-->

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Web Sport TV - 10/11






10.nov.2014 Exemplo: Em Quixeramobim, aposentada de 75 anos percorre 8km em carroça pra fazer o ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio, realizado durante este final de semana, teve uma história exemplar no município de Quixeramobim. Enquanto muitos jovens deixaram de comparecer para realizar a prova, uma aposentada de 75 anos mostrou força de vontade.
Maria do Carmo Guilherme Santostinha tudo para ser mais uma 

Maria do Carmo Guilherme Santostinha tudo para ser mais uma aposentada a viver tranquilamente na zona rural do município, mas decidiu ir além e realizar as provas do ENEM neste ano. Ela seguiu de carroça pela Rodovia do Algodão, na localidade de Belo Monte, em direção à sede do município de Quixeramobim, percorrendo uma distancia de 8km. Dona Maria do Carmo pegou carona neste domingo, 09, em uma carroça de um amigo para não perder a prova.
Com quase 40 minutos de viagem ela chegou por volta das 09h30min no centro da cidade. Dona Maria disse à equipe do site “O Sertão é Notícia” que é uma professora aposentada há 26 anos. “Terminei a 4ª série em uma época onde quem tinha esse estudo era considerado doutor; aí comecei a ensinar onde me aposentei e depois fiz o supletivo pra completar o segundo grau”, comentou. Segundo ela, o seu sonho é realizar um curso superior para poder lançar um livro.
“Tenho um sonho que é publicar um livro sobre a minha vida, já estou com várias coisas escritas, e acho que isso só será possível se eu fizer um curso superior”.  Sobre o Enem ela disse que foi seu neto que fez a inscrição e que há muito tempo pretendia fazer a prova. “O primeiro dia gostei da prova, mas se tivesse mais tempo seria melhor, pois é muito pouco o espaço que a gente tem pra ler e resolver as questões, mas deve ser porque já estou com uma idade um pouquinho maior que a maioria dos que lá estão”, completou sorrindo.
Religiosa, aproveitou as horas que faltava para seguir ao local da prova para dar uma passada na igreja Matriz, onde fez sua oração e acompanhou um batizado. Por volta das 11h00min ela seguiu para a Escola Heloísa Maria Maia Pinto, na Rua Cleodom Siqueira, no bairro da Cohab, onde os fiscais já aguardavam para cumprimenta-la. Segundo ela, no sábado, 08, após ser uma das últimas a sair da sala, um dos fiscais veio parabeniza-la pela atitude.
Junto com a aposentada, em uma sacola, além dos documentos pessoais e o cartão de confirmação de inscrição, Dona Maria do Carmo levava também um lanche com suco e bolo feito por ela em sua casa.
*Fonte: Site “O Sertão é Notícia”

segunda-feira, 10 de novembro de 2014 CAMINHÃO CARREGADO DE CIMENTO CAPOTA NA LADEIRA DE SANTA CRUZ EM QUIXERÉ Em 10.11.2014


Nesta Segunda Feira (10) às 17:00 Hs um caminhão Chevrolet Placas  ACH – 9972 de Santa Cruz – RN, que era dirigido por Wanderley da Silva, natural da cidade de Iracema, que teve algumas escoriações mas preferiu ficar no local aguardando o proprietário do caminhão. O mesmo havia saído da fábrica de cimento com 160 sacas de cimento com destino à Limoeiro do Norte, ao descer a ladeira de Santa Cruz teve que desviar de outro caminhão que estava no prego quando se viu de frente com um carro pequeno que forçou a ultrapassagem. Ao tentar segurar o caminhão no freio o burrinho estourou e ele perdeu o controle do caminhão que capotou por três vezes. A polícia foi acionada e isolou a área do acidente e tomou todas as medidas cabíveis.






Postado por Sílvio Leão

Juazeiro do Norte-CE: Jovem drogado mata mãe e irmã em duas das 12 mortes violentas do fim de semana no Cariri


Subiu de cinco para 12 o número de mortes violentas na comparação dos dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram seis mortes em acidentes de trânsito, quatro homicídios e dois suicídios. De acordo com levantamento feito pelo Site Miséria são cinco corpos de Juazeiro do Norte e os demais de Lavras da Mangabeira, Brejo Santo, Farias Brito, Missão Velha, Crato, Barro e Caririaçu.

O caso de maior repercussão foi o duplo homicídio registrado na noite deste domingo na Rua Ernestina Dias Sobreira, 708 no bairro Limoeiro em Juazeiro do Norte. Um jovem drogado matou a sua própria mãe e a irmã a golpes de faca após discussões e luta corporal dentro do quarto. No local, a polícia se deparou com móveis e eletrodomésticos quebrados por cima dos corpos das vítimas e algumas pedras de crack


As vítimas foram a professora Maria Rita Filgueiras Callou, de 48, e sua filha e acadêmica de Letras da URCA, Laura Callou Filgueiras, que completaria 22 anos amanhã. O acusado Wennys Callou Filgueiras, de 28 anos, respectivamente, filho e irmão das duas é usuário de drogas e fugiu para a residência do avô no Sítio Baixa do Maracujá em Crato. Ele chegou sujo de sangue dizendo, segundo o seu parente, que tinha cometido um erro. O dono da casa ligou para o seu filho e pai de Wennys que foi ao local e tratou de prender o jovem avisando à polícia.

