-->

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Controladoria investiga PM suspeito de estuprar criança de 4 anos no CE

A Controladoria Geral de Disciplina investiga um policial suspeito de estuprar uma criança de 4 anos no Ceará, em setembro de 2016. De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará desta quinta-feira (9), o crime ocorreu quando o menino brincava na casa do suspeito, um tenente da Polícia Militar. 

Para a Controladoria, "tais atitudes, em tese, ferem os valores fundamentais determinantes da moral militar estadual, caracterizando transgressões disciplinares". Diante da suspeita, foi criada uma comissão para investigar o caso. 

A comissão será composta pelos policiais Afrânio Arley Farias Teixeira, Cícero Nonato Sousa Passos (Interrogante) e Erilane Pereira Vaz Rocha. 

Por se tratar de um crime "contra a dignidade sexual", o processo corre em segredo de justiça, de acordo com a Controladoria Geral de Disciplina.

G1/CE

Operação apreende cocaína e maconha pronta para venda na Capital

A Polícia Civil do Ceará deflagrou, na manhã deste sábado (11), a "Operação Curral Encantado", com o objetivo de combater o tráfico de drogas no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, realizando buscas em 50 imóveis, prendendo um homem e apreendendo um adolescente e mais de 9 kg de drogas.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a operação teve início às 6h para cumprir um mandado de prisão e mandados de busca e apreensão de drogas.

O mandado de prisão era contra Carlos Pereira Meira, 33, por roubo. O homem foi encontrado e preso. Além dele, os policiais tambémc capturaram um adolescente de 17 anos que estava com 100 trouxinhas de maconha prontas para serem comercializadas. O jovem já tem passagens pela Polícia por roubo, tráfico de drogas e receptação.

Cães farejadores que integravam a equipe da Polícia Civil foram os responsáveis por encontrar 9kg de cocaína enterrados a 1,8 metros de profundidade no terreno de uma casa desocupada.

Segundo a SSPDS, participaram da operação 128 policiais civis de 23 delegacias, inclusive da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Divisão Antissequestro (DAS).

Diário do Nordeste

Ceará tem a maior chuva do ano; Caucaia já acumula 168 mm

O Ceará amanheceu sob chuva intensa na manhã deste sábado (11). Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta é a maior precipitação do ano. Caucaia registrou o maior volume  2017, com 168mm. Tauá segue em segundo no ranking das 10 maiores chuvas do dia, com 152mm. Itaitinga, com 122mm, Amontada e Aracoiaba registraram 116mm.

A Funceme afirma que, até às 10h10, 127 dos 184 municípios cearenses estavam com chuvas. O órgão explica que as precipitações intensas estão sendo registradas em todas as regiões do Estado e que a previsão é de que o cenário permanceça assim até segunda-feira (13).

Na Região Metropolitana de Fortaleza, além de Caucaia, Itaitinga e Aquiraz, a Capital também está entre as cidades com maior volume de água, com 107.8mm.  Horizonte também se destaca, com 108mm.

Previsão

Neste fim de semana, a previsão da Funceme aponta a atuação direta da Zona de Convergência InterTropical (ZCIT), trazendo precipitações para todas as regiões do Ceará. Para este sábado (11), o órgão aponta que as chuvas mais intensas devem acontecer no Centro Sul do Estado. No domingo (12), o Centro Norte deve ser mais favorecido. 

Segundo o Calendário das Chuvas da Funceme, na sexta-feira (10) choveu em 68 municípios cearenses, tendo sido registrado até então o maior índice de precipitação de 2017: 128mm contabilizados em Porteiras, na Região do Cariri.

Diário do Nordeste

TABULEIRO DO NORTE-CE MORTE ACIDENTAL

Ontem dia 10/02/2017(sexta-feira) por volta das 16h30, no Bairro cabeludas, próximo ao Hospital local, periferia de Tabuleiro do Norte-Ce, foi vítima de morte ocasionada por incêndio na sua própria residência, a pessoa de Antônio Carlos do Nascimento, 44 anos natural de Tabuleiro do Norte-Ce, desempregado e residente no local do acontecido. Segundo populares, a vítima sofria de transtornos psicológicos, vivia andarilhando, sendo que no horário acima citado, encontrava-se em um dos cômodos da sua casa, envolto a muita sujeira, quando vizinhos perceberam muita fumaça, quando adentraram a casa, o corpo da vítima estava em chamas, sendo socorrido para o hospital local, tendo em seguida, vindo a óbito. A RP 1104 composta pelos PM’S fizeram o atendimento desta ocorrência, realizaram todos os procedimentos de praxe, inerentes ao fato.

