-->

.

.
.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Aos 117 anos, mulher que pode ser a mais idosa do Brasil, recebe alta do Hospital Regional Vale do Jaguaribe

  - por 

  • Compartilhe:
  •  
  •  
  •  

Chegar aos 117 anos com lucidez, caminhando, conversando e cantando é um privilégio compartilhado por poucas pessoas no mundo. Uma delas é a cearense Leonizia Pereira da Silva, ou apenas Dona Ló, como gosta de ser chamada. A idosa, que pode ser a mulher mais velha do Brasil e do mundo, acaba de receber alta do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), após sofrer uma queda da própria altura e deslocar o ombro.

Internação no HRVJ

Dona Ló foi internada na terça-feira (5). “Ela anda e, quando eu fui pegar a medicação na secretaria, minha mãe falou que (a encontrou) estava caída no chão. Então, não sabemos especificar como foi. Ela mesma disse que foi sentar na cadeira e não viu. Minha mãe tinha ido ao banheiro e havia a deixado dormindo, mas, quando voltou, ela não estava mais na cama”, conta Talane Sousa, neta de Dona Ló.

Apesar do susto, Dona Ló já recebeu alta e vai seguir com tratamento “conservador”. “Dona Leonizia teve uma luxação no ombro, quando o membro saiu do local, e a equipe que a atendeu colocou ele de volta no lugar. Hoje, avaliando os exames de controle, a gente verificou que não há indicação cirúrgica, o ombro está no local e na posição adequada. Ela vai de alta hospitalar usando apenas uma tipóia e medicação para controlar a dor”, disse o médico traumatologista, Eduardo Correia.

História de vida

Talane conta que sempre morou com a avó, por esse motivo, pôde ouvir histórias e aprender muito com a avó. “Principalmente sobre a vida dela como comerciante, quando vendia comida. Ela fala muito das vaquejadas, que se sentia muito realizada”, disse a nota contando sobre as saudades da avó, que, ao todo, tem 12 netos, 11 bisnetos e 6 tataranetos.

Nascida em 1908, sem dúvida, Dona Ló tem muita história para contar. Afinal, presenciou a primeira (1914 e 1918) e a segunda (1939 e 1945) grandes guerras; testemunhou a pandemia da gripe espanhola e até a covid-19.

Fã de rapadura e açaí, Dona Ló chegou a pedir os doces como refeição no HRVJ, sempre acompanhada da neta. “Sempre cuidei e ela sempre me passou o melhor. (Ela) me ensinou as coisas certas e a andar no caminho do bem. Eu só tenho a dizer coisas boas dela”, destaca a neta.

Recorde

A neta de Dona Ló conta que a família já entrou em contato com o Guinness Book, publicação internacional que registra recordes, e aguarda visita oficial para avaliação. Residente do município de Morada Nova, a idosa de 117, segundo Talne, recebe benefício da Previdência Social (Renda Mensal Vitalícia) e possui documentos que comprovam a data de nascimento.

Homicidio a bala na cidade de Alto Santo - CE

 

Alto santo

Na manhã de ontem o agricultor ZéiCarlos Fernandes de Lima, de 48 anos, natural de Caraúbas-RN e residente em Umarizal-RN, foi executado a tiros enquanto se preparava para trabalhar na colheita de castanha, na Fazenda Recreio, zona rural de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe.

Dois homens armados chegaram em uma moto vermelha modelo Bros, anunciaram um suposto assalto e, após interrogar os presentes, localizaram Ze carlos e o executaram com pelo menos três tiros de revólver calibre .38. Ele morreu no local. Nada foi levado e ninguém mais ficou ferido.