-->

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

[15:12, 25/11/2021] RODRIGO FLORENTINO: 

No intuito de garantir mais conhecimento e formação para as pessoas que atuam na área da educação física, a Prefeitura de Russas, por meio da Coordenação de Esportes e Secretaria da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), com apoio do CREF5 – CE e FR – Fábio Rabelo Gestor de Cursos e Evento, realizará nos dias 26 e 27 de novembro, diferentes cursos de capacitação para acadêmicos e profissionais de Educação Física.

📝 Os cursos acontecerão de forma 100% presencial com adoção de todas as medidas de prevenção a Covid-19. As inscrições serão totalmente gratuitas e poderão ser feitas no site oficial do Município www.russas.ce.gov.br mediante preenchimento da ficha de inscrição. Vale ressaltar que todos os participantes receberão certificado de conclusão.

SEMUS divulga calendário de vacinação da dose dois para o dia 27 de novembro

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da Coordenadoria de Imunização, divulgou o calendário de vacinação da segunda dose (D2) da vacina contra a Covid-19, que serão aplicadas no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no dia 27 de novembro. A população deve ficar atenta ao cartão de vacinação para receber a segunda dose.

Confira abaixo quem está apto a receber a dose dois neste dia:

  • Quem tomou a dose um (D1) da Coronavac no dia 30/10
  • Adolescentes que tomaram a dose um (D1) no dia 28/09
  • Público geral que tomou a dose um (D1) da PFIZER até o dia 30/09

 

Local e horário

A vacinação

acontecerá no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na rua Monsenhor Vital Gurgel Guedes, s/n, próximo a Nova Baturité, no horário de 07h30 às 17h.

Documentação

No ato da vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e cartão de imunização.


Governo Federal vai implantar mais de 200 escolas cívico-militares até 2022

 v

O governo federal informou nesta quarta-feira (24) que vai implantar 216 escolas cívico-militares em todo o país até o fim do ano que vem. O anúncio antecipa em um ano a meta do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Quando foi lançado, em 2019, o programa previa 200 escolas neste modelo até 2023. Atualmente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), há 127 escolas adotando esse modelo em 26 estados. Elas atendem cerca de 83 mil famílias.

“Nós estamos, neste ano de 2021, antecipando a meta que seria alcançada somente em 2023, e teremos 216 escolas cívico-militares até o final de 2022”, afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante cerimônia, no Palácio do Planalto, para certificação de escolas cívico-militares que cumpriram o primeiro ciclo de implantação, de acordo com a metodologia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Universidade de Brasília (Unb), conforme as diretrizes pedagógicas do programa. Essas escolas, que somam 46 no total, estão entre as que foram implantadas em 2020, e estão distribuídas em 20 estados.

Segundo Ribeiro, a demanda atual pela implantação desse modelo de escola já soma mais de 300 municípios, e não será possível atender a todos até o fim do ano que vem. “O sucesso desse programa é tamanho que, atualmente, nós temos mais de 300 municípios em fila de espera, querendo assumir esse modelo, e nós não temos condição de atender a todos”.

O modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. De acordo com o MEC, as secretarias estaduais de Educação continuam responsáveis pelos currículos escolares, que é o mesmo das escolas civis. Os militares, que podem ser integrantes da Polícia Militar ou das Forças Armadas, atuam como monitores na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.

Para participar do programa, as escolas devem ter entre 501 e mil matrículas nos anos finais do ensino fundamental e do médio, atender aos turnos matutino e/ou vespertino, ter alunos em situação de vulnerabilidade social e desempenho abaixo da média estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, a adesão da escola deve ser precedida de aprovação da comunidade escolar, por meio de consulta pública presencial ou eletrônica. Em 2022, serão abertos processos de adesão para 89 novas escolas.

Durante a cerimônia de certificação, o presidente Jair Bolsonaro defendeu esse modelo de gestão educacional. “O que nós queremos com as escolas cívico-militares? Mostrar para todos os pais que onde há hierarquia, disciplina, respeito, amor à pátria, dedicação, a garotada tem como aprender e ser alguém lá na frente”, afirmou.