Blog Erivando Lima

ICAPUÍ-CE APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Ontem (10/02/2017), por volta das 21h00min, a composição da CP 1522, receberam uma denúncia via 190 que em uma residência, situada na Vila do Amor, encontrava-se um suposto foragido da justiça do estado do Rio Grande do Norte, conhecido como “Martins de Mossoró”. Na chegada ao local a viatura se deparou com o suspeito, que empreendeu fuga pelo matagal, deixando para trás um revólver calibre 38 especial, de marca Tau rus, capacidade para 05 tiros, oxidado, numeração. A arma foi apreendida, porém o acusado não foi localizado. 

Blog Erivando Lima


JAGUARUANA-CE ROUBO A PESSOA



Ontem dia 10 de janeiro de 2017 (Sexta-feira),  a vítima se encontrava na localidade de Lagoa Vermelha, próximo a passagem molhada, quando foi abordado por 2 elementos em uma motocicleta fan de cor preta, onde observou que o garupeiro estava armado de ré volver e,  levaram o veículo da vítima, uma motocicleta cg  150cc, de cor vermelha, ano 2013, placa: ???-0559 (não soube informar as letras), seguindo sentido á Baraúnas-Rn.
A vtr 1561, com a composição, deslocaram até o local e, após conseguir alguma informação com a vítima, fizeram diligencias pela área mas, nada foi encontrado. Foi informado á vítima que comparecença á delegacial de Jaguaruana-Ce, na segunda-feira para fazer Boletim de ocorrência da ação criminosa.

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE TENTATIVA DE HOMICIDIO A BALA

O fato aconteceu ontem dia 10.02.2017 por volta das 19 h 30 mm, na Praça do bairro Lagoa do Toco, periferia de Russas-CE, foi vitima de tentativa de homicídio o menor de idade J G LS 14 anos,residente na Rua Alfa bairro Lagoa do Toco, o mesmo foi surpreendido por dois indivíduos, que trafegavam em uma motocicleta Honda titã, cor preta, demais dados não anotados, sendo que o garupeiro desceu efetuando disparo contra a vitima, que conseguiu fugir correndo, o mesmo adentrou em uma residência e conseguiu fugir sem ser atingido, e os indivíduos fugiram. Os PM do Ronda do Quarteirão, atenderam a ocorrência e estão em diligencias no intuito de localizar e prender os criminosos.

Blog Erivando Lima


Prefeitura de Quixadá adia novamente o início das aulas e pode prejudicar mais de 12 mil alunos

A Educação sempre é cantada em verso e prosa por dez entre dez especialistas como sendo a saída para todas as mazelas de uma nação que busca sedimentar preceitos democráticos, construir saberes científicos, criar mão de obra especializada e cidadãos críticos e atuantes em sua sociedade.

Por isso essa área tem recebido nos últimos anos uma atenção cada vez maior do poder público que anualmente vem aumentando os recursos disponibilizados para a implementação de novas práticas que visam melhorar o processo – ensino x aprendizagem.

Vejamos o caso de Quixadá que no último ano recebeu mais de 55 milhões para serem investidos apenas nessa pasta. Em 2017, somente no mês de janeiro, o município já recebeu mais de 03 milhões de reais, e tem uma previsão de receber mais do que em 2016, até o final do ano. Portanto, recursos existem para serem aplicados e dar a merecida qualidade que os educandos merecem e precisam.

As aulas da rede municipal de ensino em Quixadá deveriam iniciar no último dia 06, posteriormente foram transferidas para o próximo dia 13 de fevereiro, em seguida foram mais uma vez adiadas e agora tem previsão de início somente para depois do carnaval. Em um comunicado anexado no portão da E.E.F Terra dos Monólitos, a Prefeitura de Quixadá anuncia o início do ano letivo 2017 somente para o dia 06 de março, ou seja, um mês depois da primeira data prevista para o começo das atividades.

Algumas inquietações tomam contam dos pais, alunos e professores nesse início de ano letivo, dentre elas: Porque tantos adiamentos para o início das aulas? Não existiu planejamento por parte da gestão? Como esse tempo perdido será reposto? Será nas férias de julho ou em dezembro? Como ficará as férias escolares, e o recesso do final de ano? Eu preciso trabalhar, com quem vou deixar meu filho que deveria estar na escola? Porque até a essa altura não foi feito licitações de itens essenciais para o início das aulas como o transporte e merenda escolar? Tudo isso é por causa do concurso que o prefeito anulou? O município não tem professores em número suficiente para iniciar o ano letivo? Se não tem por que não chama os aprovados no concurso?

Questões como essas tem tirado o sono de pais, alunos e professores que tem percebido que terão suas férias escolares, sábado e recesso de final de ano atrapalhados por falta de planejamento da gestão atual. Logo a gestão que disse que faria uma administração moderna e inteligente.

