-->

segunda-feira, 22 de março de 2021

PROGRAMA JORNAL DA NATIVA 1ª EDIÇÃO 6 DA MANHÃ COM ERIVANDO lIMA E GENILSON MARQUES

 radioetvwebnativaderussas

WHATSAPP; 88 9 9325 5996

                              Genilson Marwues e Erivando Lima/

Donos de bares, restaurantes e similares já podem efetuar cadastro para ter isenção na conta de água

 Já está disponível a ferramenta da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para consulta e cadastramento dos imóveis comerciais do segmento de alimentação fora do lar beneficiados com a medida do Governo do Ceará que isenta, até maio, bares, restaurantes e similares do pagamento das faturas de água. A verificação pode ser feita pelo site www.cagece.com.br.

Ao acessar o site, basta clicar na opção “consulta e cadastro para isenções” na área central da tela. Para consultar se seu imóvel já está cadastrado na categoria, digite o número de inscrição do imóvel, que fica no canto superior da fatura. Caso o imóvel não esteja contemplado, é preciso inserir o CPF ou CNPJ do titular da fatura e preencher endereço, nome fantasia (se for CNPJ, informar também o nome empresarial), segmento da atividade, data de início de funcionamento, e-mail e telefone. Também é possível anexar foto do estabelecimento.

Ao final, o cliente deverá confirmar a veracidade das informações dando ciência de que a categoria tarifária de seu imóvel será atualizada para comercial. Após o cadastramento, as informações serão submetidas à análise e o cliente receberá um número de protocolo e um e-mail com informações adicionais sobre o processo de cadastramento, como a possibilidade de contato posterior ou envio de fiscal ao local.

Após a solicitação, o prazo para a conclusão da análise do cadastro é de cinco dias úteis e o cliente receberá um e-mail confirmando ou não a atualização do cadastro e ativação do benefício. Vale ressaltar que a atualização no cadastro do imóvel para a categoria comercial permanecerá válida após o encerramento do período da isenção.

 - por 

COTAR apreende três armas de fogo em uma residência na zona rural de Quixadá

Após receberem denúncia acerca de um homem que estaria em posse de armas de fogo em sua residência, uma composição do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), do Comando de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), apreendeu duas espingardas, um revólver e munições. A ação policial aconteceu por volta de 11h30min desse domingo, 21. Ninguém foi preso.

De posse das informações, os policiais militares foram até o local para constatar os fatos. No imóvel do suspeito de alcunha “BIN”, os agentes de segurança foram recebidos por uma moradora que autorizou a entrada dos PMs. No quarto do suspeito, que não foi localizado, a equipe apreendeu o seguinte material: duas espingardas calibres 28 e 20; um revólver calibre 38 e 50 munições.

Todo o material foi recolhido e apresentado na Delegacia Regional de Quixadá para os procedimentos pertinentes ao fato.

 - por 

‘Hora de Arar’ irá beneficiar 2 mil agricultores de Russas

 

Prefeito Sávio Gurgel lança projeto ‘Hora de Arar’, no dia de São José. A data tem valor simbólico e cultural, principalmente, para os cearenses mais tradicionais. Foto: Rodrigo Torres.

 

Lançado no dia de São José, 19 de março, o Programa Hora de Arar irá beneficiar os pequenos agricultores do município com uma hora de trator parar o corte de terra. Ao todo, serão 2.000 horas, divididas entre as associações comunitárias da zona rural.

O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). De acordo com o secretário da pasta, Júnior Martins, a prefeitura está buscando as associações que possuem trator para fazer o contrato com a empresa ganhadora da licitação.

“Já iniciamos no dia de São José o corte em algumas comunidades, aonde os tratores já foram negociados e são duas mil horas. O município vai atender duas mil famílias”, destacou Junior Martins.

A data tem um valor simbólico e cultural, principalmente, para os cearenses mais tradicionais. Segundo a crença popular, se chove no dia de São José, a quadra chuvosa terá boas chuvas.

