informações, o policiamento conseguiu identificar através de imagens colhidas por circuitos de câmeras existentes no município, que dava conta de que “Fumaça” seria a pessoa que teria abandonado uma motocicleta nas proximidades da cidade no final da tarde do dia 03/04/2018 em um matagal, onde junto com a motocicleta, foram encontrados uma mochila com algumas peças de roupa que eram semelhantes com as roupas utilizadas pelos homicidas e mais dois capacetes também semelhantes. O policiamento de posse de todos esses materiais e informações, não tendo como negar coautoria de “Fumaça” no crime, o mesmo afirmou ter recebido a ordem do detento “BOB”, para executar várias pessoas que estavam em dívida com o mesmo, bem como membros de uma facção rival denominada “CV” (Comando Vermelho), que inclusive teriam participado de um atentado contra um indivíduo conhecido por Mateus Borges durante a madrugada do dia 02/04/2018. “Fumaça” também disse quem seriam seus comparsas, trata-se dos seguintes indivíduos: Antônio Diego Jerônimo da Silva, vulgo “Diego Vaqueiro” natural da Cidade Piquet Carneiro-CE e Juniano Mateus Pires, vulgo “Neco”, que foi preso em sua residência em Jaguaribe-CE e o mesmo é tio de “Fumaça”. Ao mesmo tempo, o policiamento de Jaguaribe-CE entrou em contato com o Destacamento da Cidade de Piquet Caneiro-CE, informando a participação de “Diego Vaqueiro” nos crimes ora ocorrido em Jaguaribe-CE. Com isso o policiamento daquela Cidade, conseguiu capturar “Diego Vaqueiro” em sua residência e conduziram-no ao Destacamento local, onde aguardou o policiamento para recambiá-lo até Jaguaribe-CE. No momento em que a equipe de Jaguaribe-CE chegou ao destacamento obteve a informação que toda ordem emitida pelo “BOB” é repassada para os demais integrantes da facção pelo “Neguinho do Pires” conhecido também como “Neguinho da água”, que atua como uma espécie de “Gerente geral” no tráfico de drogas da cidade de Piquet Carneiro até o Vale do Jaguaribe, que de posse da informação a equipe foi até a casa do neguinho da água, que ao avistar a equipe policial empreendeu fuga pelos fundos da casa, efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais que revidaram, porém o mesmo conseguiu fugir pelo matagal, onde não se teve mais notícias do mesmo. 

O policiamento encerrou as buscas e retornou com o Diego para Jaguaribe-CE, que durante o trajeto em conversa com os policiais disse que quem executou o Paulo Átila foi um indivíduo conhecido por “Pau no Gato” juntamente com o Luciano de Mineirolândia/Pedra Branca, que esses 2 (dois) são os principais pistoleiros do “BOB”; que os homicídios ocorridos nas cidades dominadas pelo “BOB” são realizados por esses criminosos; que a mando do “BOB” um indivíduo, gordo de cavanhaque dirigindo um veículo tipo celta de cor prata e rodas pretas, foi até a cidade de Piquet Carneiro para deixar maconha, deixar o “Fumaça” para que o mesmo viesse pra Jaguaribe acompanhado do Diego em sua moto, e também pegar um Notebook do “BOB” com o “Neguinho da Água” bem como o revolver calibre 38” que seria utilizado em execuções na cidade de Jaguaribe-CE; que esse “gordo do celta prata” leva carregamentos de drogas semanalmente para a cidade de Piquet Carneiro para entregar ao “Neguinho da Água”, sempre na segunda ou terça-feira pela manhã; que o elemento do celta prata avisou que deixaria o revolver junto ao mata-burro situado na entrada de uma propriedade particular localizada próximo a estrada de acesso à cidade de Jaguaretama-CE; que recebeu da Lorena namorada do “Neguinho da Água”, um celular para que pudesse manter comunicação com o mesmo e com outros participantes das empreitadas criminosas planejadas; que a Lorena participa da venda de drogas junto ao “Neguinho da Água”, bem como faz a guarda das armas para o namorado; ainda  confessou que participaria de outros crimes na cidade, mas após ter sido surpreendido pela viatura em uma abordagem no dia 03/04/2018 junto com o seu comparsa “Fumaça”, o mesmo informou que havia jogado no matagal o revólver Cal. 38 de numeração suprimida, capacidade para 06 (seis) tiros, tendo empreendido fuga pelo matagal onde teria se perdido de seu comparsa o que o levou a retornar à Cidade de Piquet Carneiro-CE. Disse ainda que o “BOB” havia dado a ordem de executar o Policial Militar , lotado no Destacamento de Piquet Carneiro, pelo fato do mesmo ser um dos Policiais mais atuantes no combate ao tráfico naquele município.


