-->

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Prefeitura informa: Segepe estará em novo endereço

 

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEPE) informa que, a partir do dia 1º de março de 2021, a secretaria estará funcionando em novo endereço: Rua Prefeito José Martins de Santiago, nº 282, bairro Planalto da Catumbela.

Endemias e SEINFRA realizam trabalho de coleta de pneus descartados no distrito de Flores

 

Os penus velhos foram recolhidos no Distrito de Flores e serão descartados da forma correta. Foto: Ascom/Russas

 

A Coordenadoria de Endemias e Zoonoses, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SEINFRA), realizaram na manhã desta segunda-feira (22), no distrito de Flores, a coleta de pneus velhos descartados de forma incorreta. A ação tem como objetivo combater possíveis novos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Os pneus foram coletados na sede do Distrito e levados para o container que recebe esses objetos, onde serão descartados da forma correta. O container está localizado CE-356, ao lado do Posto Ideal.

Além do Distrito de Flores, a Coordenadora de Zoonoses e a Seinfra, também realizarão a ação na sede do município de Russas.

Prefeito de Russas Savio Gurgel e equipe da Guarda Municipl juntamente com o vereador Justo Alexandre visitam sede da guarda de Pacajus CE

O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, pode conhecer as instalações e acompanhar como é feito o trabalho e o treinamento da Guarda Civil no município de Pacajus. Foto: Rodrigo Torres

 

A comitiva da Prefeitura de Russas, formada pelo prefeito Sávio Gurgel, o Chefe de Gabinete Valdecir Nogueira, o Comandante da Guarda Municipal, Alderi Ferreira e o vice-presidente da Câmara Municipal, Justo Rebouças, estiveram na manhã de hoje (23), no Centro de Treinamento da Guarda Municipal do município de Pacajus, com o objetivo de conhecer as instalações e o treinamento dos profissionais.

Na visita, a comitiva acompanhou como é feito o treinamento da Guarda Civil, que é desenvolvido pelo Centro de Treinamento próprio do município de Pacajus, sendo uma das unidades referência no Estado para capacitação de Guardas Municipais. Além disso, foram conhecidas as instalações da Secretaria de Segurança Pública Municipal.

Na ocasião, o prefeito de Russas falou da intenção de firmar uma parceria junto a Secretaria de Segurança Municipal de Pacajus, para dar suporte no treinamento dos Guardas Municipais e assessorar o município para que a guarda municipal seja armada.

“Uma guarda municipal bem equipada, bem preparada e bem armada, ela consegue sim dar um resultado positivo na segurança pública do município e consegue auxiliar o Estado e reduzir o índice de criminalidade no município na qual ela pertence”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Pacajus, Zé Filho Carvalho.

A comitiva da Prefeitura de Russas foi composta pelo prefeito Sávio Gurgel, o Chefe de Gabinete Valdecir Nogueira, o Comandante da Guarda Municipal, Alderi Ferreira e o vice-presidente da Câmara Municipal, Justo Rebouças. Foto: Rodrigo Torres

 

Para o prefeito Sávio Gurgel, a visita trouxe bons frutos que irão fortalecer o projeto de implantação da Secretaria de Segurança Pública do município de Russas. “Eles ofereceram curso de capacitação a todos os nossos guardas municipais, estamos olhando toda a estrutura e Russas, se deus quiser, num futuro próximo, vamos ter nossa Secretaria de Segurança municipal e fortalecer trabalho de segurança para nossa população”, ressaltou.


Blog; Erivando Lima;




Camilo Santana anuncia abertura de 11 novas delegacias no Ceará

 

O governador do Estado, Camilo Santana (PT), anunciou nesta segunda-feira (22) que vai ampliar o número de delegacias de Polícia em todo o Ceará. Ao todo, serão construídas 11 novas unidades. Além disso, haverá um reforço nos armamentos, além dos veículos como motos e viaturas utilizadas para combater o crime. Quartéis da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros também serão reformados. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também será contemplada com novos equipamentos.

Camilo revelou que o investimento total destinado para reforçar a segurança pública do Estado gira em torno de R$ 160 milhões. O governador explicou que o intuito é melhorar as condições de trabalho e a preparação dos profissionais da área. “Anunciamos aqui um volume considerável de investimentos para todos os equipamentos da segurança pública do estado do Ceará. Nosso foco central continua sendo no combate à pandemia, mas também no combate à violência. E para garantir segurança aos cearenses. Por isso, o Estado não mede esforços ao investir também em novos concursos, na valorização dos nossos profissionais, em novos equipamentos, em inteligência, na modernização e na tecnologia”, disse.

O pacote de investimentos foi anunciado após o governador Camilo se reunir com o comando da Segurança Pública do Estado. Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública (SSPDS), Sandro Caron; os comandantes da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Rattacasso; o perito-geral da Pefoce, Ricardo Antônio Macêdo Lima; e o secretário-executivo de planejamento e gestão interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales.