O Programa ‘Hora de Arar’ foi lançado no dia 19 de março, dia de São José, nos assentamentos Croatá/Jadaíra no Distrito de Lagoa Grande. Fotos: Rodrigo Torres.

Para o prefeito Sávio Gurgel, o trabalho é de grande importância para que os pequenos agricultores possam ter apoio, especialmente no período da quadra invernosa. “Estamos empenhados para destinar duas mil horas para todo agricultor do nosso município para que nós tenhamos uma agricultura sustentável e dar oportunidade a esse homem do campo que tanto precisa de apoio.” Destacou o prefeito.

O Hora de Arar também tem o objetivo de incentivar o pequeno agricultor, que não tem condições financeiras, de pagar uma hora de trator pra que ele prepare o solo pra que seja plantado durante a quadra invernosa.

Os agricultores que desejam o benefício precisam buscas o presidente da associação comunitária onde reside, para ter mais informações sobre o benefício.

Agricultura – projeto distribui 4.756 mudas em Russas.

 

A Prefeitura de Russas, através da secretaria de Agricultura do município, em parceria com a Ematerce, iniciou a distribuição de mudas em comunidades da Zona Rural. A distribuição faz parte do programa do Governo do Estado do Ceará.

Nesse primeiro momento foram distribuídas em torno de 5 mil mudas, para as localidades de Caraúbas, Lagoinha, Lagoa Escura e Fradinho. As espécies das mudas variam entre Cajueiros e Sabiás.

Segundo a secretaria municipal, a distribuição é feita pela Ematerce com o apoio logístico do município e deverão acontecer pelo menos mais três remessas que irão abranger quase todo o município.

Ao todo, já foram distribuídas na comunidade de Caraúbas 674 mudas de Cajueiro e 130 de Sabiá; na Lagoinha foram 1689 mudas de Cajueiro e 135 de Sabiá; na Lagoa Escura, 602 mudas de Cajueiro e 35 de Sabiá; e no Fradinho foram 1356 mudas de Cajueiro e 135 de Sabiá. Totalizando 4.756 mudas.

Para receber as mudas, os beneficiários precisam estar cadastrados junto a Ematerce. Todas as medidas de segurança à saúde foram tomadas e os protocolos sanitários seguidos, como uso de máscara e álcool em gel.

Caixa: calendário do novo auxílio emergencial está pronto

 

O calendário de pagamento da nova rodada do auxílio emergencial está pronto, anunciou ontem, 18, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. As datas de pagamento, no entanto, dependem de validação do presidente Jair Bolsonaro, que entregará ao Congresso Nacional as medidas provisórias que autorizam a retomada do benefício social.

Em entrevista coletiva para explicar o lucro de R$ 13,169 bilhões do banco em 2020, Guimarães informou que, desta vez, a instituição financeira está mais preparada tecnologicamente para retomar o pagamento nas agências e por meio do aplicativo Caixa Tem, de modo a evitar aglomerações.

“Do ponto de vista técnico, estamos preparados desde 2020, fazendo esse equilíbrio entre o pagamento nas agências e no digital, tendo como objetivo básico ajudar as pessoas a receber os recursos e evitar aglomeração”, declarou Guimarães.

Ele explicou que o pagamento a 45,6 milhões de beneficiários seguirá o modelo adotado no segundo semestre do ano passado, com calendários escalonados para os trabalhadores informais e com o cronograma habitual do Bolsa Família para os participantes do programa social.


Novas agências

Recentemente, o banco anunciou a contratação de 5.570 empregados e terceirizados para reforçar o atendimento em todo o país e de 87 técnicos em tecnologia da informação (TI) para trabalhar no Distrito Federal. O banco também pretende abrir 76 agências neste ano, das quais 52 nas regiões Norte e Nordeste. Para essas novas unidades, o banco contratará 506 profissionais.