De acordo com o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares do MEC, Gilson Passos, ainda não há indicadores consolidados sobre a eficácia desse modelo, mas relatos de diretores de escolas mostram que as escolas cívico-militares já estariam produzindo resultados positivos. “É possível perceber o aumento pela procura de vagas nas escolas e que as questões de abandono, evasão e violência escolar já não são mais as principais preocupações dos diretores”, afirmou em discurso.

Com informações via Agência Brasil

Ousadia: Criminosos furtam rodas de veículo estacionado a poucos metros do batalhão da PM de Quixadá

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  

Uma ação ousada de criminosos foi registrada na madrugada dessa quinta-feira (25), isso porque criminosos furtaram pelo menos duas rodas de um veículo que estava estacionado a poucos metros do quartel do 9º Batalhão da Polícia Militar em Quixadá.

O veículo modelo Ônix de cor prata estava estacionado ao lado do Centro Administrativo e Financeiro e os bandidos aproveitaram a madrugada para furtar pelo menos duas rodas, sendo uma dianteira do lado direito e uma traseira do lado esquerdo. As demais rodas também chegaram a ter os parafusos tiraram no entanto os criminosos não conseguiram levá-las. Os bandidos utilizaram tijolos para sustentar o veículo.

Ao acordar de manhã, o proprietário do veículo percebeu que as rodas haviam sido furtadas e registrou o boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá.

PF investiga fraudes no Auxílio Emergencial na Bahia

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Parcela Baiana, que tem como alvo o combate a fraudes ao Auxílio Emergencial, pago pelo governo federal à população carente por causa da pandemia de covid-19.

A ação é conjunta com o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial.

Na manhã de hoje, policiais federais cumprem as medidas judiciais em Salvador e em Coração de Maria, também na Bahia. São três mandados de busca, quatro mandados de afastamento de sigilo bancário e quatro mandados de sequestros de bens, que resultaram em um total de R$ 200 mil bloqueados por determinação judicial. As prisões temporárias não foram deferidas pela Justiça Federal.

Os fatos estão sendo apurados em três inquéritos policiais distintos, instaurados com base em trabalhos de análise e inteligência realizados por equipe especializada da Polícia Federal, a partir de processos de contestação oriundos da Caixa Econômica Federal.

“No aplicativo Caixa Tem da Caixa Econômica Federal, aproximadamente 90 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas, sendo transferidos imediatamente os valores depositados para contas vinculadas aos fraudadores e também para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos, resultando em um prejuízo superior a R$ 90 mil”, informou a PF em nota.

Segundo as autoridades, a fraude deve ser muito maior, na medida em que os dados se referem a curtos períodos analisados, de no máximo 14 dias, entre maio a setembro de 2020, e apenas àquelas fraudes contestadas pelas vítimas.

Somente com o prosseguimento das investigações, observou a PF, será possível determinar o montante exato do desvio, bem como a eventual participação de outras pessoas. Os fraudadores responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, com pena de dois a oito anos de reclusão.

(AgBr)

Russas - CE plantão policial

ITAIÇABA  - PRISÃO POR FURTO 

por volta das 20h30 min, uma mulher foi até o destacamento de itaiçaba informar que seu celular teria sido furtado por um rapaz, moreno, estatura média, que avistou o suspeito saindo de dentro de sua residência e correndo sentindo a rua Davi Barros. De pronto, a RP1871, fizeram rondas na área, ocasião que avistaram o suspeito do furto na rua Davi Barros. No momento da abordagem não foi encontrado o celular com o suspeito, no entanto, momentos depois, o aparelho foi localizado nas proximidades da rua Davi Barros, diante disso, foi dada voz de prisão ao infrator, fato em que resistiu à ordem legal, sendo necessário usar a força e algema, em seguida foram conduzidos as partes para delegacia de Polícia Civil de Aracati, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de furto resistência e desacato.

JAGUARUANA  - RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO

Por volta de 20 horas do dia 24/11/2021 a equipe da VTR 1901, estava em patrulhamento de rotina na rua Ademar Lustosa, bairro Juazeiro, quando avistaram dois homens magros, de camisa branca, de capacete em uma moto em atitude suspeita. Neste momento, os policiais dão sinal de parada ao motociclista, que desobedece e empreende fuga em alta velocidade pela cidade. Ao chegar na rua Maria do Carmo Rebouças, próximo a uma cerâmica, os indivíduos abandonaram a motocicleta e se evadiram no matagal. Após ser realizada a consulta, foi constatado que a moto possuía queixa de roubo. As viaturas 1571 (IRSO); Força Tática 1701 e Raio 013, chegaram no apoio das buscas, porém ninguém foi encontrado. A motocicleta HONDA FAN preta, placa HYH-0991, foi recolhida ao pátio do destacamento para ser posteriormente apresentada à Polícia Civil.