Destino certo

Os municípios onde as 11 novas delegacias serão construídas são: Camocim, Barbalha, Paracuru, Itaitinga, Acaraú, Quixadá, Fortaleza (próxima ao aeroporto antigo), Cascavel, Horizonte, Juazeiro do Norte e Crateús. (CN7)


Decreto de Bolsonaro obriga postos a detalhar preços e impostos de combustíveis

 

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que obriga os postos a exibir a composição de preços e os tributos que incidem sobre os combustíveis. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (23) e entra em vigor em 30 dias.

Segundo o decreto, "os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional".

O texto determina que, quando houver desconto pelo uso de aplicativos de fidelização, o posto deverá informar "o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo de fidelização; e o valor do desconto".

"Quando a utilização do aplicativo de fidelização proporcionar a devolução de dinheiro ao consumidor, o valor e a forma da devolução deverão ser informados de forma correta, clara, precisa, ostensiva e legível aos consumidores", diz o decreto.

Além disso, um "painel afixado em local visível do estabelecimento" deverá mostrar os valores estimados de tributos das "mercadorias e dos serviços", apresentando:

  • o valor médio regional no produtor ou no importador;
  • o preço de referência para o ICMS;
  • o valor do ICMS;
  • o valor de PIS e Cofins; e
  • o valor da Cide-Combustíveis.
(Gazeta do Povo)

Os melhores PNEUS e Batrias para o seu carro em Russas CE

Rua 25 de Agosto

Org; Ricardo Amaral


Justiça acata ação do MPCE contra conselheira tutelar de Graça que solicitou indevidamente o auxílio emergencial

 A Vara Única da Comarca de Graça, representada pelo juiz Cristiano Sousa de Carvalho, julgou procedentes os pedidos formulados em Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) contra conselheira tutelar do Município de Graça que havia solicitado indevidamente o auxílio emergencial. Na decisão, a Justiça determinou a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos dela por três anos, o pagamento de multa civil de até 10 vezes o valor da remuneração, bem como a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

Na ACP, o promotor de Justiça respondendo pela Promotoria de Justiça de Graça, Oigrésio Mores, ressaltou que para solicitar o auxílio emergencial é necessário declarar, sob as penas da lei, não possuir vínculo com a administração pública municipal, estadual ou federal. Portanto, o membro do MPCE destaca que ao solicitar o benefício, a conselheira tutelar praticou crime ao inserir informações falsas das que deveriam constar, afirmando ser pessoa que se enquadrava no rol de requisitos estabelecidos para o recebimento dos valores.

Vale ressaltar que a conselheira tutelar já havia feito a restituição dos valores recebidos, ao tomar conhecimento da possibilidade de o Ministério Público ajuizar ações contra servidores que, ilegalmente, solicitaram o benefício ofertado pelo Governo Federal. Contudo, para o promotor Oigrésio Mores, a devolução dos valores não exonera a ré da responsabilidade do ato praticado, uma vez que a solicitação do auxílio foi realizada em flagrante ofensa aos princípios da administração pública, fato que motivou o ajuizamento da ação por atos de improbidade administrativa.

Governador do Piauí decreta 14 dias de lockdown

 De acordo com especialistas, a variante P1 avança por todo Nordeste e faz a segunda onda ser mais cruel do que a do ano passado.

O Governador do Piauí, Welligton Dias, decretou lockdown de 14 dias no Estado devido ao aumento de casos do novo coronavírus. A suspensão das atividades econômicas no estado foi decretada na tarde desta segunda-feira (22).

De acordo com especialistas, a variante P1 avança por todo Nordeste e faz a segunda onda ser mais cruel do que a do ano passado.

“A situação é muito grave. Nós temos mais uma situação que o problema não é só de equipamentos, nós não estamos encontrando mais profissionais para ampliar mais leitos, problemas de abastecimentos de insumos”, disse o governador.

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, o suspensão das atividades acontece a a partir de 0h do dia 24 de fevereiro até 24h do dia 7 de março.


Covid-19 no Piauí

Desde o início da pandemia, 169.465 pessoas já foram infectadas no Piauí. O Estado acumula o número de 3.242 óbitos em decorrência do vírus.

Vale ressaltar que Teresina foi uma das capitais que recebeu 23 pacientes de Manaus, após a crise sanitária no Amazonas. Com a chegada dos doentes, a Secretaria de Saúde confirmou que um deles apresentava a variante P1.