Segundo Guimarães, a abertura das unidades deu prioridade às áreas menos desenvolvidas do país. “Além disso, 52 [novas agências] estarão no Norte e Nordeste, que são regiões mais carentes. E, em especial, Pará e Maranhão, cada um recebendo 16 novas agências”.


Banco digital

O presidente da Caixa também anunciou que a instituição obteve autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para montar seu banco digital (banco que atende apenas pela internet, sem agências físicas). Ele informou que o pedido à Sest foi feito em dezembro e a abertura do braço digital da instituição agora depende de diversas fases de autorização pelo Banco Central.

De acordo com Guimarães, o banco digital nascerá com 107,2 milhões de clientes e será a maior fonte de pagamentos da Caixa, por causa das transações com débito e do Pix, sistema instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central em novembro.

Por Agência Brasil



Policiais militares doam alimentos à família após operação contra foragido da justiça no Ceará

 

Após serem acionados para uma operação de busca, policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão Especializado de Interior (BEPI) se uniram para ajudar uma família em situação de vulnerabilidade social. O fato aconteceu depois que os PMs receberam uma denúncia sobre um foragido da justiça que estava em uma residência no município de Ipaumirim (CE).

Ao chegar no local, os agentes não encontraram o suspeito, mas perceberam as necessidades de uma família. Na residência, uma mãe e cinco crianças estavam precisando de ajuda alimentar. De imediato, os policiais militares divulgaram a situação com um grupo de amigos e conseguiram arrecadar uma cesta básica completa, além de ovos e leite para complementar a alimentação dos pequenos.

Todos ficaram motivado e felizes em poder ajudar. Antes da nossa ação, o semblante da mãe retratava muita tristeza, com a doação sentimos que ela ficou feliz e com as esperanças renovadas. Acredito que nossa missão, naquele momento, foi cumprida”, declarou o 3º sargento De Sousa, um dos policiais da patrulha.

(Diário do Nordeste)

Russas inicia Segunda Fase de Vacinação nesta terça-feira (23).

 

Russas irá iniciar nesta terça-feira (23), a Segunda Fase de vacinação contra a COVID-19. No município, a nova fase será iniciada com a imunização dos idosos com idade entre 70 a 74 anos. A Secretaria de Saúde do município adota as informações do público prioritário junto às equipes de Saúde da Família.

A vacinação acontecerá em colégios ou unidades próximas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com a planilha abaixo:

Para a vacinação, o idoso precisa levar o documento de identidade e o CPF. O atendimento para a vacinação será das 8h às 11h e 13h às 15h. As próximas faixas etárias da Segunda Fase, serão divulgadas após a conclusão das primeiras vacinas e a medida em que mais doses forem chegando ao município. 

Primeira Fase

A Primeira Fase da vacinação será concluída nesta segunda-feira (22). Caso algum idoso acima de 75 anos não tenha sido imunizado, o familiar responsável deverá procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência; a orientação também seguirá para o familiar daqueles pacientes acamados, a fim de realizar o agendamento da prioridade.

Prefeitura firma parceria com hospital e irá custear folha de pagamento dos profissionais do Centro de Covid 19 da unidade.

 

Representantes do Hospital de Russas e Prefeitura assinam parceria para funcionamento do Centro de Covid-19. (À esq.) Neliana Loureiro, Paulo Castelo, Adryana Santiago, Sávio Gurgel, Bonfim Bezerra e Ticiana Sampaio. Foto: Rodrigo Torres.

 

A prefeitura de Russas firma parceria com o Hospital e Casa de Saúde de Russas (HCSR), através de Termo de Fomento no valor global de R$ 408.000,00 (quatrocentos e oito mil reais), dividido em três parcelas, para garantir o atendimento de média complexidade para pacientes com Covid-19, no município. O primeiro repasse  de R$ 136.000,00 (cento e trinta e seis mil reais) foi realizado nesta segunda-feira (23).

Dessa forma, a prefeitura irá custear a folha de pagamento dos profissionais que atuam no Centro de Covid -19 do HCSR, de forma a garantir a oferta do serviço. A vigência do contrato é de 17 de março a 17 de junho de 2021.

