-->

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Seleção de novos atiradores iniciada no Tiro de Guerra 10-010 de Russas


Na manhã da última segunda-feira, 22 de fevereiro, iniciou-se a seleção complementar militar, nas dependências do Tiro de Guerra Russas, visando selecionar a nova turma de atiradores para o ano de 2016, a qual continuará funcionando durante toda semana, para melhor avaliação dos futuros atiradores do TG 10-010.

Nos dois dias iniciais de seleção, cerca de 200 jovens compareceram no TG e foram avaliados pelo Subtenente JORGE - Comandante do Tiro de Guerra e sua equipe de auxiliares.

Durante as entrevistas, foi observado o grande números de voluntários interessado em servir na renomada organização militar que é o tiro de guerra, o que proporciona ao seu comandante poder matricular 100% do seu efetivo com atiradores voluntários, facilitando a boa condução dos trabalhos e do ensinamento das rotinas castrenses à turma de 2016.

A classe que está sendo matriculada neste ano é composta por jovens nascidos em 1997, bem como de anos anteriores, que agora estão regularizando sua situação militar, servindo a sua pátria. 

Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Russas, 50 (cinquenta) jovens das diversas localidades de Russas terão a oportunidade de ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro como Atiradores do Tiro de Guerra, podendo conciliar as atividades militares com o trabalho e estudo.

No próximo dia 02 de março (quarta-feira), às 19h30min, no TG 10-010, esta prevista a formatura de matrícula dos novos atiradores, a qual, seu comandante convida todos a prestigiar.

EXÉRCITO BRASILEIRO: “BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA”.

Subtenente JORGE ALMERINDO CARVALHO - Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 10-010.

Russas: Lixo e água acumulados próximo ao posto de saúde da Vila Gonçalves preocupa a população

Nos últimos dois meses tem chovido bastante no Ceará, isto não é novidade para ninguém. Russas não é exceção, as chuvas voltaram a banhar a nossa cidade após muito tempo de escassez. Porém elas trazem a tona problemas que se arrastam por anos no município. Um desses problemas é o inundamento das ruas quando é registrado grande Índice pluviométrico na região

No bairro da Vila Gonçalves, na rua Ivo Xavier, próximo ao Posto de Saúde, além de inundação que prejudica o tráfego de transportes e pedestres no local, tem também o problema do lixo que se acumula por falta de coleta. A população que lá reside e que frequenta o PSF está receosa quanto a isso, pois água e lixo acumulados são focos de transmissores de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. E eles cobram que os órgãos responsáveis tomem providências a respeito e que seja resolvido o problema o quanto antes.



IML será concluído em Junho na cidade de Russas


Um dos sonhos da população do Vale do Jaguaribe está cada dia mais próximo de se tornar realidade, a implantação da central regional do Instituto Médico Legal (IML), para que as famílias possam receber o mais breve possível o corpo dos entes queridos, segue com as obras a todo vapor. Sua construção beneficiará Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Iracema, Potiretama, Jaguaribara, Jaguaretama, São João do Jaguaribe e Morada Nova. E é um ferramenta de segurança pública do governo do estado, que deverá contar com: IML, Perícia Criminal, Identificação Humana e Perícias Biométricas dando além de o mínimo de conforto as famílias ilutadas, mais credibilidade aos laudos periciais.

Sua sede ficará localizada na Avenida Antônio Cordeiro Neto, por já dispor de acesso favorável de entrada e saída pela BR 116 (Rodovia Santos Dumont). A obra teve seu início de construção em meados de setembro de 2015, a empresa ganhadora da licitação para construção do prédio foi Construmaia Limitada, com sede em Limoeiro do Norte e de propriedade do engenheiro Civil Dr. ítalo Maia. O chefe da obra, o Srº Valdemar, em conversa com a nossa equipe nesta quarta-feira, dia 24, informou que deverá ter a obra já concluída e à disposição de Russas e região até o final do mês de Junho deste ano de 2016.


A partir de amanhã, 25, estará disponível o programa do Imposto de Renda 2016


A partir desta quinta-feira, 25 de fevereiro, estará disponível no site da Receita Federal o programa para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda de 2016.

A instrução normativa que aprova o programa está publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira, 23. A declaração do IR deve ser apresentada ao Fisco a partir da próxima semana, no período de 1º de março a 29 de abril. No entanto, mesmo instalando o programa antes do prazo, a entrega só será possível a partir de março.

O programa aprovado pela Receita também serve para preenchimento da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, todas referentes ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.

Versões

Segundo a Receita, o programa é composto por quatro versões com instaladores específicos, compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS X; além de duas versões de uso geral para todos os sistemas operacionais instalados em computadores que possuam Java (JVM) instalado, versão 1.7 ou superior.