(Jornal de Brasília)

Mais de 15 mil comprimidos de arrebite e quase 5kg de maconha são apreendidos em Russas, interior do Ceará

Por G1 CE

Parte do material estava localizada na casa do suspeito, e outra em um terreno baldio de Russas. — Foto: PMCE/Reprodução

Ao todo, 15.510 comprimidos de arrebite e 4.933 gramas de maconha foram apreendidos em Russas, no interior do Ceará, no último sábado (20). A apreensão ocorreu por volta de 16h30, na zona rural do município. Um suspeito identificado como José Maia Lima Ribeiro Neto, 22 anos, foi autuado em flagrante e vai responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O material foi localizado enterrado em um terreno baldio após denúncias de populares. Foi então que policiais militares foram conferir a informação na comunidade de Flores. De acordo com as informações, há vários dias, no fim de cada tarde, um indivíduo já identificado passava por um terreno baldio para enterrar alguns pacotes de conteúdo duvidoso, possivelmente material ilícito.

A prisão foi realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A equipe policial foi até o lugar suspeito e observou que, parte do solo, mostrava evidências de escavações recentes. Com o início das buscas, os policiais encontraram um recipiente na cor azul com tabletes de drogas envolvidos em uma embalagem amarela e os comprimidos.

De acordo com a PMCE, ao se aproximar do imóvel, já foi possível sentir o forte odor de maconha. O indivíduo recebeu a composição, onde foi possível perceber o consumo de drogas na sala da residência. Após ser indagado acerca dos entorpecentes, ele confirmou o uso da maconha e confessou que a droga era de sua propriedade.

Na ação, o criminoso apontou a localização de mais drogas enterradas em um segundo recipiente. Ainda na casa do suspeito, foi apreendido meio tablete de droga prensada. Todo o material ilícito foi levado à Delegacia Regional em Russas, onde um inquérito policial foi instaurado com base nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

Russas CE; plantão policial

 LIMOEIRO DO NORTE

APREENSÃO DE MENOR POR POSSE DE DROGA

Por volta das 12h30min de ontem, no Bairro Santa Luzia em Limoeiro do Norte, um menor de 17 anos, foi apreendido pela polícia por estar de posse de uma pequena quantidade de maconha. O mesmo foi conduzido à Delegacia para o procedimento legal.

LIMOEIRO DO NORTE

ROUBO A PESSOA

Por volta das 21h30min de ontem, no Bairro Santa Luzia em Limoeiro do Norte, um indivíduo armado, trafegando em uma moto vermelha, praticou um roubo contra uma jovem, levando seus pertences, em seguida fugiu. 

Fonte;PM CE


Os melhores PNEUS e Batrias para o seu carro em Russas CE

Rua 25 de Agosto

Org; Ricardo Amaral



Radio e Tv Web Nativa transmite sessão da cãmara de Russas CE

 radioetvwebnativaderussas

Apartir das 8;30 minutos

Direção Geral;

Erivando Lima e Genilson Marques

Saiba quanto custa um ministro do STF aos cofres públicos

 Salário de ministros do judiciário é maior que o de Jair Bolsonaro.

A cada dia, o Supremo Tribunal Federal (STF) acrescenta polêmicas em suas decisões que, por vezes, dividem opiniões entre a população e até entre especialistas. A mais recente foi a ordem de prisão do deputado Daniel Silveira, que publicou um vídeo criticando veementemente o ministro Alexandre de Moraes. Mas a instituição já acumula dezenas de casos controversos.

Atualmente, nenhum funcionário público pode ganhar um salário maior que os ministros do STF que, em média, recebem R$ 39,3 mil mensais de salário bruto. Entretanto, a transparência do próprio site do STF revela que alguns ministros recebem mais de 15% desse valor, como mostra a tabela a seguir.
Vale ressaltar que, mesmo o ministro com menor salário, Nunes Marques, recebe um salário ainda maior que o de Jair Bolsonaro, que o indicou ao cargo. Atualmente, o salário de presidente da República, no Brasil, é de R$ 30.934, ou seja, R$ 3 mil reais a menos que o salário de Nunes. Além disso, os ministros também contam com benefícios.

Segundo a transparência do site do STF, no ano de 2019 foram gastos R$ 61.799,24 em diárias nacionais e internacionais. O valor é atribuído, em sua totalidade, ao ministro Dias Toffoli. Não consta, no portal, outros gastos com benefícios concedidos aos ministros desde 2017, quando há o registro de R$8.685,48 atribuídos ao ministro Alexandre de Moraes como indenização de transporte.

Outro fator relevante é que os ministros da Corte, assim como alguns políticos, têm direito à salário vitalício. Segundo o site, hoje há 16 ministros recebendo mensalmente o valor bruto de R$ 39.293,32.

No total, ministros ativos e inativos representam, sem contar os benefícios, um gasto fixo de R$ 1.101.620,2 mensais. Mais de 13 milhões de reais por ano.

(Pierre Borges / Pleno News)