-->

domingo, 25 de maio de 2014

Campanha contra exploração sexual de menores será lançada na segunda-feira

A campanha de combate à prática da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA) será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (26), na Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), às 9h, e percorrerá 11 cidades brasileiras até o fim dos jogos da Copa do Mundo – Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Recife (PE).

Cinco destas cidades (Rio, São Paulo, Salvador, Fortaleza e Natal) lideram o ranking da prática nociva aos jovens e crianças, segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Na ocasião do lançamento, o tema será debatido pela ONG Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e o programa ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi e contará também com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti.

O momento da Copa do Mundo sediada no País é oportuno para circulação da campanha, uma vez que a expectativa da chegada de cerca de 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, e as situações de prática de abuso infantil tornam crianças e adolescentes mais vulneráveis.

O dado é da Matriz Intersetorial e Copa do Mundo, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), organizado a partir dos dados do Disque 100, mecanismo de denúncia anônima da SDH para violações de direitos humanos, no qual os principais casos registrados são de exploração sexual da criança e adolescente.

Com peças gráficas, audiovisuais e digitais, a campanha terá como padrinho o ex-jogador Jorginho, que foi lateral direito da Seleção Brasileira campeã do Mundo em 1994.

Entre as peças da campanha, destacam-se a produção de três vídeos – com versões de 15 e 30 segundos –, um site, páginas nas redes sociais, além de cartazes e cartões postais que serão fixados em bares e restaurantes das principais cidades-sede.

 A instituição também produziu 120.000 exemplares de um ‘Guia do Torcedor’, no qual se destacam uma entrevista exclusiva com Jorginho, informações sobre ESCCA, tabela de jogos e dicas para o turista aproveitar esse grande evento respeitando os direitos infanto-juvenis.

 Os guias serão distribuídos durante as partidas de futebol do torneio perto de estádios e aeroportos.

* Com informações da CBF





Fonte: Ceará News 7

Ministro das Comunicações vai debater na terça qualidade do serviço de telefonia móvel

Para dar continuidade ao debate sobre o serviço de telefonia móvel, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, virá ao Senado na terça-feira (27), às 10h. A audiência pública é uma realização conjunta das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, e Fiscalização e Controle (CMA), de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Serviços de Infraestrutura (CI).

Na última terça-feira (20), o debate sobre o tema contou a participação dos presidentes das empresas Vivo, TIM e Claro, respectivamente, Antonio Carlos Valente, Rodrigo Abreu, e Carlos Zenteno, além de um representante da OI. A falta de infraestrutura foi a justificativa alegada por eles para a baixa qualidade do serviço. Segundo os executivos, seria necessário instalar mais antenas e, para isso, mudar a legislação, aprovando o projeto da Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012).

Também participaram do debate o jornalista Leão Serva, da Folha de São Paulo, e a promotora do Ministério Público de Sergipe Euza Missano, que criticaram as falhas nos serviços de telefonia móvel e internet e a incapacidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de fiscalizar as operadoras.

O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que tem fiscalizado as empresas e constatado que algumas não têm cumprido a velocidade de internet normatizada pelo órgão.

Outro fator questionado na audiência foi o alto preço das tarifas pelo serviço de telefonia móvel, indicado por estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Os presidentes das telefônicas rebateram as acusações de que as tarifas são muito altas no Brasil, afirmando que o estudo da UIT se baseou em tabela da Anatel com valor máximo das tarifas. E o jornalista Leão Serva disse que as promoções não duram para sempre, pois são colocados limites nos planos ilimitados.

As audiências públicas foram requeridas por vários senadores. Entre eles, Jorge Viana (PT-AC), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Vital do Rêgo (PMDB-PB). A reunião de terça-feira será realizada na sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho

* Com informações da Agência Senado





Fonte: Ceará News 7

Taça da Copa do Mundo da FIFA chega em Fortaleza para exposição


O Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFATM por Coca-Cola desembarca em Fortaleza neste domingo, dia 25 de maio e fica na cidade até segunda-feira, 26. A exposição fica aberta ao público das 9 às 21 horas, no Shopping Iguatemi. O evento proporciona a todos a oportunidade de ver de perto o mais cobiçado prêmio do futebol mundial e a chance única de tirar uma foto ao lado do troféu de ouro maciço de 18 quilates e valor inestimável.