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço "Fazer Declaração" - para tablet e smartphone, como já aconteceu no ano passado.

Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74.

G1

Municípios em débito com o Siops podem ter repasse de recursos suspensos


O Municípios que ficarem em débito de informações referentes a homologação dos gastos públicos em saúde no Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) sofrerão a suspensão ou o condicionamento das transferências constitucionais a partir de 10 de março. As informações a serem prestadas pelos gestores ao Sistema são referentes à 2015.

2.489 cidades ainda não enviaram seus dados para o Sistema. O número se refere a 45% dos Municípios brasileiros.

Não há qualquer informação do Ministério da Saúde sobre prorrogação de prazo. Desta forma, a partir da data estipulada estarão automaticamente suspensas as Transferências Constitucionais e voluntárias para entes que não declararam o 6.º bimestre de 2015. O prazo para entrega do referido bimestre, sem aplicação de penalidade, vai até 2 de março.

Blog do Lindomar Rodrigues

Ceará encara hoje o Sampaio Corrêa em busca da liderança do Grupo E


Em Porangabuçu não se pensa em outra coisa que não seja a liderança na Copa do Nordeste. E hoje o Ceará tem a primeira chance para conquistá-la, quando o Vovô enfrenta o Sampaio Corrêa, às 21h45min, no estádio Castelão, em São Luís, em confronto direto pelo 1º lugar do Grupo E do Regional. Se vencer, o Alvinegro chega aos mesmos seis pontos do time maranhense, mas o ultrapassa pelo saldo de gols. 

O técnico Lisca vai promover apenas uma mudança em relação ao time que goleou o Flamengo-PI por 5 a 0, na última quinta-feira. Emanuel Biancucchi assume a vaga no meio-campo deixada por Guilherme Biteco, que rompeu ligamento do joelho esquerdo e ficará de fora por seis meses.

Mesmo jogando fora de casa, a aposta do treinador é na manutenção do estilo de jogo ofensivo. Prova disso é que ele vai permanecer com o trio de ataque formado por Alex Amado, Siloé e Bill.

Mas a principal novidade está no banco de reservas. Regularizado, o atacante Rafael Costa é opção para o decorrer da partida.

“A expectativa é de um jogo difícil. A gente sabe da qualidade do Sampaio Corrêa, que dentro da casa eles são fortes. Mas se a gente tiver concentrado, a gente tem tudo pra sair de lá com um bom resultado”, garante o goleiro Éverson.

RIVAL CONHECIDO


Do outro lado, o Ceará vai encontrar um adversário com velhos conhecidos do futebol cearense. Dirigida por Marcelo Chamusca, que comandou o Fortaleza em 2014 e 2015, a equipe maranhense conta em seu elenco com atletas como Arlindo Maracanã, ex-Ceará, e Genilson, Walfrido e Auremir, que defenderam o Fortaleza.

O Povo Online

Leão sofre apagão diante do Botafogo-PB e chega ao 3º jogo sem vencer


Antes do início do jogo entre Fortaleza e Botafogo-PB, ontem, caiu a energia no estádio Castelão. Situação que atrasou a realização da peleja em 14 minutos. Mas, quando tudo foi resolvido e a bola rolou, o Leão foi quem apresentou o segundo “apagão” da noite. Jogando mal e vaiado pela torcida após o apito final, a equipe tricolor empatou por 1 a 1 com o Botafogo-PB e emplacou o terceiro jogo seguido sem vencer. 

Com quatro pontos somados em três jogos, o Leão é 2º colocado do Grupo D da Copa do Nordeste. Antes de enfrentar o clube paraibano, o Fortaleza havia perdido para o Sport, pelo Regional, e para o Uniclinic, em jogo válido pelo Estadual.

Leão e Belo começaram a partida buscando estudar o adversário. E não demorou muito para mostrarem suas deficiências. Enquanto a defesa dos anfitriões ainda mostrava complicações no posicionamento e na recomposição, os visitantes esbarravam na própria desordem no meio-campo/ataque e problemas na marcação. Esse encontro resultou num primeiro tempo truncado, com muitos erros de passe e raras chances dignas de gol.

Com Pio e Eduardo, o Fortaleza conseguiu emplacar jogada ensaiada na bola parada para fazer 1 a 0. Mas o que faltou ao Leão foi qualidade na hora de se organizar com a bola rolando. O meio-campo foi incapaz de tramar articulação ofensiva com qualidade. A troca de passes da equipe comandada por Flávio Araújo, desprovida de criatividade, se tornou morna.