LIMOEIRO DONORTE – ACIDENTE DE TRÂNSITO

Dia 24/11/2021, por volta das 14 horas, populares ligaram para o 190 desta urbe, informando, que no Giradouro da Av. do Contorno, no Sitio Marquinhos, zona rural de Limoeiro do Norte-CE. Havia ocorrido um acidente de trânsito(queda) de moto, e que a vítima se encontrava caída ao solo, com fratura no ombro. Foi orientado, que ligassem do local para o SAMU. E de imediato foi repassado para a equipe de policiais militares da VTR-1284, os quais ao chegarem no local identificaram a vítima, esta que pilotava a moto Honda 125 Fan, 2018, vermelha de placa POQ-2148, quando perdeu o controle do veículo e caído. O citado sofreu fratura exposta no ombro direito e escoriações pelo corpo sendo socorrido por uma equipe do SAMU, para o hospital São Camilo em Limoeiro do Norte-CE, e depois encaminhado para o IJF em Fortaleza, para atendimento mais especializado.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE  - DISPAROS DE ARMAS DE FOGO EM RESIDÊNCIAS, RESIDÊNCIAS E MOTOCICLETAS INCENDIADAS

Dia 24/11/2021, por volta das 19;30min, passou a circular em grupos de whatsapp, que haviam efetuado muitos disparos de arma de fogo, na residência de um Sr. conhecido por João Alves, no Sitio Angicos, zona rural de São João do Jaguaribe-Ce. De imediato foi informado a comandante da Cia, que determinou, que a equipe da FT, na CP-1872, se dirigisse a cidade de São João do Jaguaribe, e se juntassem ao destacamento local, composição da VTR-1314 e fosse averiguar as informações, compartilhada nas redes sociais. Também foi informado a equipe Raio-04, que também estava de serviço na área. Todas as equipes  se deslocaram a comunidade mencionada, e ao chegarem no local, foi verificado, que havia  duas casas em chamas, e muitas capsulas de vários calibres deflagrados no local (fuzil Cal-556, Cal-12, .40 e .45). havia também 05 (cinco) motocicletas queimadas, não sendo possível realizar consulta dos veículos. Foi verificado que algumas casas nas proximidades estavam arrombadas. Diante da situação, foi solicitado uma equipe do Corpo de Bombeiros, para debelar as chamas e verificar se havia vítimas no local. O que não se confirmou. Pois não foi localizado nenhuma vítima nos escombros. Porém posteriormente foi informado, que em uma das residências incendiada, reside um senhor que teria 83 anos, informações repassadas pelos seus dois netos. Os quais informaram aos policiais, que estavam na residência, junto com o seu avô, já citado, quando escutaram os disparos de arma de fogo, trataram de fugir pelos fundos da residência, e se esconderam no matagal. Só retornando após perceber a presença das equipes de policiais. Foi indagado aos dois sobre o paradeiro do avô, eles disseram, que não sabiam, pois, quando correram ele estava no alpendre da casa, sentado em uma cadeira. Foi realizado buscas, com intuito de localizar o idoso, nos entornos das residências e no matagal. Porém o mesmo não foi localizado. Não sendo possível ate o momento, saber do seu paradeiro ou o que possa haver ocorrido com o mesmo. 

Fonte; PM CE

Hospital Regional do Vale do Jaguaribe será inaugurado nesta quinta-feira (25)




Assinada pela Promotora de Justiça de Quixeramobim, Raqueli Castelo Branco Costenaro, o Ministério Público do Estado do Ceará emitiu nesta terça-feira, 24/11, uma Recomendação a Prefeitura de Quixeramobim.