OUTRAS MORTES - Por volta das 21 horas de sexta-feira o agricultor Erieldo Carlos do Nascimento, de 35 anos, praticou o suicídio por meio de enforcamento em sua residência no Sitio Unha de Gato a uma distância de 25 km para o centro de Lavras da Mangabeira. Segundo familiares, toda vez que bebia ele ficava deprimido e falava que ainda iria se matar

Já por volta das 4 horas da madrugada deste sábado Maria Antonia da Conceição, de 51 anos de idade, que residia na Rua Hermenegildo da Silva, 7 (Bairro Morro Dourado) no município de Brejo Santo, praticou o suicídio se auto-degolando com golpes de faca. Desde que se separou do marido, ela ficou deprimida e já havia tentado o suicídio da mesma forma noutra oportunidade


No meio da tarde, por volta das 15 horas, morreu em um dos leitos do Hospital Regional do Cariri José Pereira da Silva, de 35 anos, que residia no Sítio Chumbada na zona rural de Juazeiro do Norte. Ele foi vítima de um acidente com motocicleta no dia 26 de outubro e faleceu 13 dias depois no HRC para onde foi socorrido em conseqüência de um traumatismo craniano.

Por volta das 19h30min ainda de sábado na CE-293, imediações do lixão de Missão Velha, foi registrado um acidente com uma moto Honda Bros 150 de cor preta. O piloto Antonio Pereira da Silva, de 60 anos, residia na Avenida Coronel José Dantas, 2034 no centro e morreu no Hospital São Vicente de Barbalha. Já o garupeiro Maximilliano Robson Pierly de Morais segue internado no Hospital Santo de Antônio.

Na primeira hora da madrugada deste domingo no Sítio Malhada na zona rural de Crato, foi assassinado o agricultor Cícero Lopes da Silva, de 24 anos, que residia no Sítio Palmeirinha dos Britos. Populares disseram ter ouvido estampidos de arma de fogo e, depois, viram o jovem caído com lesões à bala na cabeça. A vítima não tinha passagens pela polícia e o caso encontra-se envolto em mistério.

Por volta de 01h30min ainda deste domingo Cícero Sâmio de Lima, de 18 anos, morreu em conseqüência de um acidente de trânsito no Sítio Barreiro do Jorge em Farias Brito. Ele residia na Rua Ladislau Pereira, 176 (Distrito de Quincuncá) naquele município e pilotava uma moto Honda Fan 125 ES de cor azul quando perdeu o equilíbrio e bateu numa árvore morrendo no local.

No início da manhã o jovem Francisco Aleff de Souza, de 20 anos, que residia no Sítio Batedouro na zona rural de Barro, foi vítima de acidente de trânsito. Ele pilotava uma motocicleta quando perdeu o equilíbrio e caiu sofrendo escoriações pelo corpo e a suspeita de traumatismo craniano. A vítima estava sendo socorrida numa ambulância para o Hospital Santo Antonio de Barbalha, mas morreu no caminho.

Por volta das 14h30min o adolescente Francisco Natanael Rodrigues da Silva, de 16 anos, o “Natan”, que residia na Rua Apolo XI, 101 (Salesianos) em Juazeiro, foi morto com três tiros na cabeça. A vítima trafegava pela Rua da Paz perto do cruzamento com a Avenida Castelo Branco (Romeirão) quando foi surpreendida por um jovem que se aproximou a pé, atirou e saiu correndo. Existem informações que o desafeto dos suspeitos do crime, apelidados por “Faisca” e “H”, segundo a polícia, residentes no bairro Santa Tereza, seria o irmão de Natan.

Meia hora depois na estrada carroçável de acesso ao Sítio Poço a uma distância média de 20 km para o centro de Caririaçu, foi registrado um acidente de trânsito com vítima fatal. O jovem Leonardo Rodrigo Pereira, de 22 anos, que residia na Rua Expedito Freitas Rocha (Pedrinhas) em Juazeiro e retornava de um torneio de sinuca na Vila Valência. Elepilotava sua moto Honda XR200 de cor verde quando sobrou em uma das curvas e caiu numa ribanceira perto de uma passagem molhada morrendo no local.

Perto das 18 horas na CE-060 que liga Juazeiro e Caririaçu, à altura do Sitio Riachão, uma motoneta Traxx JL50 de cor preta colidiu contra uma moto Honda CG 150 Titan de cor branca e placa OSN-1960 licenciada em nome de Micael Gomes da Silva, de 20 anos, residente no bairro João Cabral. A motoneta vinha no sentido de Juazeiro e o outro veículo na direção contrária, segundo a polícia, pilotado por um menor que foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Regional do Cariri. O guiador da motoneta morreu no local e até agora não foi identificado.