Na volta do intervalo, o Fortaleza relaxou. Embalou ritmo de jogo-treino. Preocupado em impedir contra-ataques do Belo, o Tricolor não tomou atitude para ampliar a vantagem no placar. Apenas se escancaravam os erros de Lima e Leonardo Luiz, a pouca participação de Elias na meia, assim como a constante sonolência leonina na hora de apertar o adversário no ataque e de também segurá-lo na defesa. E realmente não segurou, cedendo o empate novamente em bola alçada na área tricolor. O cabeceio certeiro de Marcelo Xavier consolidou a atuação do Fortaleza, que deixou seu torcedor indignado. Com razão.

O Leão do Pici volta a campo pela 1ª fase do Campeonato Cearense, no domingo, 28, às 17 horas, contra o Maranguape no Presidente Vargas. Pelo Nordestão, o time reencontra o Botafogo-PB em João Pessoa, na próxima quarta-feira, 2, às 21h45min no Almeidão. 

O Povo Online

Três assaltos a mão armada foram registrados nesta terça em Russas


Nesta terça-feira, dia 23, por volta das 14h20min, na rua Vicente Veloso, Russas-CE, em frente à sede do Demutran, foi vítima de roubo DAIANE CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA, 24 anos, solteira, agricultora, natural de Russas-CE, residente no Sitio Ingá, zona rural de Russas-CE, quando foi rendida por um indivíduo numa moto de características não anotadas que anunciou o assalto e tomou os pertences da vítima.

Ainda nesta terça-feira(23), já por volta das 19h50min, na localidade de São João de Deus, Russas-CE, MARLENILDO FERREIRA MELO, 25 anos, solteiro, estudante, natural de Fortaleza-CE, residente na referida localidade, foi vítima de roubo, quando quatro indivíduos chegaram em duas motos de cores pretas, armados, que após roubarem da vítima um tablet Galaxy 7.0 plus de cor branca, efetuaram dois disparos para intimidar a vítima e se evadiram em direção ao distrito de Flores, Russas-CE. 

Por volta das 21h40min, na avenida Cel. Antônio Cordeiro, Russas-CE, JOSE EVANDRO BARBOSA, 31 anos, solteiro, natural de Russas-CE, residente na rua Daltro Holanda, Russas-CE, foi vítima de roubo, quando dois indivíduos armados, chegaram em uma moto fan de cor preta e após anunciarem um assalto, levaram a moto Honda NXR Bros de cor preta, ano 2009, de placa NRB-2680, evadindo-se em seguida.

Policiais Militares compareceram aos locais das ocorrências e passaram a diligenciar, contudo sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Tentativa de homicídio a bala no Sitio Parelhas em Russas


Nesta terça-feira, dia 23, por volta das 20h00min, no sitio Parelhas, Russas-CE, FRANCISCO FERREIRA DA SILVA, 35 anos, natural de Russas-CE, residente no endereço da referência, foi vitima de tentativa de homicídio quando chegava em sua residência e foi surpreendido por dois indivíduos encapuzados armados, que trafegavam numa moto, estes que efetuaram vários disparos contra a vitima e se evadiram. A vitima foi atingida por três disparos (02 nas costa e 01 no rosto, do lado esquerdo) sendo socorrida ao hospital local, de onde posteriormente foi socorrido para Fortaleza-CE. PM’s realizaram diligencias, contudo sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar soldado do Raio


O suspeito de matar o soldado Augusto Herbert Rabelo Félix, do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), teve a prisão preventiva decretada na tarde da última segunda-feira, 22. Gabriel Alves de Lima, conhecido como "Biel", que também é suspeito de matar um idoso, deverá responder pelo crime de latrocínio.

A decisão é do juiz Michel Pinheiro, auxiliar da Vara Única de Audiência de Custódia de Fortaleza. "Biel" foi preso em flagrante no último dia 13 de fevereiro, em São Gonçalo do Amarante. 

O soldado Félix estava em uma moto quando foi abordado por uma dupla, também em uma moto. O policial reagiu e acabou sendo baleado por Gabriel Alves de Lima. No tiroteio, o comparsa de "Biel", Bruno de Barros, foi morto.

Segundo os autos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o suspeito depois invadiu um mercadinho, atirou contra o idoso José Vilemar, e fugiu do local levando R$ 100. 

"Biel" foi julgado durante Mutirão da Audiência de Custódia, que segue até o dia 4 de março, no Fórum Clóvis Beviláqua. 

Ao todo, cinco policiais já foram mortos no Ceará, somente em 2015. O último caso foi registrado na última sexta-feira, 19, quando o comadante do destacamento de Jaguaretama foi executado. 

O POVO Online

Recém-nascido é salvo por policiais militares em Icó


Um bebê recém-nascido foi salvo por policiais do Batalhão de Divisas, que integra o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) do Ceará, na última sexta-feira, 19, em Icó. 

A equipe da Polícia Militar realizava um patrulhamento na divisa do território cearense com os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, quando abordou um carro Fiat Pálio de cor cinza, na CE-282, que levava a criança em convulsão por causa do alto grau de febre e quase sem sinais vitais, para o hospital. No veículo, estavam o pai e a mãe do bebê, os dois em desespero.

