-->

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Circula Ceará encerra programação neste sábado (11) em Russas, Município realizará também o tradicional encontro de Bandas de Música

 

O Circula Ceará encerra suas atividades em Russas neste sábado (11). O Projeto vem sendo desenvolvido no Município desde a última terça (07) com a realização de uma vasta programação composta de diferentes espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação. A solenidade de encerramento acontecerá a noite, na Praça do Estudante. A população russana é convidada a prestigiar a despedida do Projeto, da cidade.

Além do momento de encerramento, a programação deste sábado está composta de diferentes ações, que acontecerão durante todo o dia nos espaços públicos e equipamentos culturais do Município. Confira a programação no rodapé da matéria.

O Circula Ceará é um projeto do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), e apoio das prefeituras municipais. O evento passará, até maio de 2022, por 15 municípios cearenses e conta com a participação de 141 artistas e grupos cearenses. Seu objetivo é estimular a circulação de artistas e grupos e promover a formação e o acesso à arte e à cultura, além de promover a descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura.

Em Russas, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE); da Universidade Federal do Ceará (UFC-Campus Russas); Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado do Ceará (Sintsef-Russas) e Oficina de Arte Teatro & Cia.

Natal das Tradições – Encontro de Bandas de Música

Prosseguindo com a programação do Natal das Tradições, a Prefeitura de Russas, por meio da SECULTE realizará também neste sábado (11), a partir das 18h, na Praça Monsenhor João Luiz (Praça da Matriz), o tradicional Encontro de Bandas de Música do Vale do Jaguaribe. O evento contará com a participação da banda anfitriã Maestro Orlando Leite, Banda de Música Eusébio Lino de Oliveira (Palhano) e Banda de Música Maestro José Robles (Limoeiro do Norte). Na oportunidade as bandas apresentarão um repertório bem eclético voltado para músicas natalinas e regionais. Também será prestada uma homenagem ao saudoso (Raimundo Alves Bezerra) Tenente Bezerra, que inclusive foi maestro das três bandas participantes do encontro.

A SECULTE convida a população russana para prestigiar esse importante evento tradicional da cultura do Município.

O Natal das Tradições contará em sua programação com outros eventos importantes que acontecerão no decorrer deste mês. São: O Encontro de Bois e Reisados, no dia 17, às 18h, na Praça Manoel Matoso Filho; Concerto Natalino, dia 21, às 19h, na Igreja Matriz e Auto Natalino, dia 22, às 19h, na Praça Monsenhor João Luiz.

 

PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO (11) DO CIRCULA CEARÁ

09h às 12h – Oficina de circo | Música excêntrica no circo – teatro com Orlângelo Leal.

LOCAL: Sala de Música do Centro Cultural Padre Pedro Alcântara

09h às 11h – Oficina de dança | Corpo Brincante com Valéria Pinheiro e Rodrigo Claudino.

LOCAL: Galpão da Cena

14h às 17h – Oficina | Básico em libras com David Lima l Assum.

LOCAL: UFC

15h – Ensaio Aberto [Desmontagem] | Desmontagem do espetáculo: O Ano que Não Acabou.

LOCAL: Galpão das Artes

15h – Ensaio Aberto/Roda de conversa | Da Silva El Hijo De Las Américas com Assum e Zefinha.

LOCAL: UFC

20h – Espetáculo O Ano que Não Acabou com o grupo Expressões Humanas.

LOCAL: Galpão das Artes

21h – Show Assum.

LOCAL: Praça do Estudante

22h – Show Dona Zefinha – Da Silva El Hijo De Las Américas.

LOCAL: Praça do Estudante

Russas x Quixeré na final do campeonato dos ceramistas neste sábado com transmissão da Tv Nativa

 

Uma grande final de campeonato estar previsto para aontecer no próximo sábado na quadra da comunidade da Ingá. A decisão da 21ª edição da competição

Boa Vista - Russas  x  Bé Resenha de Lagoinha Quixeré

Transmissão da Tv Nativa.

Narração; Claudio Moura

Reportagem; Erivando Lima;

Imagens; Jr Costa

Depois do jogo forrozão para todos

Acesse; radioetvnativaderussas

Premiação de alunos e professores que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Olimpíada Nacional de Eficiência Energética acontece sexta-feira (10).

 

Professores e alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e astronáutica e da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética recebem certificados e medalhas amanhã (10), em evento realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a partir das 8h.

Ao todos, serão 09 nove professores representantes e 35 alunos premiados, estudantes das seguintes escolas municipais: Nicolau Rodrigues, José Raimundo de Deus, Raimundo Pelópidas de Araújo, Joana Alves de Sousa, Nossa Senhora de Fátima, Coronel Murilo Serpa, São Gerardo, Waldemar de Sousa Pinheiro e Francisco das Chagas.

O público que participar do evento deverá obedecer aos critérios recomendados de prevenção a Covid-19: distanciamentos social, uso de máscara e álcool em gel.


Russas - CE plantão policial


 RUSSAS PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Após denúncias de populares da comunidade de Miguel Pereira do Mauro, o F.T Russas passou a realizar rondas e abordagens naquela comunidade no intuito de abordar os indivíduos conhecidos pela alcunha de Doidão e Popó, que sobre ambos pesam indícios da autoria dos últimos homicídios ocorridos na cidade de Russas e Morada Nova, inclusive o homicídio ocorrido na comunidade de Jardim de São José, chegou informações que na localidade de Miguel Pereira do Mauro o suspeito Popó estaria comercializando drogas, a equipe do FT de Russas fez deslocamento até o local e localizaram o indivíduo conhecido por Popó em um bar, ao ser realizada a busca pessoal no mesmo foi encontrado no seu bolso 04 tabletes de Maconha, a quantia de R$ 705,00 em espécie, diante dos fatos foi dado voz de prisão ao acusado e conduzido para a DRPC de Russas, onde o mesmo foi autuado em flagrante pelo crime de Tráfico de Drogas ART.33.