O MP considerou a divulgação do Edital nº 003/2021, referente a abertura de processo seletivo simplificado pela Prefeitura de Quixeramobim, voltado à contratação temporária de pessoal para exercício de, aproximadamente, 60 (sessenta cargos). Ainda segundo o órgão, há concurso público válido e em vigência, com candidatos aprovados aguardando convocação para exercerem atribuições iguais ou semelhantes as que estão insertas no Edital nº 003/2021 (do Processo Seletivo), conforme descrito:

A promotora ponderou que o Município de Quixeramobim alega não poder convocar os candidatos aprovados no concurso regido pelo Edital n.º 001/2019, por necessária obediência ao limite legal de gastos empregados para folha de pagamento imposto pela LRF, porém, por outro lado, com o processo seletivo e tais contratações  temporárias nos moldes que se apresentam, não está observando a LRF e por isso pode ser responsabilizado.

A recomendação orienta:

– Que se abstenha a dar prosseguimento ao processo seletivo simplificado previsto no Edital 003/2021, não assinando qualquer ato administrativo de contratação ou revogando os já assinados, no prazo de 24 horas;

 

– Que comprove, em 24 horas, a dotação orçamento para custear as contratações pretendidas, já que a justificativa para não convocação dos concursados foi exatamente a possibilidade de extrapolação do teto gizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal na hipótese de provimento dos cargos;

– Que em idêntico prazo (24hs), junte declaração do ordenador de despesas de que há adequação orçamentária para as contratações pretendidas.

Documento:

 

Com Quixeramobim Agora



Idoso morre em UPA, corpo some e é encontrado em matagal

 

Na madrugada do último domingo (21), o corpo de um idoso de 64 anos desapareceu misteriosamente do necrotério de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Goiânia. Após a Polícia Militar ser acionada, o cadáver foi localizado em um matagal atrás do hospital.

Vítima de uma parada cardíaca, José Guedes de Melo chegou à UPA levado por funcionários de uma clínica de reabilitação da região. Os esforços dos profissionais de saúde para reanimá-lo duraram cerca de uma hora, mas não obtiveram sucesso, e o óbito foi confirmado.

Como de praxe, o Serviço de Investigação de Óbitos foi chamado para averiguar as circunstâncias da morte, mas antes que o exame pudesse ocorrer, o cadáver sumiu do local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que a UPA, localizada no Jardim Itaipu, possui câmeras de segurança, mas essas ainda não estão em funcionamento, devendo ser ativadas em breve por empresa terceirizada.

Ainda de acordo com a SMS, uma equipe técnica foi designada para investigar o caso, que está nas mãos do delegado Carlos Alfama, da Polícia Civil de Goiás.

CONFIRA A NOTA DA SMS NA ÍNTEGRA:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, por volta de 22h30 deste domingo, 21 de novembro, a equipe de plantão da UPA Itaipu recebeu o paciente JGM, de 64 anos, levado à unidade por funcionários de uma clínica de reabilitação situada em Abadia de Goiás.

O paciente já chegou em parada cardíaca e, por quase uma hora, a equipe realizou procedimentos de reanimação. A morte foi constatada às 23h52, e o Serviço de Investigação de Óbitos de Goiânia [foi] acionado para que fosse investigada a possível causa da morte. Mas, cerca de uma hora depois, profissionais da UPA descobriram que o corpo não estava mais no necrotério da unidade, e a Polícia Militar foi acionada.

A pasta informa ainda que acompanha o caso e [que] uma equipe técnica foi designada para averiguar o ocorrido na UPA.

Sobre o monitoramento, a SMS esclarece que há câmeras instaladas na UPA, mas ainda não estão em funcionamento. A secretaria já assinou contrato com uma empresa especializada na prestação de serviços de monitoramento e de segurança eletrônica e, em breve, todas as unidades de urgência do município passarão a ser monitoradas 24 horas por dia.

(Pleno News)



Quixadá perde para Pague Menos por 2 x 1 no primeiro confronto das Semi Finais do Cearense Série C

 

Nesta quarta (24), no estádio Bandeirão em Limoeiro do Norte o Quixadá Futebol Clube fez seu primeiro jogo da semi final do Campeonato Cearense Série C, contra a equipe do Pague Menos.

 Um jogo muito pegado e bom de se ver foi que aconteceu nessa partida, mas como favorito o Pague Menos saiu na frente ainda no primeiro tempo aos 5 minutos. Na falta pela esquerda em favor do adversário, a bola foi cruzada na área e tirada para o escanteio, com escanteio bem batido no primeiro pau e foi desviada de cabeça e morreu no cantinho direito do gol.