SITE  MISÉRIA

Sertanejo reza por chuva em açude seco


A fé move montanhas, une pessoas e, dependendo da intensidade, pode até fazer chover. Pensando e rezando, que moradores católicos do bairro da Palestina, na região urbana de Canindé, e recriam a velha tradição e rogam aos céus pedindo água para acabar com a seca dos rios, recuperar o volume dos reservatórios e garantir o abastecimento da cidade, em um terço com a participação de moradores do bairro em solo rachado do reservatório outrora responsável pelo abastecimento da cidade.

"Minha avó sempre fazia isso e me ensinou, na época da estiagem, a rezar para pedir chuvas. Sempre deu certo", disse Sérgio Mariano, agente comunitário que idealizou o terço na tarde de ontem.


Flávia, residente no distrito de Bonito, a 20 quilômetros do Centro de Canindé, também foi ao açude São Matheus pedir ajuda divina. Ela rezou baixinho durante toda a procissão, que começou ao lado do sangradouro e encerrou na galeria do reservatório". Ao mesmo tempo, integrantes do Terço, usavam rosários e imagens de São Francisco nas mãos, para pedir a Deus a bênção em forma de chuva.

"Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui para louvar e agradecer?", cantou um dos coordenadores do terço, o aposentado Francisco Assis Santos, de 71 anos. "Esta é uma tradição antiga do Nordeste. Estamos preocupados com a falta de água e, então, estamos rezando sempre que podemos", disse ele, ao lado de Maria Machado, de 67 anos.

Poucos minutos antes de começar o ritual, Sérgio Mariano lembrou da seca na nascente do Rio Canindé. "É um rio tão importante. Queira Deus que nada aconteça de mal e que as águas venham logo".

O açude São Matheus foi concluído em 1957 e secou pela primeira vez no dia 22 de novembro de 1997. Foi preciso muita reza para que ele voltasse a sangrar. Na tentativa de amenizar a angústia da escassez de água, os sertanejos oraram pela chuva.

"Clamamos nesse momento pela ajuda de Deus e protestamos pela ajuda do Governo. É um cenário devastador de miséria". Apesar da pouca água, mesmo em meio à lama e ao solo ressecado, o agricultor Sebastião Silva dos Santos ainda continua indo ao reservatório pescar. "O importante é que tem alguns peixes ainda. Melhor pegar logo. Venho quase todo dia, porque logo eles vão morrer todos. Aqui só tem lama. É melhor pescar para gente comer alguma coisa do que deixar que eles morram assim´´,disse.

O olhar de triste de dona Edileida Pinto Maciel, de 52 anos, denunciava o que ela nunca tinha visto na sua vida: o açude São Matheus agonizando. "É um sentimento de muita tristeza. Estou aqui para rezar e pedir muito a Deus e São Francisco que as chuvas cheguem logo para acabar com tudo isso", falou.

Fonte: Diário do Nordeste



PLANTÃO DE POLICIA DE RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE

Roubo de moto em Russas

Neste domingo, dia 09, por volta das 07h30min, compareceu ao quartel do 1º BPM, Francisco Aldenio Silva Teixeira, 62 anos, natural de Russas-CE, o qual informou que pela madrugada, saía do clube do Raimundo Galdino, no Tabuleiro da Vaquejada, quando teve sua motocicleta Honda Fan 150cc, de cor preta, de placa OCN 3818, roubada por dois indivíduos que em seguida fugiram tomando rumo ignorado. De posse da informação, PMs iniciaram diligências à procura do veículo ainda não encontrado.


Lesão à faca em Limoeiro


Neste domingo, dia 09, por volta por das 16h, a pessoa de João Batista Dos Santos, 44 anos, natural de Fortaleza-CE, residente no Mutirão das Flores, Limoeiro do Norte-CE, deu entrada no Hospital Regional, vítima de perfurações à faca e não corre risco de morte. Segundo a vítima, o autor das lesões, seria um indivíduo conhecido por “Kelbim”, que acabou fugindo logo em seguida e ainda não foi encontrado pela polícia.






Prisão por porte ilegal de arma de fogo em Pereiro


Neste domingo, dia 09, por volta das 11h20min, à altura do Km 08 da CE-138, que liga a cidade de Pereiro-CE à cidade de São Miguel-RN, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, Francisco Fabiano de Sousa, 29 anos, natural de Dr. Severiano-RN, residente em Pereiro-CE, o qual foi flagrado de posse de um revólver Cal. 32, com 06 (seis) munições Cal. 32 intactas, sendo conduzido a DRPC de Jaguaribe-CE, para realização dos procedimentos da Lei

BLOG ERIVANDO LIMA



Colisão com vitima fatal em Russas


Neste domingo, dia 09, por volta das 22h20min, na Avenida Cel. Antônio Cordeiro, ocorreu uma colisão envolvendo os seguintes veículos: Gol 1.6 de cor vinho, placa MMW-2068, que era conduzido por Bruno Carvalho Marques, 25 anos, natural de Russas-CE, este que se evadiu do local, e uma motocicleta Honda CG 150 Titan de cor vermelha, placa OCP-1206, que era pilotada por Francisco Nilson Rodrigues, 23 anos, natural de Russas-CE, o qual foi socorrido ao hospital local em uma ambulância do SAMU, porém veio a óbito minutos depois de dar entrada no hospital.