Durante a cerimônia de abertura, haverá uma homenagem aos campeões consagrados do Brasil e também a todos os campeões anônimos do nosso país. O pentacampeão mundial Rivaldo já confirmou participação no evento. Além da visita à Taça, o evento reunirá atrações sobre o Mundial como um filme sobre a história das Copas e jogos interativos.

Entretenimento para toda a família, o evento terá na área externa diversos jogos relacionados ao universo do futebol, como chutes a gol, drible, Totó Humano e Estilingue Humano. O visitante também poderá dançar ao som de DJs, assistir a apresentações de danças e de atletas de futebol freestyle.

"A taça da Copa do Mundo é o principal símbolo do esporte mundial. Ter a oportunidade de ver de perto um objeto tão raro e que representa tanto, principalmente para nós brasileiros, é algo único. É a prova de que a Copa do Mundo é uma realidade em Fortaleza", assegura o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

No evento, o torcedor terá a oportunidade de ver de perto a Taça e tirar uma foto ao lado dela. Bilhetes para visitar o troféu estão à disposição dos consumidores que participaram da promoção da Coca-Cola. Para participar, o consumidor deve acessar o site www.coca-cola.com.br e conferir o regulamento. Volta ao mundo

O tour mundial da Taça FIFA teve início no dia 12 de setembro de 2013, partindo do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ao longo de 225 dias, o troféu fez sua mais longa viagem já realizada em toda história. Foram 89 países e mais de 150 mil quilômetros percorridos, o que equivale a três voltas ao redor do mundo.

Ao ser concluída no Brasil, a ação terá dado a mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo a oportunidade de vivenciar o cobiçado prêmio do futebol mundial. De Fortaleza o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ por Coca-Cola segue para Brasília, onde ficará em exposição nos dias 27 e 28 de maio. A viagem da Taça termina no dia 1º de junho, em São Paulo.

Serviço Fortaleza
Data: 25 e 26 de maio (domingo e segunda-feira)
Local: Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz
Horário: das 9h às 21h

* Com informações do Governo do Estado





Fonte: Ceará News 7


Deputados cearenses possuem imóveis em Brasília e recebem auxilio-moradia

Um levantamento elaborado pelo Correio Braziliense revela que 19 deputados federais continuam recebendo auxílio-moradia, mesmo possuindo casas, apartamentos ou flats em Brasília.

Os dados foram obtidos através de declarações feitas à Justiça Eleitoral em 2010, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral na internet.

Entre os parlamentares, dois cearenses estão na lista:  Danilo Forte (PMDB) e Arnon Bezerra (PTB-CE). Eles recebem mensalmente o valor de R$ 3,8 mil mensais.

Pelas regras, o pagamento do auxílio-moradia pode ser feito diretamente ao parlamentar, em espécie, ou na modalidade de reembolso, mediante apresentação de notas de hotéis ou aluguéis de imóveis.

Segundo Danilo Forte, o apartamento pertence hoje a uma ex-esposa. "Nós nunca fizemos a partilha, por isso ficou no meu nome. Mas quem usa é ela. Comprei esse imóvel quando me elegi senador e me mudei com a família.

Aron Bezerra justifica que o imóvel pertence à filha.





Fonte: Ceará News 7

Colisão com vítimas lesionadas em Limoeiro


Hoje, dia 25/05, por volta de 19h50min, na CE 377, na localidade de Córrego de Areia, aconteceu uma colisão envolvendo duas motos, uma Honda/XLR 125, cor azul, placaHWG-0848 de Limoeiro do Norte, e uma motoneta Honda/Biz 125KS, cor preta, placa HYH-8204 de Limoeiro do Norte.

Segundo informações, a moto Honda/XLR 125, conduzida por uma pessoa conhecida como Marquinhos, colidiu com a motoneta Honda/Biz 125KS que estava parada no acostamento. Tanto Marquinhos como o casal que estava na Biz foram sorridos pelo SAMU.






Fonte: Tom Gurgel


HOMEM CAI DE MOTO AO TENTAR SAIR DO ACOSTAMENTO E ENTRAR NA PISTA NA BR 304 EM MOSSORÓ







Em outra ocorrência jovem pede ajuda aos socorristas do samú o
 carro caiu sobre a mão dele na hora de trocar o pneu

Fonte Passando na Hora



Acidente de moto ceifa a vida de jovem de Baixa do Meio na praia de Camapum em Macau.