TABULEIRO DO NORTE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Dia 09/12/2021 (Quinta-feira), por volta das 08: horas, fomos informados por meio do 190, que teria acontecido um acidente na Localidade do Triangulo do Peixe Gordo, no Km 206 da BR 116, em Tabuleiro do Norte, em volvendo 02(dois) veículos. O policiamento da RP 1294, compareceu ao local e constatou a veracidade do fato. A VTR SAMU USB062 já se encontrava no local, posteriormente chegou a VTR 20099 da PRF. O acidente em questão envolveu dois veículos, um automóvel Ethios, de placa OUA 6B95 e um caminhão trator M.Benz/Axor 2544S de placa PNK4073 que por sua vez estava equipada com um “cavalinho” de placa POA8E02. O acidente resultou na morte das duas pessoas. O Rabecão de placa RIS6B69, recolheu os corpos e conduziram ao IML de Russas-CE. O motorista do caminhão trator não estava mais no local. 

JAGUARUANA LESÃO CORPORAL CULPOSA

Por volta de 19:30 min, de hoje 09/12/2021, quinta-feira, a equipe da VTR 1571 foi acionada para uma ocorrência no hospital municipal de Jaguaruana-Ce, onde uma criança, residente a rua José de almeida, próximo ao cemitério, no bairro do dió, o mesmo foi levado ao hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico, sendo aplicados alguns pontos. Sua mãe deu prosseguimento a ocorrência, informando que o autor era um homem residente a mesma rua da vítima, as devidas partes foram conduzidas até a D.R.P.C. de Russas, onde foi feito um TCO por lesão corporal culposa contra o autor, que posteriormente foi liberado.

RUSSAS RECUPERAÇÃO DE PRODUTOS FURTADOS

Dia 09/12/21  foi repassado a informação que teria ocorrido um furto de bebidas na cidade de Barro – Ce, realizado por um grupo de torcedores da torcida organizada do Bahia, onde os mesmo se dirigiam para a cidade de Fortaleza onde será realizada uma partida de futebol contra o time do Fortaleza, o policiamento recebeu a informação que um ônibus de cor branca e para – choque verde estaria passando por Russas entre as 14 e 15 horas horas,  de pronto a viatura da  IRSO da cidade de Russas se dirigiu para o posto da Polícia Rodoviária Federal no intuito de abordar o referido veículo, no momento em que estavam informando a equipe da PRF sobre o ocorrido,  o ônibus foi avistado, de imediato foi dado sinal para que o ônibus parrasse, e com o apoio da PRF foi realizada  a abordagem, sendo encontrado dentro do ônibus um Cooler contendo várias garradas de bebida alcoólica, nenhum dos ocupantes do veículo assumiu ser o dono das bebidas, diante dos fatos foi conduzido as bebidas e o chefe da torcida organizada do Bahia, onde foi feito um TCO contra o mesmo.

Material apreendido:

1 LT de Whiskey da marca Jameson 

1 LT de Whiskey da marca White Horse 

1 LT de Whiskey da marca Ballantines 

1 LT de Whiskey da marca Old Par

1 LT de Vodka da marca Absolut

Fonte; PM CE

Bolsonaro: "Preço do combustível cairá nas próximas semanas"

 

O presidente Jair Bolsonaro citou nesta quinta-feira (9), a prorrogação da desoneração da folha de pagamento por mais dois anos, aprovada pelo Senado nesta quinta-feira.

– Se não passasse isso, teria crescimento do desemprego – declarou em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Bolsonaro ainda lembrou na live que o pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil começa a ser feito a partir de sexta-feira (10), como estabelecido em Medida Provisória (MP) publicada na terça-feira.

Os recursos virão das chamadas “sobras” de recursos do auxílio emergencial. Para 2022, o financiamento virá do espaço fiscal aberto pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, parcialmente promulgada pelo Congresso após um acordo que fatiou o texto.

Combustíveis

Bolsonaro voltou a afirmar que o preço dos combustíveis vai cair “mais de uma vez nas próximas semanas” em razão da perda de valor do barril de petróleo tipo Brent no exterior desde o pico, em outubro. O barril do Brent é referência para a formação de preços da Petrobras.

Ainda assim, Bolsonaro voltou a negar que tenha informação privilegiada da petrolífera.

– A CVM entrou em polvorosa quando falei que brevemente vai cair o preço dos combustíveis – disse o presidente em transmissão ao vivo nas redes sociais.

A Comissão de Valores Mobiliários abriu um processo administrativo contra a Petrobras após o chefe do Executivo dizer, no último domingo (5), que a empresa diminuiria o valor dos combustíveis.

PF recebe novo jato E175 da Embraer para ser utilizado em operações

 

Na quarta-feira (08), a Polícia Federal (PF) recebeu o primeiro de dois jatos E175 da Embraer. Segundo a corporação, o uso da aeronave, um jato mais moderno e eficiente, permitirá ampliar ainda mais os trabalhos nas principais ações da PF, como o deslocamento de agentes para operações de combate ao crime organizado, transferência de detentos e movimentação de equipamentos e cargas.

A aeronave foi utilizada no Reino Unido antes de ser enviada para a Polícia Federal e passou por inúmeras adequações antes de chegar ao Brasil. O segundo jato E175 será recebido em 2022.

A cerimônia de entrega ocorreu em um evento no hangar da Coordenação de Aviação (CAV) da Polícia Federal em Brasília e contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, do advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, do presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, do diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, além de outras autoridades.

(Gazeta Brasil)