Blog Erivando Lima 


RUSSAS - CE RECUPERAÇÃO DE VEICULO ROUBADO


Por volta das 16 h, do dia 05 de Abril de 2018, na estrada que liga a zona urbana de Russas ao distrito de Peixes, foi vitima de roubo a pessoa de MARIA EDNA  natural de Russas, Profissão: agricultora, Residente no bairro Catumbela em Russas. A vitima informa que foi abordada por um individuo moreno, magro, alto, armado a faca que trafegava em uma moto Bros sem placa, e que foi tomado seu celular Sansung Gran Prime Galax, de cor cinza, e uma quantia aproximada de 300,00 reais em especie. A Equipe FTA, fez diligencias na localidade, e encontrou abandonada a citada motocicleta que o individuo trafegava, que apos verificação, viu que tratava-se de uma HONDA/NXR 160 BROS ESD,  Placa: PMX 8375, 2015, Cor: VERMELHA, moto esta que foi roubada no dia 20/02/2018 como consta em relatório . O veiculo foi conduzido para a DRPC para os procedimentos cabíveis.


Blog Erivando Lima


RUSSAS - CE ROUBO DE VEICULO


Por volta das 09 h, do dia 05 de Abril de 2018, compareceu a este Batalhão o senhor FRANCISCO  natural de Jaguaruana, auxilar de serviços gerais, residente na Localidade de Serra do Vieira, Russas, próximo ao poço) informando que foi vitima de assalto no dia 04/04/18. A vitima informa que estava em sua moto HONDA/CG 125 TITAN KS,  Placa: HXQ 3883, 2002, Cor: PRATA, a caminho do seu trabalho na CE 356, conhecida como Estrada da Fruta, quando dois indivíduos (sem mais características) em outra moto o alcançou e anunciou o assalto, tomando seu veiculo, um celular LG K4 de cor preta e seu capacete também de cor preta, logo apos fugindo em direção à localidade de Lagoinha-Quixeré. O alerta foi repassado para as viaturas de plantão e a vitima foi orientada a realizar o B.O na DRPC.


Blog Erivando Lima


PETROLEIROS DISCUTEM PARALISAÇÃO NACIONAL CONTRA PRISÃO DE LULA



O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel, convocou nesta quinta-feira, 5, a categoria petroleira para reliazação de assembleias sexta-feira, 06, pela manhã, para deliberar sobre a possibilidade de uma paralisação nacional contra a prisão política do ex-presidente Lula; "A gravidade do momento exige decisões duras. Por isso nós estamos orientando a todos os petroleiros e petroleiras e direções sindicais a estarem amanhã cedo nas unidades realizando assembleias para deliberar sobre uma possível paralisação, caso venha a curso a prisão do ex-presidente Lula", afirma o coordenador da FUP

Brasil 247


Desaprovação a Michel Temer cai de 74% para 72%



Brasília. A baixa popularidade do governo do presidente Michel Temer mantém-se praticamente inalterada, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na pesquisa CNI-Ibope, divulgada ontem, o percentual dos que avaliam o governo como ótimo ou bom oscilou de 6% para 5%, em comparação com a pesquisa anterior de dezembro de 2017. "As mudanças ficaram dentro da margem de erro", explicou o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Aqueles que avaliam o governo como ruim ou péssimo passaram de 74% para 72%; e os que consideram regular eram 19% em dezembro de 2017 e agora são 21%. Não sabem ou não responderam foram 2%. A pesquisa foi realizada entre 22 e 25 de março, com 2 mil pessoas em 126 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos e o nível de confiança é de 95%.