Ao perceber o estado de saúde do bebê, a composição policial iniciou um trabalho de salvamento. Um dos policiais realizou uma massagem de reanimação na criança e, em seguida, mãe e filho foram colocados dentro da viatura. A equipe do Batalhão de Divisas levou a dupla para um hospital da cidade.

Na unidade médica, o bebê foi atendido pela equipe de plantão e posteriormente encaminhado para o Hospital Infantil Albert Sabin, localizado em Fortaleza. Ele recebeu alta neste domingo, 21. 

O garoto nasceu com icterícia neonatal, que é quando o bebê nasce com a tonalidade da pele amarelada pelo excesso de bilirrubina no sangue - pigmento normal amarelo.

PMs visitam família

Nesta segunda-feira, 22, a composição que participou do salvamento do recém-nascido visitou à casa da família, na vila Carnaubinha, zona rural de Icó. “Só em voltar e ver a mãezinha segurando o filho no colo, já foi gratificante”, relatou o soldado Marcelo Soares, que se emocionou durante a visita. “Foi difícil pra gente enquanto pai. Pensei logo na minha filha”, concluiu o militar.

O Povo Online

Mulher tenta entrar em presídio com 7 celulares e cinco carregadores na vagina


Uma mulher foi detida ao tentar entrar na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, com 167 gramas de maconha, sete celulares, cinco carregadores, cinco fones de ouvido e um pendrive distribuídos na vagina e no ânus, nesta terça-feira, 22.

O Povo Online

Casos confirmados de microcefalia sobem 26% e chegam a 583


O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil aumentou 26% nos últimos dez dias, passando de 462 para 583 segundo o novo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 23.

Outros 950 casos suspeitos de microcefalia foram descartados após análises mais criteriosas, ou por serem crianças sem a má-formação ou casos não relacionados a infecções por vírus ou bactérias. Todos os números se referem ao período de 22 de outubro de 2015 a 20 de fevereiro deste ano, e incluem “outras alterações do sistema nervoso central” além da microcefalia.

Já foram notificados 120 óbitos de bebês por microcefalia, o que inclui morte pós-parto e aborto espontâneo. No boletim anterior, divulgado em 22 de fevereiro, era 91. Desses, 30 foram investigados e confirmados para microcefalia (ante 24 no balanço anterior) e 10 foram descartados. Outros 80 continuam em estudo.

O Ministério da Saúde informou que há 4.107 casos em investigação, distribuídos em 1.101 municípios de 25 unidades da federação. Amapá e Amazonas permanecem como os únicos Estados da federação que não tem nenhum registro de casos.

Pernambuco é o Estado com o maior número de casos confirmados de microcefalia com infecção por zika (209), seguido da Bahia (120). Mesmo nesses casos, não está excluída a possibilidade de a mãe da criança ter tido outras infecções capazes de causar danos ao sistema nervoso do feto. Ou seja: não são casos em que o zika foi identificado como única causa possível da má-formação.

“Cabe esclarecer que o Ministério da Saúde está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central informados pelos Estados e a possível relação com o vírus zika e outras infecções congênitas”, diz o boletim. “A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do zika, como sífilis, toxoplasmose, outros agentes infecciosos, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.”

Estadão Conteúdo

Vereador Paulo Santiago alerta que desvio de recursos da educação impede pagamento de abono


O vereador Paulo Roberto Mendonça de Santiago(PPL) durante seu pronunciamento na última sexta-feira(19), alertou que estaria acontecendo desvio de recursos da educação, quando pagamentos de despesas geradas em outras secretarias, estão sendo pagas com dinheiro da educação e que o desvio de função, é outro fator que agravante, pois tem pessoas que estão a serviço de outras pastas e recebendo como professores que estejam em sala de aula. 

Tudo isso vem acarretando na falta de pagamento de abano aos professores.

Segundo o vereador o remanejamento de receita praticado pelo setor contábil do governo municipal, sem a autorização do poder legislativo, pode prejudicar o atual gestor, Raimundo Weber de Araújo(PRB), pois se assemelha o que foi feito pelo prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo(PT) que gastou recursos da iluminação pública, com a saúde, chegando a ser afastado e cassado do cargo.

Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará, foi constatado que o município de Canindé, nos anos de 2013 e 2014, utilizou, sem autorização legal, os valores depositados na conta vinculada da CIP para o pagamento do consumo de energia elétrica de prédios públicos, para repasse a um consórcio de saúde e para quitar parcelamento de dívidas do município, causando prejuízo ao erário e ao sistema de iluminação pública de Canindé. 

Em Russas com disse Paulo o prejuízo seria na Educação. 

falecomricardotorres.blogspot.com.br