O prejuízo é inegável para os alunos: ansiedade pelo início das aulas, perda do tempo pedagógico, programação das férias escolares. No final de tudo os maiores prejudicados serão os alunos, os que tem menos culpa.

Soubemos que professores que estavam cedidos a outros órgãos da administração pública municipal, estadual e até federal estão sendo convocados de volta para a Secretaria de Educação para assumirem seus postos nas salas de aulas. Isso seria ótimo se houvesse um tempo para os mesmos se readaptarem, fazer uma reciclagem, alguns estão a mais de 15 anos fora do magistério. Algumas indagações sobre isso: será se irão voltar sem fazer uma reciclagem? Sem se inteirarem das novas práticas pedagógicas?

O resultado desse imbróglio será de mais prejuízos para a conta já grande dos alunos, infelizmente. Esperamos que o sindicato, sempre tão combativo na defesa dos interesses dos servidores e da melhoria da qualidade da educação em nosso município se posicione ao lado de quem é de direito e diminua os prejuízos, já enormes, sofridos pelos alunos, pais e professores.

Monolitos post


Governo do ES e PMs fecham acordo para terminar paralisação

10/02/2017 21h05 - Atualizado em 11/02/2017 00h52

Governo do ES e PMs fecham acordo para terminar paralisação

Mulheres não participaram de reunião e dizem que não foram comunicadas.
Paralisação da Polícia Militar durou sete dias e gerou caos no estado.

Juliana Borges, Manoela Albuquerque e Naiara ArpiniDo G1 ES
Representantes dos policiais militares e do Governo do Estado chegaram a um acordo, na noite desta sexta-feira (10) em uma reunião sem a participação das mulheres dos PMs que ocuparam a frente dos batalhões no estado.

Pelo acordo, os PMs devem voltar às ruas do Espírito Santo às 7h da manhã deste sábado (11). A paralisação completou sete dias nesta sexta-feira (10). A informação do acordo foi publicada no blog da jornalista Miriam Leitão.
A negociação terminou sem reajuste salarial para a categoria, mas ficou acertado que o Governo vai desistir das ações judiciais contra as associações, e formar uma comissão para regulamentar carga horária dos policiais.
O secretario de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, disse que a paralisação precisa terminar. "Eu faço apelo para que os policiais voltem às suas atividades. O povo capixaba está cansado de ter medo. Chega. Chega", comentou.
O Espírito Santo ficou sem policiamento porque protestos de familiares impediram a saída de policiais militares dos Batalhões e Quartéis do Estado. A onda de violência  causada pela falta de polícia nas ruas durou sete dias e registrou 127 homicídios, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol).
Mulheres
Uma das manifestantes que ocupam a porta do Batalhão de Missões Especiais (BME), em Vitória, negou que o movimento tenha se encerrado após a reunião entre associações e Governo. Ela preferiu não se identificar na reportagem.

“Eles não podem fechar um acordo sendo que o movimento é das mulheres. Não tinha nenhuma de nós lá. A reunião tem que ser passada por nós da comissão. O movimento continua, agora é que começam as negociações, porque conseguimos mobilizar representantes do Governo Federal”, disse, referindo-se à vinda do ministro da Defesa, Raul Jungmann, para o estado neste sábado (11).
“É mais uma mentira. As associações nunca estiveram com nosso movimento. Estamos reunidas agora discutindo isso. Mas para as esposas o movimento continua”, disse outra manifestante.
A noiva de um policial militar disse que tudo não passa de uma “estratégia política para enfraquecer as mulheres”. “Soube que colocaram homens da Força Nacional para rodar com os carros da PM”, disse.
Secretário de Controle e Transparência, Eugênio Riccas; Secretário da Fazenda, Paulo Roberto Ferreira, Secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu; Secretário da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior;  (Foto: Juliana Borges/ G1)

Fonte G 1 .com


Camilo toma rédeas do governo, demite Dedé Teixeira e deve nomear Fernando Santana para SDA

O governador Camilo Santana (PT) deu mais um sinal de independência em relação aos padrinhos político, os irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), e demitiu o deputado estadual Dedé Teixeira (PT) do comando da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA.

Camilo deve anunciar, até a próxima semana, Fernando Santana, homem de confiança do governador, para assumir o cargo. À frente da SDA, o novo secretário deverá abrir diálogo com todos os prefeitos cearenses, independente do grupo político.

Sob a influência de Cid e Ciro, através de Dedé Teixeira, a secretária atendia apenas aos interesses de polícitos ligados ao grupo dos FGs.

Camilo, de olho em 2018, tenta a abrir caminho para sua candidatura em 2018. Pelo planos de Cid, o governador disputaria apenas vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.