O segundo gol do Grêmio ocorreu aos 28 do segundo tempo em um contra ataque fulminante e um toquinho do atacante tirando do goleiro do Quixadá.

A falta do gol:

Canarinho ainda diminuiu com uma cobrança de falta no cantinho pelo camisa 7 Conrado, usou do capricho e conseguiu vencer o goleiro.

Vantagem:


Com o resultado a equipe do Pague Menos só precisa de um empate na partida da próxima segunda (29) no estádio Franzé Morais em Itaitinga que já estará na Série B.

Já o Quixadá terá que vencer com um gol de diferença para levar a partida para os pênaltis ou faz dois ou mais gols de diferença se quiser conseguir a classificação direta.

Lula e Bolsonaro lideram pesquisa; Moro é mais competitivo contra petista no 2º turno, diz PoderData

Divulgada nesta quarta-feira (14), a pesquisa PoderData mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da corrida eleitoral, enquanto Jair Bolsonaro segue colado no petista. Primeiro levantamento do instituto que inclui o ex-juiz Sergio Moro nas simulações, os números indicam que o ex-ministro seria o candidato mais competitivo contra Lula no segundo turno, com a menor diferença entre todos os pré-candidatos testados.

A pesquisa foi feita por telefone entre os dias 22 e 24 de novembro, com 2.500 entrevistados em 459 cidades nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

Veja todos os cenários da pesquisa:

Primeiro turno

Cenário 1

  • Lula (PT) – 34% 
  • Bolsonaro (Sem partido) – 29%
  • Sérgio Moro (Podemos) – 8%
  • Ciro Gomes (PDT) – 7%
  • João Doria (PSDB) – 5%
  • Mandetta (DEM) – 3%
  • Cabo Daciolo (Brasil 35) – 2%
  • Alessandro Vieira (Cidadania) – 2%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
  • Luiz Felipe d’Avila (Novo) – 0%
  • Brancos – 6%
  • Não sabem – 3%

Cenário 2

  • Lula (PT) – 36% 
  • Bolsonaro (Sem partido) – 27%
  • Ciro Gomes (PDT) – 9%
  • Sérgio Moro (Podemos) – 8%
  • Eduardo Leite (PSDB) – 5%
  • Cabo Daciolo (Brasil 35) – 3%
  • Mandetta (DEM) – 2%
  • Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
  • Luiz Felipe d’Avila (Novo) – 0%
  • Brancos – 7%
  • Não sabem – 1%

Segundo turno

  • Lula (PT) – 54% 
  • Bolsonaro (Sem partido) – 31%
  • Brancos e Nulos – 14%
  • Não sabem – 1%
  • Lula (PT) – 48% 
  • Sérgio Moro (Podemos) – 31%
  • Brancos e Nulos – 20%
  • Não sabem – 1%
  • Lula (PT) – 47% 
  • João Doria (PSDB) – 24%
  • Lula (PT) – 50% 
  • Eduardo Leite (PSDB) – 20%
  • Lula (PT) – 53% 
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 14%

Conmebol veta entrada da Globo na final da Libertadores

 

A Conmebol, entidade responsável pela Copa Libertadores da América, vetou a entrada de qualquer profissional da Rede Globo no estádio Centenário, no Uruguai, no próximo sábado (27), quando acontecerá a final do torneio, com partida entre Flamengo e Palmeiras.

A proibição é uma punição à emissora, que transmitiu uma entrevista coletiva pirata do técnico Abel Ferreira, que comanda o time alviverde. O caso aconteceu logo após a classificação do clube paulista, no dia 28 de setembro. As informações são do site Notícias da TV.

A coletiva de Abel foi transmitida no programa Troca de Passes, do SporTV. Por isso, a emissora carioca não teve as credenciais aprovadas para a final da competição nem para o jogo entre Athletico-PR x Red Bull Bragantino, pela Copa Sul-Americana, que aconteceu no último fim de semana.

De acordo com a Conmebol, empresas que não são donas dos direitos de transmissão não podem veicular as coletivas de imprensa. Sendo assim, somente o SBT, a Disney e a própria entidade podem mostrar as entrevistas. A Globo ainda não se manifestou sobre o caso. (Pleno News)