Aline da Silva Santos, 17 anos, teve a vida interrompida durante esta madrugada, às 4h da manhã, em acidente na estrada da praia de Camapum em Macau. Ela ia em companhia de homem identificado como Francisco Iratan Cruz Silva, mas conhecido por Bira, que perdeu o controle de sua moto CB 300 de placa NNO 1440 de cor amarela fosca. A polícia foi acionada por populares e, ao chegar ao local, encontrou-a sem vida. Enquanto o condutor estava bastante ferido, sendo levado imediatamente para a o Hospital de Macau.Aline era muito querida por sua alegria. Possuía muitos amigos, os quais estão abalados pela perda irreparável. O corpo se encontra ainda no local aguardando a chegada do ITEP. 
Aguarde novas informações.

FONTE Passando na Hora.




Duas pessoas são assassinadas dentro do Cuca Jangurussu



Dois homens foram assassinados na noite de sábado (24) dentro do Cuca Luiz Gonzaga, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. Ainda não identificados, um dos homens foi alvejado com 19 tiros, enquanto o outro recebeu 2 disparos. Outras duas pessoas teriam sido atingidas e levadas ao Frotinha de Messejana para receber atendimento médico.

De acordo com uma fonte da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), os homens, que tinham por volta de 20 anos, estavam na arquibancada do ginásio quando foram atingidos pelos disparos, feitos a partir e uma pistola 380. Um dos homens foi perfurado por 19 tiros, caracterizando execução, enquanto o outro recebeu um tiro no tórax e outro na perna. Ninguém foi preso.

A programação da noite de sábado no Cuca havia começado às 19h, com a sessão do filme "G.I. Joe - Retaliação" e a peça teatral "A Farsa do Pão e Circo". Segundo populares, muita gente ainda estava no local quando o crime aconteceu, por volta das 22h.

O equipamento foi inaugurado no dia 31 de dezembro de 2012 pela ex-prefeita Luizianne Lins.

Fonte: Diário do Nordeste




Médicos encontram lanterna no ânus de caminhoneiro que esteve no Acre



Na noite desta quinta-feira, 22, um caminhoneiro de 48 anos deu entrada no Hospital Regional de Vilhena (RO) alegando que estava sofrendo com um problema de hemorroida. Ele disse que havia realizado um carregamento de madeira em Rio Branco (AC) e seguia para o interior de Minas Gerais.
Aos profissionais que o atenderam na unidade de saúde, o motorista disse que havia começado a se sentir mal no dia anterior, quando já estava em Porto Velho. Por causa do suposto problema de hemorroida, ele havia feito o trajeto até Vilhena sentando-se de lado no banco do caminhão.
Um raio x foi realizado, antes da cirurgia e a equipe do HR descobriu que ele estava com uma lanterna presa no ânus. As imagens mostram que o equipamento ainda está com as pilhas. O procediemtno cirúrgico deve ser realizado nas próximas horas.
O motorista informou a equipe médica que não sabe como o objeto foi introduzido em seu ânus.
fONTE AC24 HORAS

Russas e Limoeiro mostram vantagens para sediar hospital


Limoeiro do Norte Antes do anúncio feito pelo governador Cid Gomes, no dia 20 de maio, afirmando que a nova macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe receberá um hospital regional, os principais municípios do Vale já haviam iniciado suas mobilizações para sediar a obra. As cidades de Limoeiro do Norte e Russas ocupam as áreas mais centrais da região e ambas procuram apresentar critérios técnicos que justifiquem a vinda da unidade de saúde.

Limoeiro foi o primeiro a demonstrar a necessidade de um Hospital Regional no Vale do Jaguaribe. O movimento foi iniciado no final do ano passado e teve à frente o prefeito Paulo Duarte. O gestor entrou em defesa da construção do equipamento frisando as dificuldades dos pacientes para conseguir uma vaga nos hospitais da Capital, já que a cidade fazia parte da Macrorregião de Fortaleza. Segundo o gestor, a construção do hospital na região contribuiria para desafogar os hospitais da Capital, além de trazer o atendimento para mais próximo da população.