Na reunião, foi ressaltado pelo Prefeito Municipal a importância da atuação em conjunto para manter o funcionamento do Centro de Covid e também o esforço que o município vem fazendo para conseguir leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para serem implantados no hospital.

O Diretor Presidente do HCSR, Dr. Bonfim Bezerra, ressaltou a importante contribuição da Prefeitura Municipal em firmar o Termo de Fomento, de modo a garantir o serviço à população e afirmou que a parceria é algo que há anos não acontece e que só quem ganha com tudo isso é a população russana.

Combate à pandemia.

A assinatura da parceria faz parte de uma série de ações da prefeitura de Russas para garantir os serviços essenciais voltados para o combate à pandemia. Durante a primeira reunião ordinária do Comitê Municipal de prevenção e enfrentamento da pandemia de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID 19), realizada no dia 12 de março, o município se comprometeu em adotar novas medidas para o enfrentamento da pandemia. Entre elas, está a ampliação de leitos do Centro de Covid-19 do Hospital, passando de 18 para 24 leitos.

O município também estendeu o horário de atendimento do Centro Municipal de COVID 19 Terezinha Nunes da Rocha, das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira; ampliou o número de leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de 07 para 12 além de disponibilizar um terceiro médico para a unidade, a fim de diminuir a fila de espera no atendimento.

“É de extrema importância que o município tenha todos esses serviços em funcionamento em um momento como esse e nós da gestão precisamos assegurar atendimento para população. Reforço a minha dedicação em buscar as melhorias necessárias para superar esse momento tão difícil”, afirmou o prefeito Sávio Gurgel.

Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


Funceme registra chuvas em mais de 90 municípios cearenses; Boa Viagem tem uma das maiores precipitações do estado

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme registrou chuvas em pelo menos 92 municípios do estado, a maior delas em Tarrafas com 90mm, seguido por Cariús com 70mm e Cedro com 63.3mm.

O município de Boa Viagem, no Sertão Central, registrou uma das maiores chuvas do estado com 46mm. Outras cidades do Sertão Central que também registraram chuvas foram Quixeramobim (Radar Quixeramobim) com 10mm e Solonópole com 5mm.

Para essa segunda-feira a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nas demais regiões, chuva isolada.


Russas CE; plantão policial


LIMOEIRO DO NORTE

HOMICIDIO À BALA

Na madrugada de sábado, na estrada da Comunidade da Várzea do Cobra, zona rural de Limoeiro do Norte, foi registrado um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima a pessoa de, DIEGO BRENO PINHEIRO DE LIMA, 25 anos, residente na Boa Fé/Limoeiro do Norte. O mesmo foi alvejado com vários disparos, efetuados por indivíduos não identificados, onde foi socorrido ao Hospital Regional, porém não resistiu e veio a óbito. 

RUSSAS

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Na manhã de sábado, na localidade de Poço Redondo, zona rural de Russas, Policiais Militares da Força Tática (FT) e Serviço de Inteligência, prenderam 02 (dois) indivíduos que estavam praticando tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos droga (maconha), aparelho celular e 01 (um) pote contendo um pó branco de uma substância não identificada. Os acusados foram levados à Delegacia para os procedimentos legais, juntamente com o material apreendido.

ALTO SANTO

ACIDENTE DE TRANSITO C/ VÍTIMA FATAL

Por volta das 11h de domingo, foi registrado um acidente de trânsito na BR-116, altura do KM-234, na entrada da ponte sobre o Rio Figueiredo, zona rural de Alto Santo. Segundo informações de populares, uma motocicleta foi colhida por um veículo não identificado, causando a morte do piloto da moto, o Sr. PAULO SERGIO SABINO, 46 anos, residente na localidade de André Dias, zona rural de Alto Santo, o mesmo pilotava uma moto CG 125, cor azul, onde teve morte imediata. 


 Fonte;