Fontes Ceara News


MPCE denuncia ex-prefeito de Santa Quitéria por atos de improbidade administrativa em contratações ilegais

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Quitéria, protocolou, no dia 2 de fevereiro, ação contra ex-prefeito do Município de Santa Quitéria, Fabiano Magalhães de Mesquita, devido à contratação de centenas de pessoas sem o devido processo legal, o que configura atos de improbidade administrativa continuada, realizada pelo ex-gestor para o serviço público municipal.

O titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Quitéria, Déric Funck Leite, explica que, após instaurar o Procedimento Administrativo nº 007/2016, foi verificado que Fabiano Magalhães de Mesquita vinha autorizando a contratação irregular de centenas de funcionários através de contratos temporários. “Apesar de existir previsão constitucional na referida contratação temporária, ficou evidenciado que esta permissão foi distorcida, tornando-se rotineira e, por conseguinte, tratava-se, na verdade, de uma burla aos regramentos constitucionais”, afirma o promotor de Justiça.

Na documentação dos autos do procedimento ministerial, ficaram evidenciadas diversas irregularidades: o elevado número de contratos temporários; a continuidade das contratações que seriam temporárias, mas passaram a ser permanentes, uma vez que começaram em 2014, continuaram por 2015 e alcançaram até o ano de 2016; e o fato dos cargos e funções ocupados pelos contratados temporariamente, como vigia, advogado, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo e motorista, por exemplo, dentre outros, não condizem com a autorização constitucional.

Déric Funck Leite lembra que o MPCE chegou a emitir uma recomendação direcionada ao ex-prefeito para alertar e esclarecer que o formato adotado nas contratações não atendia aos requisitos previstos no artigo 37, inciso IX da Constituição Federal. “A universalidade das contratações, a ausência de justificativas individuais para cada cargo, os cargos nela previstos e o período indiscriminado da abrangência de todos os contratos a serem firmados, não estão abrangidos pela excepcionalidade prevista no mandamento constitucional e sendo imprescindível a realização de um concurso público”, ressalta o membro do MPCE.

Por fim, nos autos da Ação por Ato de Improbidade Administrativa o órgão ministerial pleiteia a condenação de Fabiano Magalhães de Mesquita com a suspensão dos direitos políticos pelo período de até cinco anos, o pagamento de multa em até 100 vezes o valor do salário antes recebido pelo ex-prefeito e a proibição dele contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, nos termos da Lei nº 8.429/92.

Fonte Ceara News


Campeonato cearense 2017 rodada do final de semana

Sábado, 11/02/2017
 16:00  |  MaranguapexTiradentes-Domingão 
Domingo, 12/02/2017
 16:00  |  ItapipocaxCeará-Perilo Teixeira 

Blog  Erivando Lima 


Inflação desacelera, mas economia requer mais esforços para a retomada do crescimento no País

A sensação de queda livre da economia brasileira parece começar a dar uma trégua, caminhando em direção a uma estabilização. O recuo de indicadores como inflação e taxa básica de juros (Selic), principalmente, reflete a melhora do humor dos consumidores e, consequentemente, dos empresários, mas ainda não significa que o País já está retomando o caminho do crescimento econômico.

LEIA MAIS:

.Desemprego ainda trava retomada da economia no País

.Humor do empresariado e consumidor precisa mudar

De acordo com Alessandra Ribeiro, economista da Tendências Consultoria, um dos sinais mais positivos que se tem para o cenário macroeconômico brasileiro atualmente é a clara trajetória de desaceleração da inflação.

Na última quarta-feira (8), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a menor variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - que calcula a inflação oficial do País - para o mês de janeiro (0,38%) de toda a série histórica do indicador, que começou a ser divulgado em dezembro de 1979.

"É um dado superbenigno para a economia e está caminhando para atingir o patamar de 4,8% até o fim do ano, mais para o centro da meta estipulada pelo Banco Central (BC)", aponta Alessandra Ribeiro.

"Isso é importante, porque uma inflação menor corrói menos o poder de compra dos salários, ajuda a sustentar uma ampliação do consumo e a abrir espaço para uma redução ainda mais significativa da taxa básica de juros".

Selic

Em novembro do ano passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa Selic pela primeira vez em quatro anos, quando caiu de 14,25% para 14% ao ano.

Na primeira reunião de 2017, a taxa foi rebaixada de 13,75% para 13%, com a perspectiva de encerrar o ano no patamar de 9,5%. "É um elemento importante para propiciar o acesso ao crédito", pontua a economista.

Para Joelson Sampaio, professor de economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), já foi possível perceber a redução da taxa de juros em alguns segmentos, com o reajuste de taxas realizados por algumas instituições bancárias.

"Em geral, leva-se de quatro a seis meses para (a redução da taxa Selic) surtir efeito na ponta, mas, como foi uma redução bem significativa, já se teve uma repercussão positiva no mercado", explica Sampaio.