De acordo com o levantamento, 9% da população aprovam a maneira de Temer governar; 87% desaprovam e 4% não sabem ou não responderam. Em relação à confiança no presidente, 8% confiam em Temer, 89% não confiam e 3% não sabem ou não responderam.

Para Fonseca, apesar da queda da inflação e de sinais de retomada do emprego, a população ainda não consegue perceber as melhoras na economia. Segundo ele, por mais que isso esteja sendo noticiado, muitos produtos e serviços continuam subindo de preços, como gasolina, gás de cozinha, tarifas de ônibus e material escolar.

"As pessoas ainda não estão convictas que a economia está se recuperando, porque, claramente, muitos preços não pararam de subir", disse, explicando que, por isso, o governo não consegue se apropriar das boas notícias para aumentar sua popularidade. "Até a questão do emprego, por mais que tenha esse sinal (de retomada dos postos de trabalho), o desemprego é muito alto. As pessoas veem isso como um problema e isso está atrelado ao governo".

Áreas de atuação

A notícia mais associada à gestão Michel Temer é a corrupção. É o que mostra pesquisa. O tema foi citado por 10% dos entrevistados, segundo o levantamento.

Em segundo lugar, aparecem "Operação Lava- Jato", sem especificação, tema lembrado por 4% das pessoas ouvidas no levantamento, e "intervenção militar no Rio de Janeiro", também com 4% das menções.

Em seguida, o tema "adiamento da reforma da Previdência" aparece como uma das notícias mais lembradas, assunto citado por 2% dos entrevistados.

O resultado mostra que o governo Temer voltou a ser lembrado pelos casos de corrupção. Na última pesquisa, realizada em dezembro de 2017, a notícia mais lembrada era justamente a reforma da Previdência, que estava para ser votada no Congresso. De lá para cá, Temer se tornou alvo de uma investigação na Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a edição de um decreto envolvendo o Porto de Santos. O ex-assessor José Yunes, amigo de Temer há 50 anos, chegou a ser preso por ordem do Supremo, assim como outras pessoas próximas ao presidente.

Fonte DN


Políticos cearenses reagem à decisão


Brasília/Sucursal. Políticos cearenses comentaram a derrota de Lula no STF e a ordem prisão do ex-presidente.

"O STF desrespeitou a Constituição e não vamos ficar calados e muitos menos imobilizados", disse o deputado José Guimarães (PT), líder da oposição na Câmara. Já o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) admitiu que a provável saída do petista da disputa eleitoral vai representar "uma perda".

"Na última pesquisa que recebi no meu Estado, Lula tinha em torno de 60% das intenções de voto", acrescentou.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou a decisão e disse que está "profundamente triste" com a notícia.

Leia ainda:

> Moro determina que Lula se entregue  até as 17h de hoje 
> AACE recorre sobre 2ª instância ao STF
> Ordem de juiz surpreende Planalto; Maia lamenta fato
Já o ex-governador do Estado, Cid Gomes (PDT), que esteve ontem no Instituto Lula, disse que o ex-presidente recebeu "com tranquilidade" a ordem para se entregar à Polícia Federal.

Pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, declarou, em nota, não conseguir ver justiça na situação.

"Parte importante do País na qual me incluo, não consegue ver justiça, muito menos equilíbrio em um providência tão amarga enquanto remanescem intocados notórios corruptos do PSDB", escreveu o ex-governador do Ceará.

O senador José Pimentel (PT) alegou que a prisão de Lula representa uma violência política e jurídica, além de se tratar de uma perseguição. "Resistiremos junto com as forças democráticas do Brasil", declarou.

Para o deputado Domingos Neto (PSD), a determinação do Moro era questão de tempo e ele só estava aguardando o julgamento dos embargos.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB) informou que o resultado do Supremo já era esperado. O deputado Danilo Forte (DEM) considerou o fato como "lamentável" e acrescentou: "é triste uma nação ver um grande líder popular passando por momento como esse e fica o exemplo de que devemos ter maior cuidado com a gestão".

Colaborou Carolina Curvello