Na manhã de ontem, uma equipe técnica do município, juntamente com representantes do poder público e do legislativo local, estiveram na área onde o governador Cid Gomes sinalizou publicamente que seria o melhor local para a construção do hospital. A área visitada, que pertence ao município de Limoeiro, fica no entroncamento deste município com as cidades de Morada Nova e Russas.
De acordo com o procurador do Limoeiro do Norte, Charles Lourenço, a visita teve o objetivo de fazer levantamento topográfico e fotográfico da região, para que seja encaminhado ao Governo. "O local onde o hospital será construído não foi definido, mas nós nos adiantamos diante da opinião do Governador. Na nossa análise, aquela é uma área bastante centralizada, que atende igualmente a todos os municípios da região. De lá para Pereiro são cerca de 120 km, assim como de lá para Aracati, que são cerca de 130 km", afirma.

Ainda de acordo com o procurador, será enviado à Câmara Municipal, para ser votado na próxima quinta-feira, projeto que autoriza o prefeito Paulo Duarte a fazer uma doação, por meio de decreto, de qualquer área dentro do território de Limoeiro do Norte para ser destinada à construção do Hospital Regional. "Com isso deixaremos à disposição do governador a escolha da melhor área para instalação do hospital", complementa.
O prefeito Paulo Duarte posicionou-se a favor de que o hospital seja construído na área sugerida por Cid, que fica às margens da BR-116 e interliga os municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova. De acordo com ele, o local será o ponto central para atender bem a todos os municípios, incluindo os mais distantes, como é o caso de Jaguaribe, em que os pacientes atualmente enfrentam mais de 4 horas de viagem para serem atendidos na Capital.
Quem também sinalizou que o município está apto a receber o hospital regional foi o prefeito de Russas, Weber Araújo. De acordo com ele, em conversa com prefeitos da região, foi chegado a um consenso de que a cidade é ponto estratégico e conta com melhor infraestrutura para dar suporte aos pacientes vindos de outras cidades. "Estivemos com alguns prefeitos da nossa regional de saúde e com gestores da regional de Aracati. Eles estão nos apoiando para que o hospital regional seja construído às margens da BR-116, no entorno do município, por ser uma área bastante acessível a quem vem do médio Jaguaribe ou do Litoral Leste", explica.
Ainda de acordo com Weber, as regionais de Russas e Aracati, que juntas atendem a nove municípios, possuem no total 310.111 habitantes, o que representa 58,25% do total de habitantes da macrorregião, que é de 532.306 pessoas. "Nossa luta é para que esse importantíssimo equipamento seja instalado em um local onde tanto os pacientes do litoral quanto os do baixo e médio Jaguaribe possam ter facilidade no acesso.
Russas está em um ponto onde cerca de 70% da população da macrorregião consegue chegar à cidade dentro de 60 minutos", ressalta. O prefeito também defende a região no entorno do município pelo fato de Russas possuir, já em fase de construção, um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), que poderá abrigar cursos na área de saúde, com o intuito suprir a demanda por médicos no interior.
Equidistância
De acordo com a assessoria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o perfil de assistência do Hospital do Litoral Leste/ Jaguaribe já está definido e será um hospital geral, com emergência, atendimento materno-infantil e de ensino e pesquisa para formação de profissionais.
Na definição da localização, um dos principais critérios será a equidistância para outras cidades, de modo a facilitar o acesso aos serviços ofertados pelo hospital ao maior número de pessoas.
Em novembro do ano passado foi inaugurada a 14ª policlínica, para atender a população da 9ª regional. O serviço do Samu foi implementado no município em março do ano passado, com uma ambulância básica e uma UTI móvel. Já em março desse ano o Governo do Estado entregou ao município a Unidade de Ponto Atendimento 24 horas (UPA 24h). De acordo com o prefeito de Russas, Weber Araújo, o município vem se tornando referência em oferta de atendimento à Saúde na Região.
FONTE Diário do Nordeste



Não temos do que nos envergonhar´, diz Dilma sobre Copa



A presidente Dilma Rousseff defendeu neste sábado (24) os preparativos realizados pelo governo brasileiro para realização da Copa do Mundo, que terá início no próximo dia 12. Para ela, o evento é motivo de "orgulho" e nós, brasileiros, "não temos do que nos envergonhar".

Em discurso no 17º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS), em Brasília, Dilma não citou diretamente o ex-jogador Ronaldo, que em entrevista à agência "Reuters" na sexta-feira (23) disse que se sentiu envergonhado pelo modo como o Brasil se preparou para receber o torneio.

Após citar em sua fala dados positivos sobre o governo nos últimos anos, a presidente afirmou: "A Copa do Mundo se aproxima, tenho certeza que nosso país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade, do que fizemos. Tenho orgulho das nossas realizações, não temos do que nos envergonhar e não temos o complexo de vira-latas, tão bem caracterizado por Nelson Rodrigues se referindo aos eternos pessimistas de sempre”, declarou a presidente.

À "Reuters", Ronaldo, que é membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, defendeu a realização do torneio, mas criticou a burocracia e os atrasos nas obras.

"E de repente chega aqui é essa burocracia toda, uma confusão, um disse me disse, são os atrasos. É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora", afirmou o ex-jogador.


Dilma falou a uma plateia de cerca de dois mil jovens vindos de vários estados. A organização apoia a reeleição da presidente, que foi recebida com gritos como “não tem Aécio, nem Eduardo, eu estou com Dilma e não mudo de lado” e “vai ter Copa, vai ter tudo, só não vai ter segundo turno”.

Um vídeo com uma mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi exibido na abertura do evento. Ele disse ter um “enorme carinho” pela UJS e parabenizou a organização pelos 30 anos de existência.

O presidente da UJS, André Tokarski, disse que Dilma “atende, respeita e valoriza a juventude” e lembrou que ela já foi uma “aguerrida militante do movimento estudantil” que enfrentou “prisão e tortura” da ditadura quando era jovem.

A entidade afirmou não ser contrária à Copa do Mundo, mas diz que o torneio é uma oportunidade para “colocar na mesa o que ainda precisa ser feito”. A entidade dos jovens defende que “não tem contradição, eu quero Copa, saúde e educação”.

´Chute contra o próprio gol´

Mais cedo neste sábado (24), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, rebateu as declarações de Ronaldo em entrevista ao Portal da Copa, do governo federal. Para Rebelo, o ex-jogador deu "um chute contra o próprio gol".

"A frase dita pelo Ronaldo, tomada de forma isolada, é um chute contra o próprio gol, já que ele foi parte do grande esforço para construir a Copa do Mundo. Esse grande evento não será motivo de constrangimento para o país que construiu a sétima economia do mundo e é o maior vencedor de todos os Mundiais. Estou seguro de que não só o Ronaldo, mas todos os brasileiros e turistas estrangeiros que vierem nos visitar terão orgulho, e não vergonha.

O ministro afirmou ainda que o país tem aproveitado a Copa como "esforço de construção e desenvolvimento do Brasil".


"Foi a Copa, com o esforço dos governos, que permitiu que muitas obras de infraestrutura, mobilidade urbana, aeroportos, fossem adiantadas. Que permitiu que milhares de empresários viessem ao Brasil para gerar negócios, tributos e empregos para o país. Que permitiu que milhares de brasileiros recebessem formação profissional. Portanto, apontar nossas deficiências e procurar resolvê-las é dever de todos os brasileiros, e principalmente daqueles que tenham espírito público. Mas sentir vergonha do país não faz parte da solução", completou o ministro.

Fonte: G1




Estabelecimento comercial foi assaltado em São João do Jaguaribe



No dia 24/05, por volta de 10h10min, na Rua Capitão José Rodrigues centro de São João do Jaguaribe, a Sra. LIGIA MENDES DA SILVA, 33 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, solteira, vendedora, residente no endereço supracitado, foi vítima de roubo (assalto), na loja na qual trabalha por 03(três) ou 04(quatro) indivíduos encapuzados e de jaquetas pretas que não expuseram armas, e que estavam em um automóvel SIENA de cor PRATA (sem mais características anotadas) subtraindo da loja diversas peças de vestuário masculino, em seguida tomaram rumo ignorado. 

fonte blog do tom







Homicídio à bala em Russas

No dia 24/05, por volta de 19h00min, próximo ao ‘Mercantil do Narcélio’, localidade de Ramal de Flores, Russas-CE, foi vitima de homicídio à bala EDI RIBEIRO DA SILVA, 28 anos, natural de Russas-CE, amasiado, ex-presidiário,residente próximo ao ‘Mercantil Papagaio’, na localidade de Ramal de Flores, Russas-CE, que trafegava em uma motocicleta HONDA/CG 125 FAN, de cor preta, ano 2006, de placa OIX 7198, em nome de AECIO JACSON REGES MENDES.
BLOG DO TOM